15 de janeiro de 2023

Melhores destinos para viagem de aventura/outdoor LGBTQIA+ | 2º Prêmio Viaja Bi!

Como parte do 2º Prêmio Viaja Bi!, o júri composto por 63 especialistas e viajantes frequentes indicou, em sua visão, quais foram os melhores destinos para viagem de aventura e outdoor (ao ar livre) para viajantes LGBTQIA+. As indicações foram bastante variadas, algumas com uma indicação, somente. O ranking completo está abaixo.

Estradinha sinuosa de terra centralizado na foto, com pedras demarcando o caminho, que segue de onde a foto foi tirada até encontrar o horizonte, onde estão montanhas, vulcões e morros contra um céu azul.

Chile (na foto, Deserto do Atacama) está no topo dos melhores destinos para viagem de aventura/outdoor LGBTQIA+ no 2º Prêmio Viaja Bi! – Foto: Rafael Leick

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

 

 

🥾 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:

🥾 DESTINO PARA AVENTURA/OUTDOOR 🥾

Considera as indicações diretas e nominais e soma pontos de destinos internos para destinos majoritários, de acordo com a metodologia da premiação

  1. Chile
  2. Mato Grosso do Sul (Brasil)
  3. Argentina
  4. Chapada dos Veadeiros-GO (Brasil)
  5. Islândia / Nova Zelândia
  6. Rio de Janeiro (Brasil)
  7. África do Sul
  8. Chapada da Diamantina-BA (Brasil)
  9. Noruega / Peru
  10. Florianópolis-SC (Brasil)
  11. Austrália / EUA / São Paulo (Brasil)
  12. Jericoacoara-CE (Brasil)
  13. Barcelona (Espanha) / Bolívia / Bulgária / Canadá / Curaçao / Ilha de São Miguel (Açores, Portugal) / Lençóis Maranhenses-MA (Brasil) / Plitvicka Jezera (Croácia) / Suíça

 

🏆 VENCEDOR: CHILE

Numa votação bastante apertada, Chile disputou como melhor destino para turistas LGBTQIA+ que gostam de viagem de aventura e viagem outdoor, ou seja, ao ar livre, e ficou no topo do pódio.

Entre diversas opções incríveis no país, o destino divide com a Argentina sua região mais indicada no 2º Prêmio Viaja Bi! – a Patagônia – e merece demais o prêmio. Eu amo!

Nosso vizinho sul-americano campeão tem um formato esticado e vertical no mapa, o que oferece a turistas uma diversidade de climas para explorar. Do Atacama, o deserto mais seco do mundo, aos terrenos acidentados e gelados de Torres del Paine, passando pela floresta da região de Temuco e Pucón, perto de onde fica a Reserva Biológica Huilo-Huilo, e os picos esquiáveis do Valle Nevado, pertinho da capital chilena, Santiago, as opções são muitas.

Este é o tipo de viagem que eu mais amo e já fui algumas vezes, então assino embaixo e recomendo!

➡️ Leia mais sobre o Chile

 

🏷️ DESTAQUES PARA O JÚRI:

🏷️viagem de conexão com a natureza, 🏷️alguns dos cenários mais lindos do mundo, 🏷️destino para perder o fôlego, 🏷️povo acolhedor e liberal, 🏷️trilhas e caminhadas, 🏷️para amantes de fotografia, 🏷️boa comida e bom preço, 🏷️diversidade de cultura e música, 🏷️Deserto do Atacama, 🏷️Patagônia, 🏷️Parque Nacional Torres del Paine, 🏷️Santiago.

“Parque Nacional Torres del Paine é um destino para perder o fôlego! A paisagem é tão impressionante que parece intocada e aguça um espírito aventureiro. Destaque para o imponente Mirador Cuernos, onde vi os mais bonitos tons de azul da vida”.
Fabio Amancio
“O Chile tem ganhado cada vez mais meu coração. Com diversas opções de bares, restaurantes e destinos turísticos, o país vizinho ao Brasil, tá entrando de vez na lista dos brasileiros que procuram lugares próximos com diversidade de cultura e música. Super recomendo”.
Flávio Fusco
“Bom no preço, bom na comida, bom nas opções de turismo e o melhor de tudo isso é o povo chileno, extremamente acolhedor e liberal”.
Gabriel Guimarães
“Para os amantes de viagens de natureza, o Chile se destaca em vários sentidos. O Atacama é um destino que recebe e abraça viajantes de todas as partes do mundo. É um lugar para se conectar com a natureza, recarregar as energias e ver da forma mais clara como somos pequenos em meio à imensidão do universo. Além da ótima estrutura para receber viajantes, mesmo em condições tão remotas, é um destino que encanta e um lugar onde você se sente bem recebido. Torres del Paine, localizado na região da Patagônia, sul do Chile, presenteia o viajante com alguns dos cenários mais lindos do mundo. Para trilhas, caminhadas e, em especial, para os amantes da fotografia”.
Robson Franzói
“Deserto do Atacama é um velho conhecido nas matérias de turismo – suas paisagens rochosas em vários tons de marrom, lagunas de azul intenso, salares e gêiseres são de fato impressionantes. Mas além disso, o destino tem uma vibe hospitaleira e aberta a diversidade que torna a experiência de viagem mais acolhedora. “.
Thel Lavagnoli

 

Separamos, nas listas abaixo recortes sobre os resultados:

 

🥾 RANKING NOMINAL

Indicação direta e nominal, sem separação de nível geopolítico, como cidade, estado, região, país e até macrorregiões ou continentes

  1. Bonito-MS (Brasil) / Chapada dos Veadeiros-GO (Brasil)
  2. Islândia / Nova Zelândia
  3. Chapada da Diamantina-BA (Brasil) / Patagônia (Argentina e Chile)
  4. África do Sul / Califórnia (EUA) / Chile / Florianópolis-SC (Brasil) / Noruega / Peru / Rio de Janeiro-RJ (Brasil)
  5. Jericoacoara-CE (Brasil)
  6. Argentina / Arraial do Cabo-RJ (Brasil) / Atacama (Chile) / Barcelona (Espanha) / Bolívia / Bulgária / Canadá / Cidade do Cabo (África do Sul) / Curaçao / Ilha de São Miguel (Açores, Portugal) / Ilha Grande-RJ (Brasil) / Lençóis  Maranhenses-MA (Brasil) / Mato Grosso do Sul (Brasil) / Melbourne (Austrália) / Mendoza (Argentina) / Plitvicka Jezera (Croácia) / Salta (Argentina) / São Sebastião-SP (Brasil) / Socorro-SP (Brasil) / Suíça / Sydney (Austrália)

 

🥾 RANKING DE PAÍSES*

Indicações compiladas por países, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade, estado ou região)

  1. Chile
  2. Argentina
  3. Islândia / Nova Zelândia
  4. África do Sul
  5. Noruega / Peru
  6. Austrália / EUA
  7. Bolívia / Bulgária / Canadá / Curaçao / Croácia / Espanha / Portugal / Suíça

 

🥾 RANKING DE ESTADOS BRASILEIROS

Indicações compiladas por estados, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade ou região)

  1. Mato Grosso do Sul
  2. Goiás
  3. Rio de Janeiro
  4. Bahia
  5. Santa Catarina
  6. São Paulo
  7. Ceará
  8. Maranhão

 

➡️ CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO

*Nestes recortes, o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que 85% do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias. As indicações compiladas por Estado (UF), entram no ranking.

 

Vale lembrar que estas são indicações pessoais de cada pessoa do júri e que, caso decida viajar para qualquer um dos destinos (da lista ou não), procure informações mais detalhadas sobre como ele trata a comunidade LGBTQIA+. Alguns destinos foram indicados como não friendly mas, também, em algumas categorias friendly, reforçando o aspecto pessoal nessa indicação. A intenção dessa lista é ser um guia, não um ranking definitivo.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar