11 de janeiro de 2016

Tour Astronômico no Deserto do Atacama

Tour Astronômico no Deserto do Atacama é um dos passeios mais surpreendentes de se fazer. Isso porque o céu do Atacama é um dos mais limpos do mundo, por conta da baixa umidade do local, que reduz a formação de nuvens na região. De lá, pode se ter uma visibilidade de praticamente tudo quanto é estrela lá em cima.

Céu noturno no Tour Astronômico da Ayllu Expediciones

Céu noturno no Tour Astronômico da Ayllu Expediciones

É interessante saber que essa região do Chile é procurada por astrônomos do mundo todo por conta desse ceu limpo. Um exemplo disso é o Projeto ALMA, que reúne, além dos chilenos, serviços de observação espacial dos Estados Unidos (EUA), Europa e Japão. Visitei o ALMA nessa minha última ida ao Atacama, inclusive e principalmente a área onde ficam as antenas, que não são abertas ao público, mas isso conto melhor separadamente num post sobre o Projeto ALMA. 😉

Eu fiz esse tour duas vezes, com empresas diferentes. Em 2014, por indicações de outros blogueiros, fiz o passeio com a agência Space, que tem uma estrutura bem legal, um astrônomo francês super bem-humorado que explica tudinho sobre os céus, estrelas e astros e um chocolate quente bem gostoso regado a um papo astronômico.

O mais legal desse passeio é que dá pra fotografar a lua do telescópio (como essa foto abaixo, da minha máquina) e tem bastante conteúdo sobre os céus, os planetas, a observação do Universo e da posição que o deserto mais árido do mundo ocupa na astronomia. Eu amei!

Tour astronômico no Deserto do Atacama, com a agência Space

Tour astronômico no Deserto do Atacama, com a agência Space

Também em dezembro do ano passado, pude fazer o Tour Astronômico no Deserto do Atacama com a agência Ayllu, que está incluindo agora o passeio em seu portifólio de tours, oferecendo cadeirinhas confortáveis (tipo daquela de diretor de cinema, que abre) e explicação de um guia chileno com um laser que chega lá nas estrelas e facilita bastante as explicações. Esse tour é legal pra quem quer fazer fotos para postar nas redes sociais.

Nesse dia, infelizmente a luz forte da lua atrapalhou um pouco a visibilidade, mas ainda assim, deu pra admirar um céu lindo, entender melhor nosso espaço e, de quebra, tirar umas fotos noturnas incríveis e até com light painting, que é uma foto que tem uma “pintura com luz”, ou seja, você pinta alguma informação na foto, com a luz do celular, como a que fiz pintando Viagem Primata (meu outro blog) no ar. Legal, né?

Light painting no Tour Astronômico da Ayllu Expediciones

Light painting no Tour Astronômico da Ayllu Expediciones

Ah!!! E naquela noite ainda conseguimos ver uma estrela cadente rasgando o céu. Coisa mais linda do mundo! Ou podia ser um OVNI também, não estou muito certo. Na verdade, como durou 1s, eu suponho que tenha sido um OVNI. Mandei um beijo pras outras galáxias! 😉

Esse é um passeio legal porque é meio coringa. Dá pra encaixar em qualquer um dos dias, porque é o único passeio à noite. A dica é fazer o Tour Astronômico no Deserto do Atacama na primeira noite, pois se o céu estiver encoberto, com muitas nuvens, você pode ir deixando pra noite seguinte e seguinte e seguinte, até conseguir fazer. Se você já se planejar pro último dia e estiver encoberto, você não vai conseguir fazer. 🙁

 

FOTOS 📷

 

Pra mais informações, entre em contato com a Ayllu.

 

Confira o guia completo do Deserto do Atacama.

 

Tem alguma outra dica sobre esse passeio? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!

 

O Viaja Bi! viajou a convite da agência Ayllu Expediciones. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como turista.

[Post originalmente publicado em 11/1/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 2/2/2020]

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

3 Comentários

Comentar