18 de janeiro de 2017

Trilha no Costão de Itacoatiara, em Niterói

Olá! Fui convidado pelo Rafa para, através do Viaja Bi!, incentivar, mensalmente, os leitores a explorar seu lado aventureiro e, quem sabe, descobrir, em seu interior, a musa Lara Croft ou o bofe Nathan Drake! 😛 E começarei falando da trilha no Costão de Itacoatiara, em Niterói, do ladinho do Rio.

Costumo praticar muitas atividades outdoor, como trilha, montanhismo (travessias), camping, sou apaixonado pela prática de rapel e sempre que surgirem novas oportunidades, vou por aê desbravando a natureza. A minha coluna terá muita foto, close certíssimo e dicas para te guiar nas aventuras.

Praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ)

Como é de conhecimento dazamigas, a cidade do Rio de Janeiro é reconhecida pelos seus cartões postais mais famosos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana no Réveillon, Praia de Ipanema (suspiro) e, aaaah, o verão!

Mas logo ao lado do Rio, poucos conhecem a cidade de Niterói, que os moradores chamam de “cidade sorriso” e que também possui seus cartões postais, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em seu formato parecido com um disco voador. Também vale destacar o Parque da Cidade, a Fortaleza de Santa Cruz e algumas praias poucos frequentadas, como Camboinhas, Itaipu, Icaraí (imprópria para banho), Ipiratininga e a Praia de Itacoatiara, que é a que nos interessa hoje!

OK, vamos aventurar!

Praia de Itacoatiara

Esse pedaço de paraíso é bem conhecido por ter alguns surfistas e bodyboarders gatos a pegar onda e você ainda pode, também, curtir a praia para pegar aquele bronzeado sem muvuca por perto, sem estar cheio de gente, né não? E beber água de coco por ali é lei!

E é lá que começa a trilha do Costão de Itacoatiara, a aventura de hoje.

Pra quem curte explorar fotos no Instagram, a hashtag #Itacoatiaradise (Itacoatiara+paradise) é bem famosa, bastante utilizada pelos trilheiros, aventureiros e amantes da natureza, o que indica que cada clique por lá encanta e nem precisa de filtro!

A trilha no Costão de Itacoatiara

A entrada para a trilha do Costão de Itacoatiara fica na rua, no final da praia, do lado esquerdo. A aventura tem início em um posto dos agentes do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

Por ser uma área de proteção ambiental, ao entrar registramos o nosso nome no livro de presença para o controle deles e aí é só subir.

A rua antes da entrada para o Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

Guarita na entrada para o Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

A trilha começa com uma subida íngreme, até chegar em uma bifurcação com uma plaquinha e alguns banquinhos pra descansar antes de dar continuidade na caminhada.

Essa placa indica dois caminhos, um para Enseada do Bananal e outro para o Costão de Itacoatiara.

Trilha no Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

A Enseada do Bananal é uma trilha demarcada, de 20min, pela mata fechada, descendo em forma de zigue-zague, até chegar a uma “praia de pedras” onde, em boas condições, podemos nos banhar e refrescar.

A vista vale a pena - Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

A vista vale a pena – Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

De boas na Enseada do Bananal, a outra bifurcação da trilha

Logo adiante, temos um caminho até um dois paredões de pedra com um vão gigantesco entre eles, “aumentando” o abismo. O vento é constante, com ondas batendo contra a pedra.

Em geral aqui, o lugar é mais voltado para os amantes da prática do rapel e escalada Boulder. Os aventureiros a fim de dar um up na emoção podem dar a sorte de encontrar uma equipe no local, e eles oferecem seus serviços a preços camaradas! 👍🏻

Você encara esse rapel na Enseada do Bananal?

Voltando ao ponto de partida onde fica a placa, o Costão de Itacoatiara, vendo de baixo, aparentemente, essa será a parte mais íngreme da subida e, apesar de ser uma subida relativamente fácil, pode assustar alguns aventureiros com medo de altura, mas é só subir com bastante cautela e atenção e será moleza.

Trilha no Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

Ou, quem sabe, subir usando aquela engatinhada da panterona pra ter equilíbrio. 😅

Aqui, vale reforçar que é ideal o uso de um calçado adequado, podendo ser daqueles tênis de academia. Sandália aqui seria um close errado e pode escorregar do pé! Descalço, então, nem pensar!

Jeff Slaid escalaminhando o Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

A subida torna-se cansativa à medida que vamos avançando nesse enorme bloco de pedra, sob um sol escaldante, e é a deixa para descansar uns 5min, para algumas tirar algumas fotos para o Instagram ou Facebook.

Subindo o Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

Depois de superar a subida e chegar até o topo, já podemos apreciar o mirante com o espetáculo que é a vista da praia e do mar com sua água turquesa transparente e o Rio de Janeiro ao fundo… ah… (suspiro) o Rio! ❤️

E o melhor é aproveitar ali, apreciando a vista e, se tiver oportunidade, recomendo ver o pôr do Sol. Sou suspeito pra falar por ser carioca, mas dali se tem um das melhores vistas da cidade e rende muitas fotos para suas redes sociais!

Arrasa, bi! 😎

Topo do Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

Selfie no topo do Costão do Itacoatiara, em Niterói (RJ)

E, para a aventura ficar completa, nada melhor do que voltar para curtir a praia, tomar aquele banho de mar e se refrescar nesse pedacinho do paraíso!

Como chegar ao Costão de Itacoatiara saindo do Rio de Janeiro

Ônibus

Pegar o 770D (Castelo-Itaipu), da Viação Pendotiba, no Terminal Rodoviário Menezes Cortes (Centro do Rio), e descer na entrada da Itacoatiara, no ponto quase em frente a uma cabine de polícia. Dali, você pode ir a pé até a praia.

Barcas+Ônibus

Basta ir até a Praça XV, pregar uma barca sentido Niterói e, quando chegar por lá, pegar o ônibus 38 (Centro-Itaipu) no Terminal Rodoviário João Goulart. Vai te deixar no mesmo local do 770D.

Carro

Partindo do Centro do Rio, pegar a Ponte Rio-Niterói e sempre seguir as placas de “Região Oceânica”. O trajeto Centro-Itacoatiara demora 45min, mais ou menos, sem trânsito.

Uber / Táxi

Recomendo pegar barcas da Praça XV e descer na estação de Niterói e, de lá, solicitar o serviço, para ser mais barata a viagem.

Endereços

Endereço 1: Estrada de Itacoatiara, S/N – Itacoatiara (esse é o endereço público, onde os ônibus chegam)
Endereço 2: Av. Beira-Mar, 523 – Itacoatiara, Niterói – RJ 24348-190 (mapa) (esse é até onde os carros chegam, bem perto do início da trilha)
Fale para o motorista que quer descer na Praia de Itacoatiara, que eles te deixam lá. Desse endereço, você caminha pra entrada indicada no mapa abaixo.

Informações importantes pra curtir o Costão de Itacoatiara

• A trilha tem 2km de extensão, 217m de altura e duração média de 40min ida e mais 40min volta.
  • Fica na região oceânica de Niterói, com acesso fácil (carro/ônibus), mas um pouco demorado, por ser longe.
  • Esse é um passeio ótimo para o dia inteiro, saindo cedo de casa.
  • Para curtir o pôr do Sol, fique atento ao horário do posto dos guardinhas e chegue antes de fechar (8h às 17h).
  • Use roupas leves e calçados adequados, arrase no estilo!
  • Levar água é indispensável, a trilha é curta, mas, por ser muito íngreme, cansa bastante.
  • Na parte de trás do Costão de Itacoatiara há um outro morro chamado Pedra do Elefante, justamente por lembrar o formato de um elefante deitado, também pode ser feita trilha.
Praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ)

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Jeff Slaid

Jeff Slaid

Jeff Slaid é colunista do Viaja Bi!. Carioca, passou dos 30 anos, é Analista de Recursos Humanos por profissão e apaixonado por descobrir novos lugares e pessoas. Amante de trilhas e esportes radicais, tem o desejo de sempre explorar novas aventuras e compartilhar suas experiências. Todos os posts do Jeff.