4 de julho de 2016

Como foi a Dublin Pride 2016, a Parada Gay de Dublin

Não é novidade que junho é o Mês do Orgulho em vários cantos do mundo e lá na Irlanda rolou a Parada Gay de Dublin no finalzinho do mês.

E eu convidei o Paulinho Basile, meu amigo, que mora lá e é autor do blog Da Mooca Para o Mundo, vir aqui pra contar pra vocês como foi a Dublin Pride 2016, com é conhecida por lá.

Paulinho, se apronchegue e arrasa, bi! 😉

Selfie do Paulinho na Parada

Selfie do Paulinho na Parada

 

Parada Gay de Dublin, na Irlanda, por Paulinho Basile

No sábado, dia 25 de junho de 2016, aconteceu a Parada Gay de Dublin, capital da Irlanda e onde eu moro. O evento é um dos mais importantes do ano para a cidade, onde a cena LGBT é extremamente forte.

Neste ano comemorou-se 1 ano da aprovação do casamento gay que aconteceu em 2015, sendo a Irlanda o primeiro país do mundo a aprovar tal mudança via voto popular.

Parada Gay em Dublin - Foto: Paulinho Basile

Parada Gay em Dublin – Foto: Paulinho Basile

O referendo realizado em maio do ano passado aprovou por 62% da população uma conquista histórica, ainda mais se tratando de um país extremamente católico.

A Parada Gay de Dublin percorre importantes partes da cidade, como a O’Connell Street e as margens do Rio Liffey. Até mesmo o Google Maps se pintou de colorido neste dia para mostrar todo o percurso da Parada!

Google Maps fica colorido para a Parada Gay de Dublin 2016

Google Maps fica colorido para a Parada Gay de Dublin 2016

O desfile contou com a participação de empresas poderosíssimas que apoiam a causa LGBT, como Facebook, Ebay, Microsoft e Dell (que não tem medo de envolver seu nome com a causa; já no Brasil…), além dos mais variados grupos ligados a diversas causas específicas, como o movimento trans, o de professores e alunos, de jogadores de rugby (o esporte número 1 irlandês) e até movimentos bem, digamos, peculiares, como Veganos LGBT e Assexuais.

Cada grupo luta por sua representatividade e isso é incrível!

Os assexuais existem - Foto: Paulinho Basile

Os assexuais existem – Foto: Paulinho Basile

Só os cachorrões! =P - Foto: Paulinho Basile

Só os cachorrões! =P – Foto: Paulinho Basile

O ponto final da Parada Gay de Dublin foi no parque Merrion Square, onde rolou uma espécie de Vila LGBT, com shows, discursos, apresentações, tendas de música e de comida e muita gente bonita.

Como é proibido consumir bebida alcoolica em lugares públicos por aqui, o clima é sempre bem tranquilo, muitas famílias, muita gente bonita, nada de pegação e bêbados como em muitas paradas que já fui no Brasil!

A pegada é bem mais de celebração e de protestos, sempre com uma mensagem por trás de todos os balões coloridos. Em diversos momentos me emocionei com a atmosfera da Parada.

A Parada Gay de Dublin continuou margeando o rio - Foto: Paulinho Basile

A Parada Gay de Dublin continuou margeando o rio – Foto: Paulinho Basile

A Vila Gay no parque - Foto: Paulinho Basile

A Vila Gay no parque – Foto: Paulinho Basile

No final do dia, praticamente todas as baladas da cidade voltadas para o público LGBT, como The George, Pantibar, Phromo e Mother estavam lotadas com festas especiais (e filas quilométricas!). Foi um fim de semana realmente mágico e colorido na Ilha Esmeralda!

 

SOBRE O AUTOR CONVIDADO
Paulinho Basile - Da Mooca Para o MundoPaulinho Basile
Jornalista, trabalha com conteúdo digital, e adora viajar, conhecer novos países, novas culturas e fazer amizade entre uma cerveja e outra. Tem paixão por transformar suas experiências de vida em histórias para serem compartilhadas e todos poderem conhecê-las. Mora em Dublin, na Irlanda desde 2015 e escreve o blog Da Mooca Para o Mundo. Acompanhe no Facebook e YouTube.

 

Paulinho, brigadão por vir contar pra gente como foi a Parada Gay de Dublin, essa cidade tão linda e tão respeitosa!

E bi, se você quiser mais informações sobre Dublin, sobre a Irlanda ou sobre um montão de coisa da Europa, acesse o Da Mooca Para o Mundo, o blog do Paulinho. 😉

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: Instagram, YouTube, Snap (👻rafaleick 👻viajabi), Facebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 22 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

1 Comentários

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*