9 de julho de 2015

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona, na Espanha

Hoje temos convidadas especiais aqui no Viaja Bi!. São duas meninas muito queridas, que já já vão se apresentar. Elas foram conferir a Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona e contaram tudinho pra gente. Confere aí!

 

Estrangeira na Pride Barcelona 2015

No dia 27 junho de 2015, um dia antes do dia mundial do orgulho LGBT, rolou a Pride Barcelona da cidade. Nós, Gabi e Fabia do blog Estrangeira, somos casadas e moramos em Barcelona. É claro que não podíamos perder essa festa linda que celebra o nosso orgulho. A gente foi lá conferir e conta tudo pros leitores do Viaja Bi!

As meninas do blog Estrangeira na Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

As meninas do blog Estrangeira na Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Barcelona é uma das cidades turísticas mais importantes da Espanha e da Europa. Aqui a comunidade LGBT é grande, e vemos bandeiras do orgulho LGBT pelas casas e ruas o ano todo, não só no dia da parada. <3 Boates e bares gays e lésbicos são regra por todas as áreas boêmias de Barcelona. O bairro do Raval conta com boa parte delas – quando você vier pra passear em Barcelona não deixe de passar uma noite por lá. E quem sabe encontrar seu boy ou girl magia! Durante o dia, o bairro de L’Eixample é o point gay.

Agora vamos à Parada LGBT de Barcelona em 2015. Apesar de turística, Barcelona é uma cidade pequena. Por isso, a Parada LGBT conta com bem menos gente do que as gigantescas paradas de Madrid ou São Paulo. Ainda assim, as ruas ficam tomadas de gente feliz e colorida, e a festa é boa demais. O tema da parada desse ano foi “STOP BULLYING LGBT”. Esse tema está acompanhado de um programa que está sendo feito nas escolas públicas de Barcelona para que o bullying contra pessoas LGBT diminua. Legal, né?

A Parada começou no início da Avenida Paral-lel, perto da praia. A concentração estava marcada para as 16h00 nos Jardins de Les Tres Xemeneis. Lá estavam rolando shows de esquenta, mas nós resolvemos ir só pro desfile mesmo, que começou as 18h00. Marchamos por toda a extensão da Av. Paral-lel até a Plaça Espanya, uma das praças mais lindas e importantes da cidade.

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Durante o desfile nós vimos muitas coisas. Em termos de música, passamos por diversas batucadas (isso mesmo, tipo mini baterias de samba brasileiro!) que animavam o pessoal e também carros de som tocando todo tipo de música (mas é claro que a maioria era pop do bom e do melhor! <3). A galera estava super animada! Em vários desses carros de som tinha o pessoal em cima dançando e divando sem parar. Vimos famílias homoafetivas lindas marchando, com as crianças e os cachorros; muitos casais de gays e lésbicas mostrando o amor pra todo mundo; um pessoal com uma faixa do orgulho bissexual; diversas ONGs marcando presença; gays maravilhosas batendo o cabelo e fazendo a Beyoncé. Tinha de tudo, desde velinhas idosas animadíssimas a homens pelados pintados de tinta da cabeça aos pés. Tudo no maior clima de festa com um respeito incrível.

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Na Parada LGBT de Barcelona tinha gente do mundo todo. Vimos muitas bandeiras do Brasil (uhuw!) e também dos EUA, Itália, Portugal, Peru. Um dado interessante: Barcelona está localizada na província da Catalunha, que é separatista. As questões sociais e políticas estão super ligadas por aqui. Nós ficamos muito emocionadas de ver uma montagem da bandeira separatista da Catalunha com as cores da bandeira LGBT.

Eu pessoalmente senti falta de representatividade e pautas trans. Na semana anterior rolou a parada gay do Porto, em Portugal, e eu vi fotos incríveis com muita representatividade e questões trans sendo discutidas. Faltou mesmo em Barcelona, infelizmente.

Depois de chegar na Plaça Espanya, a parada subiu para a Rua Maria Cristina, onde havia um palco montado com shows rolando. O meu prédio favorito de Barcelona é o Museu Nacional de Arte da Catalunya, que ficou exatamente atrás do palco. Que super vista, hein! Ali também montaram barraquinha pra matar a fome e a sede e banheiros químicos.

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Num dia super quente de calor, a Parada LGBT de Barcelona estava cheia, o que mostra que LGBT não tem medo de pôr a cara no sol! E nós duas pudemos celebrar o nosso amor e orgulho junto com mais um monte de gente do mundo todo. Foi uma experiência inesquecível e a gente recomenda! #ficadica pra sua próxima viagem!

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona

E você, já foi em alguma Pride Barcelona? Conta pra gente nos comentários.

SOBRE AS AUTORAS CONVIDADAS
fabia-gabi-autor-convidado-viaja-biFabia e Gabi
Autoras do blog de viagens Estrangeiras e produtoras do documentário sobre o casamento homoafetivo no Brasil, chamado Vestidas de Noiva, que mostra o processo do casamento delas. No blog e em suas redes sociais, compartilham uma visão feminina de destinos comuns ou mais exóticos. Acompanhe no Facebook, Instagram e YouTube.

 

Se você decidiu ir pra Espanha, reserve por esse link seu hotel ou hostel. Não pagando nada a mais, você ainda dá um help pra gente, já que o Booking.com repassa uma parte da comissão deles pra gente. \o/

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: Instagram, YouTube, Snap (👻rafaleick 👻viajabi), Facebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 23 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

4 Comentários

Comentar

Use a caixa de comentários para tirar dúvidas, assim você ajuda outros viajantes a lacrar pelo mundo. Sugestões, críticas construtivas e elogios também são bem-vindos. Os campos marcados são obrigatórios.*