30 de maio de 2017

Um fim de semana de aventura em Ilha Grande (RJ)

Olá, bis aventureirxs! Vamos falar de uma aventura em Ilha Grande. A ilha é um cenário paradisíaco que encanta muitos aventureiros e turistas com suas casas de veraneio e comércios simples, pousadas, campings, muitas praias (são mais de 30), cachoeiras, mirantes, enseadas e montanha com vegetações preservadas de Mata Atlântica. Não é à toa que é chamada de Ilha GRANDE! 😛

É um lugar que deveria ser obrigatório para todos conhecerem, um paraíso! Fica localizado na região da Costa Verde, a oeste do Estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 160 km da capital e fica no município de Angra dos Reis.

Pra ter idéia, dê a espiada abaixo no mapa da Ilha Grande as trilhas (T) e as quantidades de praias que tem por lá:

Aventura em Ilha Grande: Mapa das trilhas - Fonte: ilhagrande.org

Aventura em Ilha Grande: Mapa das trilhas – Fonte: ilhagrande.org

Com o curto tempo de um final de semana e diante de tantas opções de lugar para conhecer e ficar hospedado, escolhi a Praia do Aventureiro, considerado o lugar mais preservado da ilha e quase isolado. Não existe muito comércio e a energia elétrica por lá só funciona com gerador solar ou movido a gasolina, resiste a décadas sem alterar suas características.

Convidei três amigos que toparam dar close e se aventurar pela ilha! Se joga, bi !

Itens importantes pra levar no mochilão para uma aventura em Ilha Grande:

• Passagens Rio x Angra dos Reis
  • Barraca camping
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Sunga
  • Óculos de sol
  • Máquina fotográfica
  • E… chuva! 🌧️

Pois é, de repente a previsão do tempo não foi com a minha cara! E comecei a me sentir estranho, garganta ruim… Como toda viagem tem seus perrengues e imprevistos, dessa vez a Lei de Murphy me pegou antes de colocar o pé na estrada! Confesso, dei aquela desanimada, mas como não sou de açúcar e de papel, embarquei nessa aventura assim mesmo! 😛 OK! Vamos aventurar!

Chegada a Angra dos Reis

O dia começa ao desembarcar na pequena rodoviária de Angra dos Reis e temos que caminhar 2,5km até o porto de Angra ou Estação de Santa Luzia pois, para ter acesso à ilha só podemos chegar através dos barcos que atracam por ali diariamente.

Aventura em Ilha Grande: Cidade de Angra dos Reis - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Cidade de Angra dos Reis – Foto: Jeff Slaid

São três tipos de embarcações:

• Lanchas: Capacidade entre 8 a 14 pessoas custa de R$ 40 a R$ 50 e tem duração aproximada de 30min, dependendo das condições marítimas. São chamados de taxi-boats
  • Escunas: Capacidade entre 50 a 150 pessoas dependendo do seu modelo, costumam fazer transporte de mercadorias entre Angra dos Reis x Ilha Grande e custa em média de R$ 15 a R$ 25, com duração de 1h a 1h30, dependendo das condições marítimas
  • Barcas: Capacidade entre 500 a 1.000 pessoas, custa R$ 16,60 e tem duração de 1h30 a 2h, dependendo das condições marítimas. A barca é operada pela concessionária CCR, que é a mesma que faz o trajeto Rio-Niterói, é geralmente mais usada pelos moradores e trabalhadores da ilha
Aventura em Ilha Grande: Selfie no barco. Partiu! Vamo que vamo! - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Selfie no barco. Partiu! Vamo que vamo! – Foto: Jeff Slaid

Aqui novamente a Lei de Murphy me pegou. Devido ao mau tempo, não tinha embarcações com destino à Praia do Aventureiro por conta das condições marítimas do mar aberto e o jeito foi ir para Abraão, a parte mais estruturada e preparada da ilha. Então, como diz a sábia e filósofa Inês Brasil: “É aquilo né? Vamu fazeno”!

Aventura em Ilha Grande: Chegando na ilha com... chuva! :( - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Chegando na ilha com… chuva! 🙁 – Foto: Jeff Slaid

Nos juntamos com mais um amigo que estava na ilha e, por causa do mau tempo, tivemos que mudar todo nosso roteiro e logística do camping e fomos explorar, pelo local, os campings mais baratos para fincar nossas barracas.

Aventura em Ilha Grande: Ânimo aê, bi! - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Ânimo aê, bi! – Foto: Jeff Slaid

Finalmente, depois de já estarmos estabelecidos e ter armado nossas barracas de camping, com o tempo nublado e o dia escurecendo rápido, demos uma volta pelo centro de Abraão.

Apesar da chuva, a ilha tem seu charme com casas em estilo colonial preservadas e comércios, restaurantes à beira da praia e artesanato local.

Aventura em Ilha Grande: Restaurante na beira da praia - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Restaurante na beira da praia – Foto: Jeff Slaid

Tivemos uma trégua com a chuva e o dia seguinte amanheceu lindo, com um sol tímido! ⛅❤️

Com a mudança de roteiro, a aventura ficou por conta de explorar a trilha até a Praia de Lopes Mendes, que é considerada umas das praias mais bonitas do litoral brasileiro e uma das 10 mais lindas do mundo pelo concurso anual do TripAdvisor.

Aventura em Ilha Grande: Praia Lopes Mendes - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Praia Lopes Mendes – Foto: Jeff Slaid

Existem duas formas de chegar à Lopes Mendes: a pé ou de barco! Óbvio que escolhemos a opção de ir a pé e a volta ficaria por conta do barco.

E começa assim: a partir da Vila do Abraão até a Praia do Pouso são de 6 a 7km, com duração média de 1h30 a 2h. Por último, a trilha entre Praia do Pouso e Praia de Lopes Mendes possui 2,8km, com duração de 15 a 30min. Ao todo, é considerado uma trilha de média a difícil, pois é muito longa, possuem muitas subidas e descidas sem obstáculos naturais, porém bem sinalizada e demarcada.

Aventura em Ilha Grande: Jungle Lodge ^^ - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Jungle Lodge ^^ – Foto: Jeff Slaid

É um sobe e desce entre as matas com as vegetações bem verdes, boa parte cercada pelas sombras e podemos ser surpreendidos por animais como esquilos e micos no caminho.

Quase 1h30 depois: “olha, finalmente, praia à vista”!!! Mas não era a tão esperada Lopes Mendes…

Aventura em Ilha Grande: Siga-me os bons! - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Siga-me os bons! – Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: A caminho - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: A caminho – Foto: Jeff Slaid

Era a Praia de Palmas, uma pequena praia com águas calmas que possui alguns quiosques onde podemos comer boas porções de peixe frito ou camarão, tomar aquela cerveja, curtir a sombra fresca!

Demos uma pausa e curtimos um mergulho por aqui.

Aventura em Ilha Grande: Só alegria! - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Só alegria! – Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Praia de Palmas - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Praia de Palmas – Foto: Jeff Slaid

Em seguida, temos mais uma pequena praia, Praia do Pouso. Aqui é a parada obrigatória dos barcos que saem da Vila do Abraão rumo a Praia Lopes Mendes e vice-versa.

Aproveitamos uma pausa para tirar fotos pulando dos cais!

Aventura em Ilha Grande: Para o alto e avante, bi! - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Para o alto e avante, bi! – Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Praia do Pouso é parada obrigatória dos barcos Abraão x Lopes Mendes - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Praia do Pouso é parada obrigatória dos barcos Abraão x Lopes Mendes – Foto: Jeff Slaid

Finalmente, voltamos à trilha, agora faltando de 15 a 30min para chegar ao destino final.

A trilha é bem íngreme e por ter chovido no dia anterior, ficou muito escorregadia e lamacenta, atenção super redobrada nesses trechos.

Aventura em Ilha Grande: A trilha final - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: A trilha final – Foto: Jeff Slaid

Depois de quase 10km percorridos, a recompensa!

A visão ao alcançar a Lopes Mendes chega a embaralhar o cérebro, pois o local é simplesmente i-na-cre-di-tá-vel! A água é cristalina e, olhando do alto, vê-se um azul em degradê que é algo esplêndido.

Tem 3km de areias brancas e finas, possui muita sombra das amendoeiras, as águas são tão cristalinas que dá pra ver bem os seus pés no fundo!

Aventura em Ilha Grande: E pensar que a previsão era só de chuva! - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: E pensar que a previsão era só de chuva! – Foto: Jeff Slaid

Em geral essa praia costuma ser muito agitada e é muito procurada pelos surfistas gatos atrás de ondas perfeitas. A praia estava calma e rasinha até certo nível e ficou perfeito para a prática do mergulho snorkel!

Tivemos sorte (até que enfim) na Ilha Grande com suas águas calmas! Um PARAÍSO!

Aventura em Ilha Grande: Mergulho snorkel - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: Mergulho snorkel – Foto: Jeff Slaid

Dica: Há pontos na praia em que se alugam itens como máscara de mergulho snorkel ou prancha de surf. Quando estava na Praia Lopes Mendes, só tinha pranchas para os surfistas, então veja isso na Vila do Abraão, onde várias agências alugam.

Agora é a deixa para tirar várias fotos e ter aquela foto de causar nas suas redes sociais! Arrasa, bi!

Aventura em Ilha Grande: O surfista brasileiro - Foto: Jeff Slaid

Aventura em Ilha Grande: O surfista brasileiro – Foto: Jeff Slaid

Na volta, estávamos todos cansados e destruídos pela aventura, mas voltamos com a sensação de ter um dia super aproveitado, todos os minutos, e fomos recompensados pela natureza quase intocada, senão bem preservada.

E ficamos com a certeza que temos que voltar mais uma vez e com mais tempo para explorar outras partes e lados da ilha, dessa vez poder mergulhar junto com os peixes, tartarugas e várias espécies marinhas e conhecer mirantes de um paraíso que parece que saiu das cenas de filme!

Informações importantes para curtir aventura em Ilha Grande

• Para chegar à Ilha Grande é preciso saber por onde começar, pois existem vários destinos com saída para ilha: Mangaratiba, Conceição do Jacareí e Angra dos Reis.
  • Em todos os cais, tem embarcações disponíveis de diversos tipos, como escunas, lanchas e barcas. O tempo de travessia varia de 15min até 1h45. Os preços podem variar de acordo com o tipo da embarcação e lotação.
  • Todos os locais possuem vagas de estacionamento em frente aos cais/porto.

Mais informações de como chegar, hospedagens e horários das embarcações nos sites oficiais, o ilhagrande.com.brilhagrande.org.

Informações importantes para a trilha Vila de Abraão x Praia do Pouso (T10)

• Os barcos que fazem o trajeto Vila do Abraão x Praia do Pouso têm saídas regulares, com agências e vendedores próximos à praia para atender, dá até agendar com eles o horário de saída. São variados preços e tipos de embarcações como escuna e lanchas.
  • A trilha exige um pouco dos nossos aventureiros por ser considerada de nível médio, é bastante longa com subidas e descidas, mas sem obstáculos naturais.
  • Use roupas leves e calçados adequados como tênis de academia, pois apesar de ser uma região de praia, há bastantes trechos de caminhada pela mata fechada.

Informações para trilha Praia do Pouso x Lopes Mendes (T11)

• A trilha que liga a Praia do Pouso à Lopes Mendes é considerada pequena mas de nível médio por possuir subidas íngremes.
  • Duração de 15 a 30min dependendo do condicionamento físico.

Informações para curtir a Praia Lopes Mendes

• A praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande, é belíssima, bastante rústica e selvagem! Não possui muita infraestrutura. Por isso, leve água (bastante) e um pouco de comida para beliscar! As que vendem por lá são bem salgadas $$$.
  • Respeite a natureza e ajude a preservar o ambiente, não há coleta de lixos regular em Lopes Mendes.

Tem alguma outra dica de aventura em Ilha Grande? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Jeff Slaid

Jeff Slaid

Jeff Slaid é colunista do Viaja Bi!. Carioca, passou dos 30 anos, é Analista de Recursos Humanos por profissão e apaixonado por descobrir novos lugares e pessoas. Amante de trilhas e esportes radicais, tem o desejo de sempre explorar novas aventuras e compartilhar suas experiências. Todos os posts do Jeff.