15 de janeiro de 2024

Prêmio Viaja Bi! 2024: os melhores destinos LGBTQIA+

Começo de ano ainda é tempo de celebrar, pois já temos os resultados do Prêmio Viaja Bi! 2024, a 3ª edição da nossa seleção de tendências dos melhores destinos LGBTQIA+, no Brasil e no mundo, para viajar neste ano. A premiação, pioneira no mercado, é uma bússola para viajantes planejarem suas viagens em 2024, com tendências indicadas por um júri de especialistas em turismo e viajantes experientes, que contribuíram com sua opinião por terem conhecimento e/ou um olhar específico sobre as tendências no turismo LGBTQIA+.

Esta edição traz 4 novas categorias segmentadas com os destaques dos destinos mais econômicos, com melhor custo-benefício, mais sustentável e o melhor para uma pessoa LGBTQIA+ trabalhar. Como sempre, é recomendado explorar o ranking completo de cada categoria, com indicações menos óbvias que podem ser tão interessantes quanto as que estão no topo da lista.

🗳️ CATEGORIAS PRÊMIO VIAJA BI! 2024:

Aproveite e boas viagens! 😉

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🌎 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ DO MUNDO 🌎

Portões de Brademburgo, em Berlim

Portões de Brademburgo, em Berlim

🏆 VENCEDOR: BERLIM

  1. Berlim (Alemanha)
  2. Tailândia
  3. Amsterdam (Holanda)

Berlim subiu do 5º lugar, na última edição, para o topo do pódio de melhor destino LGBTQIA+ internacional para visitar em 2024. Berlim é, há muitos anos, um dos principais destinos no mundo para a comunidade LGBTQIA+ e consegue se manter sempre interessante. A Tailândia também subiu da 11ª posição para levar a medalha de prata este ano, tomando o 2º lugar de Amsterdam, que ainda se manteve no pódio, no 3º lugar.

➡️ Leia mais sobre Berlim
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS INTERNACIONAIS

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🇧🇷 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ NO BRASIL 🇧🇷

Parque Ibirapuera, em São Paulo, eleito melhor destino brasileiro no Prêmio Viaja Bi! 2024

Parque Ibirapuera, em São Paulo, eleito melhor destino brasileiro no Prêmio Viaja Bi! 2024

🏆 VENCEDOR: SÃO PAULO

  1. São Paulo, SP
  2. Rio de Janeiro, RJ
  3. Salvador, BA

O pódio permaneceu exatamente o mesmo da última edição, com Sampa, Rio e Salvador no topo, com Floripa logo em seguida. A alteração ficou a partir da 5ª posição, com Bonito, que subiu duas posições e tomou o lugar de BH, junto do Pantanal, já que alguns votos trouxeram ambos. O mesmo ocorreu com Recife e Olinda e com Flecheiras e Fortaleza. SP tem a maior Parada LGBTQIA+ do mundo, que é o 2º maior evento da cidade, reunindo milhões de pessoas do Brasil e do mundo, assim como no já famoso Carnaval de rua. Também oferece inúmeras opções culturais, gastronômicas e, ultimamente, vida ao ar livre em parques, como o Parque Augusta.

➡️ Leia mais sobre São Paulo
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS BRASILEIROS

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

♻️ DESTINOS MAIS SUSTENTÁVEIS ♻️

Gruta do Lago Azul, o cartão postal de Bonito (MS)

Gruta do Lago Azul, o cartão postal de Bonito (MS)

🏆 VENCEDOR: BONITO

  1. Bonito, MS (Brasil)
  2. Suécia
  3. Amsterdam (Holanda) / Boipeba, BA (Brasil) / Copenhagen (Dinamarca)

Bonito foi a favorita em indicações nominais, só perdendo para a Suécia, que tem um histórico de muitos anos pensando em sustentabilidade. Fiquei feliz de ver dois destinos brasileiros e até o próprio Brasil entre os principais indicados nominalmente. Boipeba, na Bahia, divide o 3º lugar com dois outros destinos europeus que têm este tema como prioritário em suas agendas: Amsterdam, na Holanda, e Copenhagen, na Dinamarca. Esta é uma categoria que eu, pessoalmente, espero que cresça cada vez mais em importância e que inspire outros destinos a reverem suas ações.

➡️ Leia mais sobre Bonito
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS SUSTENTÁVEIS

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

💞 DESTINO ROMÂNTICO PARA CASAIS LGBTQIA+ 💞

Guia Curaçao: Tem como não ficar embasbacado com essa paisagem?

Guia Curaçao: Tem como não ficar embasbacado com essa paisagem?

🏆 VENCEDOR: CURAÇAO

  1. Curaçao
  2. Amsterdam (Holanda)
  3. Paris (França)

Curaçao estreou na lista já no topo. O destino também foi indicado em diversas categorias e ficou no pódio de viagem para famílias e na lista dos destinos que melhor se promoveram para a comunidade LGBTQIA+ em 2023. Pelo visto, deu resultado. Curaçao é um destino cada vez mais acessível para brasileiros, com maior oferta de voos, câmbio favorável e com o apelo de praia que funciona bem por aqui. Além disso, é um dos destinos – senão o único – mais friendly no Caribe, perfeito para receber casais da nossa comunidade. Amsterdam melhorou muito seu desempenho, subindo do 8º para o 2º lugar. Da última edição para esta, só Paris se manteve, caindo do topo para a 3ª posição.

➡️ Leia mais sobre Curaçao
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA CASAIS LGBTQIA+

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🪩 DESTINOS PARA FESTAS E BALADAS LGBTQIA+ 🪩

Dois ursos gays no bairro gay de Berlim

Dois ursos gays no bairro gay de Berlim

🏆 VENCEDOR: BERLIM

  1. Berlim (Alemanha)
  2. Rio de Janeiro, RJ (Brasil) / São Paulo, SP (Brasil)
  3. Barcelona (Espanha)

Mais uma categoria que Berlim levou e, com essa, não dava para ser diferente. O destino é reconhecido mundialmente pelas suas festas de todos os tipos, especialmente as libertárias, para todo tipo de gente. Não à toa galgou posições no último ano, chegando ao topo do ranking. São Paulo, vencedora da última edição, divide agora com o Rio a medalha de prata, que era da Espanha. Este ano, Barcelona representou o país no pódio.

➡️ Leia mais sobre Berlim
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA FESTAS E BALADAS LGBTQIA+

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🎒 DESTINO LGBTQIA+ PARA VIAJAR SOLO 🎒

Bandeiras LGBT+ tomaram os telões da Times Square, em NY

🏆 VENCEDOR: NOVA YORK

  1. Nova York (EUA)
  2. Berlim (Alemanha)
  3. Amsterdam (Holanda) / Puerto Vallarta (México)

Nova York, assim como todos os destinos no pódio deste ano, subiu uma posição no ranking nominal. A principal cidade dos EUA oferecer diversos atrativos para quem viaja solo, seja por seus musicais, pelos atrativos de contemplação das alturas em cima dos arranha-céus ou pelo fervo de paquera que pode acontecer em qualquer esquina. Ir solo para NYC não significa viagem sem companhia. E, mesmo sem companhia, ainda há muito como aproveitar. Completam o pódio Berlim, na Alemanha, e, empatados em 3º lugar, Amsterdam, na Holanda, e Puerto Vallarta, no México.

➡️ Leia mais sobre Nova York
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAJAR SOLO

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🥾 DESTINOS LGBTQIA+ OUTDOOR E DE AVENTURA 🥾

Cachoeira do Sossego, na Chapada Diamantina - Foto: Robson Franzói/Um Viajante

Cachoeira do Sossego, na Chapada Diamantina – Foto: Robson Franzói/Um Viajante

🏆 VENCEDOR: CHAPADA DIAMANTINA, BA

  1. Chapada Diamantina, BA (Brasil)
  2. Bonito, MS (Brasil)
  3. Nova Zelândia

Subindo da 8ª posição para o topo da lista, a Chapada Diamantina, na Bahia, representou o Brasil como destino para curtir ao ar livre ou para prática de atividades de aventura. Bonito, no Mato Grosso do Sul, que figura entre as principais indicações de diversas categorias, ajuda a posicionar o país no segmento. Internacionalmente, a Nova Zelândia saiu do 5º lugar, que dividia com a Islândia, ultrapassou Argentina e Chile e ficou com a medalha de bronze.

➡️ Leia mais sobre a Bahia
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA AVENTURA/OUTDOOR

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

☀️ DESTINOS COM MELHOR BELEZA NATURAL ☀️

Fervedouro do Sono, no Jalapão - Foto: Robson Franzói/Um Viajante

Fervedouro do Sono, no Jalapão – Foto: Robson Franzói/Um Viajante

🏆 VENCEDOR: JALAPÃO, TO

  1. Jalapão, TO (Brasil)
  2. Fernando de Noronha, PE (Brasil)
  3. Islândia / Tailândia

Ganhando mais fãs no último ano, o Jalapão saltou 10 posições no ranking e se posicionou como o melhor destino em termos de beleza natural. O Jalapão começou a ficar conhecido do grande público brasileiro em 2017, quando foi cenário da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’. Anos depois, a estratégia se mostrou bastante efetiva. Fernando de Noronha vem logo atrás, mantendo sua 2ª posição. A Islândia subiu dois degraus e finaliza o pódio junto com a Tailândia, estreante na categoria. Esta é uma categoria que já tem por costume estar recheada de destinos nacionais e, desta vez, o próprio Brasil foi indicado nominalmente como um destino de beleza natural para a comunidade LGBTQIA+. O país reuniu quase metade de todas as indicações para a categoria.

➡️ Leia mais sobre o Jalapão
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS DE BELEZA NATURAL

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🎈 MELHOR DESTINO PARA FAMÍLIAS LGBTQIA+ 🎈

Nova atração do Epcot, do Walt Disney World, "Moana: Jornada da Água"

Nova atração do Epcot, do Walt Disney World, “Moana: Jornada da Água”

🏆 VENCEDOR: ORLANDO

  1. Orlando (EUA)
  2. Curaçao
  3. Paris/Disneyland Paris (França)

Orlando manteve, de longe, sua posição na lista, com quase o triplo de indicações de Curaçao, que subiu impressionantes 9 posições no último ano. É o segundo ano consecutivo que Orlando leva esta categoria do Prêmio Viaja Bi! e, tendo visitado o destino neste ano que passou, dá para entender porque é tão legal viajar com a família para lá. No 3º lugar, Paris dividiu indicações diretamente com a Disneyland Paris, atração próxima da capital francesa, o que mostra que os parques temáticos ainda estão bastante presentes no imaginário de turistas para viagens em família. O apoio público de empresas como Disney e Universal, além dos próprios destinos, também ajuda no sentimento de acolhimento para nossa comunidade.

➡️ Leia mais sobre Orlando
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA FAMÍLIAS LGBTQIA+

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🎭 MELHOR DESTINO CULTURAL LGBTQIA+ 🎭

Voo de helicóptero em Nova York: a Times Square é o ponto mais iluminado, de longe

Voo de helicóptero em Nova York: a Times Square é o ponto mais iluminado, de longe

🏆 VENCEDOR: NOVA YORK

  1. Nova York (EUA)
  2. São Francisco (EUA)
  3. Paris (França) / Salvador, BA (Brasil)

Esta é a primeira categoria que teve seu pódio todo renovado. São Paulo e Londres deram seus lugares a Nova York e São Francisco, ambas nos EUA. NYC é merecedora deste prêmio, oferecendo cultura de baciada para os milhares de turistas que a visitam, desde os famosos musicais da Broadway a museus e peças de teatro. França cedeu seu bronze a Paris, que o dividiu com Salvador, representante da cultura do Nordeste do Brasil entre as principais indicações.

➡️ Leia mais sobre Nova York
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM CULTURAL

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🍜 MELHORES DESTINOS GASTRONÔMICOS 🍜

Restaurante Flow Paris Bar, às margens do Rio Sena, em Paris, França

Restaurante Flow Paris Bar, às margens do Rio Sena, em Paris, França

🏆 VENCEDOR: PARIS

  1. Paris (França)
  2. São Paulo, SP (Brasil)
  3. Belo Horizonte, MG (Brasil) / Itália

Paris tem tradição em gastronomia, é precursora de diversos padrões e movimentos culinários e oferece uma experiência completa para turistas que incluem diversos restaurantes em seus roteiros de viagem. O destino subiu cinco posições, empurrando Sampa, que levou o prêmio na última edição, para o 2º lugar. Minas Gerais trocou sua medalha de prata pela de bronze, representada por BH. A capital mineira divide a mesa com a Itália, o que nos faz instantaneamente pensar em pão de queijo de entrada e pizza como prato principal, não?

➡️ Leia mais sobre Paris
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM GASTRONÔMICA

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

💸 DESTINOS LGBTQIA+ MAIS ECONÔMICO 💸

A Casa Rosada é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Buenos Aires

A Casa Rosada é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Buenos Aires

🏆 VENCEDOR: BUENOS AIRES

  1. Buenos Aires (Argentina)
  2. Tailândia
  3. Argentina

A categoria, estreante no Prêmio Viaja Bi! 2024, foi de Buenos Aires, vencedora da categoria “Destino Internacional” na última edição, e para a Argentina, como um todo. Apesar do caos econômico com o novo governo, ambos ainda seguem sendo destinos onde conseguimos economizar, se soubermos como. E tem muito para aproveitar, considerando que a capital e diversas outras cidades argentinas são bastante amigáveis à comunidade LGBTQIA+. Tailândia levou a medalha de prata por ser um destino onde é possível fazer render nossos reais, mais especificamente, em Bangkok . A passagem é cara, mas o restante acaba compensando. Aqui no Brasil, Recife e Rio de Janeiro quase chegaram ao pódio.

➡️ Leia mais sobre Buenos Aires
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM ECONÔMICA

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🪄 MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO 🪄

Numa cama de trem em Bangkok, na Tailândia, em 2005

Casal em sessão de fotos em hotéis pelo mundo, numa cama de trem em Bangkok, na Tailândia, em 2005

🏆 VENCEDOR: TAILÂNDIA

  1. Tailândia
  2. Buenos Aires (Argentina) / México
  3. Madrid (Espanha)

Nesta categoria estreante, a ideia é não ver somente o mais barato, mas onde os nossos reais (ou dólares ou euros, dependendo de onde são as pessoas do nosso júri) melhor rendem. E a Tailândia se manteve isolada no topo, sendo a escolha preferida de grande parte de viajantes. Para as outras posições, foi necessário usar critérios de desempate. Mesmo assim, o 2º lugar é compartilhado entre a capital argentina, Buenos Aires, e o México. A espanhola Madrid fecha o pódio, sendo considerada uma cidade mais acessível na Europa.

➡️ Leia mais sobre a Tailândia
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA CUSTO-BENEFÍCIO

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

💻 DESTINOS LGBTQIA+ PARA TRABALHAR 💻

Céu rajado de nuves ao fundo dos prédios na Praça da Bandeira, em São Paulo. A bandeira do Brasil está sem tremular por falta de vento.

São Paulo foi eleito melhor destino LGBTQIA+ para trabalhar, no Prêmio Viaja Bi! 2024 – Foto: Rafael Leick

🏆 VENCEDOR: SÃO PAULO

  1. São Paulo, SP (Brasil)
  2. Londres (Inglaterra/Reino Unido)
  3. Madrid (Espanha) / Espanha

Sem grandes surpresas, São Paulo foi vencedora do melhor destino LGBTQIA+ para trabalhar. A cidade que não dorme tem esta energia de trabalho bastante intensa, para o bem e para o mal. De qualquer maneira, oferece um ambiente inclusivo para pessoas LGBTQIA+ de diversos outros lugares que chegam à Selva de Pedra para tentar a vida. Londres, que ficou em 2º lugar, também funciona desta maneira, em uma escala global, reunindo gente de diversas partes do mundo em busca de oportunidades em uma cidade que acolhe a comunidade. Madrid, capital espanhola para negócios, e a própria Espanha fecham o pódio. O ranking traz, como era esperado, grandes metrópoles. A exceção (e a surpresa) ficou com Curitiba, que, apesar de ser uma capital brasileira, é uma escala bem menor.

➡️ Leia mais sobre São Paulo
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA TRABALHAR

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🦄 DESTINO LGBTQIA+ COM MELHOR PROMOÇÃO 🦄

O Pride Festival deixa a praia de Fort Lauderdale toda decorada

O Pride Festival deixa a praia de Fort Lauderdale toda decorada

🏆 VENCEDOR: FORT LAUDERDALE

  1. Fort Lauderdale (EUA)
  2. Bonito, MS (Brasil)
  3. Taipei (Taiwan)

A vencedora é Fort Lauderdale, cidade vizinha de Miami, na Flórida, e que trabalha há muitos anos com promoção do turismo para a comunidade LGBTQIA+ e por ela. Foi o primeiro destino do mundo a incluir pessoas trans em sua divulgação, e não nas campanhas nichadas para a nossa comunidade, mas na principal. E é um dos destinos mais ativos nessa promoção, inclusive idealizando a Pride of the Americas, que aconteceria em 2020 e foi adiada pela pandemia. Nesta 3ª edição, o pódio foi totalmente renovado para esta categoria, e foi mais uma em que Bonito figura entre as principais indicações, no 2º lugar. Taipei, em Taiwan, fecha este pódio com louvor. A promoção que fizeram para nossa comunidade, mesmo que não tão forte aqui no Brasil, ajudou o destino a ser indicado em várias outras categorias do Prêmio Viaja Bi! 2024.

➡️ Leia mais sobre Fort Lauderdale
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES PROMOÇÕES TURÍSTICAS LGBTQIA+

 

 

PRÊMIO VIAJA BI! 2024 | MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

⛔ DESTINOS NÃO FRIENDLY QUE VALEM VISITAR ⛔

Pirâmides do Egito vistas de longe, com terreno desértico se estendendo desde onde a foto foi tirada até a atração. O céu está azul com algumas nuvens brancas.

Egito foi eleito um destino imperdível, mas que não é friendly, no 2º Prêmio Viaja Bi! – Foto: @vieira.thiago82

🏆 VENCEDOR: EGITO

  1. Egito
  2. Dubai (Emirados Árabes Unidos)
  3. Rússia

O Egito teve o dobro de indicações do 2º lugar no Prêmio Viaja Bi! 2024, destacando-o como um dos destinos que são realmente imperdíveis mas que ainda tem muito que caminhar na acolhida à comunidade LGBTQIA+. Ele venceu esta categoria pelo segundo ano consecutivo, mostrando que há uma demanda reprimida que levaria nosso pink money para investir no país, caso ele fosse mais amigável. O mesmo se pode dizer de Dubai e da Rússia, que ocupam o 2º e 3º lugares. As pirâmides são ícones entre os pontos turísticos do mundo, mas a realidade para a comunidade LGBTQIA+ não é tão colorida. Não há uma lei que criminalize a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo, mas a lei de combate à prostituição é seletivamente usada para atingir indivíduos da comunidade LGBTQIA+, sob a acusação de “incitar ou induzir a devassidão”. A pena máxima é de três anos de prisão, mas já foram registrados casos de mais de 6 anos. Em 2020, um conselho do governo condenou publicamente a homossexualidade e incentivou terapias de conversão. Há registros de policiais usando Grindr e outras formas de contato online para atrair gays, prenderem e submetê-los a estupro, que eles chamam de “exames anais”, só que forçados. E isso vale até para turistas!

➡️ Leia mais sobre os países homofóbicos do mundo
➡️ VEJA O RANKING DE DESTINOS IMPERDÍVEIS MAS NÃO FRIENDLY

 

 


 

Prêmio Viaja Bi! 2024: Melhores Destinos LGBTQIA+

 

⚖️ JÚRI

O Viaja Bi! consultou 33 especialistas e viajantes frequentes. Alguns são casais que contam como 1 indicação em cada campo por trabalharem no mesmo projeto. Convidamos especialistas e viajantes frequentes do Brasil e internacionais que são parte da comunidade LGBTQIA+.

ADAMS SOUZAADAMS SOUZA
Adams Souza é um internacionalista e consultor de aprendizagem intercultural.
ALEXANDER CESARALEXANDER CESAR
Criador de conteúdo de  viagem no perfil @fuideviagem e nômade digital desde 2019.
AMANDA GOUVEIAAMANDA GOUVEIA
Especialista em comunicação, pioneira no comitê D&I da GOL e produtora conteúdo.
BRENDA MESSORABRENDA MESSORA
Jornalista que atua em relações públicas, prof. de inglês e apaixonada por viagens e gastronomia.
CLOVIS CASEMIROCLOVIS CASEMIRO
Começou no Turismo em 1997 e trouxe a IGLTA (Associação Intl. de Turismo LGBTQ+) para o Brasil.
COUPLE OF MENCOUPLE OF MEN
Karl e Daan fundaram o blog de viagem gay Couple of Men e escreveram o 1º livro alemão sobre o tema.
DAN GAMBOADAN GAMBOA
Storyteller, criativo, otimista e jornalista de viagem vencedor do MOJO Award 2020 EFE/UOC.
DANIEL NUNESDANIEL NUNES
Jornalista, editor, professor, curador de conteúdo e colunista de turismo da rádio Nova Brasil FM.
DIOGO AUGUSTODIOGO AUGUSTO
Mineiro viajante que escreve sobre dicas de viagens, cultura e suas vivências no blog Uai, tá viajando?.
DIRK BAUMGARTLDIRK BAUMGARTL
Head de Estratégia & Conteúdo de Viagem na rede de mídia LGBTQIA+ alemã, Blu Media.
DOUG WALLACEDOUG WALLACE
Autor de viagem, fotógrafo e autoridade em conteúdo customizado, editor do TravelRight.Today.
ESTRANGEIRAESTRANGEIRA
Fábia e Gabi são casal, criadoras do Estrangeira, produtoras audiovisual, palestrantes e ativistas.
FABRÍCIO MOURAFABRÍCIO MOURA
Viajante criador de conteúdo do canal de YouTube e blog Vou na Janela e designer paulistano.
FELIPE ABÍLIOFELIPE ABÍLIO
Jornalista e criador de conteúdo, com passagens pela Band, TV Globo e UOL. É colunista no iG.
FLÁVIO FUSCOFLÁVIO FUSCO
Apresentador, ator e produtor de conteúdo do #FuiComFusco no Instagram e YouTube.
FLÁVIO SANTOSFLÁVIO SANTOS
Criador de conteúdo e autor do livro O Mundo que Pertenço, está em sua 2ª volta ao mundo.
GILSON GARRETTGILSON GARRETT
Jornalista há 15 anos. Desde 2020 na Exame, cobre lifestyle e visitou mais de 20 destinos LGBTQIA+.
GUILHERME DIASGUILHERME DIAS
Guilherme Soares Dias é jornalista e o viajante fundador da plataforma de afroturismo Guia Negro.
JENNY BLOCKJENNY BLOCK
Jenny Block colabora com o New York Times e é autora de quatro livros, incluindo Be that Unicorn.
JOÃO VICTOR ARAUJOJOÃO VICTOR ARAUJO
Co-criador do projeto e canal de YouTube Tesouros do Brasil, que explora as maravilhas do Brasil.
JURRIAAN TEULINGSJURRIAAN TEULINGS
Premiado autor e fotógrafo de viagem holandês com mais de 20 anos de viagem na bagagem.
KLÉBIO DAMASKLÉBIO DAMAS
Influenciador de entretenimento LGBTQIA+ e criador do canal Mundo Paralelo.
MAARTJE HENSENMAARTJE HENSEN
Maartje Hensen (ela/elu) é especialista em viagem queer da Holanda e criativa em tudo que faz.
MARCELO DARGHANMARCELO DARGHAN
Artesão e apresentador, colaborador do Mais Você e Mulheres, podcaster no Inspirgaytion e youtuber.
MEG TEN EYCKMEG TEN EYCK
Fundadora e CEO do EveryQueer e vice-presidente do Conselho Administrativo da IGLTA.
NOMADIC BOYSNOMADIC BOYS
Stefan e Sebastien são criadores do principal blog de viagem gay do mundo, o Nomadic Boys.
PEDRO HMCPEDRO HMC
Influenciador digital e roteirista. Criador do canal LGBTQIA+ Põe Na Roda no YouTube.
PENELOPY JEANPENELOPY JEAN
Drag com mais de 10 anos de carreira, comunicadora, youtuber, DJ, performer e cover da Lady Gaga.
RAFAEL CASTRORAFAEL CASTRO
Turismólogo, doutor em Eng. de Transportes, prof. universitário e idealizador do Papo de Aeroporto.
RAFAEL LEICKRAFAEL LEICK
Rafael é criador do Viaja Bi!, do podcast Casa na Árvore e do evento Mala Pronta. Foi colunista no UOL.
ROBSON FRANZÓIROBSON FRANZÓI
Criador do blog e canal Um Viajante e co-fundador do Café do Viajante, café temático em Curitiba.
SALA DE EMBARQUESALA DE EMBARQUE
Juntos há 10 anos, Erik e Técio compartilham suas experiências de viagem no Sala de Embarque.
VIAGENS CINEMATOGRÁFICASVIAGENS CINEMATOGRÁFICAS
Fábio e Cleber compartilham suas viagens no canal, blog e redes sociais do @viagenscine.

 

🛂 REGRAS E METODOLOGIA

  • Cada membro do júri preencheu um formulário indicando 5 destinos internacionais e 5 destinos brasileiros, justificando sua escolha;
  • Membros estrangeiros do júri que não conheçam o Brasil não indicaram destinos brasileiros;
  • Para as categorias de segmentos do turismo LGBTQIA+, o júri não precisou justificar a indicação
  • As indicações em todas as categorias foram para o conceito amplo de “destino”, podendo ser região turística, país, estado ou cidade;
  • O destino colocado na 1ª posição, ou seja, com mais pontos, vence a categoria;
  • Os pontos para as indicações nas categorias Destino Internacional e Destino Brasileiro foram contabilizados da seguinte maneira:
    • 1º destino indicado tem peso 5
    • 2º destino indicado tem peso 4
    • 3º destino indicado tem peso 3
    • 4º destino indicado tem peso 2
    • 5º destino indicado tem peso 1
  • Nas categorias Destino Internacional e Destino Brasileiro, a contagem de indicações foi nominal, ou seja, a contagem de pontos considera todos os níveis de destino igualmente;
  • Nas categorias de segmentos turísticos, são consideradas as indicações nominais e, em caso de empate:
    • caso haja mais de um destino interno indicado na categoria, os pontos das indicações nominais de destinos internos e majoritários são somados para medir pontuação total (exemplo: são somados os pontos de Madri, Barcelona e Espanha para conferir pontos à Espanha);
    • para destinos internacionais, considera-se:
      • destino interno: cidade, região turística, estado
      • destino majoriário: país;
    • para destinos brasileiros, considera-se:
      • destino interno: cidade ou região turística;
      • destino majoritário: estado;
    • o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que a maioria do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias;
    • o total de pontos do destino majoritário – com exceção do Brasil – é inserido no ranking geral;
    • possíveis desempates levam em conta os que têm mais indicações nominais;
    • no caso de um destino interno ser o que tem mais pontos dentro de um majoritário, ambos podem dividir o topo do pódio (exemplo: se Berlim tem 8 indicações, a soma Alemanha+internos tem 14, Argentina+internos tem 6 e Cidade do Cabo tem 5; o ranking ficará: Berlim/Alemanha em 1º, Argentina em 2º, Cidade do Cabo em 3º);
  • As regras para desempate seguem a ordem abaixo:
    • destino que tem mais votos nominais, sem contar pontos extras;
    • destino que recebeu mais pontos adicionais (detalhes abaixo) por destinos internos;
    • destino recebeu mais votos como 1ª opção;
    • destino recebeu mais votos como 2ª opção;
    • destino recebeu mais votos como 3ª opção;
    • destino recebeu mais votos como 4ª opção;
    • destino recebeu mais votos como 5ª opção;
  • As seções de aspas e “destaques para o júri” foram extraídas das justificativas e, posteriormente, editadas para possíveis correção de erros de digitação, ortografia ou gramática ou para redução para o espaço disponível, sem prejuízo à intenção do texto original.

 

Prêmio Viaja Bi! | Edições anteriores:

 

E você concorda com os resultados? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

 

*Na seleção – e posterior convite – ao júri, foram contemplados diversos espectros da diversidade, principalmente sexual, racial, etário e geográfico. Convidamos lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, drag queens, pretos e pessoas com deficiência. Por diferentes motivos, nem todas as pessoas convidadas puderam participar. Caso tenha sugestões para o júri da próxima edição, deixe sua indicação na caixa de comentários abaixo.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar