20 de setembro de 2015

Roteiro de 3 dias em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Garibaldi

No dia 31 de julho desse ano, além do nascimento do meu filhotinho mais lindo do mundo, começava também o #TchÊncontro, o 1º encontro de blogueiros de viagem realizado no Rio Grande do Sul, tendo como foco a apresentação e descoberta da cidade de Porto Alegre. Mas exploramos além dela. Então trago para vocês um roteiro de 3 dias em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Garibaldi.

Girassóis em Garibaldi, no Rio Grande do Sul

Galera reunida em frente ao Restaurante Casa Ângelo – Foto: Alessandra Fratus

Foram mais de 30 blogueiros juntos de 31/7 a 2/8 pra curtir a programação elaborada pelas queridíssimas Paula Brum e Naiá, do Viagens da Mochilinha Gaúcha (saiba mais), Glacy Machado, do naturista Blog da Glacy e Laura Botton, do Colecionando Viagens. O encontro foi incrível e vou reunir aqui um resumão da programação do evento.

Bora, lá? #BoraLa!

Roteiro de 3 dias em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Garibaldi

DIA 1

Desse primeiro dia não consegui participar, porque começou na sexta cedo, mas se liga no que rolou de bom.

WALKING TOUR
Saindo do Mercado Público, o grupo fez um tour a pé pelo centro de Porto Alegre com o Free Walk POA

ABERTURA OFICIAL #TCHÊNCONTRO
Teve vinho, sorteio e distribuição de um kit belíssimo que recebi depois, com mimos do Finestrino, ChokolateriaSealBag (os 3 também apoiaram o 1º ExploraSampa Weekend, muito amor) e da Viagema. O layout da embalagem dos chocolates da Chokolateria eu que fiz, a pedido e sob orientação da Paula Brum! <3

Nesse dia eu cheguei mais tarde e fui diretão do aeroporto pro Porto Alegre Hostel Boutique para dormir que o dia seguinte começaria cedo

Reserve seu hotel em Porto Alegre

Degustação de queijos, na Casa da Ovelha

DIA 2

Saímos logo cedo, de van e fizemos uma parte do roteiro conhecido como Caminhos de Pedra, que passa pelas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi, entre outras, com paradas nos seguintes lugares:

CASA DA OVELHA
Começamos bem o dia com um dos lugares mega fofos e interessantes. Vimos como funciona o treinamento dos cães Border Collie, que faz o pastoreio das ovelhas, fizemos carinho nos cordeirinhos e tivemos uma degustação de queijos incrível, que depois pudemos comprar na lojinha.

Fachada da Casa da Ovelha

CASA DA ERVA MATE
Pudemos conhecer em detalhes como é a produção da erva mate, principal ingrediente do tradicional chimarrão gaúcho, vendo a evolução do maquinário numa casa muito bonitinha que tem um moinho e também experimentar o tal chimarrão. Ainda não sei se gostei ou não, vou ter que experimentar de novo :p

Entrada da Casa da Erva Mate, que produz a erva usada no tradicional chimarrão gaúcho

SALUMERIA CAMINHOS DE PEDRA
Numa degustação inesperada, experimentamos diversos tipos de salames diferentes. Um mais diferente do outro. O meu preferido acabou sendo o de carne de javali. Impressionei.

Pegando o salame com a Ana Novais (Disney Guia) e Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde?), na Salumeria

Detalhe das prateleiras da Salumeria Caminhos de Pedra

RESTAURANTE CASA ÂNGELO
Como se não bastasse o tanto que a gente comeu o dia todo, paramos para um almoço delicioso, num rodízio de massas. Nunca tinha ido em um e achei incrível. Se vocês forem, não deixem de experimentar o tortelle de abóbora. Sério! É muito massa! Literalmente 🙂

Muita comilança de tortelle de abóbora no Restaurante Casa Ângelo

VINÍCOLA PETERLONGO
E já que enchemos o pânceps o dia todo, estamos liberados pra beber, certo? Certíssimo! A passagem pela tradicional vinícola começou com um brinde, depois passeamos pela história da empresa, visitando as caves e vários outros espaços e finalizamos com uma degustação de vinhos e champanhes da marca. E ainda levamos pra casa uma garrafa de presente. Valeu, Peterlongo!

Exposição nas caves da Vinícola Peterlongo

Fachada da Vinícola Peterlongo

Voltando à Porto Alegre, uma passada no hostel pra tomar banho e ficar lindão e bora pra night!

OLARIA
A minha intenção era mobilizar um encontro do Viaja Bi! e por isso a escolha do Olaria, que é um espaço gastronômico e boêmio dentro de uma galeria e que é super gay-friendly. O encontro acabou não rolando, mas decidimos mesmo assim ir pra lá pra comer bem (no Mr. Pickwick) e papear antes de dormir, apesar de ser sábado.

Olaria, uma galeria boêmia, gastronômica e gay-friendly em Porto Alegre

Ufa! Dia cheio, né?

DIA 3

Último dia é dia de aproveitar muitão, né? Foi o que fizemos! E essa foi minha chance de conhecer melhor a cidade de Porto Alegre, já que no dia anterior passamos quase o dia todo em Bento Gonçalves e Garibaldi.

LINHA TURISMO ZONA SUL
Nos encontramos no Largo da Epatur (Largo Zumbi dos Palmares) pra fazer o passeio naqueles ônibus de dois andares no roteiro Zona Sul. Foi uma festa e cabelos ao vento num roteiro que chamei de aventura por conta das árvores e fios que quase acertam a gente (veja no Instagram). Foi bem legal, mas passamos rapidamente por vários pontos turísticos da cidade, só não deu pra tirar fotos muito boas porque tava muito rápido. O ponto alto (literalmente) foi o Santuário Mãe de Deus, que fica na Zona Rural da cidade.

FEIRA DE CARROS ANTIGOS
Voltando ao Largo da Epatur, demos uma passada pela feira de carros antigos que estava rolando por lá e fiquei impressionado que, mesmo no calorão que fazia, tudo quanto é gaúcho andava com sua garrafinha térmica com água quente pro chimarrão. Derreti só de olhar, muito calor! Não, não deu pra usar meu sobretudo lá. 😛

Feira de carros antigos de Porto Alegre

Dali fomos almoçar, uma galera resolveu ir de táxi, mas eu puxei a manada junto com a Glacy pra irmos de busão, afinal, queria conhecer também o transporte público da capital gaúcha. Demoramos mais, mas foi ótimo que no trajeto o Bruno do Por Aí Por Aqui (ele também é fotógrafo) me deu umas dicas de câmera que tão me ajudando nos vídeos do Viaja Bi! e foram bem úteis na minha ida ao 5º Curitiblogando agora em setembro.

CHURRASCARIA RODA DE CARRETA DO CTG 35
Não dava pra passar pelo Rio Grande do Sul sem experimentar seus mais tradicionais ícones. O chimarrão foi no sábado, então domingo era dia de churrascaria, com direito à apresentações de dança típica e interação com o público. Foi bem divertido. E o Sandro, do Andarilhos do Mundo ainda fez uma participação especial onde tiraram a chicotada um cigarro da boca dele. #TEMÇO

Churrascaria Roda de Carreta do CTG 35, em Porto Alegre

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
Uma parte da galera saiu rolando da churrascaria e a outra parte também. Aí a minha parte foi pra Casa de Cultura Mário Quintana, que tem um jardim bem exótico na cobertura de uma das torres. Conhecemos um pouco também desse espaço cultural e uma galera pegou sorvete, que acabou bem na minha vez 🙁

Jardim da Casa de Cultura Mário Quintana

SANTANDER CULTURAL
Dali, fomos a pé até as docas, mas antes, passamos muito rapidamente pelo Santander Cultural, que era o prédio do banco que também se transformou em espaço cultural ali na Praça da Alfândega. O prédio é lindo! Tem umas colunas altas, um vitral impressionante no teto e o café fica onde era o cofre do banco, inclusive com a porta de cofre mantida como porta de entrada do café.

Prédio e vitrais do belíssimo Santander Cultural

Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre

PASSEIO DE CATAMARàNO RIO GUAÍBA
Pra fechar esse dia, nosso último passeio foi de catamarã (um tipo de barco) pelo Rio Guaíba. Saímos de perto do Gasômetro, passamos por diversas casas muito chiques à beira do rio (soube que algumas delas servem para locação no final do ano e pra festas) e vimos de lá mesmo o pôr-do-sol, com informações sobre o rio sendo passadas pelo sistema de som do Catamarã Cisne Branco, a empresa que nos cedeu o passeio.

Pôr-do-sol visto do catamarã no Rio Guaíra, em Porto Alegre

Galera reunida no catamarã no Rio Guaíra – Foto: Andrea Sales

TOCA DA CORUJA
E, pra fechar mesmo o encontro, reunimos a galera no bar/pub Toca da Coruja, que tem cervejas artesanais e uma boa comidinha pra papear e ficar com saudade depois 🙂

Toca da Coruja, em Porto Alegre, onde encerramos o I TchÊncontro

Dito isso tudo, dá um confere no vídeo que a Alessandra Fratus, do Tô Pensando em Viajar fez do #TchÊncontro.

E assim foi o 1º TchÊncontro, lá em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Garibaldi, tudo no Rio Grande do Sul. Aos poucos, vou publicando os destaques do final de semana, intercalando com posts sobre outros dois eventos de blogueiros esse ano, o 1º ExploraSampa Weekend, que organizei aqui em São Paulo pelo ExploraSampa, e o 5º Curitiblogando, que também foi beeeem legal, lá em Curitiba.

Galera reunida na van – Foto: Alessandra Fratus

Reserve seu hotel em Porto Alegre

Outros blogs que estavam comigo na viagem:
A Fragata Surprise – Across The UniverseAndarilhos do MundoBlog da Glacy – Brasil Naturista – Café Viagem – Colecionando Imãs – Colecionando Viagens – Devaneios de Biela – Dicas e Roteiros de Viagem – Disney Guia – Dudu Afora – Ensaios de Viagem – Férias de Mochila – Giros por AíJanela ou Corredor – Nécessaire na Mala – Nerds ViajantesNo Mundo com a GenteNós no MundoPor aí Por aqui – Tá indo pra onde? – Territórios – Tô Pensando em ViajarTurismo by Neneca Campos – Uma Senhora ViagemViagem Primata –  Viagens da Mochilinha Gaúcha – Viagens que SonhamosViaja Bi!Viajandinha Mafra – Viaje com a Flora

[Post originalmente publicado em 20/9/2015 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 27/9/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.