15 de janeiro de 2023

Melhores destinos para casais LGBTQIA+ | 2º Prêmio Viaja Bi!

Como parte do 2º Prêmio Viaja Bi!, o júri composto por 63 especialistas e viajantes frequentes indicou, em sua visão, quais foram os melhores destinos para casais LGBTQIA+ viajarem. As indicações foram bastante variadas, algumas com somente uma indicação, somente. O ranking completo está abaixo.

Rio Sena, em Paris, visto de uma de suas margens, onde pessoas estão sentadas em cadeiras de praia com amigos, amores e familiares, aproveitando a tarde. Acima da grade que separa a margem do rio, fio com lâmpadas coloridas decoram o ambiente. No rio, vê-se um barco entrando na imagem pelo lado esquerdo.

Paris ficou no topo dos melhores destinos para casais LGBTQIA+ no 2º Prêmio Viaja Bi! – Foto: Rafael Leick

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

 

 

💞 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

💞 DESTINO PARA CASAIS 💞

Considera as indicações diretas e nominais e soma pontos de destinos internos para destinos majoritários, de acordo com a metodologia da premiação

  1. Paris/França
  2. EUA / São Paulo (Brasil)
  3. Itália
  4. Portugal
  5. Rio de Janeiro (Brasil)
  6. Buenos Aires (Argentina)
  7. Espanha
  8. Amsterdam (Holanda) / Londres (Reino Unido)
  9. Colômbia / México / Pernambuco (Brasil)
  10. Alagoas (Brasil) / Ceará (Brasil)
  11. Berlim (Alemanha) / Chile / Cidade do Cabo (África do Sul) / Colonia del Sacramento (Uruguai) / Islândia / Malta / Praia do Forte-BA (Brasil) / Santorini (Grécia) / Tailândia
  12. Gramado-RS (Brasil) / Pipa-RN (Brasil) / Urubici-SC (Brasil)

 

🏆 VENCEDOR: PARIS / FRANÇA

A Cidade-Luz está no imaginário de casais hétero há décadas como um destino romântico e, este ano, junto com a França, foi eleita como o melhor destino para casais LGBTQIA+ no 2º Prêmio Viaja Bi!.

Para esta e outras categorias segmentadas, votos para cidades, estados ou regiões ajudam na pontuação do país (metodologia detalhada aqui). Assim, a França leva essa categoria, mas o destaque é para Paris, que teve muito mais indicações nominais que o próprio país e outros destinos franceses não tiveram indicação nominal.

Tanto Paris quanto a França, como um todo, são consideradas românticas, mas para LGBTQIA+ praticantes de naturismo (compromissados ou solteiros), é também um destino que oferece muitas opções, como a praia gay St. Laurent d’Eze, na Riviera Francesa. Em Paris, conheci um restaurante nudista que, infelizmente, fechou. E, para famílias LGBTQIA+, a Disneyland Paris fica ali pertinho. Paris também foi palco dos Gay Games, em 2018.

➡️ Leia mais sobre Paris  ➡️ Leia mais sobre a França

 

🏷️ DESTAQUES PARA O JÚRI:

🏷️cidade romântica, 🏷️multiculturalidade, 🏷️boa gastronomia, 🏷️para amantes de arte e moda, 🏷️caminhar e tomar vinho à beira do Canal Saint Martin, 🏷️abraça viajantes LGBTQIA+, 🏷️escapada para Disneyland Paris, 🏷️bairro gay Le Marais, 🏷️ruas cinematográficas, 🏷️cafés de rua, 🏷️conceito histórico, 🏷️grande quantidade de movimentos sociais LGBTQIA+, 🏷️cidade segue conceito de liberdade francês, 🏷️vida noturna incrível, 🏷️bares LGBTQIA+ estilosos, 🏷️cultura de compras.

“A Cidade-Luz reúne uma multiculturalidade que encanta. Arte, gastronomia, moda, monumentos históricos e muita cultura estão no DNA da cidade. Paris é uma cidade para viver e ser vivida e é um destino que acolhe baladeiros, fashionistas e amantes de uma boa gastronomia. Atrações como Museu do Louvre, Torre Eiffel e a Fundação Louis Vuitton são visitas imperdíveis. Além disso, caminhar e tomar um bom vinho à beira do Canal Saint Martin é uma experiência que recomendo. Paris abraça todos viajantes LGBTQIA+ e, para os apaixonados pelo Mickey uma escapadinha para a Disneyland Paris é superacessível e recomendável”.
Adams Souza
“Paris, a cidade dos amantes! O bairro Le Marais é um excelente região para se hospedar se você também busca diversão além de curtir Paris. A região é onde se concentra os melhores bares LGBTQIA+ da cidade e é uma ótima opção para tomar uns drinks e conhecer gente nova se estiver viajando sozinho”.
Carlos Padoveze
“Na Cidade-Luz, Paris, vale a pena colocar um bom par de tênis e caminhar pelas ruas de grandes filmes da cidade romântica, com lugares lindos, e uma noite realmente iluminada”.
Diego Oliveira
“Parece clichê, mas a Cidade-Luz tem lugar pra todos. Seja uma viagem de casal ou sozinho, Paris sempre estará aberta pra você”.
Diego Queiroz
“O Taiti e suas ilhas são certamente um dos melhores destinos para uma lua de mel LGBTQIA+. A cultura, a gastronomia, a paisagem e as praias são incríveis e existe uma tradição de integrar as pessoas trans na sociedade – você vai encontrar muitas delas trabalhando em hotéis por todo o arquipélago. Não deixe de se hospedar em uma villa sobre a água em uma das mais belas ilhas do mundo: Bora Bora”.
Dirk Baumgartl
“Paris será, para sempre, um destino importante para viajantes LGBTQIA+”.
Ed Salvato
“A atmosfera parisiense das ruas, dos cafés e todo o conceito histórico me encanta. Paris é uma cidade romântica e merece ser explorada, assim como seus arredores”.
Fabio Amancio
“Estive em Paris para a Pride de 2022 e me chamou muito a atenção a quantidade de movimentos sociais, relacionados à causa, na cidade. Foi muito inspirador ver tantas pessoas lutando pela comunidade. E, é claro, Paris é um destino dos sonhos com infraestrutura para receber pessoas diversas de todo o mundo”.
Flávio Santos
“Boas opções de compra, história, monumentos conhecidos, cultura diversa e presença forte de negros na comunidade”.
Guilherme Soares
“A França é conhecida como um país liberal e Paris, especialmente, tem essa vibe. A área de Le Marais tem muitos bares gay e uma ótima vibe à noite. Você pode andar pela cidade se sentindo muito seguro como uma pessoa LGBTQIA+ e, durante a Pride, há muitas festas gays pela cidade para participar”.
Matt Watkins
“Seria muito clichê, e injusto, dar destaque só para Paris, a capital francesa. Estive em várias cidades da França nos meus 19 anos, quando estava me descobrindo gay. Resgato minha memória afetiva, de identificar outras pessoas LGBTQIA+ nas ruas de Le Mans, Cannes e Nice, por exemplo. Foram 20 dias maravilhosos, há muito o que conhecer na França”.
Raul Almeida
“Uma das grandes capitais europeias e gay do mundo, Paris é imperdível! Vida noturna incrível, bares gays elegantes, além de toda a cultura e das compras, pelas quais a capital da França é conhecida. Visite um clube gay e dance a noite toda, depois as pessoas dão uma olhada no Marais com um croissant e um café no domingo de manhã.”.
Richard Frost

 

Separamos, nas listas abaixo recortes sobre os resultados:

 

💞 RANKING NOMINAL

Indicação direta e nominal, sem separação de nível geopolítico, como cidade, estado, região, país e até macrorregiões ou continentes

  1. Paris (França)
  2. São Paulo-SP (Brasil)
  3. Buenos Aires (Argentina) / Itália / Nova York (EUA)
  4. Amsterdam (Holanda) / Espanha / Londres (Reino Unido) / Portugal
  5. Arraial do Cabo-RJ (Brasil) / Berlim (Alemanha) / Búzios-RJ (Brasil) / Campos do Jordão-SP (Brasil) / Caribe / Cartagena (Colômbia) / Chile / Cidade do Cabo (África do Sul) / Colômbia / Colonia del Sacramento (Uruguai) / Fernando de Noronha-PE (Brasil) / Gramado-RS (Brasil) / Icaraí de Amontada-CE (Brasil) / Islândia / Lisboa (Portugal) / Maceió-AL (Brasil) / Malta / Menorca (Espanha) / México / Olinda-PE (Brasil) / Petrópolis-RJ (Brasil) / Pipa-RN (Brasil) / Polinésia Francesa (França) / Porto (Portugal) / Praia do Forte-BA (Brasil) / Provincetown (Massachusetts, EUA) / Rio de Janeiro-RJ (Brasil) / Roma (Itália) / Santorini (Grécia) / São Miguel dos Milagres-AL (Brasil) / Seattle (Washington, EUA) / Siena (Itália) / Tailândia / Urubici-SC (Brasil) / Veneza (Itália) / Zipolite (México)
  6. Jericoacoara-CE (Brasil)

 

💞 RANKING DE PAÍSES*

Indicações compiladas por países, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade, estado ou região)

  1. França
  2. EUA
  3. Itália
  4. Portugal
  5. Espanha
  6. Argentina
  7. Colômbia / México
  8. Holanda / Reino Unido
  9. Chile / Islândia / Malta / Tailândia
  10. África do Sul / Alemanha / Grécia / Uruguai

 

💞 RANKING DE ESTADOS BRASILEIROS

Indicações compiladas por estados, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade ou região)

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Pernambuco
  4. Alagoas / Ceará
  5. Bahia
  6. Rio Grande do Sul / Rio Grande do Norte / Santa Catarina

 

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

*Nestes recortes, o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que 85% do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias. As indicações compiladas por Estado (UF), entram no ranking.

 

Vale lembrar que estas são indicações pessoais de cada pessoa do júri e que, caso decida viajar para qualquer um dos destinos (da lista ou não), procure informações mais detalhadas sobre como ele trata a comunidade LGBTQIA+. Alguns destinos foram indicados como não friendly mas, também, em algumas categorias friendly, reforçando o aspecto pessoal nessa indicação. A intenção dessa lista é ser um guia, não um ranking definitivo.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

2 Comentários

  • Marcela Fischer Friedman
    2023-06-02 14:33

    Melhor blog de viagens LGBTQIA+ !!!
    Estou ansiosa para voltar para Paris com a minha namorada!

    MARCELA FISCHER FRIEDMAN

    • Rafael Leick
      2023-06-05 13:42

      Valeu pelo comentário, Marcela 🙂
      Depois volte para contar como foi essa viagem romântica para Paris, hein? Aproveite! Viaja, bi! 😛

Comentar