27 de dezembro de 2020

Acampamento na Namíbia: dormindo a céu aberto na África 🏕️

Já tem quase 4 anos que pisei pela 1ª vez na África, para uma das experiências mais lindas que já vivi em viagem. E parte dessa imersão se deu porque eu dormi somente em acampamento na Namíbia, que foi meu país de estreia no continente africano. E já comecei assim, dormindo a céu aberto.

Acampamento na Namíbia: barracas armadas no Duncan's Campsite, ao lado da tribo Himba

Acampamento na Namíbia: barracas armadas no Duncan’s Campsite, ao lado da tribo Himba

Revisitando minhas fotos e vídeos dessa viagem de fevereiro de 2017 para editar vídeos para o canal, minha mente voltou pra lá, comecei a reviver cada um dos momentos e me deu uma vontade mais forte que nunca de deixar tudo isso registrado no blog. Por diversos motivos, só tinha escrito três posts sobre ela, um com o roteiro de 9 dias, um com os custos da viagem e outro falando como foi ser um viajante gay visitando a Namíbia.

E em um ano tão difícil para todo o planeta, em que vemos aqui no Brasil a natureza sendo destruída, me doeu não ter escrito mais sobre essa experiência tão única. E as minhas histórias de acampamento na Namíbia não poderiam ficar de fora. Como já faz tempo, a riqueza de detalhes pode não ser a mesma, me desculpem, mas fui resgatar o máximo que pude pra vocês, espero que gostem 🙂

Explicando os locais de acampamento na Namíbia

Para contextualizar, foram 8 noites dormidas no país, e dormi em diferentes locais:

• 4 campings ou, como eles chamam em inglês, campsites
  • 1 bed & breakfast (pousada) Windhoek, capital da Namíbia
  • 1 hostel em Swakopmund
  • 1 carro atolado perto de Sossusvlei, que não entrará nessa conta :p
Acampamento na Namíbia: armei a barraca para tirar uma selfie

Se quiser buscar outros tipos de hospedagem (alguns deles incluem área para acampamento), aqui estão os links de resultados para as principais cidades ou localidades do país: WindhoekSwakopmundWalvis BayOkaukuejo (portão Sul do Etosha), Namutoni (portão Leste do Etosha), Otjiwarongo (AfriCat) Hentiesbaai (Henties Bay), SolitaireSesriemLüderitzKamanjab e Damaraland.

Acampamento na Namíbia: onde dormir no país africano

Nesse post, não entrarei em detalhes sobre valores porque tem uma seção específica sobre hospedagem (que inclui também hotel e hostel) nesse post: Quanto custa viajar pra Namíbia, na África? 💵

Aqui, a ideia é mostrar um pouco como foi minha experiência em acampamento na Namíbia e mostrar um pouco mais, principalmente em fotos, os lugares onde dormi por lá.

Importante dizer que muitos resorts têm área de acampamento na Namíbia e, geralmente, não precisa de reserva prévia. Nem sei se eles fazem reserva prévia, na verdade, porque é uma área aberta onde você monta sua barraca. Pode ser uma área só de camping, com as facilidades tipo banheiro, chuveiro e pia, por exemplo, ou se for uma área de acampamento dentro de um resort, algumas facilidades do próprio resort, como restaurante ou piscina podem estar disponíveis também.

🏕️ ONGUMA SAFARI CAMPSITE (entrada do Etosha)

Preparando a janta no Onguma Safari Campsite

Na noite anterior à visita ao Etosha National Park, dormi em um camping ao lado do Namutoni, portão Leste do parque, o Onguma Safari Campsite. Era tão perto que da entrada do camping dava pra ver o portão. O Onguma é uma reserva privada de 34 mil hectares que tem 5 lodges e 2 campsites: o Tamboti Luxury Campsite e o Leadwood Campsite. Esses são os oficiais. O extraoficial é o que ficamos, literalmente atrás desse portão de entrada da foto, deve ser a versão pobrinha, mas pra gente super funcionou.

Um ponto positivo é que as paredes da entrada da reserva dava um pouco de cobertura para vento. Armamos nossa barraca ali ao lado do carro e o pedaço de cimento no chão usamos de mesa para poder cozinhar o melhor macarrão que comemos… pelo menos até aquela segunda noite. 😛 O chuveiro era gelado, mas ficava em uma “casinha” de concreto que tinha também um espaço com pia e um lavabo.

Para se localizar no mapa, esse é o ponto exato onde acampei, bem ao lado da entrada da reserva.

Portão do Etosha National Park visto da entrada do Onguma Safari Campsite

🏕️ HALALI CAMPING SITE (dentro do Etosha)

Cada área de acampamento do Halali Camping Site tem mesas e ponto de eletricidade, dentro do Etosha National Park

Na noite seguinte, já dentro do Etosha National Park, passei a noite no Halali Camping Site. O Halali Resort fica no meio do parque e é um dos principais pontos de parada para quem está fazendo a visita, que costuma durar pelo menos 2 dias e, por isso, tem algumas facilidades como área de piquenique, piscina, posto de combustível e loja para turistas. O resort oferece acomodações de diversos tipos, desde área de acampamento até chalés. E mesmo que você acampar, pode usar a piscina e o restaurante do resort, por exemplo, como eu usei.

O acampamento tem mesinhas de concreto e ponto de eletricidade disponíveis para cada uma das áreas numeradas. Eu e meu amigo Rafa, autor do blog Seu Mochilão, que estava viajando comigo, ocupamos uma dessas áreas e foi bom para dar uma carga nas máquinas, já que o celular estávamos carregando durante o dia, no carro. Os chuveiros eram bem quentinhos e esse foi o mais organizado acampamento na Namíbia, pela nossa experiência, o que era esperado, já que está dentro do principal ponto turístico do país. Dos 4 acampamentos, esse foi o mais caro.

O resort também oferece game drives, passeios com guia para avistar animais, dentro do parque. Mas fizemos por conta, então não contratamos. Lá também tem um ponto de observação de animais perto de um waterhole (“buraco de água”, onde os animais matam a sede), mas não fomos lá porque chegamos tarde e saímos cedo, então não veríamos animais.

Mais infos no site do parque e no site da NWR (Namibia Wildlife Resorts), que gerencia os resorts nos parques nacionais do país.

🏕️ DUNCAN’S CAMPSITE (ao lado da tribo Himba)

Duncan's Campsite, ao lado da tribo Himba, perto de Kamanjab, na Namíbia

Duncan’s Campsite, ao lado da tribo Himba, perto de Kamanjab, na Namíbia

Na Namíbia, existem vários lugares onde se pode ver o povo Himba. Um dos mais autênticos e menos turísticos fica a 20km do pequeno vilarejo Kamanjab. O nome do camping é Duncan’s Campsite e foi uma das mais isoladas experiências de acampamento na Namíbia, pois só estávamos eu e o Rafa, num local bem isolado, ao lado da Otjikandero Himba Village & School (esse é o nome que vai estar sinalizado na entrada, na estrada), que é a tribo Himba e uma escola para as crianças, onde a lâmpada é feita com uma garrafa pet com água enfiada em um buraco no teto, para espalhar a luz.

Lá tem 4 áreas de acampamento individuais, cada uma com chuveiro, pia, banheiro e facilidades para churrasco. Estacionei o carro perto de um morro de pedras, e consegui montar a barraca embaixo de umas árvores, que deram mais abrigo.

Uma das áreas de higiene ali (chuveiro, pia e privada) tinha divisão com paredes de concreto, mas sem cobertura. Achei divertida, mas estranha, a ideia de fazer um cocô a céu aberto. O chuveiro era gelado, se bem me lembro, mas tinha uma segunda área de higiene com um aquecedor a lenha que esquentava o chuveiro.

Como estávamos sozinhos e só tinha luz nessa área de higiene, foi uma experiência super imersiva. Para cozinhar, ligamos o farol do carro e depois, já no escuro da noite, pudemos observar muitas estrelas naquele céu limpo. Quem busca acampamento na Namíbia ou esse tipo de viagem, entendo que busque algo parecido com isso pelo menos por uma noite.

Para se localizar, no mapa, em como chegar, o ponto de entrada fica na rodovia C40 e a área de acampamento fica um pouco mais para dentro (marquei exatamente onde acampei). Esse site tem algumas informações extras e lista, como contato, a Namibia JJ Tours, uma agência de viagens LGBTQIA+ afiliada à IGLTA.

🏕️ ABA-HUAB CAMPSITE (Damaraland, caminho de Twyfelfontein)

Aba-Huab Campsite, em Damaraland, Namíbia, perto de Twyfelfontein

A caminho de Twyfelfontein, lugar onde pode se ver pinturas rupestres de 6 mil anos, fizemos uma parada na região de Damaraland, no Aba-Huab Campsite. É o único acampamento na Namíbia que cobrou uma taxa extra pelo carro, além da área de acampamento em si, mas foi o mais barato dos 4 que conheci. Perto da recepção, uma construção grande, onde ficam as facilidades principais, fica a área de acampamento.

A que fiquei, tinha uma área cercadinha por pequenas pedras, com uma árvore no meio, dando um pouco mais de abrigo. Na árvore, ficava pendurado um ponto de luz, que podia ser ligado e desligado. A árvore também serviu para pendurar as toalhas e roupas para secar. Não me lembro bem da área de higiene (sorry!), mas acho que o chuveiro era quente porque revendo os stories que gravei nessa noite, eu estava de jaqueta e, se tivesse tomado banho frio, acho que eu lembraria… 😛

O camping não é cercado e fica perto das margens do rio Aba-Huab, então, dizem ser possível até ter um encontro com os elefantes do deserto, característicos dessa região de Damaraland. Não demos essa sorte, mas seria incrível se rolasse!

Para se localizar no mapa, aqui você pode ver a área de acampamento (campsite) e a recepção do lugar.

🛏️ SWAKOPMUND BACKPACKERS (hostel em Swakopmund)

Hostel Swakopmund Backpackers, em Swakopmund, na Namíbia - Foto: Divulgação

Hostel Swakopmund Backpackers, em Swakopmund, na Namíbia – Foto: Divulgação

Em Swakopmund, a 2ª maior cidade da Namíbia, optei por ficar em hostel pela comodidade, praticidade e conforto pois já estava me aproximando do fim da viagem. Fiquei hospedado no Swakopmund Backpackers (se esse link da Booking não estiver ativo, tente os do Hostelworld ou Hostelbookers).

Eu sinceramente lembro muito pouco desse hostel, foi realmente só um ponto de parada. Mas ele tinha uma área aberta com mesinhas para confraternizar, alguns restaurantes lá dentro para pedir comida pronta e quartos compartilhados, que foi meu caso, e privativos. Do que me lembro da experiência, foi positiva. Se não curtir, busque outras opções de hospedagem em Swakopmund.

🛏️ SHARON ROSE B&B GUESTHOUSE (pousada em Windhoek)

Céu da Namíbia visto da frente do Sharon Rose Guesthouse, uma pousada em Windhoek

Na primeira e na última noite da viagem, dormi no Sharon Rose Guesthouse, uma pousada bem simples na capital da Namíbia, a cidade de Windhoek, a mais populosa do país. A escolha foi por pura comodidade. O local é bem simples mesmo. Não tirei muitas fotos lá porque chegamos muito cansados da viagem no primeiro dia e, no dia seguinte, saímos muito cedo. No último dia, já estávamos mortos depois de muitas horas de estrada e por, na noite anterior, ter pernoitado no carro atolado. Só queríamos um banho e uma cama fofinha.

Pelo que vi aqui, eles deram uma renovada no local, tá mais bonitinho e organizado do que quando fui. Mas achei bem honesto, tem vaga para o carro e foi lá mesmo, na recepção, que comprei o chip local para meu celular. Hoje já é mais fácil, dá para comprar o chip internacional antes de sair de terras tupiniquins.

Como dica extra, o site Wheretostay Namibia é a versão digital do guia impresso que comprei ainda no aeroporto, com o “onde ficar na Namíbia” completão. Vale dar uma explorada. 😉

E você? Tem mais dicas sobre acampamento na Namíbia?
Deixe seu comentário abaixo para ajudar outros viajantes. 🙂

O blogueiro viajou com apoio da GTA Assist. A viagem faz parte do projeto Mochiláfrica.

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.