27 de setembro de 2015

Visita ao Centro de Controle do Metrô SP e à cabine do trem

No final de junho, rolou o 1º ExploraSampa Weekend, evento que organizei junto com meus parceiros do ExploraSampa, trazendo blogueiros de fora do estado pra conhecer a cidade de São Paulo. A programação pra mim teve alguns highlights, e um deles, sem dúvida foi a visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô SP.

Centro de Controle Operacional do Metrô SP

Centro de Controle Operacional do Metrô SP

A gente pôde conhecer como funciona, por dentro, todo o sistema metroviário.

A equipe super simpática, nos recepcionou, contou um pouco de como é o trabalho deles e nos levou para uma sala de vidro de onde pudemos ver como é feito o controle das câmeras de segurança, da operação dos trens e o controle das linhas.

Trio organizador do 1º ExploraSampa Weekend no Metrô SP: eu, Rafa Kosoniscs e Jonathan Padua

Trio organizador do 1º ExploraSampa Weekend no Metrô SP: eu, Rafa Kosoniscs e Jonathan Padua

Os paineis mostram as linhas e os trens circulando nela. Mostra o lado que as portas abrem, as estações com pátios de trem e mais várias informações. O controle é feito todo ali daquela sala mesmo, na real não é o operador do trem que faz isso, como eu, você e todo mundo achava. Mas, se precisar pra alguma emergência, é importante que ele esteja ali.

Esse é o trabalho do CCO (Centro de Controle Operacional), mas eles compartilham a sala com o CCS (Centro de Controle de Segurança), que monitora as câmeras e auxilia os agentes de segurança a fazer seu trabalho.

O CCS (Centro de Controle de Segurança) também fica no prédio do CCO do Metrô SP

O CCS (Centro de Controle de Segurança) também fica no prédio do CCO do Metrô SP

A Linha 4 – Amarela do Metrô SP, que é privatizada, é controlada pela ViaQuatro e as linhas de trem estão sob o comando da CPTM. Mas o CCO tem linha direta com os centros de controle dessas duas outras empresas, pois um problema na Linha 4 afeta todo o sistema do Metrô SP e um problema na Linha 3 – Vermelha, pode congestionar estações da CPTM. O sistema é todo integrado, então todo mundo ajuda todo mundo.

Esse roteiro que a gente fez é oferecido, entre vários outros, DE GRAÇA. Legal, né?

Metrô SP: os participantes do 1º ExploraSampa Weekend tiraram onda com uma dorminhoca

Metrô SP: os participantes do 1º ExploraSampa Weekend tiraram onda com uma dorminhoca

 

O mais legal e que tô querendo fazer agora é o roteiro Madrugadas Subterrâneas, que permite que a gente fique 7h com a equipe de manutenção pelos túneis para fazer a inspeção e troca dos trilhos. E de madruga! Deve ser muito, muito legal. Mas, como esse é mais inusitado, é mais concorrido, então cheque a disponibilidade no site do Metrô SP, ok?

Blogueiros participantes do 1º ExploraSampa Weekend em frente ao Centro de Controle Operacional do Metrô SP - Foto: Rafael Kosoniscs / ExploraSampa

Blogueiros participantes do 1º ExploraSampa Weekend em frente ao Centro de Controle Operacional do Metrô SP – Foto: Rafael Kosoniscs / ExploraSampa

Depois de conhecer o CCO, o pessoal do Metrô SP levou a gente pra um passeio na Linha 2 – Verde, mas com um diferencial beeeem importante. A gente pôde fazer esse trajeto, revezando na cabine do condutor!!! Foi muuuuuito legal! \o/ Mas lá não podia tirar foto, sorry! 😉

Leia mais sobre o #1ESW: Escalada indoor em São Paulo e Saída fotográfica na região da Luz

 

Se liga no vídeo com o resumão do evento todo!

Gostou do post? Comenta aí!

 

[Post originalmente publicado em 27/09/2015 no Viagem Primata (antigo The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 19/11/2018]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar