19 de junho de 2021

Voo de helicóptero em Nova York com porta aberta 🚁

Essa semana, Nova York foi um dos estados dos EUA a liberar as medidas de restrição contra a covid-19. Uma notícia linda e animadora (mesmo que aqui no Brasil estejamos a passo de tartaruga) porque, com isso, o turismo começa a reaquecer aos poucos e estava me lembrando que, quando estive por lá, tive uma experiência mágica: fazer um voo de helicóptero em Nova York com as portas abertas! 😮

Voo de helicóptero em Nova York: Times Square à esquerda, Empire State à direita e Central Park escuro ao fundo

Voo de helicóptero em Nova York: Times Square à esquerda, Empire State à direita e Central Park escuro ao fundo

Pois é… lembra que comentei, no post sobre meu roteiro em Nova York, que tive que sair mais cedo da marcha da World Pride NYC, porque eu tinha agendado uma atração? Pois é, era esse voo de helicóptero em Nova York!

E meu sobrevoo da Big Apple foi para vê-la à noite, no dia da Parada LGBTQIA+ e deu pra ver, lá de cima, todas as cores da cidade, que estava, intencionalmente, mais colorida que nunca.

 

Como foi o voo de helicóptero em Nova York

Voo de helicóptero em Nova York: Empire State iluminado para a Pride Week, visto de cima

Voo de helicóptero em Nova York: Empire State iluminado para a Pride Week, visto de cima

Fiz meu passeio com a FlyNYON (New York On Air), a principal empresa de voos de helicóptero em Nova York e, pelo que eles dizem, a única a oferecer voos de portas abertas. Eles oferecem diferentes tipos de passeios, com porta aberta ou fechada, de manhã, no pôr do sol, à noite e alguns voos em datas especiais, chamados de focus flights.

Ressalto também que o time da FlyNYON foi super simpático, educado e bem-humorado, o que tornou a experiência ainda melhor.

O  voo que eu fiz foi um desses, especial da Pride já que Nova York estava recebendo naquele ano a World Pride e comemorando 50 anos das rebeliões de Stonewall. Esse tour refletiu, lá de cima, o quanto a cidade realmente vestiu a camisa colorida.

Sem exagero nenhum, eles “exageraram” (no bom sentido), como boa cidade dos EUA. Tinha bandeira em todos os lugares, foi impressionante. Até em igreja com missa de Pride no domingo! 😮

Todas as lojas tinham coleção Pride, ou adesivo Pride, bandeiras por todo canto, logos coloridos, tudo! Era até num nível de ficar meio tonto.

Voo de helicóptero em Nova York: Encerramento da Pride Week na Times Square

Voo de helicóptero em Nova York: Encerramento da Pride Week na Times Square

À esquerda, Madison Square Gardens e Times Square; à direita o One World Trade Center, o memorial das Torres Gêmeas e a estação The Oculus

À esquerda, Madison Square Gardens e Times Square; à direita o One World Trade Center, o memorial das Torres Gêmeas e a estação The Oculus

À noite, muitos pontos da cidade estavam iluminados com as 6 cores da bandeira LGBTQIA+, então foi incrível poder ver as cores da Pride em Nova York, do alto.

Empire State, Madison Square Gardens, One World, tudo iluminado. SEN-SA-CIO-NAL!

E ainda deu para ver a muvuca toda dos shows de encerramento da World Pride NYC lá na Times Square, a avenida mais iluminada que se destaca nas fotos.

E o helicóptero passou bem em cima da torre do Empire State, com a torre colorida. Deu uma emoçãozinha extra nesse momento.

O que já aviso desde já é que é dificílimo tirar fotos boas lá de cima, ainda mais em um voo de helicóptero com as portas abertas porque venta muito! Lembrando que, à noite, o nível dificulta ainda mais. Mas consegui fazer uns cliques legais. 🙂

Essa foto de Nova York não tá desfocada, é só arte abstrata

Essa foto de Nova York não tá desfocada, é só arte abstrata

 

Preparação para o passeio de helicóptero

Terminal da FlyNYON, em New Jersey, de onde sai o voo de helicóptero para Nova York

Terminal da FlyNYON, em New Jersey, de onde sai o voo de helicóptero para Nova York

O terminal da FlyNYON é bem amplo e coberto e tem um hall na entrada, com balcão de check-in, salas de reunião (já explico), vários lugares para sentar e aguardar, além de um café. Nesse hall, há um helicóptero real. Numa segunda área, fica o espaço de preparação de fato para o voo.

É importante chegar com, pelo menos, 1h15 de antecedência à hora do seu voo ou seu assento pode ser repassado e, mesmo que não for repassado e o time consiga te incluir, cobrarão uma taxa de atraso de $50. Já já explico como chegar até o terminal a partir de Manhattan para você se programar direitinho, sem atrasos.

Ao chegar, você preenche um cadastro e segue para uma sala de reunião, onde é feito o primeiro “briefing” para o voo, ou seja, onde as primeiras instruções são passadas, com vídeos de segurança e que instigam a gente para o voo. Nesse momento, você já está com as pessoas que vão voar contigo, são grupos de até 6 pessoas.

Equipamentos de segurança para eletrônicos e, ao fundo, para passageires

Equipamentos de segurança para eletrônicos e, ao fundo, para passageires

Quando chega sua vez, seu grupo é encaminhado para a segunda área, onde tem grandes caixotes de plástico fixas no chão, fechados com cadeado, onde ficam guardados os pertences daquele grupo específico. Ao lado, fica a área onde colocamos os equipamentos de segurança.

Em voos de portas abertas, precisamos ficar “presos” ao helicóptero, por isso esses equipamentos de segurança são essenciais. Os celulares e câmeras também ficam acoplados ao seu corpo por uma corda. Isso tudo aumenta a segurança e me deixou bem tranquilo, mas vale lembrar que, na hora do voo, a mobilidade fica um tiquim reduzida em nome da segurança. Não achei ruim. :p

Todos os equipamentos devem ser aprovados pelo piloto antes do embarque. Imagino que algumas máquinas mais pesadas ou com lentes muito grandes não devam ser autorizadas, mas os celulares e câmeras comuns passam numa boa. 😉

Ali são dadas as últimas instruções. Entre elas, a equipe da empresa explica que o grupo terá os assentos no helicóptero designados na hora de subir a bordo e essa escolha é feita pensando na distribuição de peso para melhor equilíbrio da aeronave. E isso não temos como saber antes.

Ponto de atenção: como a distribuição depende do grupo e os voos levam até 6 pessoas por vez, num voo cheio, 1 pessoa ficará no meio, pois há 1 lugar ao lado do piloto, 2 lugares em cada porta de trás e essa última pessoa fica no banco de trás, entre as duas pessoas. Eu dei sorte e fiquei na janela mas é bom ter isso em mente porque quem fica no meio pode se sentir frustrado, já que é um passeio de alto investimento. Esse é um ponto que também pode separar casais nos assentos. Se, para você, for um problema ficar no meio, já converse com a equipe no momento do check-in ou até antes de viajar, pelos contatos no site.

O que vestir: É recomendado usar roupas confortáveis, de preferência calça por conta do vento forte caso não queira passar frio. Eu estava de bermuda, por ter ido direto da Pride, e camiseta mas como estava calor no dia, foi tranquilo. Roupas “soltas” e acessórios, como bonés, chapéus e chinelos não são permitidos porque podem voar. Para calçados, só são permitidos os bem amarrados ou com tiras. Quem estiver de chinelo ou papete de encaixe, terá que ir sem eles para o voo.

 

Tipos de voo de helicóptero em Nova York

Estátua da Liberdade, Manhattan e o skyline de Nova York e, ao fundo, fogos encerrando a World Pride NYC

Estátua da Liberdade, Manhattan e o skyline de Nova York e, ao fundo, fogos encerrando a World Pride NYC

Como comentei acima, a FlyNYON oferece diferentes tipos de passeios. Alguns mais clássicos e outros especiais. Hoje (jun/21), são oferecidos, no site, 2 voos tradicionais com portas abertas, 4 tipos de voos com portas fechadas, 1 pacote especial com benefícios e 5 voos especiais (focus flights), incluindo um  para ver, de cima, os fogos de 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.

VOOS DE HELICÓPTERO EM NOVA YORK

  • Voos de portas abertas (doors-off):
    • NYC Experience: 16-19min
    • NYC Classic: 30-33min
  • Voos de portas fechadas (doors-on):
    • NYC Intro: 15-17min
    • NYC Vip: 27-30min
    • 12-Minute Private Flight: 12min
    • NYC Grand: 37-40min
  • Pacote especial:
    • Aviator Package: 20-23min (com outros benefícios)
  • Voos especiais (focus flights):
    • Fireworks July 4th: 30-33min
    • High Altitude: 30-33min
    • Tributes in Lights 9/11: 30-33min
    • New Year’s Eve Midnight: 30-33min
    • Hudson River Autumn Foliage: 36-39min

Pode parecer que não mas passa MUITO rápido então recomendo fazer os voos que se aproximam de meia hora, para conseguir tirar fotos e também aproveitar a vista.

Eles oferecem, também, alguns adicionais para quem precisar, como locação de câmeras e a NYON SkyCam, que é uma GoPro que fica no próprio helicóptero gravando o seu voo. Eu queria ter pego esse mas, como meu voo era à noite, a câmera ia pegar só um breu. 😛

 

Quanto custa o voo de helicóptero em Nova York

Antena do One World Trade Center iluminada para a Pride Week de Nova York

Antena do One World Trade Center iluminada para a Pride Week de Nova York

Os preços para voo de helicóptero em Nova York com a FlyNYON são bem variados, dependendo de qual voo você escolher, dentre os que listei acima.

Hoje (jun/21), eles variam do voo mais básico por $269 (NYC Intro com portas fechadas) até $1.995 (no voo à meia-noite no Ano Novo), o mais caro dos voos especiais. Há também uma taxa de reserva de 9.875%.

Para referência, o voo Pride Week, que eu fiz, estava custando $699.

É… é salgado mesmo, ainda mais contando que, no atual governo brasileiro, o dólar está mais alto que os próprios helicópteros no céu de Nova York. 🙁

Voo de helicóptero em Nova York: principais pontos de interesse

Voo de helicóptero em Nova York: principais pontos de interesse

Mas um acalento para o bolso é que todos os voos estão com 50% de desconto no preço aplicado no site, então, eles vão de $135 a $998. No Instagram, tanto na conta @flynyon quanto na @nyonair, eles também estão divulgando o promocode NYON50 para aplicar os 50% de desconto.

E é um investimento que vale muito a pena, caso você consiga.

É recomendado que você faça sua reserva antecipada mas, se conseguir fazer na hora, leve seu cartão de crédito porque eles não aceitam pagamento em dinheiro.

 

Como chegar na FlyNYON

Voo de helicóptero em Nova York: o heliporto fica em New Jersey mas é pertinho de Manhattan

Voo de helicóptero em Nova York: o heliporto fica em New Jersey mas é pertinho de Manhattan

Contando que é um alto investimento, se programe para chegar 1h15 antes do horário do seu voo de helicóptero em Nova York porque, como mencionei acima, pode ser cobrada uma taxa de atraso de $50.

O NYON Hangar, terminal da FlyNYON, fica, na verdade no heliporto de New Jersey, ou Nova Jersey, o estado vizinho ao estado de Nova York mas que fica próximo. O Rio Hudson divide New Jersey da ilha de Manhattan.

Endereço do terminal da FlyNYON: 78 John Miller Way, Kearny, NJ 07032 (mapa)

O ponto de referência em Manhattan para “cruzar o rio” é o One World Trade Center, parte sul da ilha. De transporte público, você pode pegar ali o PATH, um trem interestadual, sentido New Jersey e, na estação Journal Square, pegar um ônibus até o heliporto. Esse trajeto leva cerca de 1h10min.

Eu fiz o trajeto de trem que parece uma eternidade porque tem só 2 estações até chegar à Journal Square. De lá, peguei um Uber até o FlyNYON e fiz o mesmo trajeto na volta. Paguei $10.40 na ida e $7.99 na volta. Estimei aqui o valor indo do One World Trade Center direto até o terminal e cada trecho sai por pouco mais de $60.

A FlyNYON oferece um shuttle saindo do endereço 310 Bleecker St., em Manhattan, onde fica a NYON Studio, a loja deles em Greenwich Village, bem pertinho da Christopher Street e so Stonewall Inn, o principal point LGBTQIA+ de Nova York. Não sei dizer o valor que é cobrado hoje; em 2019 saía por $30.

Pelo que vi pelo site, esse transfer é feito pela própria Uber e acomoda até 4 pessoas. Essa opção pode ser incluída no momento da compra.

Eu visitei essa loja, aliás, em um outro dia, com um amigo que se empolgou com meu voo e ele comprou o dele por lá, muito mais fácil do que ir até New Jersey para comprar. E a loja estava todinha coberta de bandeiras do arco-íris.

Loja da New York On Air (NYON) em Greenwich Village, Manhattan

Loja da New York On Air (NYON) em Greenwich Village, Manhattan

 

📷 MAIS FOTOS

 

 

🗽 Assista aos destaques de NYC nos stories do @ViajaBi 🗽

🌈 Guia gay de Nova York: dicas coloridas da Big Apple 🌈

🎫 Reserve outros passeios em Nova York 🎫

🏨 Hotel em Nova York: onde ficar e hospedagens alternativas 🏨



Booking.com

 

O Viaja Bi! teve apoio da NYC & Company com Metrocard e CityPASS. O voo de helicóptero foi uma cortesia da FlyNYON. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como turista.

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

2 Comentários

  • Pousada na Ilha Grande
    2021-06-22 13:47

    Que incrivel, deve ser um maximo lá encima

Comentar