10 de fevereiro de 2016

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: passeio combinado no Atacama

Piedras Rojas é um dos passeios que podem ser feitos numa visita ao Deserto do Atacama, no norte do Chile, e é um dos mais curiosos. Por quê?

Visual deslumbrante em Piedras Rojas, no Deserto do Atacama

O Atacama é cercado por três cordilheiras: Cordilheira do Sal, Cordilheira de Domeyko e a mais famosa de todas, Cordilheira dos Andes. E entre esses conjuntos de montanhas, estão vários vulcões.

Para os atacamenhos, o povo nativo da região, os vulcões eram deuses na terra, eram sagrados. E um dos motivos pelos quais eles os entendiam dessa maneira era a capacidade e o poder que os vulcões tinham de transformar a natureza. Quando entram em erupção, eles podem destruir tudo que se vê. Mas também podem construir paisagens novas.

E esse é o caso de Piedras Rojas!

As Piedras Rojas, da região do Deserto do Atacama, tem formação vulcânica

PIEDRAS ROJAS: fruto de vulcões de composição básica

Em tradução literal do espanhol, Piedras Rojas significa Pedras Vermelhas. O nome não tem muito segredo, vem da coloração das pedras, que são produto de vulcões.

Para entender melhor, não são somente pedras expelidas pelos deuses fumegantes. Existem dois tipos de vulcão que expelem dois tipos diferentes de sedimento:

VULCÃO ÁCIDO

Expele cinzas, que em contato com o ar e a temperatura mais baixa, se solidificam em pedras brancas, que são mais leves e que esfarelam mais fácil. Essa é boa parte das pedras encontradas pelo Atacama.

VULCÃO BÁSICO

Expele lava, tem uma quantidade maior de ferro e, quando caem sobre rochas e em contato com temperatura mais baixa, se solidificam. Quando o ferro fica exposto ao ar, acaba se oxidando, dando a cor de ferrugem vermelha, fazendo assim surgirem as pedras vermelhas, ou Piedras Rojas. Além desse local que pode ser visitado, Guatín é uma outra região do Atacama que também conta com pedras de vulcão básico, mas lá, elas tem um tom mais enegrecido.

Pagando de modelo nas Piedras Rojas, no Deserto do Atacama

O passeio para Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

Eu fiz o passeio a convite da agência Ayllu Expediciones e é um passeio casado com as Lagunas Altiplânicas. O dia começa indo direto para Piedras Rojas e, chegando lá, enquanto a equipe monta o café da manhã sempre bom, que é um dos pontos altos da Ayllu, podemos explorar um pouco o espaço e tirar fotos perto da laguna que tem ali.

Quando a mesa está posta, eles chamam a gente, comemos como suínos no cio (não me julguem 🙂 eu como mesmo) e temos mais um tempo pra explorar, dessa vez indo pro outro lado, mais perto de uma montanha que eu apelidei de Montanha do Batman, pelo seu formato que me pareceu um morcego. 😛 De lá, dá pra pegar ângulos diferentes pras fotos, enquanto o café da manhã é recolhido.

O carro da Ayllu posicionado para não pegar tanto vento no café-da-manhã – Foto: Juan Maureira

Olha a "Montanha do Batman" ali atrás

Olha a “Montanha do Batman” ali atrás

O carro espera a gente já num ponto mais alto, mais próximo e fácil pra ir embora e facilitando pra que a gente ande menos.

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS: o passeio mais bonito do Atacama

Na ida pras Lagunas Altiplânicas, fizemos uma parada na estrada, que quase não passa carros e, quando passa, você vê de longe eles chegando, e pudemos tirar algumas fotos lá também!

Chegamos às Lagunas, mas já contei sobre esse passeio aqui, então não vou me extender, só dizer que foi lindo de novo. Pra mim, é o passeio mais lindo do Deserto do Atacama, é imperdível! Foi legal rever o lugar, que é lindo, mas foi diferente. Me senti encarando as paisagens de forma mais madura, mais respeitosa. 😉

🇨🇱 Veja mais sobre o passeio às Lagunas Altiplânicas 🇨🇱

Deitado na estrada do Deserto do Atacama, a caminho das Lagunas Altiplânicas

Laguna Miscanti, a primeira das Lagunas Altplânicas com o Vulcão Miscanti ao fundo

No final do passeio, na volta pra San Pedro de Atacama, paramos no Povoado de Socaire, onde tivemos mais uma aula com a Luana, uma guia excelente. A menina é porreta demais, conhece tudo!

Ela é brasileira, o que facilita o trato e explicou sobre os usos dos cactos gigantes, além de uma aula sobre a fauna do Atacama quando vimos raposas, viscachas e suris pelo caminho.

Piedras Rojas: dicas para amenizar a altitude

Como as Piedras Rojas ficam a cerca de 4.000m de altitude em relação ao nível do mar e as Lagunas Altiplânicas ficam ainda um pouco mais altas, algumas pessoas sofrem com o soroche, também conhecido como Mal de Altitude (ou Mal da Montanha). Não é todo mundo que sente, alguns corpos são mais suscetíveis a ele. Seguem algumas recomendações interessantes que podem amenizar o mal estar:

• Caminhar devagar, evitando movimentos bruscos
  • Beber bastante água
  • Respirar profundamente
  • Mascar folhas de coca
  • Tomar chá de coca

Eu senti um pouco a altitude no passeio, mas não foi nada muito problemático. Na minha visita às Lagunas Altiplânicas em 2014, eu senti um pouco mais forte. De qualquer forma, na volta, a Luana (guia) e o Paul (motorista) deram pra gente experimentar a folha de coca, pra mascar. Eu não tinha experimentado a folha ainda e o chá só tomei no dia seguinte, quando subi o Vulcão Lascar.

O pessoal achou a folha bem ruim, com o gosto muito amargo. Eu não achei deliciosa, mas também não achei tão ruim assim. E outra, não é pra ser gostoso, é pra te ajudar a se sentir melhor, né? 🙂

Tomando um chá e olhando a paisagem incrível de Piedras Rojas – Foto: Juan Maureira

Pra qualquer viagem, é importante contratar um Seguro Viagem. Em viagens como essa pro Atacama, que tem um contato maior com a natureza, é indispensável! É difícil acontecer, mas caso você precise de cuidados se o soroche realmente te derrubar ou ainda qualquer outro acidente que possa acontecer, como torcer um pé ou cair de uma pedra e se machucar, é importante estar coberto pra não ter gastos adicionais que vão pesar no seu bolso.

🛑 Faça um comparativo de Seguro Viagem 🛑

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”3″ ideal_para_lbl=”América do Sul” theme=”card-large” show_logo=”false”/]

Vicunhas no caminho entre Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, no Atacama

AYLLU EXPEDICIONES

San Pedro de Atacama
Calle Toconao, 479
(ver mapa)

PIEDRAS ROJAS + LAGUNAS ALTIPLÂNICAS NO ATACAMA

Destaques: Beleza natural e geologia
O que levar: Protetor solar, chapéu, câmera, água, óculos de sol, agasalho, folha ou chá de coca (opcional)
Banheiro: Sim, incluso nas Lagunas Altiplânicas
Como chegar: Carro/van com tour saindo de San Pedro de Atacama, moto, carro alugado
Fauna: Vicunhas, raposas, viscachas e suris
Moeda do Chile: CLP Peso Chileno (compre seus pesos aqui)
Duração: Manhã e começo da tarde
Agência com que fiz o passeio: Ayllu Expediciones (leia sobre a agência)
Pacote: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas + Povoado Socaire
Entrada na reserva nacional: CLP 5.000 (independente da agência que você escolha) – valor dez/2015

Confira o guia completo do Deserto do Atacama.

FOTOS 📷

Tem alguma outra dica sobre esse passeio? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!

O Viaja Bi! viajou a convite da agência Ayllu Expediciones. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como turista.

[Post originalmente publicado em 10/2/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 2/2/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.