21 de setembro de 2013

Rock in Rio 2013 com Muse e Florence And The Machine

No último sábado, fui ao Rio de Janeiro para conferir alguns dos shows da edição de 2013 do festival internacional Rock in Rio. Nesse dia, faziam parte do line-up: Muse, Florence And The Machine, 30 Seconds to Mars e Capital Inicial, no palco Mundo, o principal, além de The Offspring no palco Sunset, entre outros.

Cara de cansado no fim do Rock in Rio 2013, no Rio de Janeiro

Chegando à Cidade do Rock, onde ocorre o Rock in Rio

Os portões abriram às 14h e eu cheguei à Cidade do Rock às 16h. Dessa vez fiquei hospedado na casa de um amigo em Jacarepaguá, que fica próximo do local e, pelo que vimos no Google Maps e notícias na TV, eu teria que ir até o Terminal Alvorada, de onde saíam ônibus regionais para o evento.

Quem preferiu mais conforto, havia um ônibus especial Primeira Classe com ar condicionado e mais confortável que partia de vários pontos da cidade e custavam R$ 50 [os valores desse post são de set/2013]. Mas não foi meu caso e pelo que vi, eu conseguiria descer antes de chegar ao Terminal e caminhar uma única rua pra chegar no local. Foi o que fiz. Mas essa rua parecia muito menor no mapa. Eu andei mais de 40 minutos, desisti e parei um dos ônibus regionais. O “legal” é que ele andou mais quase 1 minuto e chegou ao local. Ou seja, R$ 2,75 perdidos.

A entrada da Cidade do Rock, no Rock in Rio 2013

Como eu acabei com um ingresso sobrando do presente de aniversário que ganhei da minha irmã, tentei vender na porta, mas a concorrência nesse dia estava grande. Acho que muita gente desistiu e o ingresso estava valendo R$ 30 para os cambistas. Consegui vender o ingresso só depois de quase 3h zanzando pra lá e pra cá, para uma senhora que estava procurando, por R$ 50. Bom negócio pra ela.

Durante esse tempo que estava tentando vender o ingresso, aproveitei e comprei também meu cartão de transporte RioCard Rock in Rio, que eu necessitaria para a volta, pois todos os ônibus de lá sairiam em um esquema especial para o Terminal Alvorada, de onde partiriam outros ônibus para toda a cidade.

Eu poderia usar esse cartão depois nos outros ônibus da cidade. Mas não foi um bom negócio, pois esse cartão não permite a integração. No dia seguinte, eu comprei o Bilhete Único Carioca, que garante tarifa única para integração municipal ônibus-ônibus no valor de R$ 2,75 e ônibus-trem no valor de R$3,95 em até 2h. De qualquer maneira, não adianta chegar feliz no Metrô e tentar fazer a integração sem antes cadastrar seu Bilhete pra funcionar também lá senão você vai dar de cara com a catraca travada, assim como aconteceu comigo.

Como foi a experiência no Rock in Rio

Veja + vídeos do Rio de Janeiro

No show do Capital Inicial teve fogo no palco e homenagem ao Charlie Brown Jr.

Mas enfim, cheguei à Cidade do Rock bem a tempo de ver o início da queima de fogos que abriu o show do Capital Inicial e encontrei com a minha amiga Poliana na Rock Street antes de irmos pro palco Mundo curtir os shows. A estrutura montada é impressionante.

Passando pelos 2 bloqueios (um para revista e um para leitura do ingresso), você ainda tem que andar um pouco, passando pela Tenda Eletrônica e pela Rock Street para chegar à entrada principal, que nos leva a alguns espaços de patrocinadores, como a Oi, Coca-Cola e Trident, e ao Bob’s gigante pra quem estivesse afim de matar a fome.

O complexo ainda conta com uma área VIP bem grande (e bonita), brinquedos de parque de diversão como montanha-russa, roda-gigante e torre com elevador. Mas a menina dos olhos era uma tirolesa com patrocínio da Heineken que passava por cima do público do palco Mundo. O negócio era tão sensacional que a fila estava com previsão de 4h de espera, o que me fez desistir pra não perder os shows.

Mas o Jared Leto, do 30 Seconds to Mars aproveitou pra cantar uma música lá de cima e depois desceu de tirolesa, passando por cima de uma multidão enlouquecida e animada com o show, que foi uma surpresa bem agradável, aliás. Não estava esperando muito, tanto que no começo do show estava jogado na grama com a Poli e no final estávamos mais perto e pulando com os caras. Mandaram bem!

Mas os shows que eu definitivamente estava mais aguardando eram os dois seguintes do palco Mundo. Quando Florence And The Machine soltou as primeiras notas, a galera se agitou e eu me arrepiei. Que voz aquela mulher tem!

E ela parece estar tomada num transe muito louco (ouvi gente dizendo que ela de fato poderia estar em um, mas não sei não), sentindo cada parte da música e trocando muita energia com o público. Ela começou fazendo bem o papel “diva”, com roupas esvoaçantes, mas no final mostrou que existe uma doida explosiva dentro de cada diva. Show sensacional. Sem mais!

Muse destrói tudo no palco Mundo do Rock in Rio 2013

E agora, que rufem os tambores… mas esperem mais quase 1h porque ainda vão desmontar o palco pra montar o outro. Fuénnn!!! Nesse ponto da noite eu já estava só o pó. Minhas costas doíam, minha perna tava cansada e meus pés… esses nem sei se ainda estavam lá comigo. Mas como eu fui até o Rio principalmente por conta do show do Muse, não era agora que eu ia amarelar!

A Poli me carregou lá pra frente, pois incrivelmente depois do show da Florence, muita gente vazou. Tava calor, tava apertado, eu tava com sede, mas na hora que os caras subiram ao palco, esqueci quase tudo isso e me diverti que nem um condenado! Minha camiseta já estava pingando no meio do show e eu tive que ficar sem ela pra aguentar o calor sem cair desmaiado ali no meio. Imagina, perder o show? Nem ferrando! Eu não sabia cantar todas as músicas mas posso dizer que entrei em êxtase, principalmente com Supermassive Black Hole e Uprising.

Indo embora do Rock in Rio

O show foi incrível, mas quando acabou eu estava destruído! Sentei com a Poli no chão, perto do palco por cerca de 1h30 enquanto a massa ia saindo. Foi bom, porque quando fui embora, os ônibus estavam mais tranquilos. Saindo da Cidade do Rock, andei 1,5km até onde os ônibus estavam. Eles tinham montado um bloqueio com diversas catracas para você tocar seu RioCard ou Bilhete Único e seguir pras “plataformas” montadas para o evento.

Com eu disse, entrei até que rápido no ônibus que, como qualquer outro ônibus carioca, fez o caminho até o Terminal Alvorada parecendo estar disputando a final da Fórmula 1. Esses motoristas do Rio não são motoristas, são pilotos! Mas que eles são bons são, caso contrário não estaria aqui contando essa história pra vocês!

Chegando ao Alvorada, procurei pelo ônibus que me deixaria na casa do meu amigo em Jacarepaguá. Apesar de estar lotado, achei fácil o ônibus e ele estava sem fila como outros por ali. Entrei, sentei e esperei ele sair… por cerca de 40 minutos. 😒

Mas enfim ele saiu, fui deitar feliz e contente, mas pensando que não estaria recuperado o suficiente pra pegar praia na Zona Sul no dia seguinte. Engano meu. Mas isso é história pra outro post. Só quero adiantar que, sentadinho ali na areia olhando aquela paisagem deslumbrante de Ipanema, vi um bolo de gente caminhando junta pela orla e quando me dei conta, Jared Leto, vocalista do 30 Seconds to Mars estava ali, bem no meio da muvuca, caminhando há 5 metros de onde eu estava. 😮

Isso é Rio de Janeiro, minha gente!

[Post originalmente publicado em 21/9/2013 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrados por seu autor para o Viaja Bi! em 3/11/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.