25 de outubro de 2021

Onde comer em Lima e Cusco: o melhor da gastronomia peruana

Durante a viagem ao Peru para a qual foi convidado a fazer, em setembro de 2019, o Viaja Bi! passou por alguns dos melhores restaurantes do Peru (e do mundo). Então, te conto um pouco aqui sobre onde comer em Lima e Cusco, as capitais gastronômica e cultural do país, respectivamente, e que oferecem o melhor da gastronomia do Peru.

Onde comer em Lima e Cusco: alta gastronomia no Peru e suas sensações

ONDE COMER EM LIMA

🍽️ ASTRID Y GASTÓN (Lima)

A primeira parada no país

Logo após desembarcar em Lima, encontrei com a guia, Cláudia, e segui na van diretamente para o renomado restaurante Astrid y Gastón. Como a internet no celular já estava funcionando, decidi pesquisar um pouco sobre o lugar no caminho — prática que tornei frequente durante essa viagem. Não que eu pensasse que a leitura seria a mesma coisa que estar lá, mas gostei de saber mais ou menos o que esperar.

Aprendi, então, que o restaurante esteve recentemente na lista dos 15 melhores do mundo e que o nome vem do chefe que o comanda, o super renomado Gastón Acurio e sua esposa Astrid Gutsche, responsáveis por colocarem Lima e o Peru em destaque no mundo quando o assunto é alta gastronomia. As expectativas aumentaram e a fome também.

Onde comer em Lima: Astrid y Gastón – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Em pouco menos de uma hora, cheguei ao imponente casarão em cujo estacionamento já pude perceber uma enorme e bem cuidada horta. Subindo as escadas, me deparei com o hall e um simpático host nos encaminhou até um dos salões onde uma grande mesa estava preparada.

Apesar das altas paredes e confortáveis poltronas, o clima era descontraído e me senti muito confortável, apesar de ser meu primeiro contato com o país e com as pessoas que dividiriam os próximos dias comigo.

Onde comer em Lima: Astrid y Gastón – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

O menu, como esperado, se concentra nos peixes, mas é fácil encontrar outras opções marinhas ou outros tipos de carne, como pato, coelho ou o que mais me impressionou, o cuy. Não, não é o que você está pensando!

Cuy é como é chamado o porquinho da índia que serve como principal ingrediente para diversos pratos. Apesar de ter decidido não limitar minhas experiências gastronômicas, comer cuy não me pareceu uma boa ideia e optei por um tiradito de peixe fresco para a entrada e um ceviche para o prato principal.

Penso ter acertado em meus pedidos pois ambos estavam deliciosos. Para a sobremesa, foi sugerida uma degustação dos principais pratos doces. Muita fruta, chocolate e sorvete, pelo que eu pude antecipar. Enquanto os pedidos não chegavam, explorei um pouco mais do casarão, que conta com banheiros super cheios de estilo e uma área externa muito confortável e instagramável.

As sobremesas chegaram e já impactaram pelo visual. O sabor também não deixou a desejar, mas eu já estava muito cheio e acabei não provando tudo. Vale dizer que a carta de vinhos é espetacular, assim como os drinks da casa!

O menu degustação do restaurante conta com 15 pratos e o preço varia de acordo com a época do ano.

Já os pratos principais custam em torno de R$ 70 (set/2019).

🍽️ ISOLINA (Lima)

Compartilhando os pratos “para compartir”

A segunda experiência gastronômica peruana ficou por conta do jantar no Isolina. Uma rápida caminhada por Miraflores à noite me levou até a porta do charmoso restaurante especializado em pratos para compartilhar. Uma grande amiga que morou em Lima por alguns anos já havia me indicado esse restaurante e eu fiquei muito feliz quando percebi que estava no roteiro da viagem. Eu já estava cansado, mas isso não impediu de aproveitar deliciosas e variadas porções de carne de porco, peixe e saladas.

Os preços no Isolina são mais democráticos que aqueles praticados em nossa primeira parada e a comida é mais farta. A casa conta, também, com uma carta de cervejas artesanais e tem drinks variados.

ONDE COMER EM CUSCO

🍽️ KION (Cusco)

China e Peru se encontram no maravilhoso Kion

Nossa primeira parada em Cusco foi no Kion, direto do aeroporto, e eu ainda estava sentindo os sintomas da mudança de altitude. Normalmente, isso não me afeta muito, mas acho que, além da altitude, eu já estava impactado com a energia de Cusco. Dois chás de menta e dois drinks depois, já estava novo em folha e pude perceber a beleza do lugar onde estávamos. Spoiler alert: Kion foi o restaurante do qual eu mais gostei da comida!

Cozinha “chifa” é o nome dado à comida que une as culinárias chinesa e peruana em um conceito único. Essa junção transforma a experiência em algo mais forte pois os temperos e pimentas peruanos dão uma potência diferente para os pratos tradicionalmente chineses.

E o Kion faz isso com maestria. Os cremes e molhos servidos como couvert já mostram que a língua vai arder. E aqui é importante mencionar que, se você não curte muita pimenta, avise ao garçom! Optei por uma pasta (macarrão) com frango como prato principal e não me arrependi nem um pouco.

Como já tinha percebido que teria pouco tempo para explorar as ruas de Cusco, aproveitei, mais uma vez, para dar uma volta enquanto aguardava a sobremesa. O restaurante fica no coração de Cusco, próximo à Plaza de Armas e aos centros comerciais. As ruas de pedra se misturam com as paredes e tudo tem uma vibe que mescla passado e presente. Algumas fotos depois, voltei para o restaurante e a sobremesa chegou quase junto comigo. Outro show! O visual deu ainda mais vontade de provar essas delícias.

Onde comer em Cusco: Restaurante Kion - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Onde comer em Cusco: Restaurante Kion – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

🍽️ WAYRA (Valle Sagrado dos Incas, perto de Cusco)

O primeiro jantar no Valle Sagrado

Como de costume nessa viagem, logo após chegar ao Valle Sagrado, tomamos um rápido banho no Aranwa Sacred Valley Hotel & Wellness e logo saímos para o jantar no famoso lodge Sol y Luna – Relais & Chateaux. O restaurante do lodge se chama Wayra e fui encaminhado direto para um show de “cavalos de passo”. O Viaja Bi! não endossa nem incentiva nenhum tipo de experiência que possa colocar em risco o bem-estar de animais, então não vou relatar o episódio. Apesar de eu ter conversado com os treinadores sobre as boas práticas de treinamento e manutenção dos bichinhos, senti que o espetáculo não poderia ser confortável para os mesmos. 🙁

Onde comer em Cusco, no Valle Sagrado dos Incas: Restaurante Wayra - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Onde comer em Cusco, no Valle Sagrado dos Incas: Restaurante Wayra – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

No que diz respeito ao espaço do restaurante, nada a criticar. Tudo lindo e de um bom gosto espetacular. Muita madeira contrastando com tons de azul e folhagens naturais. Pedi uma taça de espumante e o valor dela me fez degustar cada ml como se fossem lágrimas da Lady Gaga: R$ 75. E olha que eu escolhi a mais barata…

Apesar de não ter saído do meu bolso, decidi que não iria pedir sobremesa dessa vez. Já passava das 22h e, no dia seguinte, iria para Machu Picchu. Queria ter uma noite fácil.

A comida no Wayra parece ter saído diretamente de um bom episódio do Masterchef. Encanta os olhos e assusta pelas pequenas quantidades. A alta gastronomia, de luxo, tem bastante disso mas, até aquele momento, eu tinha percebido porções bem mais generosas. Mas tudo estava uma delícia e os sabores traziam muito das particularidades peruanas, como as algas que oferecem novas sensações às mordidas.

Assim, se a grana não for um problema, vale a pena se presentear com os luxuosos pratos do Wayra no Valle Sagrado dos Incas.

🍽️ FALLEN ANGEL (Cusco) – fechado

O anjo-caído no centro histórico de Cusco

O último restaurante que vou descrever aqui talvez seja o mais diferente que eu já conheci, por isso trouxe mesmo que, aparentemente, ele esteja permanentemente fechado, talvez por conta da pandemia. 🙁 Bem em frente ao hotel 5 estrelas Belmond Monastério e próximo às grandes atrações de Cusco, estava o Fallen Angel. Um bar / restaurante / hotel / casa de festas que parecia ter saído de algum filme maluco do Tim Burton. Com várias salas e espaços, paredes decoradas até o teto, enormes poltronas com asas de anjos e as mesas mais legais que já vi.

Banheiras de estilo vitoriano se tornaram aquários e um tampo de vidro os transformava nas mesas onde os clientes se sentam para beber e comer.

Onde comer em Cusco: Fallen Angel - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Onde comer em Cusco: Fallen Angel – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Eu estava me sentindo ousado por estar usando um salto alto nesse dia. Então, decidi que os drinks combinariam com minha proposta e acabei experimentando vários. 😛 Quando chegou a hora de pedir a comida, talvez eu já estivesse um pouco alegre e decidi por um ceviche de alpaca. Sim, alpaca! A mesma que eu esperava ansiosamente para tirar fotos junto e ver correndo pelos campos. Hipocrisias à parte, o prato estava delicioso (e os drinks também). O excesso de drinks me fez esquecer de fotografar os pratos, mas vocês podem conferir um pouco mais do espaço.

Fallen Angel era uma parada obrigatória em Cusco. Você podia se hospedar lá também ou participar de uma das quatro grandes festas anuais que a casa oferecia. O Halloween era a mais famosa delas. Os preços eram variados, mas as porções extremamente generosas.

Onde comer em Lima e Cuscio: cuy, anjos-caídos e muito peixe no Peru

A verdade é que a gastronomia peruana é um atrativo que tem deixado curiosos os mais exigentes paladares. Se você está buscando alta gastronomia ou gostaria de experimentar pelo menos um desses lugares, espero ter conseguido passar um pouco do que achei.

Permita-se encantar por misturas inusitadas e mais formas de cozinhar peixes do que você achava ser possível! As texturas e os sabores da cozinha peruana podem te fazer descobrir novas sensações e redefinir o que você achava já conhecer tão bem: o seu paladar.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”3″ ideal_para_lbl=”América do Sul” tags=”post onde comer peru” theme=”card-medium” show_logo=”false”/]

Pedro Ambrósio viajou representando o Viaja Bi! a convite do órgão de turismo do Peru em setembro de 2019. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como turista.

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea

Sobre Pedro Ambrósio

Pedro Ambrósio

Biólogo e professor. Sempre foi fascinado por fotografia e aos 14 anos, quando foi morar na Nova Zelândia em um programa de intercâmbio, percebeu que viajar era alimento para sua alma. Viagens de aventura e contato com a natureza são sua xícara de chá. Sempre escreveu sobre seus rolês em diários pessoais e agora se aventura a compartilhá-los no Viaja Bi!. Todos os posts do Pedro.