7 de abril de 2015

Santo Antônio do Pinhal: o que tem pra fazer

Já contei aqui que o Viaja Bi! foi convidado a conhecer a Pousada Quatro Estações, em Santo Antônio do Pinhal e como foi ficar hospedado lá. Mas, claro que eu não ia parar por aí. Essa cidadezinha, que é a “prima” da famosa Campos do Jordão, oferece várias opções pra casais apaixonados em começo de relacionamento ou que já estão na estrada a dois há algum tempo.

santo-antonio-do-pinhal-viaja-bi-pico-agudo

Seja você qualquer um desses tipos de bi, você vai curtir Santo Antônio do Pinhal. Ok, você vai falar “Rafa, mas você é um blogayro solteiro, porque você tá falando de opções a dois?”. Primeiro vou dar 3 tapas na sua cara pelo pré-conceito, segundo que sim, eu cumpro a cota de solteiros do Viaja Bi!, mas eu sou resistente e tenho um coração romântico, tá? Me deixa! Fui pra lá a trabalho, com um amigo meu, mas consegui vislumbrar tudo de mais romântico que eu adoraria ter feito por lá (mas não fiz fuéééén!). #BiRomântica

Bom, com esse ponto resolvido, fiz uma seleçãozinha básica pra você ter uma ideia geral da cidade, separada por 3 temas, ok?

 

Restaurantes em Santo Antônio do Pinhal

Santa Truta
Bão, como parte do nosso convite, pudemos conhecer dois restaurantes bem legais na cidade, um deles me encantou em absolutamente tudo: o Santa Truta. Fica bem na entrada da cidade, um pouco antes de chegar no centro, pra quem vem de São Paulo, e é tudo bem legal. Eu não como peixe nem frutos do mar, mas meu amigo comeu e falou que foi a melhor truta que ele já comeu na vida, com alcaparras. Eu acreditei, porque se contar o atendimento e aquele fondue mara que eu comi (de chocolate, claro!) com uma variedade de frutas que incluía maçã, banana, uva, mamão, melão, morango e abacaxi, não tem como ser ruim.
E o couvert, fiquei babando, sério! Vem o pão com 5 diferentes molhos (tomate seco, mostarda e mel, azeitona chilena, alho, tártaro e mais queijo de cabra da região. Cara, bafônico! Vale ressaltar que durante o dia o restaurante tem um cardápio e à noite, outro, mais focado em fondues nessa época. Por falar em cardápio, são 6 diferentes ao longo do ano, um deles que tem como estrela a alcachofra, que é a especialidade da chef.
A chef Anouk, aliás, é uma fofura em pessoa. Só não sei como ela consegue tocar tão bem os restaurantes (além desse ainda tem o Donna Pinha), cozinhar e ainda dar conta de cuidar de 4 filhas. Gente, haja criança! 🙂 Ela já tem o restaurante há cerca de 11 anos e me contou que de, mais ou menos, 6 anos pra cá, ela tem percebido um aumento considerável de público LGBT na cidade e, consequentemente, no Santa Truta. “Eu adoro, eles brincam, pedem vinho e mais vinho, sem contar que normalmente eles não tem criança então gastam mais”, ela brincou. E, pros casais que realmente não tem criança, mas são pais de outro tipo de filhotinho, o restaurante aceita cachorros.
Como chegar: Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647 – Santo Antônio do Pinhal
Telefone: (12) 3666-2669

Restaurante Santa Truta - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Restaurante Santa Truta – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Restaurante Santa Truta - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Santa Truta - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Santa Truta - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Chef Anouk, do Restaurante Santa Truta - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!
Couvert e fondue no Restaurante Santa Truta - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Couvert e fondue no Restaurante Santa Truta – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

 

Restaurante Arco-Íris Gastronomia e Lazer

Outra ótima opção, que recomendo pro almoço. Não, gato, não se anime porque não é o point das bis, não. O nome tem mais a ver com o fenômeno natural, apesar de ser super gay-friendly. O dono, o Sr. Edvaldo me garantiu que vira e mexe recebe casais de gays e de lésbicas lá pra comer e que são tratados numa boa, como qualquer outro. Esse restaurante tem um porém muito legal (além da comida), que são as 3 opções de ambiente. Ou você se senta lá dentro do restaurante, como em qualquer outro, ou na parte que antecede, na beirinha do lago ou nos fundos, com vista para uma cachoeira e mais um tanto de natureza. Achei incrível, e foi lá que nos sentamos. Vale ressaltar que um diferencial foi na hora que chegamos, láááááá antes do lago ainda, logo depois de parar o carro, e, não importando quem fôssemos, uma atendente super sorridente nos recepcionou, indicou o caminho e já tornou mais agradável aquele almoço desde o primeiro momento nesse lugar com 5000m2 de área de lazer. E, falando da comida, não sou expert como a Amanda, mas dou meus pitacos. Eles tem uns pratos diferentes, então a truta que o Emerson comeu tinha um molho mais cítrico e eu fui de carne, ambos os pratos sem ter do que reclamar. O couvert também se destacou, tinha pão, steak bread e alguns molhos como gengibre, manga, truta defumada, ricota e um que tinha algo com pimenta, que não lembro o nome.
Como chegar: Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 3363 – Santo Antônio do Pinhal
Telefone: (12) 3666-1517

Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Restaurante Arco-Íris - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

 

Bistrô Seu Beneditu – Pousada Quatro Estações
Se você resolveu ficar hospedado lá na Pousada Quatro Estações, como indiquei anteriormente, o bistrô fica dentro da pousada, bem do ladinho da recepção. Almoçamos por lá no sábado e a comida tava bem boa. O cardápio fica nos quartos também e é só pedir na recepção que eles preparam pra você. Pedimos uma especialidade da casa, o Filé Seu Beneditu, que é uma carne ao molho madeira. E, bi, comemos bem pacas, viu. O Adriano, dono da pousada, como eu já contei, é super querido, atencioso e bateu altos papos com a gente. E nesses papos, ele contou que muita coisa que vai pra cozinha é plantada e colhida lá mesmo. Ou seja, além de comer bem, ainda é saudável :p
Como chegar: Estrada do Machadinho, km 4,5 (leia mais aqui)
Telefone: (12) 3666-2260

Bistrô Seu Beneditú - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Bistrô Seu Beneditú – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Mesas do Bistrô Seu Beneditú - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Mesas do Bistrô Seu Beneditú – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

 

A Bodega
Essa cachaçaria é super conhecida na cidade, é quase um ponto turístico. Ok, não é bem um restaurante, mas você pode pedir uns petiscos pra acompanhar as várias cachaças que você vai experimentar. Como na programação que tínhamos sobraria domingo pra conhecer A Bodega, não pude ir por motivos de “vou pegar estrada e não posso me embebedar”. Mas, quando eu voltar, esse é um ponto que definitivamente vou conhecer. São diversos tipos de cachaças e vinhos, e com um jardim a ser prestigiado. Fica um pouquinho pra frente da Pousada Quatro Estações e abre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Como chegar: Estrada do Machadinho, km 5
Telefone: (12) 3666-1326

 

Fazenda Água de Capoeira
Como Santo Antônio do Pinhal tem como um dos atrativos o turismo rural, nada melhor do que almoçar numa fazenda, certo? A Fazenda Água de Capoeira (FAC), abre a porteira aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h (em julho, também às sextas), para que você possa desfrutar de uma comidinha bem típica da roça: carne de lata, fubá suado, torresmo, lambari de horta, galinha caipira, feijão tropeiro. #NHAM. Além disso, é possível o contato com animais silvestres e da fazenda, colheita e degustação de frutas, passeio a cavalo, pônei e charrete, mirante, redários, observação de pássaros, entre outras coisas.
Como chegar: Rua Benedito Hugo de Barros (Estrada do Barreirinho) – km 2,5 – Santo Antônio do Pinhal
Telefone: (12) 99159-4542 / (12) 99646-0239

 

 

Ecoturismo em Santo Antônio do Pinhal

Pico Agudo
É, bi, esse é o cartão postal de Santo Antônio do Pinhal. É pico, com “o” no final mesmo, viu? Tem mais ou menos 1700m de altitude e oferece vista de 360º. De lá, dá pra ver a Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também o Vale do Paraíba. Muita gente vai lá não só pra aproveitar a vista sentado na graminha com seu amor #ficadica, mas também pra radicalizar e praticar voo livre, com asa delta e parapente. Aí é quando a gente fala “bi, se joga” e você pode se jogar mesmo, vai vendo! \o/
Agende seu voo com as agências locais, tá? Se você estiver lá na Pousada Quatro Estações, vi que eles ajudam com esse agendamento.
Como chegar: a partir do Centro de Santo Antônio do Pinhal, é só seguir por 9km na estrada de acesso ao Bairro do Sertãozinho engatando a primeira e a segunda. Se seu carro for muito baixo, bi, talvez você sofra um pouco, viu? Porque me senti super off-road ali. Mas dá pra chegar, de boa! 😉

Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Pedra do Baú vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Pedra do Baú vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Posando de galã no Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Posando de galã no Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

 

Cachoeira do Lageado
Um outro ponto turístico entre os mais visitados de Santo Antônio é a Cachoeira do Lageado (ou Lajeado, já vi escrito dos dois jeitos). Infelizmente não conseguimos ir por motivos de “queria descansar na hidro” da Pousada Quatro Estações. Rá! Mas ó, quero voltar lá, porque meu, é cachoeira, né? Eu amo cachoeiras! E essa oferece aquela infra básica pra você passar o dia, como banheiros, áreas pra churrasco e piquenique, além de trilhas no meio da mata. Fora que a queda d’água forma uma piscina natural no meio das pedras com fundo de areia e você pode se esbaldar ali até ficar com os dedos mais enrugados que… mmmm… outra parte do corpo masculino, sabe? Então…
Como chegar: Estrada do Lajeado (ou Lageado?), a 7km do centro de Santo Antônio do Pinhal

 

Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Esse é outro que não consegui visitar mas fiquei com vontade. É o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil. É sério, tem vários diferentes, como Jardim Tropical, Jardim Desértico, Gazebo Zen, Jardim das Bolhas (que fofis), Jardim dos Beija-flores, Jardim Italiano, Jardim Canadense, Jardim Japonês, Jardim Montanhês, Lagos das Carpas e Orquidário. Ufa! Só não tem Jardim de Infância, porque né? 🙂
Como chegar: fica lá na Rodovia SP 46 (para mais informações acesse o site)

 

 

Arte e Cultura em Santo Antônio do Pinhal

JP Eco Design
Se você é uma #BiPhyna e quer arrasar na decoração da sua casa nova, esse lugar me deixou boquiaberto. Eu não sou muito ligado em arte não, mas quando entrei nesse ateliê, fiquei babando e querendo todas as peças ali na minha casa DJÁ! O artista, João Paulo Raimundo, desenvolveu uma técnica de trabalho com papel machê misturada com matérias orgânicas como casca de eucalipto e pó de café e transforma em coisas belíssimas que te enganam facinho facinho que aquela peça é de madeira ou até ferro. Juro! Fora que é super resistente. Você senta num banco que é basicamente papelão e ele é duro como um banco de madeira. Eu fiquei verdadeiramente impressionado e com vontade de trazer tudo pra minha casa. Se quiser dar uma conferida no trabalho dele e da sua equipe, coloquei umas fotos aí embaixo ou veja no site dele.
Como chegar: Rua Cônego Tomaz, s/n – Centro – Santo Antônio do Pinhal (do centro, dá pra ir a pé a partir da Praça do Artesão), funciona de finais de semana e feriados.

Ateliê/Showroom do JP Eco Design em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Ateliê/Showroom do JP Eco Design em Santo Antônio do Pinhal – Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

Ateliê/Showroom do JP Eco Design em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Ateliê/Showroom do JP Eco Design em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Ateliê/Showroom do JP Eco Design em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!Ateliê/Showroom do JP Eco Design em Santo Antônio do Pinhal - Foto: Emerson Lisboa / Viaja Bi!

 

Eduardo Miguel Pardo
Outro artista que trabalha com reaproveitamento de material. Não fui ao ateliê dele, mas garimpei pra você que é uma #BiCult e não consegue ficar longe de arte mesmo no fim de semana relaxante das hidros da Pousada Quatro Estações (desculpa, não consegui esquecer). Ele basicamente transforma resíduos em arte, e faz isso por meio de encaixes e cavilhas, sem prego ou parafuso. Super moderno. Em exposição, tem luminárias, bio-joias (phynérrimo), cadeiras, moveis etc. e essas obras do cara tem reconhecimento nacional e internacional. Confira o trampo dessa #BiPoderosa no site dele.
Como chegar: Estrada das Cerejeiras, km 1, s/n – Santo Antônio do Pinhal

No centro de informações turísticas, você pode encontrar um guia do Caminho das Artes de Santo Antônio do Pinhal, que tem um Roteiro de Ateliês pela cidade que, além do JP Eco Design, tem Matinho di Flor, Jardins de Barro, Prata D’Lua, História em Retalhos, Pharmacia de Quintal, Atelier André Marx, entre outros.

 

Se você vai fazer a louca e não entendeu qualquer coisa ou vai fazer a #BiCuriosa e quer saber mais, deixe suas dúvidas, comentários, sugestões e observações aí nos comentários que vou tentar arrasar te respondendo, okaaays?

Beijo da Bi (porque tô voltando pra academia essa semana depois de comer tanto na casa da minha mãe nessa Páscoa). :*
#ufa #comidademãeengorda

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 22 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*