29 de setembro de 2013

Correndo pelado na praia de nudismo de Tambaba, na Paraíba

Sempre tive curiosidade de ir a uma praia de nudismo. Tinha conhecido a Galheta, em Florianópolis, mas lá o nudismo é opcional. Minha primeira experiência com obrigatoriedade de balangar o meninão aconteceu há quase 1 ano, próximo a João Pessoa, na Paraíba. Fui lá pra visitar minha amiga, Gabi, por conta do casamento dela com o Daniel e fomos à belíssima Praia de Tambaba, que é, entre outros adjetivos… belíssima! 🙂

Parada pra olhar o visual pouco antes de chegar na Praia de nudismo de Tambaba

Parada pra olhar o visual pouco antes de chegar na Praia de nudismo de Tambaba

Chegando, tem uma praia pequenininha, onde você fica vestido, tipo o “hall de entrada” dos peladões. Quando chegamos, a ideia nem era ir pra parte da praia de nudismo propriamente dita. E nos divertimos um tanto nessa outra área. Mas aí o comichão de tirar a roupa começou a atacar.

Vale ressaltar que nada tem a ver com safadeza. Afinal eu estava com um casal de amigos em lua-de-mel (eles são muito modernos, né?) e uma outra amiga deles. Mas eu morria de curiosidade e o Daniel também começou a se empolgar. Depois de um tempo, as meninas começaram a aceitar a ideia. Acho que homem é mais desencanado com essas coisas mesmo.

Tanto é que na parte naturista não pode entrar homem desacompanhado. Então, você, homem solteiro que não tem a carteira internacional de identidade ligado ao movimento (tipo “passaporte naturista”) e quer ficar peladão na Praia de Tambaba, arranje uma amiga pra passar por sua namorada. Ou um amigo pra passar por seu namorado, porque casais gays também são bem-vindos. Aliás, o público gay tem bastante aceitação em várias dessas praias. Mas se você é uma mulher solteira, é mais fácil e você pode entrar sozinha. Bote as coisas pra fora e seja feliz!

Pedra lascada na parte “vestida” da praia de nudismo de Tambaba

Pedra lascada na parte “vestida” da praia de nudismo de Tambaba

Ainda na parte da praia de nudismo que pode ficar de roupa, as pedras formam pequenas e deliciosas piscinas naturais

Ainda na parte da praia de nudismo que pode ficar de roupa, as pedras formam pequenas e deliciosas piscinas naturais

Nós estávamos em 4 pessoas, por isso não tivemos problemas. Na ponta direita da prainha, tem um acesso que vai parte da praia de nudismo e no fim dele uma placa dizendo que a partir daquele ponto, a nudez é obrigatória.

Confesso que foi um pouco constrangedor ficar pelado perto de gente que eu já conhecia, mas depois que você internaliza a nudez como natural e não como somente sexual, fica mais fácil. Realmente dá aquela sensação de liberdade ao ficar pelado em público e depois de um tempo, você se acostuma com a nudez, não fica tão constrangido de estar pelado ou de olhar um outro corpo. Ele deixa de ser um tabu, no hipócrita país da bunda.

A partir daqui, só sem roupa pra entrar na praia de nudismo de Tambaba

A partir daqui, só sem roupa pra entrar na praia de nudismo de Tambaba

Para acessar a faixa de areia da praia de nudismo, você precisa estar peladão

Para acessar a faixa de areia da praia de nudismo, você precisa estar peladão

Contato mais próximo com a natureza na praia de nudismo de Tambaba, perto de João Pessoa

Contato mais próximo com a natureza na praia de nudismo de Tambaba, perto de João Pessoa

A Praia de Tambaba é a praia de nudismo no Brasil mais reconhecida internacionalmente, com nudez obrigatória na faixa de areia. Tem uma área de hospedagem, com restaurante e a Pousada Tambaba Naturista, onde também se fica pelado.

A praia foi casa de um congresso internacional de naturismo em 2008. Em setembro de 2011, ela também recebeu o 4º Tambaba Open de Surf Naturista.

Realizei o sonho de correr pelado na praia de nudismo de Tambaba :)

Realizei o sonho de correr pelado na praia de nudismo de Tambaba 🙂

Realizei o sonho de correr pelado na praia de nudismo de Tambaba :)

Realizei o sonho de correr pelado na praia de nudismo de Tambaba 🙂

Não ficamos tanto tempo lá, porque a amiga que estava com a gente se sentiu desconfortável e já era fim de tarde, mas eu consegui realizar o sonho de correr pelado na praia de nudismo (vide vídeo abaixo). Também nadamos pelados no mar e foi super divertido! Pra mim, a experiência foi bem legal. Tanto que a repeti na Riviera Francesa, em junho, na praia de nudismo gay St. Laurent d’Eze.


Veja + vídeos no nosso canal no YouTube

 

Praia de nudismo no Brasil

Aqui no Brasil, a prática naturista não é tão comum quanto em outros países, mas ainda assim, temos algumas praias onde o contato com a natureza pode ser pleno. São somente 8 praias de nudismo oficiais no país, filiadas à Federação Brasileira de Naturismo. Veja lá:

1- Praia de Tambaba (Conde, Paraíba)
2- Praia do Pinho (Balneário Camboriú, Santa Catarina)
3- Olho de Boi (Búzios, Rio de Janeiro)
4- Barra Seca (Linhares, Espírito Santo)
5- Massarandupió (Entre Rios, Bahia)
6- Praia do Abricó (Rio de Janeiro)
7- Praia de Pedras Altas (Palhoça, Santa Catarina)
8- Praia da Galheta (FlorianópolisSanta Catarina)

A Praia Brava, em São Sebastião (litoral norte de São Paulo), o nudismo é tolerado, mas ainda não foi regulamentado por lei, como as demais. Uma reportagem da Record também falou sobre Tambaba.

Da lista, só conheço duas: Tambaba e Galheta. E quase fui pra Abricó, na minha última visita ao Rio, mas o acesso a essa é difícil e precisa chegar de carro, então adiei a visita. [atualização: visitei Abricó em 2015 durante um tour pelas praias selvagens do RJ]

Tá indo pra João Pessoa? Reserve sua hospedagem aqui.

Faça sua reserva na Pousada Tambaba Naturista

 

[Post originalmente publicado em 29/09/2013 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 14/09/2018]

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

37 Comentários

  • Mauricio Oliveira
    2013-10-01 01:17

    Da próxima vez te levo lá na Abricó, kkkkk<br />Abs

  • Jr Caimi
    2013-10-01 04:06

    um dia crio coragem e vou também hehe

    • Rafael Leick
      2013-10-01 04:08

      Crie sim, Jr. É legal! Sensação de liberdade.<br />E as pessoas não ficam olhando com malícia. Eu gostei da experiência e quero repetir!

  • Altier Moulin
    2013-10-01 12:05

    Excelente texto. Ótimo post, mas eu não teria essa coragem. 🙂

    • Rafael Leick
      2013-10-02 03:33

      Valeu, Altier! Brigado pelo comentário e elogio.
      Mas ó, essa coragem você toma na hora. Chega lá e vai! Pá pum! hahaha
      (ou você tá falando de correr na praia somente? rs)

  • Levy
    2013-10-06 02:38

    Excelente texto. Minha família mora em João Pessoa, minha tia sempre fala bem de Tambaba, mas nunca tive coragem, tenho vontade de um dia ir, mas terei que ir dopado rsrsrs.. Gostei do post deu para saber como é realmente lá… Parabéns pela coragem rsrs

    • Rafael Leick
      2013-10-07 07:22

      Cara, é só vc ir até lá. Quando chegar, você entra no clima e vai! hehehe Se tem vontade, não deixe de ir. Depois que você acostuma, não encana mais.
      =)
      E, mais uma vez, obrigado pelos elogios!

  • Dentro do Mochilão
    2013-10-21 00:43

    Essa praia é realmente linda!!! Fui com o meu irmão (que aparece comigo na foto do meu post, segurando o “meninão”, como você diz. hahahhaa). Ele também ficou um pouco desconfortável mas depois relaxou. O bacana desse tipo de experiência é perceber que o nu e tão natural que depois de algum tempo vc até esquece que está pelado. rsrs
    Bjoooos

    • Rafael Leick
      2013-10-21 05:06

      É isso aí, Cris. Depois que você entra no clima, os tabus caem e você esquece que tá pelado socialmente.
      Seguuuuuuura o meninão! hahahahaha
      bjs

  • Xande
    2017-01-02 13:46

    Boa tarde amigo Rafael Leick!

    Me chamo Xande e por curiosidade também sou publicitário e nudista, rs. Sou carioca, frequentava Abricó no Rio de Janeiro. Hoje moro no interior do Ceará, numa praia bem deserta onde pratico o meu nudismo. Na minha opinião essa praia deveria ser uma parte dela, restrita ao naturismo, já que é tão vazia e linda demais. Você deveria conhecer! Te deixo aqui o meu whatsapp pra que entre em contato comigo e quem sabe tu não vem conhecer esse paraíso aqui tão pouco conhecido das pessoas. Abrs pra ti.

    • Rafael Leick
      2017-01-03 18:47

      Oi, Xande, tudo bom?
      Obrigado pelo comentário e pela dica. Qual é essa praia?
      Eu pratiquei nudismo algumas vezes, mas não sou nudista, não tenho como estilo de vida. Se você curtir o naturismo, vai amar o Blog da Glacy, minha amiga lá do sul! Dá uma corrida no blog dela que tem altas dicas! 😉
      Abraço

  • Xande
    2017-01-02 13:48

    Me escreve amigo de profissão e tb nudista, Rafael Leick. Venha conhecer o Ceará!

  • Fernanda
    2017-04-02 13:13

    Boa tarde, parabéns pela publicação e pela coragem!! Estou planejando visitar a praia… mas estou com uma dúvida em relação ao acesso. Tem estacionamento próximo? Vi que tem a placa indicando que após aquele ponto só entra sem roupa… então tira a roupa e sai para guardar os pertences no carro?
    Abraço.

    • Rafael Leick
      2017-04-03 00:12

      Oi, Fernanda. Brigadão pelo elogio!
      Tem estacionamento sim. Um pouco depois de onde tiramos as fotos com as falésias ao fundo é o estacionamento, aí você desce pra praia. Para a entrada na praia, a partir daquele ponto você tira a roupa e leva tudo com você, não volta pro carro não. Você só tem que estar nua, mas pode carregar todas suas coisas com você.
      Aproveite a viagem! Depois me conta como foi.
      Abs

  • Desio Alves
    2017-06-29 15:43

    Olá Amigos !! Sou Desio Alves , Personal , gostaria de conhecer Tambaba, alguém tem indicação de um.bom Hotel próximo!! Obrigado
    Desio Alves

  • julio
    2017-07-13 14:42

    quero ficar pelado mais tenho pênis pq julio

    • Rafael Leick
      2017-07-17 14:42

      Oi, Julio. A proposta do naturismo não é ficar comparando tamanho. É você entrar em contato com seu corpo e com a natureza. Tamanho do pênis não importa em nada. 😉 Vá e divirta-se!

  • jones
    2018-01-26 14:19

    Rafael Leick,já que voçe está respondendo,a todos,vou te fazer uma pergunta,eu e minha esposa não já fomos ai para a praia de tambaba,porque minha esposa,tenhe a xota e o clitores,muito avantajado porque se algum homem ver que esteja acompanhado,e ficar excitado e a esposa do cara arrumar confuzão,porque amigo quem ver,não vai se controlar não,é muito avantajada,o tamanho e clitores,ai eu pergunto a voçe se podemos ir sem problemas,já que voçe respondeu ai pro Júlio,e nós queremos ir ai para a area dos nús.

    • Rafael Leick
      2018-04-11 20:14

      Oi, Jones, tudo bom? Olha só, a experiência naturista nada tem a ver com a questão sexual. As pessoas que estão lá têm outra proposta. Inclusive, até onde sei, há monitoramento dessas áreas para que não haja nenhum problema relacionado. Podem ir e aproveitem. Abs

      • carlos
        2018-05-27 12:39

        Rafael Leick,já que voçe respondeu ao jones quero que me responda também, estou com vontade de ir com minha esposa,mais ela não gosta de depilar só aparar, a buceta e cú,pode ficar assim,e outra coisa como o jones disse que a esposa dele é muito avantajada quanto a xota e o clitoris se éu ver uma buceta assim eu fico logo de penis duro, dar algum problema nisso RAfael.

        • Rafael Leick
          2018-07-17 17:40

          Oi, Carlos, tudo bom? Como eu falei pro Jones no outro comentário, a experiência naturista nada tem a ver com a questão sexual. As pessoas que estão lá têm outra proposta. Inclusive, até onde sei, há monitoramento dessas áreas para que não haja nenhum problema relacionado. Então, o ideal é você tentar controlar a ereção. Se acontecer, vá pra água ou mude o padrão de pensamento para não ter problemas. Como você estará com sua esposa, não acredito que terá problemas. Sobre a depilação, não há problema nenhum, a ideia do naturismo é você estar em harmonia com seu corpo. E estar com ele ao natural. Abs

  • Gante
    2018-03-04 07:53

    Estive nessa bela praia de tambaba que me deixou as melhores recordações da minha vida, estive por duas vezes em Outubro de 2007 e Outubro de 2009.Aconselho plenamente.

  • Arlison Santos
    2018-07-16 15:27

    Oi Rafael tudo bem? vou viajar mês que vem pra João Pessoa , e quero muito conhecer a praia de Tambaba e a área naturista também. Como vou desacompanhado ,gostaria de saber se o acesso é muito complicado, se eu entrar com um amigo vai ter algum problema ,ou se eu entrar com algum casal só pra entrar mesmo vai ter algum problema ??
    aguardo contato.. ah belo texto ….parabéns !!

    • Rafael Leick
      2018-07-17 17:37

      Oi, Arlison, tudo bem e com você? Valeu pelo comentário.
      Olha só, na área naturista, eles normalmente não permitem entrada de homens desacompanhados. Casais não tem problema, seja hétero ou gay. Então se você entrar com seu amigo, podem entrar como um casal. Aí acho que não terá problema. Espero que aproveite muito lá e depois me conte como foi, ok? Valeu pelo elogio. 😉
      Abs

  • jones
    2018-12-24 11:05

    minha esposa e eu temos vontades de ir a tambaba na area de nudismo.

    • Rafael Leick
      2018-12-24 14:10

      Oi, Jones, então matem essa vontade e visitem Tambaba. A praia é linda, tanto na parte nudista quanto na outra. 😉

  • Leandro
    2019-06-17 21:00

    Oi Rafa, é verdade que a proibição de homens desacompanhados caiu? Vc teria mais informações a respeito? Obrigado

    • Rafael Leick
      2019-06-17 22:28

      Oi, Leandro. Até onde eu sei, a proibição ainda não caiu não. Encontrei essa matéria de fevereiro e ela reforça isso.
      Mas é possível homem entrar acompanhado de uma mulher, de um homem ou de um grupo com mulheres (pelo que entendo, não precisa ter uma mulher pra cada homem). O que li, mas não sei se é verdade, é que homem pode entrar sozinho se for cadastrado/associado à Sonata, órgão que cuida da praia. Espero ter ajudado. 😉 Se você for, volta aqui pra contar da sua experiência, ok?

  • Indio
    2019-06-18 16:13

    Sou carioca, mas hoje moro no Ceará. Já fui em Abricó e já subi aquilo tudo a pé só pra poder ficar nu. É muita vontade, não é mesmo? rs
    A praia onde eu moro não é nudista, mas por ser bem deserta, rola de ficar de boa. Me adciona no zap e vamos manter contato. [telefone ocultado]. Abs

    • Rafael Leick
      2019-06-19 03:20

      Oie, obrigado pelo comentário. Abricó é bem bonita mesmo. Eu adorei. Tem post aqui no blog sobre ela. 😉

  • Geraldo
    2021-06-13 17:14

    Sou de Floripa, mas nunca soube da praia de Palhoça! Fui até a Praia Naturista da Paraiba, mas como antes o taxista que fez o citytour havia comentado numa praia, a “situação” da bunda de uma praiana, evitei conhecer porque depois poderia haver a sugestão dele de happy hour, já que foi uma semana de passeio com ele 🙂

  • Geraldo
    2021-06-18 14:48

    Como diz aquela máxima: “quem tem bunda” e mesmo a minha sendo apertada, parece que o cara Não vislumbrou ser um problema 🙂 Beijo!

Comentar