24 de setembro de 2016

É mochileiro? Conheça 4 dicas para dormir no aeroporto

Quer dormir no aeroporto? Não faça isso sem antes ler nosso guia!

Viajar é o sonho de muita gente e para sair do Brasil não é preciso ter rios de dinheiro. Os mochileiros sabem bem disso. Na Europa, por exemplo, você não só pode perambular entre os países da União Europeia, como também pode viajar de bicicleta, passando por paisagens de tirar o fôlego de qualquer um. Quem viaja bastante e não dispõe de muito dinheiro sabe que às vezes dormir em aeroportos pode economizar uma boa grana, uma vez que os hotéis costumam ser caros e não é todo aeroporto que dispõe de espaços para os turistas passarem a noite.

Outra coisa que acontece muito frequentemente é o voo ser cancelado ou você precisar fazer uma escala de 12 horas durante a noite, por exemplo. O que você vai ficar fazendo dentro do aeroporto? Seguindo as 4 dicas que separamos aqui tudo vai dar certo!

 

1. Voo de chegada na madrugada

Chegar de madrugada costuma ser bem mais barato, mas muito mais inconveniente, visto que a essa hora tudo está fechado. Em geral, não se aconselha sair perambulando à noite, por mais segura que a cidade pareça ou seja, de fato. Tem o detalhe de que muitas vezes os aeroportos estão localizados em áreas periféricas e não é uma boa ideia sair para dar uma esticada às 3 da manhã. Se você chegou pela primeira vez e ainda não sabe como andar pela cidade, a coisa piora mais ainda. Nessas horas, os taxistas também não costumam ser confiáveis, principalmente se você estiver sozinho e de mochilas. Então, fique no aeroporto.

Tive que dormir no aeroporto de Londres

 

2. Vão roubar minhas coisas?

Se você se sente seguro dentro de um aeroporto só porque tem gente passando para todos os lados, saiba que à noite é exatamente o contrário. Em alguns aeroportos, até os funcionários vão embora e só fica o pessoal da limpeza, isso quando realmente fica alguém. Em geral, os aeroportos ficam em locais policiados e quanto à isso não há preocupação. Porém, não é incomum alguém dormir ou ir ao banheiro e ter a bagagem roubada. Se você ainda tiver que despachar as malas verifique com a companhia aérea se ela deixa você fazer isso antes, porque, assim, você já se livra das bagagens. Se você estiver com alguma mochila, tente usá-la como travesseiro para descansar. Dessa forma, ninguém ousa tirá-la de você.

 

3. Será que o aeroporto fecha?

Esse é um grande alerta para muita gente: alguns aeroportos fecham à noite! Mesmo os que estão localizados em grandes cidades podem fechar durante a noite e se isso acontecer eles podem te expulsar ou encaminhá-lo para algum hotel. Em outros aeroportos, eles ignoram e deixam você ficar dormindo lá, mas isso vai da sorte de cada um. Portanto, antes de ter a intenção de passar a noite em algum aeroporto, faça uma breve pesquisa e veja se ele de fato funciona durante a noite, caso contrário você experimentará o coração pular para fora da boca quando algum policial vier lhe abordar ou lhe encaminhar à força para algum hotel.

 

4. Onde posso dormir no aeroporto?

Isso pode variar, dependendo do aeroporto em que estiver. Muitos aeroportos possuem cadeiras mais confortáveis e fáceis de serem ajeitadas para deitar. Já em outros aeroportos as cadeiras são tão duras que mal dá para sentar. Outra coisa é sempre pesquisar para ver se o aeroporto tem tamanho razoável. Quando ele é pequeno demais, em geral as cadeiras já estão ocupadas por outros passageiros e as chances de encontrar um cantinho seguro e confiável para dormir no aeroporto podem ser nulas. Portanto, quanto maior e mais famoso for o aeroporto, você já pode ter uma ideia de que terá mais espaço para perambular e, se precisar passar a noite no aeroporto, não terá que dividir a cadeira com mais 10 pessoas. Se quiser dormir por lá, lembre-se de levar travesseiro, cobertor, escova de dente, etc. Mas a maioria dos aeroportos também conta com hotéis, onde você pode passar a noite de forma mais confortável e segura. 😉

Tem alguma outra dica sobre dormir no aeroporto? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!

[Post originalmente publicado em 24/9/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 15/6/2020]

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

1 Comentários

  • Pousada na Ilha Grande
    2021-02-19 21:13

    Ótimas dicas

Comentar