15 de janeiro de 2023

Melhores destinos para famílias LGBTQIA+ | 2º Prêmio Viaja Bi!

Como parte do 2º Prêmio Viaja Bi!, o júri composto por 63 especialistas e viajantes frequentes indicou, em sua visão, quais foram os melhores destinos para famílias LGBTQIA+ viajarem. As indicações foram bastante variadas, algumas com uma indicação, somente. O ranking completo está abaixo.

Pessoas caminham pela rua da área de Hogsmeade no parque temático de Harry Potter em Orlando, com construções bastante verticais que simulam textura de pedra e neve no topo. Ao fundo, vê-se o Castelo de Hogwarts, com suas torres icônicas.

Orlando está no topo dos melhores destinos LGBTQIA+ para viagem em família no 2º Prêmio Viaja Bi! – Foto: Universal Parks Orlando

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

 

 

🎈 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🎈 DESTINO PARA VIAGEM EM FAMÍLIA 🎈

Considera as indicações diretas e nominais e soma pontos de destinos internos para destinos majoritários, de acordo com a metodologia da premiação

  1. Orlando (Flórida, EUA) / EUA
  2. Portugal
  3. Gramado-RS (Brasil)
  4. França
  5. Espanha
  6. Rio de Janeiro (Brasil)
  7. Minas Gerais (Brasil)
  8. Rio Grande do Norte (Brasil)
  9. Balneário Camboriú-SC (Brasil) / Salvador-BA (Brasil)
  10. Pernambuco (Brasil) / República Dominicana / São Paulo (Brasil)
  11. África do Sul / Alemanha / Curaçao / Malta / Nova Zelândia / Porto Rico / Santiago (Chile) / Suécia / Vancouver (Canadá)
  12. Itália

 

🏆 VENCEDOR: ORLANDO/EUA

A gente cresce, mas Orlando não sai da cabeça. Visitar parques da Disney e da Universal (vem, Harry Potter!) é sonho de muita gente. Mas, para famílias LGBTQIA+ viajantes, é parada obrigatória! Tanto que o destino recebeu mais que o dobro das indicações do segundo lugar nesta categoria do 2º Prêmio Viaja Bi!.

Os EUA viriam em 2º lugar mesmo se não contarmos a terra do Mickey, mas como é um país único, eles dividem o topo do pódio. Além de menções nominais a Orlando e aos EUA, também foram indicados: Fort Lauderdale e Tampa, ambos na Flórida; Califórnia e San Diego, que também fica na Califórnia.

Os parques têm ações, como o Gay Days da Disney, que atraem famílias homoparentais. Mas, indo além, a cidade ainda conta com uma forte noite LGBTQIA+ e o turismo de Orlando se promove para a comunidade em suas redes. Há também um memorial do massacre na boate Pulse que, em 2026, vai virar um complexo envolvendo museu, memorial e calçada dos sobreviventes.

➡️ Leia mais sobre Orlando  ➡️ Leia mais sobre os EUA 

 

🏷️ DESTAQUES PARA O JÚRI:

🏷️parques temáticos, 🏷️tem que visitar pelo menos uma vez na vida, 🏷️balada LGBTQIA+ todos os dias, 🏷️ações LGBTQIA+ nos parques, 🏷️programas de intercâmbio aumentam diversidade no atendimento.

“Orlando, na minha opinião, é um destino que deve ser feito por todos pelo menos uma vez na vida. Vivenciar os parques temáticos de aventura é uma experiência indescritível e sempre que posso retorno para nutrir a criança interior”.
Fabio Amancio
“Quando morei em Orlando, todos os dias tinha alguma balada LGBTQIA+ para ir. Sem contar que a Disney é totalmente LGBTQIA+ friendly. Lá é o lugar mais feliz do mundo e não importa se você é gay, hétero, lésbica, trans, não-binário… o que importa é ser você, se divertir e respeitar o outro”.
Lidiane Costa
“Os destinos da Flórida têm marcado presença em eventos de turismo no Brasil; Fort Lauderdale tem um histórico de propaganda com representatividade trans inclusive; Orlando tem se destacado por ações nos parques, e atraindo mais influenciadores LGBTQIA+ para se promover, além dos programas de intercâmbio que levam diversidade para o atendimento dos parques”.
Raul Almeida

 

Separamos, nas listas abaixo recortes sobre os resultados:

 

🎈 RANKING NOMINAL

Indicação direta e nominal, sem separação de nível geopolítico, como cidade, estado, região, país e até macrorregiões ou continentes

  1. Orlando (Flórida, EUA)
  2. Portugal
  3. Gramado-RS (Brasil)
  4. Paris (França)
  5. Balneário Camboriú-SC (Brasil) / Espanha / EUA / Natal-RN (Brasil) / Rio de Janeiro-RJ (Brasil) / Salvador-BA (Brasil)
  6. África do Sul / Alemanha / Arraial do Cabo-RJ (Brasil) / Belo Horizonte-MG (Brasil) / Califórnia (EUA) / Curaçao / Estrada Real-MG (Brasil) / Fort Lauderdale (Flórida, EUA) / França / Gran Canária (Espanha) / Itália / Juquehy-SP (Brasil) / Lisboa (Portugal) / Malta / Minas Gerais (Brasil) / Nordeste do Brasil (Brasil) / Nova Zelândia / Porto de Galinhas-PE (Brasil) / Porto Rico / Punta Cana (República Dominicana) / Recife-PE (Brasil) / República Dominicana / Rio Grande do Norte (Brasil) / San Diego (Califórnia, EUA) / Santiago (Chile) / Suécia / Tampa (Flórida, EUA) / Ubatuba-SP (Brasil) / Vancouver (Canadá)

 

🎈 RANKING DE PAÍSES*

Indicações compiladas por países, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade, estado ou região)

  1. EUA
  2. Portugal
  3. França
  4. Espanha
  5. África do Sul / Alemanha / Canadá / Chile / Curaçao / Malta / Nova Zelândia / Porto Rico / República Dominicana / Suécia
  6. Itália

 

🎈 RANKING DE ESTADOS BRASILEIROS

Indicações compiladas por estados, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade ou região)

  1. Rio Grande do Sul
  2. Rio de Janeiro
  3. Minas Gerais
  4. Rio Grande do Norte
  5. Bahia / Pernambuco / Santa Catarina / São Paulo

 

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

*Nestes recortes, o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que 85% do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias. As indicações compiladas por Estado (UF), entram no ranking.

 

Vale lembrar que estas são indicações pessoais de cada pessoa do júri e que, caso decida viajar para qualquer um dos destinos (da lista ou não), procure informações mais detalhadas sobre como ele trata a comunidade LGBTQIA+. Alguns destinos foram indicados como não friendly mas, também, em algumas categorias friendly, reforçando o aspecto pessoal nessa indicação. A intenção dessa lista é ser um guia, não um ranking definitivo.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar