9 de abril de 2018

Exclusivo: Ministro do Turismo da Argentina fala sobre LGBT e Brasil

O Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, esteve em São Paulo na última semana para participar da WTM Latin America, uma das maiores feiras de turismo da América do Sul e na manhã da quarta-feira, 4 de abril, recebeu o Viaja Bi! no belíssimo Hotel Tivoli Mofarrej, nos Jardins, para uma entrevista exclusiva.

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi! - Foto: Thays Bittar

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi! – Foto: Thays Bittar

A campanha Amor. (amor e ponto), focada no público LGBT e lançada pela Inprotur, órgão de promoção turística da Argentina, em conjunto com a Câmara de Comércio Gay e Lésbica Argentina (CCGLAR) em agosto de 2016, foi a pauta da conversa. Prestes a completar 2 anos, o Ministro do Turismo avalia esse tempo de campanha junto a outras novidades preparadas especialmente para o mercado brasileiro, que é o maior público do segmento de turismo para nossos vizinhos.

“Estamos muito contentes. A campanha Amor. significou a definição de que buscamos ser um destino friendly para todo mundo. Um destino onde todos somos iguais, onde todos temos nosso lugar, onde podemos nos interrelacionar da melhor das maneiras e onde a única coisa importante definitivamente para a pessoa é o amor. Que as pessoas não se olhem por sua religião, sua condição sexual, sua posição política. Que as pessoas se olhem por sua capacidade de amar ou não, se são boas pessoas ou não, se são pessoas de valor ou não”, disse Santos.

O ministro completou: “Esse foi o fundamento dessa campanha, da qual estamos muito orgulhosos porque, de alguma maneira, também marca uma visão da Argentina que queremos. Uma Argentina integrada ao mundo, mas também uma Argentina aberta a si mesma, para ser capaz de conter a todos a partir do que temos de mais importante, que é nossa capacidade de amar”.

A campanha, que está alinhada ao conceito nacional, World Friendly, foi um grande sucesso em seu início, em 2016. Desde então, o Viaja Bi! já viajou ao país, como parte da campanha, para Buenos Aires, Bariloche, Rosário, Mendoza e El Calafate. Em dois anos de existência, várias ações foram feitas no mundo todo numa parceria da Inprotur com a Câmara LGBT. No Brasil, além das ações com veículos de comunicação especializados, o país trouxe para feiras como ABAV Expo e WTM Latin America, além do estande do país, um outro exclusivamente para promover a campanha Amor. e a ação foi repetida em diversas feiras ao redor do mundo.

“É uma campanha que se vai se medir com o tempo, mas que trouxe bons resultados. Buenos Aires se tornou, você sabe, em uma das cidades mais abertas para o mercado LGBT. É uma cidade com atrativos especiais. Mas a ideia é poder transmitir que toda a Argentina é assim”, complementa Gustavo Santos.

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi! - Foto: Thays Bittar

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi! – Foto: Thays Bittar

O ministro ainda mostra que a diversidade do país também se dá em termos de destinos. “A Argentina tem uma diversidade extraordinária, que é muito mais do que Buenos Aires e a Patagônia. Tem a rota de vinhos de Mendoza, a rota jesuíta de Córdoba, as Cataratas de Iguaçu dos dois lados, o norte da Argentina, que é maravilhoso. É ideal rodar o país com amigos ou em casal. É uma experiência que te permite percorrer quatro climas distintos no mesmo país. Distintas paisagens, culturas, gastronomia e todas maravilhosamente boas”, se derrete.

O Ministro do Turismo ressaltou que a proximidade do Brasil com a Argentina, dois países de grandes dimensões, é importante para que o turista aproveite melhor o tempo de sua viagem. Para a WTM Latin America, nossos hermanos, além de promover a cidade de Buenos Aires e seus tradicionais destinos de neve, deram destaque ao norte do país, com destaque às cidades de Salta e Jujuy, que tem agora um novo voo direto da Aerolíneas Argentinas partindo de São Paulo.

A aviação vem sendo um tema de investimento constante do turismo no país. Além dos novos voos de SP, a Azul também lançará em julho dois novos voos partindo de Porto Alegre sem escalas para as cidades de Córdoba e Rosário. Hoje, a Argentina tem 5 cidades conectadas de modo direto a 16 destinos brasileiros, por meio de 8 companhias aéreas e rotas regulares: Aerolíneas Argentinas, Azul, Emirates, Ethiopian, GOL, LATAM, Qatar e Turkish.

Como 54% das chegadas de brasileiros no país é por via aérea, o Aeroporto de Ezeiza, o principal de Buenos Aires, é o palco de um dos principais destaques para os brasileiros, que começou em 1º de dezembro de 2017: a campanha Brazilian Friendly. O aeroporto tem nos brasileiros hoje, cerca de 11% de seu público.

“O brasileiro será recebido como nenhum outro na Argentina. Toda a sinalização vai estar em português, todas as lojas do aeroporto aceitarão pagamentos em reais, vai haver um app especial para os brasileiros com guia turístico com todos os atrativos da cidade e uma série de cupons de desconto exclusivos para brasileiros. Queremos que o brasileiro, quando entre na Argentina, se sinta sendo recebido não somente com amor, mas também com os braços abertos”, comemora Santos. Para aproveitar os benefícios e descontos, o turista deve baixar o aplicativo AA2000 para ter disponível um cartão de experiência digital.

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi! - Foto: Thays Bittar

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi! – Foto: Thays Bittar

Além das novidades apresentadas pelo Ministro do Turismo Gustavo Santos, Juan Horacio Djedjeian, representante da AA2000, empresa que administra vários outros aeroportos argentinos e alguns brasileiros, apresentou outros benefícios. Os brazucas encontrarão, em Ezeiza, funcionários falando português, além da tradução do mapa do aeroporto, um blog com conteúdo de interesse na nossa língua e opções de café da manhã e almoço típicas, como pão de queijo, por exemplo. Ainda no primeiro semestre, Ezeiza promete um espaço gastronômico brasileiro. Para garantir a autenticidade, a modelo brasileira Anamá Ferreira foi escolhida como embaixadora da campanha.

Os brasileiros representam hoje o principal público turista na Argentina. Foram mais de 1,2 milhão de desembarques em 2017, um número 15% superior ao de 2016. O número reflete o primeiro crescimento desde 2011.

Pergunto, então, ao ministro Gustavo Santos se os brasileiros também são o maior público LGBT que chega ao país. “Não temos isso discriminado. Mas o volume de brasileiros cresceu 25% no último ano. E queremos ter um crescimento semelhante esse ano. Queremos superar 1,5 milhão de brasileiros na Argentina e estamos convencidos que com mais conectividade, melhores preços e a vantagem cambial que a Argentina tem favorável ao Brasil, os brasileiros podem encontrar produtos muito bons por preços adequados”, responde.

Buenos Aires ainda é a principal cidade turística da Argentina, que Gustavo Santos comparou com uma cidade europeia (“É como ter Paris a 2h”). Mas outros destinos também oferecem atrativos aos brasileiros. Perguntei a ele o que estão fazendo para promover os outros destinos para o público LGBT nessa campanha Amor.. As ações são, na verdade, para todos os públicos, incluindo nossa comunidade e, novamente, os brasileiros.

Hoje, nos hotéis argentinos, todos estrangeiros que pagarem com cartão de crédito, recebem de volta 21% do IVA. Outra possibilidade interessante, é o Visite Argentina, produto da Aerolíneas Argentinas que pode ser adquirido no site da companhia aérea ou agência de viagem antes de sair do Brasil e que permite aos brasileiros comprar, além do voo mais longo até Buenos Aires, voos entre 1 e 12 destinos diferentes na Argentina, a preços econômicos.

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi!

Ministro do Turismo da Argentina Gustavo Santos em entrevista para Rafael Leick, do Viaja Bi!

“Os voos internos custam menos para os brasileiros do que para os argentinos. E isso é uma vantagem para aproveitar. Sempre digo que a Argentina completa é uma Argentina com Buenos Aires e outra coisa. Em uma viagem, a Patagônia, em outra viagem os vinhos de Mendoza, em outra viagem o norte a se perder nesse mundo mágico desses morros coloridos, povoados de adobe, Salinas Grandes, esse mar de sal… Te digo que são paisagens que não existem no Brasil. No Brasil há outras coisas, mas que aí somos nós que estamos buscando”, diz Gustavo Santos.

Para fechar a entrevista exclusiva ao Viaja Bi!, pergunto ao Ministro do Turismo Gustavo Santos quais os próximos passos da campanha Amor. para esse ano.

“Certamente a Câmara LGBT vai fazer anúncios sobre o assunto na WTM hoje, mas vamos seguir trabalhando fortemente, sobretudo com o mercado brasileiro e nossa campanha Amor., mas como te disse é uma campanha que nós interpretamos que vai muito mais além do segmento. É a Argentina que queremos mostrar ao mundo. Uma Argentina que valoriza que o mais importante, em definitivo, nas pessoas é sua capacidade de amar”, completa.

É… Argentina é amor… e ponto final!

 

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Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

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2 Comentários

  • Tiago
    2018-04-09 11:51

    Muito boa a entrevista! Parabéns!
    A Argentina é realmente um destino muito querido e é sempre ótimo saber que nós LGBTs somos muito bem-vindos por lá! <3

    • Rafael Leick
      2018-04-09 13:53

      Valeu, querido. Realmente, a Argentina é super aberta. Comprovei na prática. 🙂
      Volte sempre.

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