30 de março de 2017

Castelo Rá-Tim-Bum tem nova exposição em São Paulo

Depois de um sucesso estrondoso e filas homéricas no MIS – Museu da Imagem e do Som durante seis meses, entre julho de 2014 e janeiro 2015 (e depois reaberta em menor escala entre fevereiro e abril do mesmo ano), o Castelo Rá-Tim-Bum volta a São Paulo, dessa vez no Memorial da América Latina.

Eu em frente à fachada do Castelo

Eu em frente à fachada do Castelo

Um dos programas infantis de maior sucesso da TV brasileira, que ficou no ar entre 1994 e 1997, ganhador de prêmios e que conquistou o coração de, pelo menos, três gerações. E, a partir das 19h dessa sexta-feira, dia 31 de março de 2017, o público paulistano e os turistas de passagem pela cidade poderão ver de pertinho diversos objetos de cena, figurinos e personagens originais da série.

O Memorial da América Latina, que fez sucesso em 2016 por reconstruir a Vila do Chaves, montou, em uma área de 700m² anexa ao Pavilhão da Diversidade, um Castelo Rá-Tim-Bum de verdade!

Foto com o Porteiro, na abertura da nova exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

Foto com o Porteiro, na abertura da nova exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

Próximo ao Portão 12, tudo foi recriado com a maior fidelidade possível ao desenho original: a torre de 15m de altura com a bandeira tremulando no topo, janelas, colunas, catavento e portas, com direito à recepção do Porteiro de lata. É impressionante!

Nessa quarta à noite, fui pelo ExploraSampa conferir em primeira mão a inauguração da exposição. Depois de um coquetel, com serviço operado pelo McDonald’s, incluindo salada, escondidinho e nhoque, além de suco e champanhe, o ator Sérgio Mamberti, que interpretou o Tio Victor, e a atriz Ângela Dip, devidamente caracterizada como a repórter Penélope, deram as boas vindas aos presentes.

Foto com Ângela Dip caracterizada como Penélope, na abertura da nova exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

Foto com Ângela Dip caracterizada como Penélope, na abertura da nova exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

Ao entrar no Castelo Rá-Tim-Bum, nos deparamos com um holograma da Penélope em um cenário todo rosa e com curiosidades nas paredes. Você sabia que originalmente, a personagem seria interpretada por Denise Fraga? Ela chegou, inclusive, a fazer testes de figurino, mas por conta do contrato de exclusividade com a Globo, não pôde aceitar. Acabou no Fantástico.

Holograma do Nino, Relógio e figurinos da Tia Morgana e Caipora

Holograma do Nino, Relógio e figurinos da Tia Morgana e Caipora

Na sequência, diversos ambientes mostram figurinos e croquis originais dos personagens. E tem todo mundo! Além da própria Penélope, pode-se (re)encontrar Etevaldo, Zeca, Nino, Pedro, Biba, Telekid, Doutor Abobrinha, Tíbio e Perônio (um deles aliás, também estava circulando por lá, disfarçado de gente comum), Tio Victor, Passarinho Músico e Passarinhas cantoras, Lana e Lara, Caipora, Bongô, Morgana e, claro, o Nino, que em outro momento da exposição pode ser visto interpretado por Cássio Scapin em um holograma.

Figurinos do Castelo: Pedro, Biba e Zequinha

Figurinos do Castelo: Pedro, Biba e Zequinha

Figurinos do Castelo: Tíbio e Perônio, Doutor Abobrinha e Tio Victor

Figurinos do Castelo: Tíbio e Perônio, Doutor Abobrinha e Tio Victor

Figurinos do Castelo: Etevaldo e TeleKid

Figurinos do Castelo: Etevaldo e TeleKid

Outros personagens não humanos do Castelo Rá-Tim-Bum, tão queridos do público, também podem ser vistos. Tap e Flap, Mau e Godofredo, Relógio, Gato Pintado, Ratinho, Dedolândia, a gralha Adelaide e a cobra Celeste montam o time de peso. Muitos contam com seu boneco original em uma vitrine e um outro mais novo e apropriado para as fotos e selfies.

Saguão do Castelo

Saguão do Castelo

Tudo isso, e mais os diversos objetos de cena, estão espalhados por ambientes idênticos aos originais. O laboratório do “lá vem o Tíbio e o Perônio…” tem até o esqueleto de dinossauro. A Sala de Música permite que o visitante se sente ao piano para tocar, com os pés, suas canções.

Além disso, o visitante ainda pode percorrer a Sala da Lareira, a Biblioteca, o escritório do Tio Victor, o Lustre do Castelo, a Cozinha, o Hall Principal, o Quarto da Tia Morgana e, claro, o Quarto do Nino. A maquete do Castelo, usada para a construção da abertura, também pode ser vista de muito perto.

Cenário do Tíbio e Perônio na exposição

Cenário do Tíbio e Perônio na exposição

Detalhe da maquete do Castelo Rá-Tim-Bum

Detalhe da maquete do Castelo Rá-Tim-Bum

Sala de Música do Castelo Rá-Tim-Bum

Sala de Música do Castelo Rá-Tim-Bum

Uma parte mais intimista da exposição, conta com depoimentos de produtores e elenco da série, como Freddy Allan (Zequinha) e Cássio Scapin (Nino), falando sobre o Castelo.

O que ficou no ar é se as camisetas coloridas estilizadas com o rosto de personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, como Mau, a Celeste e o Ratinho estarão disponíveis para venda naquelas famosas lojinhas no final da exposição. Interesse para compra há, meu inclusive! 😉

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria especial do Espaço Gabo, nos portões 8 e 9 do Memorial, e pelo site ratimbumocastelo.com.br, mas é bom não demorar, já que, das 52 datas disponíveis até 30 de maio de 2017, dez já estão esgotadas!

 

Mais fotos do Castelo Rá-Tim-Bum

 

Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo

Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Metrô mais próximo: Palmeiras-Barra Funda (Linha Vermelha)
Datas: De 31/3 a 30/5/2017
Horário de funcionamento: terça a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10)
Bilheterias: Espaço Gabo (portões 8 e 9 do Memorial e pelo hotsite
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

 

[Post originalmente publicado em 30/03/2017 no ExploraSampa e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 14/05/2019]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

8 Comentários

  • Guita
    2017-05-02 16:50

    Uma exposição incrível! Perfeita para reviver e brincar.

  • Miriam Isabel
    2017-05-22 12:54

    Que demais! Se eu tivesse condições iria! Moro no RS 🙁

  • Viajento
    2017-07-08 14:46

    Assisti demais esse programa, adorava! Fui na primeira leva da exposição.

  • Antonio Ferreira
    2017-08-28 22:07

    Muito legal este blog sobre Sampa.
    Coloquei vcs como referência de sites sobre Sampa no meu blog.
    Parabéns!

Comentar