23 de janeiro de 2019

PATH, a cidade subterrânea de Toronto, ideal pro inverno

Desde que comecei a pesquisar sobre Toronto, principal cidade do Canadá, há cerca de 10 anos, uma coisa sempre me intrigou e sempre me deixou curiosíssimo pra ver ao vivo: o Toronto PATH.

Logo do Toronto PATH - Foto: Divulgação

Logo do Toronto PATH – Foto: Divulgação

Mas que raios é isso? Prepare-se para entrar num mundo underground, mas dessa vez não em sentido figurado.

Pega a escada rolante e vamos descer que te conto no caminho. 🙂

 

O que é o Toronto PATH?

Entradas da estação de metrô Union Station pelo Toronto PATH

Entradas da estação de metrô Union Station pelo Toronto PATH

Em resumo bem resumido, o Toronto PATH, ou só PATH, é uma cidade subterrânea que conecta boa parte da área central de Toronto. Sabe o metrô? É tipo isso, mas muitas das conexões são feitas a pé. Continue andando que no caminho você vai entendendo melhor. 😉

O Toronto PATH conecta, por baixo da terra, mais de 50 prédios comerciais do centro financeiro com o sistema de transportes subterrâneo, ou seja, o metrô e até com alguns pontos turísticos de Toronto, como o Hockey Hall of Fame, a Nathan Phillips Square, a Yonge-Dundas Square e a Scotiabank Arena (antigo Air Canada Centre), e muito pertinho de outros como CN Tower e Rogers Centre.

Alguns hotéis também estão conectados com a rede de “túneis”, como o Fairmont Royal YorkDelta TorontoHilton TorontoMarriott Toronto Downtown Eaton CentreInterContinental Toronto CentreThe Westin Harbour CastleSheraton Centre Toronto HotelThe Ritz-Carlton Toronto e One King West entre outros. Shoppings centers como o Eaton Centre também estão ligados. Então, vamos supor que você esteja hospedadx em um desses hotéis e queira ir no shopping, com muito frio, vento e neve na rua? Pode ir numa boa, por baixo da terra. Não é sensacional isso?

O Toronto PATH, em alguns pontos, parece um shopping center

O Toronto PATH, em alguns pontos, parece um shopping center

Falo “túneis” mas lá embaixo é tipo um shopping center mesmo, gente… Babado! São mais de 30km de serviços, entretenimento e, claro, compras. Em 1984, foi considerado o maior complexo de compras subterrâneo do mundo, segundo o Livro dos Recordes Guinness e até hoje mantém o título, segundo o site oficial dos registros. Em um dia útil, passam mais de 200 mil pessoas por lá. 😮 E tem restaurantes e bares lá também, incluindo um sandwich bar que funciona 24h.

O complexo nasceu lá pra 1900, quando o dono de uma loja de departamentos construiu um túnel pra conectar suas duas lojas, assim os clientes estariam mais dispostos a visitar as duas em pleno inverno. 😉 Em 1917, já eram 5 túneis, em 1927 construíram mais um, mas o projeto do Toronto PATH só engrenou realmente lá pros anos 1960, quando a população da cidade atingiu 2 milhões de pessoas e as calçadas ficaram mais apertadas pro fluxo de gente.

Uma das saídas do Toronto PATH perto do Eaton Centre

Uma das saídas do Toronto PATH perto do Eaton Centre

Isso também deu a oportunidade de pequenos comerciantes operarem sem ser com loja grande na rua. Ah! Vale lembrar que as lojas do PATH foram criadas especialmente para atender o público dos prédios comerciais, então elas também seguem o horário comercial. Então, se você for durante Natal e Ano Novo ou feriados, por exemplo, não adianta querer fugir do frio indo pro PATH fazer compras, tá? As lojinhas podem estar fechadas, mas há menos movimento embaixo da terra. 😛

Além de todos os túneis, algumas das passagens são elevadas, em passarelas suspensas, ou até no nível da rua mesmo, mas todas fechadas. Se você gosta de explorar a cidade no inverno, Toronto é a opção perfeita pra você. Pelas ruas, muita neve é esperada, mas lá embaixo, só alegria. Além de proteger do frio no inverno, no verão esse complexo também ajuda a se esconder do calor úmido.

 

Como funciona o Toronto PATH

Acesso entre o Eaton Centre e o Toronto PATH

Acesso entre o Eaton Centre e o Toronto PATH

Pra acessar o Toronto PATH não têm segredo. Existe um mapa que mostra todos os pontos da cidade que têm acesso à rede (veja mais pra baixo). Entrando por um desses pontos, existem placas indicativas que mostram as possíveis direções a partir daquele ponto. Já queria deixar registrado que já acho o logo do Toronto PATH lindinho. 💕

A rede cobre, principalmente o centro financeiro da cidade, o burburinho que se desenrola a partir da Union Station, a estação principal, que junta metrô, trens, trens expressos e ônibus. Mas contando que a partir dos pontos mais periféricos ela ainda pode se conectar com o sistema de transportes, uma boa parte do seu caminho você estará coberto… literalmente.

Curiosidade sobre a Union Station: essa é a estação principal da VIA Rail Canada, empresa de trens canadense, que conecta Toronto às principais cidades das províncias de Ontário e Quebec e também a Vancouver com o famoso trem transcontinental The Canadian.

Uma das entradas do metrô no Toronto PATH perto do Eaton Centre

Uma das entradas do metrô no Toronto PATH perto do Eaton Centre

Minha 1ª entrada no PATH foi no acesso Dundas, por dentro do Eaton Centre, o principal shopping center deles (e que tinha uma loja dos chocolates Lindt com 50% off 🤤) e só um conjunto de portas duplas de vidro separam um do outro, acima das portas tem o logo do PATH, identificando a rede e também os serviços conectados, como o símbolo do metrô e da TTC (Toronto Transit Commission) rede metropolitana que engloba todos os meios de transporte.

Logo que passei por elas, à minha direita tinha o acesso para o metrô já nas catracas. Em frente, placas, máquinas para comprar bilhete, vending machines e acessos pra tudo quanto é lugar. À minha esquerda, um pequeno corredor levava à uma escada que subia e outra que descia. Antes desse corredor, uma das lojinhas que vendia comida. Esse pedaço todo, parecia uma entrada de estação de metrô mesmo.

Uma das entradas do PATH, em um prédio comercial de Toronto, com uma Starbucks

Uma das entradas do PATH, em um prédio comercial de Toronto, com uma Starbucks

Uma outra vez que entrei no Toronto PATH, no Royal Bank Plaza, o cenário era bem diferente. Parecia realmente um shopping center, com piso liso e refletindo a iluminação toda projetada e várias telas espalhadas entre muitas lojas e escadas rolantes.

Uma das telas, inclusive, dava todas as coordenadas para transporte. Todas MESMO! Mostrava, a partir daquele ponto, quanto tempo demorava pra chegar em cada uma das plataformas indicadas na tela, quanto tempo os trens demorariam pra sair, quanto tempo o trânsito ia levar se você fosse dali de carro para o aeroporto, dali quanto tempo sairiam os ônibus, quanto tempo o Uber demorava pra chegar e até o estacionamento de bicicletas e quantas ainda tinham disponíveis para locar. Tipo, surreal!

O PATH tem lojas pra compras e telas com indicações de tempos para o transporte de Toronto

O PATH tem lojas pra compras e telas com indicações de tempos para o transporte de Toronto

Eu sei, não deveria ser surreal, mas morando no Brasil, que eu amo de paixão mas que falha muito no funcionamento das cidades, é de se surpreender. São Paulo, onde eu moro já tem algumas iniciativas, mas quando você chega em Toronto e vê uma cidade em pleno funcionamento, é impossível não comparar por menos que eu goste disso.

Se ainda não deixei claro, o acesso ao PATH é gratuito, obviamente. Você vai pagar se acessar trens e metrô, por exemplo, mas pode circular livremente pelos túneis todos. É até estranho você estar na calçada, entrar num prédio comercial X que não tem nenhuma ligação com você, passar pelo hall deles e descer as escadas rolantes rumo ao mundo subterrâneo, mas a sensação, pra gente que não está acostumado, é quase infantil de tão divertido. 😛

 

Mapa PATH

Mapa de 2019 do Toronto PATH - Foto: Divulgação

Mapa de 2019 do Toronto PATH – Foto: Divulgação

Sim, tudo lindo de saber, mas sem visualizar, fica mais complicado, né? Que tal um mapa? 🙂

Eu voltei de lá há 1 mês e eles fizeram uma atualização no site oficial, no mapa e na identidade visual desse mapa.

Aí em cima está o print do mapa atual do Toronto PATH e abaixo o mapa antigo (de 1 mês atrás), que eu acho mais fácil de visualizar, porque mostra o mapa do PATH sobreposto às ruas de forma mais realista e menos estilizada.

Mapa de 2018 do Toronto PATH - Foto: Divulgação

Mapa de 2018 do Toronto PATH – Foto: Divulgação

Mas, caso esteja vendo essa matéria muito tempo depois da publicação, dê uma conferida no site do PATH para pegar a última versão, ok? Minha dica é imprimir o PDF do mapa antes de viajar pra ficar mais fácil de se localizar. 😉 Além do mapa, no site também é possível ver todos os pontos que são conectados com o PATH, divididos em 7 categorias:

  • Ver e Fazer
  • Comer e Beber
  • Saúde
  • Serviços
  • Compras
  • Hospedagem
  • Edifícios

 

E você? Tem alguma dica sobre o Toronto PATH?
Deixe seu comentário pra ajudar outros viajantes. 😉

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar