13 de agosto de 2013

Uma manhã em Montreux, na Suíça 🇨🇭

No sábado de folga do Gabriel “Biru”, meu amigo que estava me hospedando em Lausanne, na Suíça, resolvemos dar um pulo em Montreux, uma cidade do Cantão Vaud (a Suíça é dividida em vários “cantões”/regiões), que tem tem cerca de 25 mil habitantes e é bem pertinho de Lausanne. Levamos cerca de 20 minutos de trem e aproveitamos um dia delicioso de sol.

Eu e o Biru à beira do lago em Montreux, na Suíça

Saindo da estação, demos informação por mímica pra um casal japonês que não falava nenhuma das línguas oficiais da Suíça (francês, italiano e alemão), nem inglês e muito menos português e espanhol. Tínhamos 6 idiomas para ajudá-los, mas japonês não estava entre eles, mas acho que eles entenderam… acho! 😛

Porque nem nós mesmos sabíamos ao certo o que tinha pra fazer na cidade. O Biru também nunca tinha ido pra lá. Olhamos em um mapa informativo e nosso sexto sentido nos disse que era melhor caminhar beirando o lago para a esquerda. E lá fomos nós!

O caminho era bem bonitinho, inclusive, tendo ainda a vista dos Alpes Franceses do outro lado do lago. O Biru me contou que naquela época (junho) já não era pra ter neve no topo dos Alpes, mas ainda tinha um pouco. No caminho, vimos também uma estátua em homenagem ao Freddie Mercury, vocalista do Queen, que compôs e gravou suas últimas músicas por lá.

Veja + vídeos da Suíça

Montreux é perfeita pra uma viagem em família

Enquanto esperávamos mais dois amigos do clube de natação do Biru (na noite anterior eu tinha ido como aluno convidado e foi bem estranho ter aula de natação em francês sem falar francês, mas isso fica pra um outro momento), fomos ao Migros, um supermercado mais barato (ou menos caro) da Suíça, para comprar alguma coisa pra comer e beber durante essa manhã.

O supermercado é enorme e aproveitei pra comprar uma mochilinha de chocolates suíços de presente pra minha irmã por 12 francos suíços (R$ 36 por uma mochilinha com uns chocolates). 😮 A Suíça é bem cara! Eu paguei cerca de R$ 30 em um pint de cerveja no pub no dia anterior, foi só um pra noite toda! Enfim, o Ruben (colombiano/norte-americano) e o Pavel (tcheco) chegaram e foram ao mercado também.

Esperamos os dois fazerem suas compras sentados com o pé quase na água. E que vista! Quando eles voltaram, fizemos uma caminhada pela beira do lago. Paramos pra comer em um pedaço que é uma “praia”. Entre aspas mesmo, pois é um pedaço de concreto na beira da água pro povo tomar sol. E ficamos lá comendo, descansando, olhando a vista incrível e, claro, tomando sol. Voltei da Europa mais bronzeado do que eu fui. E boa parte desse bronze veio da Escócia e da Suíça, dá pra acreditar?

Rafael Leick é flagrado com moreno misterioso por paparazzi em Montreux, na Suíça

Veja + vídeos da Suíça

Uma parada pro lanche, pro sol e pra fotos em Montreux, na Suíça

De lá, continuamos andando até o Castelo de Chillon (Château de Chillon). Mas não estávamos muito afim de pagar pra entrar, então só olhamos por fora e voltamos até a estação de trem.

Turisticamente, não fizemos nada de tão significativo, mas sem sombra de dúvidas, vale a caminhada se estiver pela região. 🙂

Você também achou deslumbrante? Já foi pra lá?
Confira mais algumas fotos desse passeio e deixe nos comentários as suas impressões sobre Montreux.

Castelo de Chillon (Château de Chillon) em Montreux, Suíça

[Post originalmente publicado em 13/8/2013 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 2/11/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.