5 de outubro de 2020

Bonito e Covid-19: conheça os novos protocolos dos passeios

O Viaja Bi! recebeu alguns relatos de leitores sobre a retomada do turismo durante a pandemia do coronavírus, mas com segurança e seguindo os novos protocolos sanitários e de higiene. O leitor Rodrigo Luiz Nery, contou sua experiência juntando Bonito e Covid-19 em setembro/2020.

Esse relato foi dividido em duas partes. A primeira contou sobre os aspectos gerais que relacionam viagem e Covid em Bonito e essa segunda detalha a experiência em cada um dos passeios e como eles se adaptaram às novas normas.

Bonito e Covid-19: novos protocolos dos passeios

NOVOS PROTOCOLOS DOS PASSEIOS EM BONITO E REGIÃO
por Rodrigo Luiz Nery

Nossa viagem foi de 10 dias e vou contar um pouco de como foram nossos passeios e a impressões sobre cada um deles no que diz respeito às normas de segurança contra a Covid-19. Mas é sempre bom ressaltar que você fazer sua parte é fundamental, né? Então carregue contigo seu álcool em gel, mantenha a distância das pessoas quando estiver em filas, use máscaras e faça tudo que já estamos cansados de saber!

DIA 1 | CENTRO DA CIDADE E CONDE COMER EM BONITO

Onde comer em Bonito - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Onde comer em Bonito – Foto: Rodrigo Luiz Nery

No 1º dia, apenas arrumamos as coisas, andamos pelo centro, entramos em dezenas de lojinhas, e de cara já deu para ver que em Bonito levam muito a sério os protocolos de segurança do município. Todas as lojas exigem que você entre utilizando máscaras e utilize o álcool em gel, que já deixam na entrada.

Algo que também nos chamou muito a atenção positivamente foram os restaurantes: as equipes sempre utilizando os equipamentos de segurança e todas as mesas bem distantes uma das outras. Posso dizer que não vi nenhum estabelecimento que desrespeitasse essas normas. Nossos restaurantes favoritos, que passaram maior segurança, além da boa comida, foram:

• Casarão e Tapera, ambos na Rua Cel. Pilad Rebuá, que é a rua principal em que ficam a maioria das lojinhas e restaurantes;
  • Juanita, muito indicado por outros visitantes da cidade e que fazia até fila de espera na entrada, então, chegue cedo para evitar aglomeração na porta;
  • Casa do João, que acho que é o mais famoso e tradicional
  • Comemos boas pizzas no Zapi Zen e no Bonito Beer, que serve deliciosas cervejas artesanais elaboradas com as águas de Bonito.
  • Também indicamos, para quem gosta de comida japonesa, o Sushi Bonito (tem até sushi de jacaré!)

Inclusive foi em Bonito que experimentamos, pela primeira vez, a carne de jacaré, e podemos dizer que são bem saborosos os pratos elaborados com essa iguaria sul-mato-grossense!

DIA 2 | CACHOEIRAS SERRA DA BODOQUENA

📍 72km do Centro de Bonito (fica no município de Bodoquena/MS)

Bonito e Covid-19: Cachoeiras da Serra da Bodoquena - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: Cachoeiras da Serra da Bodoquena – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Edu e eu concordamos que esse foi o passeio que, dentre todos que fizemos, mais “sem graça”. Se você for ficar poucos dias, nós aconselhamos fazer o passeio ao Parque das Cachoeiras, que explicaremos mais abaixo, e é bem mais perto de Bonito. Mas sobre as Cachoeiras da Serra da Bodoquena, acho que esperávamos mais, já que em Minas Gerais, por exemplo, há cachoeiras que consideramos bem mais bonitas e bem mais perto de nós! Mas, se você vai ficar vários dias em Bonito, como fizemos, aproveite e faça também essa trilha, guiada por um dos guias locais que explica sobre várias espécies da fauna e flora e vai parando nas cachoeiras para que possamos aproveitar o calor para um banho nas águas geladas. O passeio dura a manhã inteira. Iniciamos às 8h40 e o término já é naquele momento em que o estômago está roncando e pedindo o almoço, que já estava pronto na recepção do passeio nos esperando. Este passeio incluía o almoço e valeu a pena!

😷 Protocolos Covid-19: Ao chegarmos, é feita a aferição de temperatura com laser direcionado na testa e, enquanto ficamos no receptivo aguardando o início da trilha, é obrigatório o uso de máscaras. Os grupos foram reduzidos para 8 pessoas, e ao iniciar a trilha, o guia diz que, caso quiséssemos, podíamos fazer um distanciamento entre os grupos/casais que estão viajando juntos e tirar as máscaras para respirarmos o ar puro da serra. A maioria tirou as máscaras mas nós não tiramos de imediato para ver como seria o comportamento dos demais e, infelizmente, era o que se esperava: o brasileiro ainda não entendeu o que é distanciamento social e anda atropelando as pessoas até mesmo na trilha como se fosse perder o trem! Então, eu e o Edu optamos por ficar por último na turma e sempre de máscaras quando alguém começava a querer se aproximar. Vale ressaltar que este foi o único passeio em que o guia permitiu a retirada das máscaras. Em todos os demais, o uso de máscaras é levado muito a sério! Já no restaurante do local, os cuidados foram maiores que em outros. Para se servir era obrigatório o uso até de luvas descartáveis. Mesas distanciadas, atendentes com equipamentos de segurança, tudo fluindo muito bem.

DIA 3 | DAY USE FAZENDA SAN FRANCISCO – PANTANAL

📍 164km do Centro de Bonito (fica no município de Miranda/MS, Pantanal Sul)

Bonito e Covid-19: Fazenda San Francisco, Pantanal Sul - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: Fazenda San Francisco, Pantanal Sul – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Foi simplesmente fantástico! Valeu acordar tão cedo pra conhecer um lugar tão lindo e rico em biodiversidade! O receptivo da Fazenda San Francisco é lindo, super agradável e já cercado de animais da região, que estão acostumados com a presença dos turistas. Na parte da manhã, fizemos um safári pela fazenda e foi tão maravilhoso que me perdi no tempo e não sei nem quantas horas durou, mas creio que foi a manhã inteira.

O guia vai apresentando toda a fazenda e todos os animais que vivem ali: araras-azuis, martim-pescador, jacarés, cervos, capivaras, emas, e vários outros. Também fizemos uma pequena trilha, onde pudemos ver pegadas de uma onça! A turma que havia saído mais cedo teve mais sorte e conseguiu ver a própria onça por lá. Não dá para descrever essa experiência, foi realmente demais! E estar lá, vendo um pouquinho do Pantanal Sul e imaginar que um pouco mais acima tudo estava em chamas, dava um aperto no coração. 🙁

Voltando para a recepção, após o safári, é servido um almoço pantaneiro (estava muito bom!) e temos um tempo livre na piscina e área de lazer da fazenda. Às 14h, inicia o passeio de chalana pelo Rio Miranda, que também foi super válido. Navegamos por um trecho do Rio Miranda e o guia nos apresenta diversas aves fantásticas, alimentando algumas delas com as piranhas que ele pesca ali mesmo, na hora! Outro momento muito legal é quando ele atrai um jacaré até próximo do barco e o alimenta com a piranha! A dica é: leve repelente e curta o momento! Voltando ao receptivo após algumas horas, somos recebidos com um café da tarde para finalizar o passeio e retornar a Bonito.

😷 Protocolos Covid-19: No receptivo, todos utilizando os equipamentos de proteção e disponibilizando álcool em gel, a aferição de temperatura com laser também é feita assim que se chega ao local. No passeio de safári, fomos num grupo reduzido de 8 pessoas, separados os casais/grupos nos bancos do veículo que nos transportava, sendo obrigatório o uso de máscaras. Na chalana, um grupo de 8 pessoas, sendo divididos 4 na parte superior da Chalana e 4 embaixo. O uso de máscaras também era obrigatório, e era possível ter um bom distanciamento entre os grupos/casais.

DIA 4 | FLUTUAÇÃO NA NASCENTE AZUL

📍 33km do Centro de Bonito (fica na Rodovia Bonito, Bodoquena km 22)

Bonito e Covid-19: Flutuação na Nascente Azul - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: Flutuação na Nascente Azul – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Lugar fantástico, super estrutura! O receptivo da Nascente Azul tem um balneário muito bacana, num estilo praia super bonito e agradável, que podemos usar à vontade após a flutuação. Também tem opções de turismo de aventura que podem ser contratados diretamente no local durante o day use. Às 8h da manhã, iniciamos nossa pequena trilha até a casa de equipamentos, onde nos preparamos para terminar a trilha para chegar até o local da nascente onde fazemos a flutuação.

O guia nos acompanha e faz um pequeno treinamento de como se posicionar para boiarmos e como flutuarmos, além das dicas de como proceder durante a flutuação. É possível também uma experiência de mergulho em apneia: com o auxílio de uma corda, é possível mergulhar até uma fenda mais funda onde podemos ver uma diversidade de peixes num cenário espetacular! A água super límpida transita entre tons de azuis e verdes que é impossível descrever tanta beleza! O guia faz diversas fotos subaquáticas que podem ser compradas ao retornar na casa dos equipamentos para troca de roupa.

😷 Protocolos Covid-19: Na recepção e nas trilhas é obrigatório: aferição de temperatura, limpeza das mãos com álcool em gel e uso de máscaras. O grupo eram apenas de 2 casais e, na casa de equipamentos é explicado como as roupas e calçados que iremos utilizar são higienizados (eles fazem questão de perder um tempinho mostrando tudo e explicando os cuidados que estão tendo na higienização também das máscaras de mergulho e dos snorkels). A máscara de proteção que é obrigatória só pode ser retirada quando vamos entrar na nascente, onde colocamos num saco plástico com nosso nome para pegarmos novamente no final da flutuação. No final, voltamos à casa dos equipamentos, onde os retiramos e deixamos para higienização e temos a tarde livre para curtir o balneário do local. Achamos bastante seguro, pois as mesas estavam bem distantes e, como todos os lugares estão com atendimento reduzido, não encontramos nenhum balneário ou local de passeio com muito gente, todos muito controlados. Deu para curtir com segurança, tomando um cerveja e curtindo o calor. Nas mesas, é permitido retirar as máscaras e o único contato era com os garçons utilizando os equipamentos de proteção.

DIA 5 | GRUTA SÃO MATEUS & BALNEÁRIO DO SOL

📍 Gruta São Mateus a 3,7km e Balneário do Sol a 11,3km do Centro de Bonito, fica no mesmo caminho

Bonito e Covid-19: Gruta São Mateus - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: Gruta São Mateus – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Começamos nossa manhã na visitação à Gruta São Mateus. Na recepção, existe um museu com várias coisas antigas no 1º piso e com bichos empalhados no 2º piso. Todos os animais foram vítimas de atropelamento na região. No 3º piso, é a sala de equipamentos e de onde saímos por uma ponte suspensa para começar a trilha até a gruta.

O local é bem cuidado e bonito, e o guia explica muito bem sobre toda a história do local e sobre as formações rochosas da gruta. É obrigatório o uso de capacetes durante a visitação e não se pode levar nada (mochilas, bonés, óculos, tudo é aconselhado deixar no carro). Levar apenas uma garrafinha de água e celular para fotos.

Bonito e Covid-19: museu da Gruta São Mateus - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: museu da Gruta São Mateus – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Após a visitação da gruta, que não deve ter durado mais que 2h contando recepção, trilha e museu, fomos para o Balneário do Sol. Local super bonito e bem cuidado mas, na nossa opinião, um programa mais “família”. Nadamos um pouco nas piscinas naturais, bebemos uma cerveja e não ficamos muito tempo. O espaço possui salões de jogos, quadras de esporte, tirolesas, parque infantil, e a partir das 13h é possível tirar fotos com alguns animais* (búfalos, lhamas, pônei, emas, araras, macacos, entre outros). Uma dica é ficar atento com os macacos que costumar invadir a área dos turistas e abrir as mochilas em busca de comida.

😷 Protocolos Covid-19: Gruta São Mateus: fizemos a visitação num grupo de 7 pessoas, sendo obrigatória a máscara durante todo o período. Na recepção, todos os protocolos estabelecidos pelo município sendo seguidos: aferição da temperatura, uso de álcool em gel e máscaras. Balneário do Sol: já ficando repetitivo, mas que bom que até agora todos os protocolos estabelecidos pelo município estão sendo seguidos em todos os lugares! No balneário não foi diferente.

Dia 6 | RIO SUCURI & PRAIA DA FIGUEIRA

📍 Rio Sucuri a 19,5km do Centro de Bonito e, voltando para o centro, fica a Praia da Figueira (por isso, as agências costumam colocar esses passeios no mesmo dia)

Bonito e Covid-19: Flutuação no Rio Sucuri - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: Flutuação no Rio Sucuri – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Chegamos de manhã até o receptivo do Rio Sucuri Ecoturismo, lugar bonito com boa estrutura, em que aguardamos até o momento do nosso passeio. A guia nos leva para trocarmos de roupa, e é disponibilizado um armário para deixarmos nossas roupas e mochilas. Assim como na Nascente Azul, explicam sobre a higienização das roupas, papetes e acessórios de mergulho.

No veículo que nos transporta até o início da trilha, a guia vai explicando sobre a fauna e flora do local e, na chegada ao píer, é feita as explicações sobre posições para flutuação e cuidados que devem ser tomados. A flutuação é feita num percurso de 1.800m, acompanhado do guia e de um barco de apoio. É sensacional! Afinal, o Rio Sucuri é o mais cristalino do país e o 3º mais cristalino do mundo! É possível observar diversas espécies de peixes e, se tiver sorte (ou não rs), até mesmo alguma sucuri, mas não foi o nosso caso (ainda bem). 😛

Bonito e Covid-19: Almoço no Rio Sucuri - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: Almoço no Rio Sucuri – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Após a flutuação, voltamos para recepção do Rio Sucuri, onde entregamos as roupas e podemos almoçar no restaurante do local. Fica a dica do pintado ao molho de urucum: simplesmente maravilhoso!

Após o almoço, nossa parada era na Praia da Figueira, um balneário bem no estilo dos demais que fomos: uma praia artificial, mesinhas espalhadas respeitando o distanciamento, poucas pessoas, mas neste caso não deu nem pra saber se os funcionários estão utilizando os equipamentos de proteção individual, porque durante todo o tempo que ficamos lá nenhum dos garçons foi nos atender.

Foi o único lugar em Bonito que realmente não tivemos um bom atendimento. Na verdade, não tivemos atendimento! Existiam poucos garçons e, por ser uma área muito ampla, aparentemente eles não davam conta de atender mesas mais distantes. Então, só descansamos um pouco nas espreguiçadeiras e fomos embora almoçar na cidade. Mas o local é bonito!

😷 Protocolos Covid-19: Rio Sucuri: seguem todos os protocolos já destacados nos passeios anteriores, também existe a preocupação na higienização dos equipamentos de mergulho. O passeio foi feito com um grupo de 8 pessoas. A única coisa que me deixou um pouco desconfortável foi a caminhonete que transporta da recepção até o início da trilha, afinal eram 9 pessoas, contando o guia; todos encostadinhos para o transporte (mas é coisa rápida: uns 5min). Praia da Figueira: Mesas espalhadas respeitando o distanciamento. Na foto, dá para ter uma ideia de como os balneários estão com capacidade reduzida, evitando aglomerações.

Dia 7 | PARQUE DAS CACHOEIRAS

📍 17km do centro de Bonito

Bonito e Covid-19: Parque das Cachoeiras – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Na nossa opinião, o Parque das Cachoeiras é bem melhor do que o passeio nas Cachoeiras da Bodoquena, além de ser bem mais perto de Bonito. Fizemos uma trilha em que o guia vai apresentando também um pouco da fauna e flora, explicando sobre lendas locais, e fazendo paradas em 7 cachoeiras durante a trilha. As cachoeiras são lindas e muito boas para nadar e curtir um pouquinho o local. Se você for para Bonito para ficar poucos dias, vale mais o Parque das Cachoeiras do que as Cachoeiras da Bodoquena. Por ser mais perto, é possível incluir um outro passeio no mesmo dia.

😷 Protocolos Covid-19: Também seguem todos os protocolos já destacados nos passeios anteriores: aferição da temperatura, uso de álcool em gel e máscara obrigatória durante toda a trilha.

Dia 8 | PARQUE ECOLÓGICO RIO FORMOSO (BÓIACROSS)

📍 6,6km do centro de Bonito

Bonito e Covid-19: BóiaCross no Rio Formoso - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: BóiaCross no Rio Formoso – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Parque Ecológico Rio Formoso foi o passeio mais divertido! Vale muito a pena e é pertinho de Bonito! O local é super gostoso para ficar depois da aventura do bóia cross; existe uma espécie de balneário com diversas atividades aquáticas que você pode fazer, como caiaque, stand-up paddle e tirolesa. O Rio Formoso passa dentro do Parque e é nesse trecho do rio que é possível fazer o bóia cross.

Os monitores são super bem preparados e divertidos, tornando o passeio ainda mais incrível. Eles se preocupam com a segurança durante o passeio e com a diversão. O que também chamou a atenção foi o cuidado em saber se as “duplas” no passeio eram “casal” ou “amigos”, tudo pensando em como planejar algumas passagens pelo rio e as fotos que são tiradas durante o percurso, com respeito e naturalidade, como deve ser em qualquer lugar, né? Foi sem dúvida um dos passeios que mais valeu a pena!

Bonito e Covid-19: BóiaCross no Rio Formoso - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Bonito e Covid-19: BóiaCross no Rio Formoso – Foto: Rodrigo Luiz Nery

😷 Protocolos Covid-19: Obrigatório o uso de máscaras durante toda a trilha, só tirando no momento de entrar no rio com a bóia (deixamos num saco plástico com o nome para pegar no final do percurso). Há um momento em que todos devem descer “conectados”, segurando na bóia um do outro (estávamos em 8 pessoas). Nesse momento, o monitor aparece com uma garrafa de álcool e, enquanto seguramos em uma corda para nos mantermos parados no rio, ele higieniza nossas mãos e todas as alças das bóias, para que possamos segurar um na bóia do outro para descer uma queda d’água. Achei sensacional esse cuidado! A aferição da temperatura também é feita na chegada ao local.

DIAS 9 E 10 | AQUÁRIO DE BONITO & PROJETO JIBOIA

Aquário de Bonito e Covid-19 - Foto: Rodrigo Luiz Nery

Aquário de Bonito e Covid-19 – Foto: Rodrigo Luiz Nery

Nesses últimos 2 dias, havíamos deixado em aberto para decidir entre os passeios Lagoa Misteriosa, Buraco das Araras ou Abismo Anhumas. Porém, vieram fortes chuvas que mudaram o clima, mas o que nos deixou muito felizes, afinal a região suplica por chuvas e a gente precisa amenizar as queimadas ali por perto, como em Corumbá. Descobrimos que os melhores meses para visitar o Abismo Anhumas são janeiro e fevereiro devido ao feixe de luz que ilumina o interior da caverna, então decidimos que esses e outros vários passeios que não foram possíveis realizar ficarão para uma próxima, afinal, Bonito é, sem dúvidas, um lugar para se visitar mais de uma vez! Para finalizar, vou destacar 2 atrativos dentro da cidade que fizemos e que vale muito a pena.

O Aquário de Bonito fica pertinho da praça central, de frente para o restaurante Casa do João, e a entrada é R$ 50. O local não é muito grande, mas há uma diversidade enorme de peixes e outros animais da região e a monitora explica detalhadamente sobre cada um. Valeu muito a pena fazer o passeio depois das flutuações e entender sobre cada peixe que havíamos avistado no seu habitat. Também é possível ter um contato mais próximo com as arraias, podendo tocá-las*. Vale a pena!

Bonito e Covid-19: Projeto Jiboia – Foto: Rodrigo Luiz Nery

O Projeto Jiboia é sensacional! É super antigo e eles possuem outras serpentes além da jiboia para observarmos. Mas o mais legal é a veterinária que fez a palestra com uma jiboia o tempo todo no pescoço. A palestra tem o intuito de desmistificar vários preconceitos que temos com serpentes e para aprendermos a respeitar esses animais. No final, até quem disse que não pegaria de jeito nenhum (como nós rs), não resiste e coloca a cobra no pescoço*! A entrada é R$ 50 e vale a pena! Nós já havíamos lido sobre esse projeto aqui no Viaja Bi!.

😷 Protocolos Covid-19: Aquário de Bonito: aferição de temperatura, uso de equipamentos de segurança e disponibilização de álcool em gel, conforme os protocolos de segurança. Para o contato mais próximo com as arraias é preciso higienizar as mãos. Projeto Jiboia: mesmos cuidados dos demais lugares e, para tirar a foto com a jiboia no pescoço, é preciso higienizar as mãos e usar uma capa plástica descartável, já que a cobra vai passar por vários pescoços, né?

Abraços e visite Bonito! 😉
Rodrigo

*O Viaja Bi! não incentiva qualquer atividade turística que explore animais selvagens, como búfalos e macacos. Mesmo em atrativos como o Projeto Jibóia, que já visitei, hoje, não tiraria mais fotos com a serpente no pescoço.

Se você viajou durante a pandemia e quer contar sua experiência aqui, entre em contato aqui com o assunto “Viagem e Covid” ou comente aqui abaixo, na caixa de comentários. Histórias de aglomerações ou que não respeitem as medidas de contenção da pandemia serão ignoradas.

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.