15 de janeiro de 2023

Destinos com melhor promoção turística LGBTQIA+ | 2º Prêmio Viaja Bi!

Como parte do 2º Prêmio Viaja Bi!, o júri composto por 63 especialistas e viajantes frequentes indicou, em sua visão, quais foram os destinos com a melhor promoção turística LGBTQIA+. As indicações foram bastante variadas, algumas com uma indicação, somente. O ranking completo está abaixo.

Beach club com espreguiçadeiras na areia, estrutura em madeira branca, passarelas e bandeiras do orgulho em frente a um paredão de pedra com construções no topo.

Espanha recebeu menção honrosa como o destino que fez melhor promoção de turismo para a comunidade LGBTQIA+ no 2º Prêmio Viaja Bi!, na foto, beach club em Torremolinos – Foto: Rafael Leick

 

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

 

 

🦄 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🦄 MELHOR PROMOÇÃO TURÍSTICA LGBTQIA+ 🦄

Considera as indicações diretas e nominais e soma pontos de destinos internos para destinos majoritários, de acordo com a metodologia da premiação

  1. Espanha
  2. EUA
  3. Rio Grande do Norte (Brasil)
  4. Rio de Janeiro-RJ (Brasil)
  5. Alemanha / Mato Grosso do Sul (Brasil)
  6. Amsterdam (Holanda) / Argentina / Bahia (Brasil) / Holanda / Lisboa (Portugal) / Salvador-BA (Brasil) / São Paulo-SP (Brasil) / Toronto (Canadá)
  7. Dubrovnik (Croácia) / Islândia / Londres (Reino Unido) / Malta / Noruega / Porto Rico / Taiwan / Tel Aviv (Israel) / Uruguai

 

🏆 VENCEDOR: ESPANHA

A Espanha foi o destino com menções a mais cidades ou regiões diferentes, não se concentrando somente em um ou dois. Além de muitas menções nominais em várias categorias, foram mencionados diversas cidades ou regiões espanholas: Andaluzia, Barcelona, Bilbao, Costa de la Luz, Gran Canária, Ibiza, Madrid, Maiorca, Málaga, Menorca, San Sebastián, Santiago de Compostela, Sevilha, Sitges e Torremolinos.

Nas menções nominais em todo o prêmio, Barcelona está no topo, junto com dois destinos brasileiros. No Top 10 da categoria Destinos Internacionais, os espanhóis emplacaram destinos em 3 posições diferentes. Essa presença muito forte e “pulverizada” comprova que o título desta menção honrosa não poderia ir para mais ninguém, pois a promoção turística como destino LGBTQIA+ está sendo bem feita, seja de forma oficial ou informal.

A Espanha também é o país com mais menções nominais no prêmio, sendo 19 no total, seguida da Tailândia com 16, Islândia e Portugal com 14 e Curaçao com 12.

➡️ Leia mais sobre a Espanha

 

🏷️ DESTAQUES PARA O JÚRI:

🏷️bares, baladas, lojas e cafés LGBTQIA+, 🏷️bairro Chueca (Madrid), 🏷️todo tipo de comércio abraça a causa, 🏷️4º país do mundo a legalizar casamento homoafetivo, 🏷️Paradas do Orgulho, 🏷️vida noturna intensa, 🏷️verão pulsante, 🏷️gente bonita, 🏷️arquitetura ousada, 🏷️gastronomia rica, 🏷️festivais para ursos, 🏷️festas de circuito gays e lésbicas, 🏷️segurança nas ruas, 🏷️atendimento inclusivo, 🏷️lindas praias, 🏷️cidades e vilas pitorescas, 🏷️diversão, 🏷️beleza natural, 🏷️resorts e hotéis gays, 🏷️direitos LGBTQIA+ avançados, 🏷️grande comunidade, 🏷️beach clubs, 🏷️praias nudistas, 🏷️cultura vibrante.

“A Espanha, sem sombra de dúvidas, é um dos destinos mais incríveis para a comunidade LGBTQIA+. A começar pela capital Madrid, que atrai milhares de turistas gays todos os anos por conta de seus bares e baladas voltados para o público do vale. Além disso, o bairro Chueca, também na capital madrileña, é considerado um bairro totalmente gay. Por lá, você encontra facilmente lojas, cafés, bares e todo tipo de comércio que abraça a causa LGBTQIA+ com muito carinho. Os espanhóis foram um dos primeiros a legalizar o casamento homoafetivo, já em 2005, e a Parada de Madrid é a maior da Europa, atraindo em média 1 milhão de pessoas a cada edição”.
Alexander Cesar
“Além dos pontos históricos obrigatórios, Madrid traz acolhimento em cada rua, principalmente nas localizadas no bairro Chueca, com inúmeros estabelecimentos criados por LGBTQIAP+, além de uma intensa vida noturna”.
Alex Alexandre
“Madrid tem uma cena gay incrível durante o verão. Durante a Parada, tudo fica ainda mais gay e a gente ama ver o agito e a celebração da comunidade”.
Carlos Padoveze
“O verão da Espanha acontece em Barcelona, essa cidade alegre, vibrante e cheia de gente bonita! Barcelona é uma boa pedida em qualquer época do ano”.
Diego Queiroz
“Madrid é uma cidade com uma diversidade cultural grande, bons restaurantes, agito todos os dias da semana, ótimas opções de lojas para compras e muitos atrativos turísticos”.
Diogo Augusto
“Sevilha é uma das mais belas cidades da Espanha, ensolarada, com gente bonita e LGBTQIA+ friendly”.
Eduardo Gregori
“Barcelona é uma cidade efervescente , envolvendo um aspecto cultural diversificado, com arquitetura ousada e conceitos riquíssimos em gastronomia e moda. Tem opções para todos os gostos”.
Fabio Amancio
“Estar na Sitges Bears Week, em Sitges, foi uma das experiências mais legais que curtimos na Espanha”.
Fabio Pastorello
“Eu poderia citar diversas cidades espanholas, mas Madrid, para mim, é a que concentra os melhores bares, festas e baladas para o público LGBTQIA+”.
Fabrício Moura
“É um dos países com mais cidades cujos visitantes LGBTQIA+ afirmam sentir um clima verdadeiramente ‘friendly’ seja pela sensação de segurança nas ruas, no atendimento inclusivo nos meios de hospedagem ou nas diversas opções de diversão voltadas para nossa comunidade”.
Fernanda Dias
“Praias, bares, baladas e muita gente por todos os lados fazem da cidade espanhola de Barcelona uma das minhas preferidas para o turismo da nossa comunidade”.
Flávio Fusco
“Barcelona é cultura, praia, gente linda e amistosa e uma gastronomia extremamente rica. De longe, o lugar que eu moraria para sempre, a cidade mais gay friendly que conheci”.
Gabriel Guimarães
“Bilbao e San Sebastián não são tão turísticas quanto Barcelona e Madrid, mas a parte norte da Espanha, com influência basca, é amigável e descontraída. Os bares de vinho verde e pincho (“pinxto”) de San Sebastián são o paraíso culinário”.
Jim Gladstone
“No extremo sul da Espanha, onde o continente africano surge no horizonte, a Costa de la Luz é um dos lugares mais bonitos do planeta. Aqui, a história de cidades e vilas incrivelmente pitorescas como Cádiz, Vejer de La Frontera e Tarifa remonta a milênios, e as civilizações que vieram e foram deixaram sua marca na arquitetura e na culinária. Esta costa é imensamente popular para windsurf e kitesurf, e você se encontrará entre os turistas da comunidade LGBTQIA+ da vizinha Sevilha”.
Jurriaan Teulings
“Ibiza é verão com muita festa e diversão para quem procura esse tipo de destino e quer se sentir bem sem se preocupar com a violência e preconceito”.
Leandro Gonçalves
“Madrid é a capital LGBTQIA+ do mundo, além de ter uma das principais Paradas do Orgulho. A cidade vibra a diversidade, ainda mais no bairro Chueca, área central dominada pela comunidade. É incrível”.
Luan Poffo
“A Espanha é hoje um dos países mais avançados quando o assunto é o turismo LGBTQIA+. Destinos conhecidos no país para este público são geralmente Barcelona e Ibiza, pela diversidade de atrações e vida noturna agitada. No entanto, a Ilha de Maiorca tem conquistado cada vez mais a atenção do público gay que busca aliar tranquilidade e beleza natural a seu programa de viagem. As praias de Maiorca são, em sua totalidade, LGBT-friendly, sendo muito comum encontrar casais do mesmo sexo, vindos de outros lugares da Europa para passar férias, tomando seu banho de sol e trocando afeto nas areias deste pedaço do Mediterrâneo”.
Luiz Cegato
“Gran Canária tem sido um destino quente e popular para os europeus há muitos anos e, hoje em dia, é um grande destino LGBTQIA+. Há um festival LGBTQIA+ de 10 dias todos os anos e tem muitos resorts, bares e festas gays”.
Matt Watkins
“Madrid é considerada a cidade mais queer de toda a Espanha, apesar da fama de Barcelona. Sua Parada – que acontece, em 2023, entre os dias 1 e 10 de julho – é considerada a maior da Europa e uma das maiores do mundo atraindo mais de 1,5 milhões de pessoas. O ponto de encontro é o bairro de Chueca”.
Natalie Soares
“Barcelona é super friendly, com muitas opções de lazer para a comunidade. Existe um famoso bairro que é conhecido por ser um bairro gay, por concentrar todos os bares e baladas LGBTQIA+. Ibiza é a cidade das festas! E tem para todos os gostos. É um paraíso, apesar de caro”.
Nícolas Guerra
“A Espanha tem uma mente muito aberta mas, além de ter direitos LGBTQIA+ progressivos, é famosa por ter provavelmente os destinos mais queer – de Sitges a Gran Canária. As principais cidades, como Barcelona e Madrid, têm grandes comunidades LGBTQIA+ e uma grande cena gay”.
Nomadic Boys
“Com não uma, mas duas Paradas do Orgulho por ano, vários festivais gays, a famosa e notória praia gay, mais bares gays do que você pode visitar em uma semana, Gran Canaria é um hotspot LGBTQIA+, mesmo em comparação com a dura concorrência de outras partes da Espanha. O centro de Yumbo tem um bar para todos os gostos e existem várias opções de acomodação friendly ou exclusivamente gay. Se você precisa de uma pausa da excelente praia gay, vale a pena visitar o interior da ilha. Ou, se você ama cultura, a capital Palma fica a apenas meia hora de carro da capital gay de Maspalomas. As Ilhas Canárias são quentes o ano todo, com temperaturas entre 20ºC e 30ºC e o custo de vida é menor do que em outras partes da Espanha. Os voos do continente têm valor em conta, então você pode facilmente combinar com uma visita às outras capitais gays Madrid ou Barcelona”.
Richard Frost
“A cidade de Torremolinos, localizada no sul da Espanha, é um clássico destino LGBTQIA+. Quer dizer, é bem mais gay mesmo. Há diversos beach clubs na praia voltados ao público masculino, além de baladas e bares noturnos. Málaga é outra cidade no sul da Espanha que é incrível, principalmente no verão, é claro. A Feria de Agosto é um festival que acontece durante cerca de dez dias e tem muita balada rolando pela cidade toda, além da tradicional feira cultural no centro da cidade. Bomba de gente e rende vários rolezinhos”.
Rubinho Vitti
“A Espanha é um dos países em que nós, como um casal gay, nos sentimos mais à vontade. O país parece ter adotado de vez o termo ‘gay friendly’ para si, especialmente em suas grandes cidades, como Madrid, Barcelona e Sevilha. E tem opções para todos os gostos: bairros gays com hotéis e restaurantes friendly, vida noturna agitada, praias (algumas de nudismo) e muita cultura, ótima gastronomia e vilarejos encantadores. Já fomos duas vezes e não vemos a hora de voltar”.
Sala de Embarque
“O país é cheio de grandes eventos para comunidade, desde festas voltadas mais para o público masculino, como o Circuit Festival, até para o público feminino, como o Ella Festival”.
Tavinhu Furtado
“Barcelona tem um pouco de praia, um pouco de história e um pouco de agito, assim é meu roteiro pela cidade. E ao passear por Las Ramblas é ótimo encontrar muitos outros casais LGBTQIA+ durante o caminho. Você não é um dos poucos entre uma galera super heteronormativa, como acontece em outras áreas turísticas da Europa”.
Thel Lavagnoli

 

Separamos, nas listas abaixo recortes sobre os resultados:

 

🦄 RANKING NOMINAL

Indicação direta e nominal, sem separação de nível geopolítico, como cidade, estado, região, país e até macrorregiões ou continentes

  1. Barcelona (Espanha) / Rio de Janeiro-RJ (Brasil) / Rio Grande do Norte (Brasil)
  2. Amsterdam (Holanda) / Berlim (Alemanha) / Bonito-MS (Brasil) / Espanha / Lisboa (Portugal) / Miami (Flórida, EUA) / Salvador-BA (Brasil) / São Paulo-SP (Brasil) / Toronto (Canadá)
  3. Alemanha / Argentina / Buenos Aires (Argentina) / Califórnia (EUA) / Dubrovnik (Croácia) / Fort Lauderdale (Flórida, EUA) / Honolulu (Havaí, EUA) / Islândia / Londres (Reino Unido) / Madri (Espanha) / Malta / Mato Grosso do Sul (Brasil) / Noruega / Pipa-RN (Brasil) / Porto Rico / Taiwan / Tel Aviv (Israel) / Uruguai

 

🦄 RANKING DE PAÍSES*

Indicações compiladas por países, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade, estado ou região)

  1. Espanha
  2. EUA
  3. Alemanha
  4. Argentina / Canadá / Holanda / Portugal
  5. Croácia / Islândia / Israel / Malta / Noruega / Porto Rico / Reino Unido / Taiwan / Uruguai

 

🦄 RANKING DE ESTADOS BRASILEIROS

Indicações compiladas por estados, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade ou região)

  1. Rio Grande do Norte
  2. Rio de Janeiro
  3. Mato Grosso do Sul
  4. Bahia / São Paulo

 

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

*Nestes recortes, o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que 85% do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias. As indicações compiladas por Estado (UF), entram no ranking.

 

Vale lembrar que estas são indicações pessoais de cada pessoa do júri e que, caso decida viajar para qualquer um dos destinos (da lista ou não), procure informações mais detalhadas sobre como ele trata a comunidade LGBTQIA+. Alguns destinos foram indicados como não friendly mas, também, em algumas categorias friendly, reforçando o aspecto pessoal nessa indicação. A intenção dessa lista é ser um guia, não um ranking definitivo.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar