Programação da Parada LGBT SP 2018 🏳️🌈
No dia 3 de junho de 2018, São Paulo recebe a 22ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, popularmente conhecida como “Parada Gay” ou, como é o nome curto correto “Parada LGBT”. E a programação paralela só cresce a cada ano, então pras bis perdidas, se liga em tudo que vai rolar aí abaixo na Programação da Parada LGBT SP 2018. Vamos direto ao ponto!
Toda programação é gratuita, com exceção das identificadas como pagas.
Programação da Parada LGBT SP 2018 🏳️🌈
🌈30/mai🌈
🔹HAPPY HOUR VIAJA BI! 🍔
Pelo segundo ano consecutivo, o Viaja Bi! desembarca na Castro Burger (saiba mais) para um happy hour com o galerê todo. O bafo rola a partir das 20h e vai ter surpresas! 😉 Já confirma sua participação no evento no Facebook.
Local: Castro Burger – Rua Joaquim Távora, 1517 – Vila Mariana
Horário: 20h às 23h59
ℹMais informações
🔹EXPOSIÇÃO: COM MUITO ORGULHO
A exposição “Com Muito Orgulho” foi inaugurada no último dia 25 no Museu da Diversidade Sexual e estará em cartaz durante todo período da Parada LGBT, se estendendo até 1º de setembro. Realizada em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e com apoio da Interpride, a exposição foi desenvolvida de maneira colaborativa e conta com imagens registradas em países como Uganda, Cuba, México, Estados Unidos, Holanda, China, Israel, Chile e França, além, é claro, do Brasil.
Local: Museu da Diversidade Sexual – Estação República do Metrô, piso Mezanino – Rua do Arouche, 24, República
Horário: terça a domingo, 10h às 18h
ℹMais informações
🔹JOYS PARTY
Festa Oficial da Parada LGBT de São Paulo. Evento pago.
Local: Estação Marquês – Av. Marques de São Vicente, 412, Barra Funda
Horário: 23h59 do dia 30/5 às 8h do dia 31/5
ℹMais informações
🔹FESTA SOLIDÁRIA CASTRO
A festa tem como referência o bairro homônimo em São Francisco, nos EUA, e fará uma edição solidária, apoiando dois projetos de extrema importância para pessoas em situação de vulnerabilidade, a Casa 1 e o Instituto Vida Nova. A proposta é garantir o custeio desses projetos pelos próximos meses. Evento pago.
Local: Air Rooftop – R. Formosa, 157, Centro
Horário: 23h59 do dia 30/5 às 7h do dia 31/5
ℹMais informações
🌈31/mai🌈
🔹18ª FEIRA CULTURAL LGBT DE SP
Tradição pré-Parada e parte da programação oficial da Parada LGBT SP, acontece o dia todo no Vale do Anhangabaú, com shows, apresentações e 64 tendas comerciais com produtos dos mais variados segmentos, como moda, acessórios, livros, calçados, perfumes, artes plásticas, decoração, música, vídeo, artigos esotéricos, entre outros, além de praça de alimentação. Das 9h às 11h, acontece lá também a 2ª Cãominhada da Diversidade, onde os cachorríneos vão passear. Acho que vou levar o Lupin pra quem quiser conhecer. 🙂 Das 10h às 22h também rola um bate-papo sobre Literatura LGBT. A Feira tem patrocínio no Burger King, Skol e Uber. Veja a programação completa.
Local: Vale do Anhangabaú (ao lado do Metrô Anhangabaú)
Horário: 10h às 22h
ℹMais informações
🔹PARADINHA CASA 1 – FEITURA DE CARTAZES
Na quinta, a Casa 1, que acolhe LGBTs expulsos de casa, deixa aberto seu ateliê o dia todo para feitura de cartazes.
Local: Galpão Casa 1 – Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista
Horário: 10h às 22h
ℹMais informações
🌈1/jun🌈
🔹1ª MARCHA DO ORGULHO TRANS DE SP
É sensacional que a população trans esteja organizada para fazer sua 1ª Marcha. Aí os zé ruela vão perguntar “mas a Parada LGBT não inclui os T?”. Inclui, meu amor, mas daquele jeito. O que sai na grande mídia são só os esteriótipos e a parte da festa. Então tá certíssimo criarem esse novo espaço para uma real visibilidade trans, que é diferente das reivindicadas por homossexuais e também por ter mais representatividade trans. Lacraram!
Local: Largo do Arouche
Horário: 14h às 20h
ℹMais informações
🔹2ª TAÇA HORNET DE FUTEBOL DA DIVERSIDADE 2018
Serão 250 jogadores de futebol homens GBT+ de 15 equipes de diversas partes do país no maior evento esportivo LGBT+ do Brasil. Cada time tem uma drag queen madrinha, que fará pocket show na apresentação dos times. O time vencedor será destaque em trio na Parada LGBT SP. A final será apresentada por Silvetty Montilla. Os times participantes são: Afronte (SP), Alligaytors (RJ), Barbies (GO), BeesCats (RJ), Bharbixas (MG), Bravus (DF), Bulls (SP), Diversus (SP), Capivara (PR), Futeboys (SP), Magia (RS), Manotauros (MG), Meninos Bons de Bola (SP), Natus (SP) e Unicorns (SP).
Local: Arena Lapa – Rua Antônio Fidélis, 353, Lapa
Horário: 13h às 23h
ℹMais informações
🔹PARADINHA CASA 1 – #VOTELGBT
Seguindo a temática da Parada, pautada nas eleições, a Casa 1 receberá uma live do pessoal do #VoteLGBT falando sobre a pesquisa do ano passado e como vai ser a desse ano. Desde 2016, o grupo faz uma pesquisa sobre o perfil político das pessoas que frequentaram a Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A feitura de cartazes também acontece nesse dia.
Local: Galpão Casa 1 – Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista
Horário: 10h às 22h
ℹMais informações
🔹18º PRÊMIO CIDADANIA EM RESPEITO À DIVERSIDADE 2018
Parte da programação oficial da Parada LGBT SP, a premiação homenageia e reconhece ações sociais que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT+. Gretta Star será a mestre de cerimônia da premiação, que tem 21 categorias. Entre xs premiadxs, estão Pabllo Vittar e Coral Câmara LGBT do Brasil, na categoria Música, e meus lindos da Castro Burger na categoria Trabalho. Veja todos os premiados.
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Horário: 19h às 23h
ℹMais informações
🔹ENCONTRO NACIONAL DE PRÉ-CANDIDATURAS LGBTI+ E ALIADAS/OS
Como o ano é de eleições, o Novotel Jaraguá, da rede AccorHotels, recebe um encontro de pré-candidatos que são da comunidade LGBTI+ ou a têm em sua pauta.
Local: Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71, Consolação
Horário: 9h às 13h
ℹMais informações
🔹SENSE8 JUNTOS ATÉ O FIM
A Netflix fará uma pré-estreia do último episódio da série, que foi gravada aqui na Parada LGBT SP há 2 anos com presença de parte do elenco: Brian J. Smith, Jamie Clayton, Miguel Angel Silvestre, Tina Desai e Toby Onwumere. As inscrições para 500 vagas foram disponibilizadas gratuitamente e completadas em menos de 1h. Os fãs assistirão o episódio final, que só estreia na plataforma em 8 de junho, junto com o elenco.
Local: não divulgado
Horário: não divulgado
ℹMais informações
🔹BLOW OUT BY SAN SEBASTIAN
A casa LGBT+ de Salvador San Sebastian dá sua primeira investida em São Paulo com um evento trazendo meu amigo DJ Luan Poffo😍, o DJ Estêvão Delgado do Ezatamentchy😍, o bloco Agrada Gregos😍 e a wannabe Claudia Leitte🙄. O evento Blow Out foi criado em Salvador em 2016, no aniversário da casa. O grupo também comanda a San Island Weekend, que no ano que vem trará de novo a rainha Ivete Sangalo😍 e a imitação barata de Ivete, Claudia Leitte🙄.
Local: Campo de Marte – Av. Santos Dumont, 550, Santana
Horário: 21h do dia 1/6 às 5h do dia 2/6
ℹMais informações
🌈2/jun🌈
🔹XVI CAMINHADA DE MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS
Apesar de não incorporada ao calendário oficial da Parada LGBT SP, já é tradição que um dia antes do grande evento, mulheres lésbicas e bissexuais se reúnam para sua marcha por visibilidade e representatividade. Com a temática “Somos Marielle: contra a criminalização da pobreza, o genocídio e a intervenção militar”, a caminhada começa na Praça Oswaldo Cruz, passa pela Avenida Paulista e termina no MASP, com apresentações artísticas. O coletivo tem uma programação que vai além dessa marcha, veja aqui.
Local: Av. Paulista (esquina com Rua Treze de Maio)
Horário: 14h às 22h
ℹMais informações
🔹FREE WALK TOUR LGBT
Em uma parceria da LGBTT.me e do Museu da Diversidade Sexual, o tour conta um pouco da história LGBT+ de São Paulo, passando a pé por mais de 10 pontos diferentes da cidade e contextualizando sua importância para a comunidade. O foco é a região central, passando pelo Largo do Arouche, Museu da Diversidade Sexual, as baladas da Rua Augusta e o Shopping Frei Caneca, entre outras paradas. Os guias estarão identificados com guarda-chuvas coloridos e aceitam gorjetas no final (à sua escolha).
Local: Largo Santa Cecilia, Santa Cecília
Horário: 15h às 18h
ℹMais informações
🔹MILKSHAKE FESTIVAL BRASIL 2018
Tradicional festival holandês, retorna a SP, único lugar onde ele acontece fora de sua casa, Amsterdam. Serão 16h de música em 4 palcos, com artistas nacionais e internacionais e a 1ª edição da DragCon Brasil. Entre as atrações confirmadas estão Gretchen, Wanessa Camargo, Preta Gil, Pabllo Vittar, Glória Groove, Lia Clark, Daniela Mercury, Bahias e a Cozinha Mineira e Balão Mágico. Só segura a onda porque no dia seguinte tem a Parada, monamu! O evento é pago.
Local: Arena Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1209, Portão 30
Horário: 16h do dia 2/6 às 8h do dia 3/6
ℹMais informações
🔹MISS BRASIL GAY UNIVERSO 2018
Reunirá transformistas de todo país representando seus estados em busca do título de mais belo transformista do Brasil. O evento é pago.
Local: Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Horário: 21h às 23h59
ℹMais informações
🌈3/jun🌈
🔹22ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE SP
No domingo, 3 de junho, acontece a maior “Parada Gay” do Mundo (lá fora os eventos são conhecidos como “Gay Pride”), a Parada LGBT SP 2018. O tema desse ano é voltado para as eleições: “Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz” e terá shows de Pabllo Vittar, Preta Gil, Lia Clark, Mulher Pepita e a drag queen de RuPaul’s Drag Race April Carrion nos trios da Uber e Anitta no trio da Skol, que esse ano toma conta de dois trios. A madrinha da Parada SP é novamente Fernanda Lima e a apresentadora oficial continua sendo a drag queen Tchaka.
O evento desse ano tem patrocínio de Skol e Uber, co-patrocínio da Burger King e apoio de Doritos Rainbow, Casa Ponte Sky Vodka, Microsoft, IntraGel e AccorHotels.A cidade de Tel Aviv, em Israel, estreia por aqui, em parceria com a Câmara LGBT e a AccorHotels, com um bloco de 600 pessoas usando uma camiseta desenhada por Alexandre Herchcovitch atrás do trio do Governo do Estado de São Paulo e da Câmara LGBT, que terá um dos DJ mais importantes da cena eletrônica israelense, DJ Micky Friedman.
A concentração começa às 10h no MASP e o primeiro trio sai às 12h, seguindo pela Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O último trio chega à Rua da Consolação às 18h. Heitor Werneck, produtor artístico, conta que o evento terá balé com cadeirantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e intérpretes de libras. Depois da marcha, a festa continua com o show de encerramento no Vale do Anhangabaú, às 19h, com Banana Split, Fíakra, Jade Baraldo, e outros artistas.
Programação da Parada LGBT SP – Ordem dos trios:
1. Abertura – ONG APOGLBT SP
2. Famílias LGBT/ Mães pela Diversidade
3. Coordenação de Políticas para LGBT
4 . AHF/Secretarias Saúde
5 . Casa Florescer
6. Centro de Cidadania LGBTI
7. Identidade TransTTs
8. Transcidadania
9. Juventude LGBT
10. Lésbica & Bi
11. SMDHC
12. Gays & Bi
13. Museu da Diversidade Sexual
14. Skol
15. Artistas da Noite
16. Uber I
17. Uber II
18. Trio da Paz/Encerramento – ONG APOGLBT-SP
Local: Avenida Paulista (concentração no vão do MASP)
Horário: 10h às 18h
ℹMais informações
Veja o vídeo da cobertura da Programação da Parada LGBT SP do ano passado:
🌈5/jun🌈
🔹FÓRUM DE TURISMO LGBT DO BRASIL
Pelo segundo ano, na semana da Parada LGBT SP, o evento traz discussões sobre o Turismo LGBT+ no Braasil e no mundo. O evento tem apoio da IGLTA, da qual o Viaja Bi! é parceiro, e é exclusivo para profissionais do turismo.
Local: Maksoud Plaza Hotel – Rua São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista
Horário: 8h30 às 19h
ℹMais informações
🌈16/jun🌈
🔹GAMES – LGBTQ’S OCUPANDO ESPAÇOS POLÍTICOS
Seguindo a temática do ano de eleições, o grupo GAMES, que reúne lideranças LGBT+ de empresas de mídia e comunicação, relações governamentais, empreendedores e aliadxs, se reúne para discutir a participação da comunidade nos espaços políticos.
Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista
Horário: 15h30 às 18h
ℹMais informações
🌈28/jun🌈
🔹II SEMINÁRIO VELHICES LGBT
O evento discute as expressões da violência contra os LGBT+ idosos no mês de junho, que é o Mês do Orgulho LGBT+, e mês em que a ONU instituiu, no dia 15, a Campanha Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para participar, leve 1kg de alimento não perecível.
Local: Câmara Municipal dos Vereadores de SP – Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista
Horário: 8h às 17h30
ℹMais informações
Curtiu a Programação da Parada LGBT SP 2018? Já sabe onde vai e o que vai fazer? Eu devo estar em vários desses eventos, então encontro com vocês por lá?
Ah! Antes de acabar, queria contar que a SKOL, além de patrocinar a Parada desse ano, está liderando um time de #MarcasAliadas, em nova campanha, e eu achei o máximo!!! Veja aqui. O Burger King da Avenida Paulista mudará de nome para homenagear cada trio que passar, então será Burger Trans, Burger Bi etc., além de lançar um Shake Unicórnio.
🏨 Veja a lista de hotéis gay friendly em SP e reserve seu hotel para a Parada LGBT! 🏨
Bi, te vejo na quarta, dia 30, na Castro Burger 🍔 e no último trio da Parada, com o pessoal da AccorHotels. 🏳️🌈
6 Comentários
Diogo
a matéria ia ate legal onde parei de ler quando falou mal da Claudia leitte, deve ser um fã alucinado que não aceita o sucesso de outra cantora… Respeito é bom e acho que todos gosta né… Matéria lixo!
Rafael Leick
Eu não sou fã de nenhuma especificamente. Só não gosto da Claudia Leitte e da aproximação que ela tenta fazer hoje com a comunidade LGBT só depois que viu a repercussão das declarações que deu. Até já ouvi algumas músicas dela e tal. Só não consigo gostar. Mas se você tava gostando da matéria até chegar nessa parte então a matéria não tá tão lixo e quem tá colocando admiração pelo artista acima de tudo talvez esteja sendo você, não? Eu respeito a Claudia Leitte. Só não consigo gostar dela. Simples assim. E já tentei… 🙂
Rafael
“Eu respeito à Claudia Leitte”. Desculpa, mas não foi isso o visto no texto. Ademais, muito além de qualquer birra barata com a artista, soa como um antiprofissionalismo imenso o redator da matéria, enquanto jornalista, não ser ético ao ponto de colocar um emoji distinto e pejorativo ao lado da citação da cantora. No mais, não vai passar de uma pessoa tentando chamar atenção (e até despertando a de alguns fãs), enquanto Claudia continua sim se apresentando em meio LGBT e sendo consumida pelo público! Pessoas mudam sim de opinião. E é muito feio, e contraditório, lutar tanto contra a intolerância mas ter uma tolerância seletiva.
Rafael Leick
Migo, você tá problematizando demais. Eu só não gosto dela. Respeito, acho que ela tem sim que ter seu espaço e acho ótimo que tenha LGBTs que curtem o trabalho dela. EU não gosto. E só. 😉 O Viaja Bi! não é um site jornalístico, é um blog, então é o espaço para eu expor minhas opiniões. Se com todo esse post gigante reunindo toda a programação, você tá se focando em somente duas linhas… paciência! 😉 Eu quero mesmo gostar dela. E eu talvez até vá no evento. Quem sabe não mudo de opinião? As vezes que tentei até hoje, não rolou. Então, por enquanto, continuo não gostando dela.
Silas
Tentar se aproximar dos gays?. Meu filho, O bloco de Claudia é o que tem a maior concentração de gays do Carnaval de Salvador. Você está sendo antiprofissional e desinformado.
Rafael Leick
Uma coisa não anula a outra baby. Ela tentou se aproximar dos LGBT depois do que falou. E muitos responderam. E hoje tem muito LGBT (como já tinha antes dela falar as coisas que falou) nos blocos dela. Isso não a impediu de falar besteira e nem de tentar se aproximar do público depois que falou. Super aceito isso, só não gosto dela. É esse o ponto. Não estou falando pra você desgostar dela e você também não vai me convencer a gostar. E podemos conviver bem assim. 🙂