2º Prêmio Viaja Bi!: os melhores destinos LGBTQIA+ para 2023
2023 acabou de começar e além de retomarmos a democracia no Brasil, retomamos também a nossa seleção de tendências dos melhores destinos LGBTQIA+, no Brasil e no mundo, para viajar neste ano. O 2º Prêmio Viaja Bi! marca a volta da premiação pioneira no mercado, que teve sua primeira edição em 2020, projetando os top destinos para a comunidade para o ano. Três anos e uma pandemia depois, estamos de volta, com a segunda edição. 🌈
O prêmio continua sendo uma bússola para viajantes planejarem suas viagens em 2023, com base nas tendências indicadas por especialistas em turismo e viajantes experientes e frequentes. A ideia é trazer para vocês a opinião destas pessoas por terem conhecimento e/ou um olhar específico sobre as tendências no turismo LGBTQIA+.
É interessante ver, por exemplo, como os destinos brasileiros cresceram na preferência e projeção do nosso júri nacional depois da pandemia. Alguns destinos clássicos se mantiveram mas, ao passar pelos resultados, recomendo que vocês vejam também o ranking nominal de cada categoria, que traz indicações menos óbvias que podem ser tão interessantes quanto as que estão no topo da lista.
O júri quase triplicou de tamanho nesta edição e você confere todos os nomes abaixo (ou clique aqui). São 63 pessoas do Brasil e de outros países que trabalham no segmento do turismo e/ou que viajam com frequência. O número de categorias também cresceu, trazendo novas que apontam os melhores destinos LGBTQIA+ em vários segmentos do turismo para nossa comunidade.
ÍNDICE DE CATEGORIAS DOS MELHORES DESTINOS LGBTQIA+:
- Destino Internacional
- Destino Brasileiro
- Destino para Casais
- Destino para Festas e Baladas
- Destino para Viagem Solo
- Destino para Aventura/Outdoor
- Destino para Beleza Natural
- Destino para Viagem em Família
- Destino para Viagem Cultural
- Destino para Viagem Gastronômica
- Melhor Promoção Turística para Viajantes LGBTQIA+
- Destino Imperdível que não é Friendly
Aproveite e boas viagens! 😉
🌎 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🌎DESTINO INTERNACIONAL🌎
-
- Buenos Aires (Argentina)
- Amsterdam (Holanda)
- Nova York (EUA)
- Barcelona (Espanha)
- Berlim (Alemanha)
🏆 VENCEDOR: BUENOS AIRES
Deu Argentina e não foi só na Copa do Mundo 2022! Nossos hermanos também lideraram com vantagem nosso ranking. Com o dólar ainda alto, o câmbio ficou muito mais favorável para visitar países na América do Sul. E Buenos Aires puxou a lista como o destino mais friendly.
A capital argentina costuma ser, já há muitos anos, o primeiro destino internacional de boa parte de viajantes do Brasil. Foi o meu, em 2008. Como turistas LGBTQIA+, a cidade sempre nos acolheu muito bem. Foi o primeiro país da América Latina e o segundo das Américas (só atrás do Canadá) a liberar o casamento homoafetivo.
Além disso, Buenos Aires sempre se reinventa. Visitei recentemente e, para quem gosta de apreciar uma boa comida (sem duplo sentido), são diversas novidades: mercados e pátios gastronômicos, além de um rooftop phyno na agitada Av. Corrientes. Logo logo tem um guia de Buenos Aires aqui no Viaja Bi!, mas tem spoilers na minha coluna no UOL.
➡️ Leia mais sobre Buenos Aires
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ INTERNACIONAIS
🇧🇷 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🇧🇷 DESTINO BRASILEIRO 🇧🇷
-
- São Paulo (São Paulo)
- Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
- Salvador (Bahia)
- Florianópolis (Santa Catarina)
- Belo Horizonte (Minas Gerais)
🏆 VENCEDOR: SÃO PAULO
A cidade que não dorme ficou no topo do nosso ranking de melhores destinos LGBTQIA+ brasileiros pela 2ª vez e por boa margem. Foi também mencionada em 6 das 9 categorias segmentadas, ficando no pódio em 4 delas. São Paulo também é um Estado e foi o primeiro no Brasil a ter uma lei antidiscriminação. A violência, num geral, aumentou depois da pandemia, é verdade, mas SP segue se renovando a todo tempo.
Indiscutivelmente, é o destino brasileiro com maior oferta para viajantes LGBTQIA+ (e não só para a letra G da sigla), seja de festas, eventos, restaurantes, bares, museus e até locais de pegação. Há diversos empreendimentos e iniciativas pensadas por e para a nossa diversa comunidade.
No Mês do Orgulho, além da Parada LGBTQIA+, sempre no domingo após o feriado de Corpus Christi, acontecem muitos eventos, como a Feira da Diversidade, e até paradas que ocorrem em paralelo, como a Marcha Trans e a Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais.
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ BRASILEIROS
💞 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
💞 DESTINO PARA CASAIS 💞
-
- Paris/França
- EUA / São Paulo (Brasil)
- Itália
🏆 VENCEDOR: PARIS / FRANÇA
A Cidade-Luz está no imaginário de casais hétero há décadas como um destino romântico e, este ano, junto com a França, foi eleita como o melhor destino para casais LGBTQIA+ no 2º Prêmio Viaja Bi!.
Para esta e outras categorias segmentadas, votos para cidades, estados ou regiões ajudam na pontuação do país (metodologia detalhada aqui). Assim, a França leva essa categoria, mas o destaque é para Paris, que teve muito mais indicações nominais que o próprio país e outros destinos franceses não tiveram indicação nominal.
Tanto Paris quanto a França, como um todo, são consideradas românticas, mas para LGBTQIA+ praticantes de naturismo (compromissados ou solteiros), é também um destino que oferece muitas opções, como a praia gay St. Laurent d’Eze, na Riviera Francesa. Em Paris, conheci um restaurante nudista que, infelizmente, fechou. E, para famílias LGBTQIA+, a Disneyland Paris fica ali pertinho. Paris também foi palco dos Gay Games, em 2018.
➡️ Leia mais sobre Paris ➡️ Leia mais sobre a França
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA CASAIS LGBTQIA+
🪩 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🪩 DESTINO PARA FESTA E BALADA 🪩
-
- São Paulo-SP (Brasil)
- Espanha (vários destinos)
- EUA (vários destinos)
🏆 VENCEDOR: SÃO PAULO
A cidade com a maior Parada LGBTQIA+ do mundo (sempre disputando com Nova York), ficou no topo do nosso ranking também nessa nova categoria, com o dobro da votação do 2º lugar.
SP é o destino brasileiro com maior oferta para viajantes que gostam de curtir a noite e um dos poucos no mundo com opções para mulheres lésbicas e bissexuais, como The L Club, Festa Valentina, Vermont Itaim e Espeto de Bambu. A cena alternativa também bomba, com festas mais liberais onde a roupa é opcional, como Dando e Kevin.
Apesar da cena eletrônica ser bastante forte, como no recém-inaugurado Komplexo Tempo, a cidade oferece opções de todos os tipos e para todos os bolsos. A festa Santo Forte, por exemplo, traz músicas brasileiras em um ambiente mais relaxado, e a Ursound tem foco na comunidade de gays ursos. A Tokyo a a Yatch são cenários comuns em fotos no Instagram e a Blue Space é um ícone dos shows de drag queens, revelando grandes nomes da cena atual.
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA FESTA E BALADA LGBTQIA+
🎒 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🎒 DESTINO PARA VIAGEM SOLO 🎒
-
- Rio de Janeiro-RJ (Brasil)
- Espanha (vários destinos)
- EUA (vários destinos)
🏆 VENCEDOR: RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro sempre foi o cartão-postal brasileiro para turistas LGBTQIA+ do mundo inteiro e sempre figurou nos rankings internacionais de destinos friendly. Já teve programas específicos para o desenvolvimento deste segmento do turismo antes da onda conservadora dos últimos anos.
Mas há iniciativas que buscam fomentar o segmento e a RioTur, órgão de turismo da Prefeitura do Rio, têm buscado se aproximar de entidades que promovem o turismo LGBTQIA+ e investido em ações com o trade local – quem trabalha no turismo na cidade – para tornar o Rio cada vez mais um destino seguro (para a comunidade, digo).
A combinação de praia e festas e o clima de azaração ajudaram a eleger o Rio como melhor destino para viagens solo LGBTQIA+, com destaques para a Rua Farme de Amoedo e a praia entre os postos 8 e 9 da praia de Ipanema, ambos próximos. Recentemente, a praia do Leme também tem despontado como point para a comunidade.
➡️ Leia mais sobre o Rio de Janeiro
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM SOLO LGBTQIA+
🥾 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🥾 DESTINO PARA AVENTURA/OUTDOOR 🥾
-
- Chile
- Mato Grosso do Sul (Brasil)
- Argentina
🏆 VENCEDOR: CHILE
Numa votação bastante apertada, Chile disputou e venceu o topo do pódio como melhor destino para turistas LGBTQIA+ que gostam de viagem de aventura e viagem outdoor, ou seja, ao ar livre.
Entre diversas opções incríveis no país, o destino divide com a Argentina sua região mais indicada – a Patagônia – e merece demais o prêmio. Sou suspeito, mas eu amo.
Nosso vizinho sul-americano campeão tem um formato esticado e vertical no mapa, o que oferece a turistas uma diversidade de climas para explorar. Do Atacama, o deserto mais seco do mundo, aos terrenos acidentados e gelados de Torres del Paine, passando pela floresta da região de Temuco e Pucón, perto de onde fica a Reserva Biológica Huilo-Huilo, e os picos esquiáveis do Valle Nevado, pertinho da capital chilena, Santiago, as opções são muitas.
Este é o tipo de viagem que eu mais amo e já fui algumas vezes, então assino embaixo e recomendo!
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM DE AVENTURA/OUTDOOR
☀️ MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
☀️ DESTINO PARA BELEZA NATURAL ☀️
-
- Rio de Janeiro-RJ (Brasil)
- Fernando de Noronha-PE (Brasil) / Lençóis Maranhenses-MA (Brasil)
- Bahia (Brasil)
🏆 VENCEDOR: RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro continua lindo! Não à toa, o termo mais usado pelo nosso júri para descrever o vencedor da categoria Beleza Natural não poderia ter sido outro: Cidade Maravilhosa. E o Rio não é o único destino brasileiro que está em alta. Em uma disputa acirrada, Fernando de Noronha (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) empataram no 2º lugar, empurrando os destinos internacionais para baixo.
E o título é merecidíssimo, né? Ver os morros e pedras gigantescas que emergem do mar e a vista lá de cima do Corcovado é surreal! Isso sem falar do óbvio: as praias lindíssimas. De carro, ainda é possível visitar praias selvagens, com menos movimento, incluindo a praia de nudismo de Abricó, que tem uma parte aberta ao público geral e uma seção onde estar pelado é obrigatório.
O cenário de praia também serve de palco para um dos Réveillons mais famosos do mundo e é um paraíso para os gringos. Não dá para perder: ver o pôr do sol no Arpoador.
➡️ Leia mais sobre o Rio de Janeiro
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA BELEZA NATURAL
🎈 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🎈 DESTINO PARA VIAGEM EM FAMÍLIA 🎈
-
- Orlando / EUA
- Portugal
- Gramado-RS (Brasil)
🏆 VENCEDOR: ORLANDO/EUA
A gente cresce, mas Orlando não sai da cabeça. Visitar parques da Disney e da Universal (vem, Harry Potter!) é sonho de muita gente. Mas, para famílias LGBTQIA+ viajantes, é parada obrigatória! Tanto que o destino recebeu mais que o dobro das indicações do segundo lugar nesta categoria do 2º Prêmio Viaja Bi!.
Os EUA viriam em 2º lugar mesmo se não contarmos a terra do Mickey, mas como é um país único, eles dividem o topo do pódio. Além de menções nominais a Orlando e aos EUA, também foram indicados: Fort Lauderdale e Tampa, ambos na Flórida; Califórnia e San Diego, que também fica na Califórnia.
Os parques têm ações, como o Gay Days da Disney, que atraem famílias homoparentais. Mas, indo além, a cidade ainda conta com uma forte noite LGBTQIA+ e o turismo de Orlando se promove para a comunidade em suas redes. Há também um memorial do massacre na boate Pulse que, em 2026, vai virar um complexo envolvendo museu, memorial e calçada dos sobreviventes.
➡️ Leia mais sobre Orlando ➡️ Leia mais sobre os EUA
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA FAMÍLIAS LGBTQIA+
🎭 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🎭 DESTINO PARA VIAGEM CULTURAL 🎭
-
- São Paulo-SP (Brasil)
- Londres (Inglaterra, Reino Unido)
- França
🏆 VENCEDOR: SÃO PAULO
E deu São Paulo mais uma vez, mas desta vez, com votação mais apertada. As indicações para Londres e para França (com destaque para Paris, claro), não ficaram muito atrás. O 2º lugar foi desempatado por votação nominal.
Mas a maior cidade da América do Sul ainda impõe sua potência cultural: do teatro “padrão Globo” e grandes musicais ao teatro alternativo com grande representatividade LGBTQIA+; de museus icônicos como o MASP ao Museu da Diversidade Sexual, em uma estação do metrô; de exposições populares únicas a roteiro geek; de escalada indoor à cultura pulsante na periferia; do Festival Mix Brasil a grafites em museus a céu aberto .
Mais forte desde 2016, o Carnaval de Rua de SP rapidamente foi catapultado a um dos maiores do país, se estendendo por muitos fins de semana. Também é parte da cultura LGBTQIA+ paulistana se reunir para beber, seja na Praça Roosevelt ou na região Augusta-Frei Caneca.
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM CULTURAL
🍜 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🍜 DESTINO PARA VIAGEM GASTRONÔMICA 🍜
-
- São Paulo-SP (Brasil)
- Minas Gerais (Brasil)
- Tailândia
🏆 VENCEDOR: SÃO PAULO
Este, definitivamente, foi o ano de São Paulo e, nesta categoria, com grande vantagem! Mas, no ranking completo, diversos outros destinos brasileiros tiveram destaque, como Minas Gerais, que levou o 2º lugar com indicações nominais e às cidades de Belo Horizonte e Tiradentes.
A capital paulista oferece, 24h por dia, gastronomia mundial em diversos bairros; alguns com forte influência de seus imigrantes. É o caso dos japoneses na Liberdade e dos italianos no Bixiga e na Mooca, por exemplo. A pizza paulistana está sempre nas listas das melhores do mundo. As gelaterias de marcas internacionais competem em pé de igualdade com as sorveterias de bairro. Para quem gosta de surpresas, a cidade oferece ótimas experiências, como o escondido Como Assim?!… ou o alto padrão Spot.
A comunidade LGBTQIA+ conta também com a hamburgueria hétero-friendly Castro Burger e diversos cafés, como o Urbe ou as unidades da Starbucks.
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES DESTINOS PARA VIAGEM GASTRONÔMICA
🦄 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🦄 MELHOR PROMOÇÃO TURÍSTICA LGBTQIA+ 🦄
-
- Espanha
- EUA
- Rio Grande do Norte (Brasil)
🏆 VENCEDOR: ESPANHA
A Espanha foi o destino com menções a mais cidades ou regiões diferentes, não se concentrando somente em um ou dois. Além de muitas menções nominais em várias categorias, foram mencionados diversas cidades ou regiões espanholas: Andaluzia, Barcelona, Bilbao, Costa de la Luz, Gran Canária, Ibiza, Madrid, Maiorca, Málaga, Menorca, San Sebastián, Santiago de Compostela, Sevilha, Sitges e Torremolinos.
Nas menções nominais em todo o prêmio, Barcelona está no topo, junto com dois destinos brasileiros. No Top 10 da categoria Destinos Internacionais, os espanhóis emplacaram destinos em 3 posições diferentes. Essa presença muito forte e “pulverizada” comprova que o título desta menção honrosa não poderia ir para mais ninguém, pois a promoção turística como destino LGBTQIA+ está sendo bem feita, seja de forma oficial ou informal.
A Espanha também é o país com mais menções nominais no prêmio, sendo 19 no total, seguida da Tailândia com 16, Islândia e Portugal com 14 e Curaçao com 12.
➡️ VEJA O RANKING DE MELHORES PROMOÇÕES TURÍSTICAS LGBTQIA+
⛔ MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
⛔ DESTINO IMPERDÍVEL MAS NÃO FRIENDLY ⛔
-
- Egito
- Budapeste (Hungria)
- Marrocos / Namíbia
🏆 VENCEDOR: EGITO
Um dos destinos mais icônicos quando falamos em turismo é o Egito. As pirâmides são ícones entre os pontos turísticos do mundo e preenchem publicidade de agências de viagem, mas a realidade para a comunidade LGBTQIA+ não é tão colorida assim.
Não há uma lei que criminalize a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo, mas a lei de combate à prostituição é seletivamente usada para atingir indivíduos da comunidade LGBTQIA+. Sob que acusação, você me pergunta? A mais comum: incitar ou induzir a devassidão, seja lá o que isso significa! A pena máxima é de três anos de prisão, mas já rolou algumas de mais de 6 anos e tem uma proposta de lei tramitando agora para aumentar para 7 anos!
Em 2020, um conselho do governo condenou publicamente a homossexualidade e incentivou terapias de conversão. Há registros de policiais usando Grindr e outras formas de contato online para atrair gays, prenderem e submetê-los a estupro, que eles chamam de “exames anais”, só que forçados. E isso vale até para turistas!
➡️ Leia mais sobre os países homofóbicos do mundo
➡️ VEJA O RANKING DE DESTINOS IMPERDÍVEIS MAS NÃO FRIENDLY
2º Prêmio Viaja Bi!: Melhores Destinos LGBTQIA+
🗳️ CATEGORIAS
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Internacional
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Brasileiro
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Casais
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Festa e Balada
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Viagem Solo
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Aventura/Outdoor
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Beleza Natural
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Viagem em Família
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Viagem Cultural
- Melhor Destino LGBTQIA+ – Viagem Gastronômica
- Melhor Promoção de Destino para Viajantes LGBTQIA+
- Destino Imperdível que não é Friendly
⚖️ JÚRI
O Viaja Bi! consultou 63 especialistas e viajantes frequentes*. Alguns são casais que contam como 1 indicação em cada campo por trabalharem no mesmo projeto. Convidamos especialistas e viajantes frequentes do Brasil e internacionais que são parte da comunidade LGBTQIA+.
Editora do Tô Pensando em Viajar, fotógrafa, videomaker e astróloga. Tudo junto e organizado.
Rafael e Tiago são criadores de conteúdo na Buslifebr e vivem em um motorhome, indo do Brasil ao Alasca.
Apaixonado por viagens, compartilha no Instagram os registros e dicas dos destinos que visitou.
Consultor para cidadania italiana e influencer no Manual de Intercâmbio vivendo em Dublin.
Começou no Turismo em 1997 e trouxe a IGLTA (Associação Intl. de Turismo LGBTQ+) para o Brasil.
Jornalista, professor de relatos de viagem e colunista de turismo consciente da rádio Nova Brasil FM.
Educador, secretário da APOLGBT-SP (Parada SP), drag queen, ultramaratonista e produtor cultural.
Autor, cantor e compositor, Diego Queiroz é carioca vivendo em SP e já conheceu mais de 20 países.
Mineiro viajante e criador do blog Uai tá viajando!, é apaixonado por viagens e entretenimento.
Editor-chefe da revista Spartacus Traveler, especialista de viagens e conhece mais de 75 países.
Especialista em turismo LGBTQIA+, Ed dá treinamentos para inclusão LGBTQIA+ na hotelaria.
Jornalista, colunista de viagem/turismo no TudoEP, portal do interior de SP, e criador do blog Eu Por Aí.
Médico veterinário e apaixonado por viagens, Fabio administra o perfil @sotaliaambiental.
Criador do Viagens Cine e editor de conteúdo audiovisual de viagens para as redes sociais.
Fundador do Passageiro de Primeira, é especialista em aviação, milhas e pontos, salas VIPs e hotéis.
Criador de conteúdo do blog Vou na Janela, designer paulistano e apaixonado pelo mundo.
Guia de turismo, criador de conteúdo no @felpsviaja, fotógrafo, criador de agência de Turismo LGBTQIA+.
Turismóloga, palestrante e especialista em Diversidade & Inclusão, Fernanda é idealizadora do DiversiPerifa.
Ator, apresentador, publicitário e produtor de conteúdo do #FuiComFusco no Instagram e YouTube.
Produtor de conteúdo, jornalista, autor e roteirista na TV Globo. Criador do perfil @flyingfredy.
Relações Públicas e apaixonado por tecnologia, Gabriel se tornou nômade digital durante a pandemia.
Guilherme Soares Dias é jornalista, empreendedor e consultor em diversidade. Criador do Guia Negro.
Designer de jornadas e piloto de avião, Gustavo, ou Gusti, já explorou diversos destinos nada óbvios.
Turista profissional que já conheceu 55 países. Criador de conteúdo no perfil @humbertopelomundo.
Jornalista e fundadora do site Passaporte Acessível, é especialista em turismo e inclusão.
Editor da revista PASSPORT, é colaborador de viagem para os veículos Gay Cities, Edge e Vacationer.
Presidente da Associação dos Surdos de SP, Jorge é ativista em prol das PCD e LGBTQIAP+.
JP Polo é palestrante, consultor e jornalista em temas relacionados a D&I no mercado de trabalho.
Autor e fotógrafo premiado com 20 anos de viagem na bagagem, Jurriaan vive em Amsterdam.
Carioca, guia de turismo e criador do perfil Preto Viajante, onde compartilha suas viagens.
Viajante profissional, que desde 2016 faz consultoria de viagem. Criadora do Partiu Viajar Blog.
Latino-americano, mochileiro e turismólogo, Lucas Diniz, ou Ruka, é especialista em Ecoturismo.
Matt Wakins é fotógrafo profissional de viagem e comercial que vive em Toronto, Canadá.
Criador e nudista, é especialista em expedições para Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses.
Aline e Renata inspiram pessoas a viajar mais e estar em contato com a natureza no Mundo sem Muros.
Fundadora do Sundaycooks, editora de conteúdo, mente criativa dos projetos de web do Estúdio Sunday.
Apaixonado por comida e viajante experiente, o australiano Nick é piloto em uma companhia aérea.
Stefan e Sebastien são criadores do principal blog de viagem gay do mundo, o Nomadic Boys.
Criadoras do Once Upon A Journey, compartilham dicas de viagem para mulheres queer viajantes.
Ator, produtor e escritor, Rafael Bolacha é idealizador do projeto Uma Vida Positiva.
Rafael é colunista no UOL, criador do Viaja Bi!, do podcast Casa na Árvore e do evento Mala Pronta.
Viajante, amante de cinema, curioso e futuro cineasta, Rafael já trabalhou na aviação.
Gustavo e Luiz são pais, viajantes frequentes e criadores do perfil Reservas Pra Dois.
Editor do Viaje na Viagem, foi publicitário e pioneiro na internet. Escreve livros e colunas de viagem.
Originalmente de Londres (Inglaterra), Richard Frost agora viaja o mundo como nômade digital.
Criador do blog e canal Um Viajante e co-fundador do Café do Viajante, café temático em Curitiba.
Jornalista de Piracicaba (SP) e músico, Rubinho vive em Dublin desde 2017 e escreve para o E-Dublin.
Casal apaixonado por viajar, Erik e Técio compartilham suas experiências no blog Sala de Embarque.
Jornalista carioca de 44 anos, é publisher da BeFree Mag e Diretor de Turismo da Câmara LGBT.
João Víctor e Bruno são embaixadores do turismo do Rio e o casal de criadores do Tesouros do Brasil.
Há uma década, Thel escreve sobre turismo com matérias premiadas e esteve em mais de 30 países.
Bicha Preta Pelo Mundo cheia de axé, que ama viajar, conhecer pessoas e vivenciar histórias.
Thai e Silvana estão na estrada desde 2017 e compartilham suas viagens no Instagram e YouTube.
🛂 REGRAS E METODOLOGIA
- Cada membro do júri preencheu um formulário indicando 5 destinos internacionais e 5 destinos brasileiros, justificando sua escolha;
- Membros estrangeiros do júri que não conheçam o Brasil não indicaram destinos brasileiros;
- Para as categorias de segmentos do turismo LGBTQIA+, nosso júri não precisou justificar a indicação
- As indicações em todas as categorias foram para o conceito amplo de “destino”, podendo ser região turística, país, estado ou cidade;
- O destino colocado na 1ª posição, ou seja, com mais pontos, vence a categoria;
- Os pontos para as indicações nas categorias Destino Internacional e Destino Brasileiro foram contabilizados da seguinte maneira:
- 1º destino indicado tem peso 5
- 2º destino indicado tem peso 4
- 3º destino indicado tem peso 3
- 4º destino indicado tem peso 2
- 5º destino indicado tem peso 1
- Nas categorias Destino Internacional e Destino Brasileiro, a contagem de indicações foi nominal, ou seja, a contagem de pontos considera todos os níveis de destino igualmente;
- Nas categorias de segmentos turísticos:
- caso haja mais de um destino interno indicado na categoria, os pontos das indicações nominais de destinos internos e majoritários são somados para medir pontuação total (exemplo: são somados os pontos de Madri, Barcelona e Espanha para conferir pontos à Espanha);
- para destinos internacionais, considera-se:
- destino interno: cidade, região turística, estado
- destino majoriário: país;
- para destinos brasileiros, considera-se:
- destino interno: cidade ou região turística;
- destino majoritário: estado;
- o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que 85% do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias;
- o total de pontos do destino majoritário – com exceção do Brasil – é inserido no ranking geral;
- possíveis desempates levam em conta os que têm mais indicações nominais;
- no caso de um destino interno ser o que tem mais pontos dentro de um majoritário, ambos podem dividir o topo do pódio (exemplo: se Berlim tem 8 indicações, a soma Alemanha+internos tem 14, Portugal+internos tem 6 e Paris tem 5; o ranking ficará: Berlim/Alemanha em 1º, Portugal em 2º, Paris em 3º);
- As regras para desempate seguem a ordem abaixo:
- destino que tem mais votos nominais, sem contar pontos extras;
- destino que recebeu mais pontos adicionais (detalhes abaixo) por destinos internos;
- destino recebeu mais votos como 1ª opção;
- destino recebeu mais votos como 2ª opção;
- destino recebeu mais votos como 3ª opção;
- destino recebeu mais votos como 4ª opção;
- destino recebeu mais votos como 5ª opção;
- As seções de aspas e “destaques para o júri” foram extraídas das justificativas de indicação nas categorias Destino Internacional e Destino Brasileiro e, posteriormente, editadas para correção de erros de digitação, ortografia ou gramática ou para redução para o espaço disponível, sem prejuízo à intenção do texto original;
- O resultado de cada categoria será publicado pelo Viaja Bi! e, à medida que todas estiverem publicadas, esta página com o resumo da premiação será publicada e seu conteúdo poderá ser resumido para divulgação para imprensa.
E você concorda com os resultados?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
*Na seleção – e posterior convite – ao júri, foram contemplados diversos espectros da diversidade, principalmente sexual, racial, etário e geográfico. Convidamos lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, drag queens, pretos e pessoas com deficiência. Por diferentes motivos, nem todas as pessoas convidadas puderam participar. Caso tenha sugestões para o júri da próxima edição, deixe sua indicação na caixa de comentários abaixo.
2 Comentários
Ruben
Olá Rafael. Adorei o seu artigo que despertou a minha curiosidade em conhecer as cidades vencedoras do Prêmio Viaja Bi! Estive em Portugal, na cidade do Porto o mês passado, Abril 2023, com o meu marido e gostamos muito da vida noturna. Os bares e discotecas estão em pleno centro histórico da cidade – que diga se de passagem é realmente bem policiado mesmo durante a noite. No último dia desta viagem fizemos um tour que teve saída do Porto, e paramos em Braga, Gêres e Ourense. Gostamos muito de Ourense, Espanha que tem muitas termas, cada uma com uma temperatura diferente e pasmem, a entrada era livre. Isso mesmo, 100% gratuito. As pessoas que usam as termas são muito mente aberta e haviam gays a trocar caricias sem receberem olhares reprovadores. Adoramos mesmo e para o ano vamos voltar lá. Aqui tem um link com mais info para quem quiser saber mais sobre as termas de Ourense: https://www.spain.info/pt_BR/descobrir-espanha/ourense-termas/
Não esperava muito do tour porque foi até barato (30 euros cada pessoa), mas o guia foi super atencioso com a gente. Era um grupo pequeno. Saimos do Porto as 8h da manhã e voltamos já eram quase 9h da noita. Mesmo o guia quis ficar mais tempo nas termas e nós claro, concordamos. Aquilo é um paraíso.
Se quiserem saber mais sobre esses tours, vejam em Yeaptours.
Nas próximas férias espero ir de novo visitar Espanha e talvez os Pireneus na França, onde também existem bastantes termas. Como dar para ver, ficamos apaixonados das termas. Abraço a todos.
Obrigado pela matéria TOP Rafael!
Rafael Leick
Obrigado, Ruben! 🙂