13 de agosto de 2019

Como é voar de KLM para Amsterdam na Business Class #ExecuPoc

Amsterdam é uma das cidades mais LGBT-friendly da Europa e do mundo e tem uma das Paradas LGBT+ mais icônicas, que acontece em barcos pelos canais da cidade. A maneira mais rápida de chegar até lá é em um dos voos diretos da KLM, companhia aérea holandesa, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza. E que melhor experiência seria do que fazer essa viagem na World Business Class da KLM? Confira como é voar de KLM para Amsterdam na ExecuPoc! 😉

Como é voar de KLM na Business Class: boa noite de sono garantida

Como é voar de KLM na Business Class: boa noite de sono garantida

Pois é, menines, a companhia me convidou para ter a experiência da Pride Amsterdam em 2 momentos diferentes: durante um walking tour LGBT+ pelo centro da cidade na sexta e para ver a Canal Parade no sábado. Mas a minha viagem não foi só simplesmente embarcar no avião e chegar lá… Nos 2 trechos entre São Paulo e Amsterdam tive a oportunidade de, pela 1ª vez, voar na Business Class da KLM. Na verdade, foi minha primeira vez voando KLM e também minha 1ª experiência na classe executiva, ou como eu chamo, ExecuPoc! Shhoooora!

Viajar de classe executiva é uma experiência totalmente diferente. Então, vou tentar detalhar o máximo possível, pra que você possa viajar comigo, como já fizeram lá pelo Instagram durante a viagem (aliás, já tem highlight dessa viagem lá). 😉

✈ Compre aqui sua passagem aérea para Amsterdam com a KLM ✈

📋 FICHA DE VOO

São Paulo (GRU) ✈ Amsterdam (AMS)
Companhia aérea:
KLM
Voo:
KL 0792
Data: 31/7/2019
Aeronave: Boeing 777-200 ER (Machu Picchu)
Classe: Executiva (World Business Class)
Assentos: 2D (central, corredor)
Origem: São Paulo (GRU – Aeroporto Internacional de Guarulhos)
Horário saída: 19:10 (programado) / 19:28 (efetivo)
Destino: Amsterdam (AMS – Aeroporto Internacional de Schiphol)
Horário chegada: 11:45 (programado) / 11:45 (efetivo)
Tempo de voo: 11h35min (programado) / 11h17min (efetivo)

 

Como é voar de KLM para Amsterdam na Business Class

✈️ A COMPANHIA AÉREA

Boeing 777-200ER da KLM que me levou para Amsterdam

Boeing 777-200ER da KLM que me levou para Amsterdam

Vou começar sendo direto: eu sou fã da KLM. Tive oportunidade de prestar serviço (fora do blog) pra eles por um tempo uns anos atrás e me apaixonei pela marca, mesmo sem nunca ter viajado com eles até então. Por conta da KLM, descobri uma paixãozinha pela aviação e, principalmente, por seus bastidores. Eles têm um trabalho de mídias sociais muito interessante que traz conteúdo inédito sobre esse mundo.

No KLM Blog, vira e mexe tem textos de funcionários contando curiosidades de fato interessantes (não só conteúdo de marca) como pra onde vão as coisas que fazemos no banheiro, pra que serve aquele espiral no motor e qual os efeitos do álcool no nosso organismo quando voamos, além de dicas sustentáveis.

A KLM é a companhia aérea mais antiga do mundo ainda operando sob o mesmo nome. Em 7 outubro de 2019, ela completa 100 anos! Então, esse é um ano de comemoração. Ela vira centenária. Além disso, as ações que ela faz são sensacionais. Eles já criaram uma tag de bagagem inteligente, uma ação com um cachorro no aeroporto de Schiphol para devolver pertences esquecidos por passageiros nas aeronaves, um jantar inusitado no aeroporto e um robô que ajuda no autoatendimento.

Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam: loja no Terminal 2 tem miniaturas da KLM

Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam: loja no Terminal 2 tem miniaturas da KLM

É a protagonista quando se fala em sustentabilidade na aviação, ocupando por 11 anos seguidos o 1º lugar no índice de Sustentabilidade Dow Jones na categoria “Transporte” em geral. Através do programa KLM Takes Care, várias ações sustentáveis são aplicadas, como uso de materiais mais leves a bordo, investimentos em aeronaves com uso mais eficiente de combustível e um projeto de biocombustível, sendo a 1ª aérea a operar um voo comercial com biocombustível. Veja o vídeo acima (legendas em português disponíveis).

Recentemente, eles iniciaram o programa Voar com Responsabilidade como um chamamento para todo mercado repensar suas práticas e procurar agir de forma mais sustentável, já que a responsabilidade é compartilhada. Isso inclui os passageiros, que têm a oportunidade de ajudar na redução de CO2 nos voos. Na área “Minha Viagem”, você consegue calcular o impacto do seu voo na emissão de CO2, contribuindo com uma quantia que vai para projetos de reflorestamento certificados pelo Gold Standard.

Investe também em projetos sociais como o Doctor2Doctor, que no Quênia, o CloseTheGap em 16 países africanos e o Wings of Support, uma ONG que é iniciativa dos funcionários e que ajuda crianças nos países pra onde a KLM voa, facilitando educação, abrigo e cuidados médicos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por KLM Royal Dutch Airlines (@klm) em

O grupo LGBT+ da KLM é chamado de 🌈Over the Rainbow🌈 e reúne funcionários de vários setores, do administrativo ao cockpit, passando por toda a empresa. Esse grupo advoga pela causa dentro da KLM, a favor dos funcionários. E foi esse grupo, junto com o Marketing, que bolou essa campanha que me levou pra Amsterdam.

 

✈️ A ROTA E A AERONAVE

Os Boeing 777 da KLM levam nomes de Patrimônios Mundiais, esse é o Machu Picchu

Os Boeing 777 da KLM levam nomes de Patrimônios Mundiais, esse é o Machu Picchu

A KLM tem 18 frequências semanais saindo do Brasil, sendo 7 de SP, 7 do Rio e 4 de Fortaleza. Essa última rota tem pouco mais de 1 ano em um hub criado junto com sua companhia aérea irmã, a Air France. De SP, saem voos noturnos todos os dias da semana, chegando em Amsterdam por volta de 12h, no horário local.

Cada aeronave da KLM, por tradição, recebe um nome próprio, além da sua matrícula, sendo os da família:

  • Airbus A330: praças de cidades em todo o mundo
  • Boeing 737: aves
  • Boeing 777: Patrimônios Mundiais
  • Boeing 747: cidades do mundo
  • Cargueiros Boeing 747: navios da Companhia Holandesa das Índias Orientais (VOC)
  • Boeing 787 Dreamliner: flores.

Não é fofo? Eu voei num Boeing 777-200ER com o nome Machu Picchu. 🙂 São 15 aeronaves desse modelo na frota.

Essa aeronave tem 320 assentos, sendo 34 na World Business Class, como é chamada a classe executiva ExecuPOC da KLM, e 286 na Economy, que conta com alguns assentos com mais espaço, chamados de Economy Comfort.

 

🛂 AEROPORTOS

Quem voa na Business Class da KLM tem acesso à sala VIP da American Express em GRU

Quem voa na Business Class da KLM tem acesso à sala VIP da American Express em GRU

Logo que passamos pela segurança e imigração, há uma escada rolante que sobe para um mezanino, onde fica os VIP lounges. Passageiros da Business Class da KLM têm acesso à Sala VIP da American Express. A sala estava cheia, mas consegui comer, sentar, comer, descansar, comer, ir ao banheiro e também comer um pouquinho. 😛

Ela foi reformada recentemente e ficou com um ar moderno. As comidas são variadas e vão de salgados a saladas, passando por doces e sopas. Bebidas também estão disponíveis, assim como tomadas (algumas não funcionavam), assentos confortáveis e uma televisão.

Caso você esteja em voos de conexão, as salas VIP normalmente têm chuveiros para que você possa tomar um banho e tirar a cara de acabado do voo. Mas, se você estiver viajando na ExecuPoc, monamu, vai ficar que nem eu fiquei, “refreshed”, como o cara de uma loja em Amsterdam me falou (“nem parece que você voou 11h”). 🤷 Como diria Silvetty Montilla: “condições”! 😛

O aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, é basicamente a casa da KLM, eles dominam o lugar. Ele é dividido em 4 terminais no desembarque, mas todos interligadas por uma “praça” central. Eu cheguei no 3 e precisei ir até o 2 para retirar meu Iamsterdam City Card, dentro do próprio aeroporto. Bem facinho!

A imigração não é tão grande, então junta fila, mas anda rápido. Mana, se você visse os oficiais de imigração!!! 🤤 Ô lugar pra ter homem bonito essa Holanda, viu… Affff! Mas enfim, a minha “entrevista” foi uma rapidinha:
Hi, why are you here for? (Oi, qual o motivo da sua visita?)
I’m here for Pride! (Mana, vim pra Parada.)
[carimbo] Have a nice day, sir! (Vai lá e arrasa, bi!)

Eu bem esperava mais tempo com eles lá! 😛

Aeronave da KLM que me levou, no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam

Aeronave da KLM que me levou, no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam

Chegando ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, telas indicam a cinta da bagagem após a imigração

Chegando ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, telas indicam a cinta da bagagem após a imigração

Logo que você sai da imigração, já tem uma telas mostrando qual a cinta que está sua bagagem. Quando você tá viajando na ExecuPoc da KLM, sua bagagem é etiquetada como prioritária, então, na hora que cheguei na cinta, minha mala já tava chegando, foi bem rapidinho.

No Terminal 2 tem uma loja de brinquedos e souvenir bem chamativa. Do lado de fora, um motor de avião da KLM. Do outro lado, com entrada por dentro da loja, a parte da frente de uma outra aeronave menor, onde as crianças podem subir e ver o cockpit.

Como fã da KLM, fiquei louco na lojinha. Tinha desde as miniaturas de avião até bonecas vestidas de comissária. Eu quase comprei um boné, que agora que tô de cabeça raspada tô usando bastante, mas me controlei. Já tinha também a miniatura especial dos 100 anos. Falei que eles dominam a bagaça!

Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam: loja no Terminal 2 tem brinquedos da KLM

Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam: loja no Terminal 2 tem brinquedos da KLM

Do lado de fora do aeroporto, bem em frente à entrada, fica um daqueles letreiros “Iamsterdam”, com localização fixa. Aproveita e já faz sua foto ali porque o da frente do Rijksmuseum foi retirado. E esse é bem legal que fica com a torre de controle característica de Schiphol ao fundo.

 

🛄 CHECK-IN

Como é voar de KLM na Business Class: check-in com prioridade Sky Priority

Como é voar de KLM na Business Class: check-in com prioridade Sky Priority

Minha experiência com esse voo começou no check-in aqui no Aeroporto de Guarulhos. Passageiros da Business Class da KLM e da Air France usam uma fila separada por conta do benefício Sky Priority. É uma fila menor, com guichês exclusivos para despacho de mala.

Eu já tinha feito meu check-in pelo app da KLM, que aliás é bem bonito, fácil de usar e prático. Mas na hora de despachar a mala, a atendente perguntou se eu queria que imprimisse o cartão de embarque. Eu sempre pego o impresso porque vai que dá uma zica no celular, nunca se sabe. E era meu 1º boarding pass de ExecuPoc, né mores? Claro que ia querer! 🙂

 

👜 EMBARQUE

Como é voar de KLM na Business Class: embarque dividido em zonas

Como é voar de KLM na Business Class: embarque dividido em zonas

Fiquei bastante tempo na Sala VIP (deslumbrada ela), então quando cheguei ao portão o embarque já tinha começado. Ele aconteceu divididos em 3 zonas. O meu estava marcado como Zona 1, e eu fui um dos últimos a embarcar.

Para quem estava de ExecuPoc, a entrada foi pela porta dianteira, por um finger separado do resto da aeronave, enquanto os demais passageiros entravam pela porta seguinte, todos entrando no avião e virando à direita. 🙂

A saída de todos os passageiros, de todas as classes, em AMS, foi por uma única porta, a “segunda”.

O embarque correu muito suave, muito tranquilo. Logo ao se sentar no seu assento maravilhoso, a comissária passa oferecendo água, suco ou champanhe. Fiz a phyna, óbvio, e posei pras fotos com champanhe na mão, mas conto daqui a pouco sobre isso quando falar do serviço de bordo. Preparem-se!

O vídeo de segurança é bem fofo (foto acima), em desenho animado aplicado em azulejos que simulam a porcelana Delft Blue, tradicional holandesa. Mostra algumas coisas interessantes que nunca vi em outras companhias, como os cuidados no caso de um celular começar a soltar fumaça ou cair no vão do assento.

 

💺 CABINE E ASSENTOS

Como é voar de KLM na Business Class: um looshoo!

Como é voar de KLM na Business Class: um looshoo!

A configuração da Classe Executiva da KLM nesse voo GRU-AMS operado pelo 777-220ER é 2-2-2, só não dando acesso direto ao corredor para quem fica na janela, totalizando 34 assentos na cabine. Eles são lateralmente inclinados, sendo os das laterais virados pras janelas e na parte traseira tem formato U, formando um “casulinho” pra você ter mais privacidade quando tiver dormindo.

O assento, flat-bed (vira uma cama, retinha de tudo) e bastante confortável, tem assinatura da designer holandesa Hella Jongerius e é o maior disponível no mercado, com 207cm de comprimento. Isso não é à toa, já que os holandeses são o povo mais alto do mundo. E você pode regular como quiser, só o pé mais alto, só o encosto mais reclinado. Pensa numa rainha.👸 Pois é, era eu!

Como é voar de KLM na Business Class: o assento vira uma cama e é o maior do mercado

Como é voar de KLM na Business Class: o assento vira uma cama e é o maior do mercado

Nessa aeronave, o descanso de pé afunila um pouco, limitando um tantinho o movimento mas, pra mim, que sou baixinho, não fez diferença nenhuma. 🙂 E, assim, “limita” se você for exigente, né? Porque espaço é o que não falta.

Atrás do encosto de cabeça fica um porta-objetos dedicado com uma entrada USB, uma tomada e duas entradas pra fone. Uma delas é a P2 normal, para que você possa usar seu fone, e a outra é uma de 3 furos especial, para o fone antirruído que eles oferecem. Esse fone é meio mágico porque corta real oficial o som de fora. Ali, você pode colocar suas tranqueiras todas, incluindo a garrafinha de água que eles distribuem no meio do voo, porque tem um porta-copos também.

O apoio de braço é compartilhado entre os dois assentos, mas com espaço suficiente pras 2 pessoas. As mesinhas ficam guardadas nas laterais desse apoio, ao lado do bolsão com revistas de bordo e cartão de segurança, e são dobráveis. Embaixo do assento da frente, há um vão para que você possa colocar seus sapatos. Se estiver com casaco, os comissários guardam pra você lá na galley. Se eu fosse hétero diria que é tudo “top”. Como não cometo esse crime, direi que é um lacre! 🙂

Os passageiros da Business Class da KLM ganham uma casinha colecionável com gim dentro

Os passageiros da Business Class da KLM ganham uma casinha colecionável com gim dentro

Todos os passageiros que voam na Business Class da KLM recebem um presente mega fofo, uma casinha de porcelana Delft Blue, tradicional da Holanda, que vem com um gim holandês chamado Bols. Cada casinha numerada representa um ano da KLM, portanto, esse ano, será lançada a de número 100, que provavelmente, será bastante especial e emblemática. Todo ano, a KLM presenteia mais de 800 mil passageiros com as casinhas nas rotas em todo mundo. Babado!

Todas as casinhas têm uma história por trás e representam uma casa de verdade na Holanda e no app KLM Houses é possível ler a história de cada uma delas e ver a localização real da casa. É colecionável e não é vendida separadamente, só os passageiros da Business Class da KLM podem ter. Se na bandeja não vier a que você quer, você pode pedir por um número específico. Normalmente, nos voos, eles têm um range de casinhas, por exemplo, entre 44 e 99. Já tô ansioso.

Como é voar de KLM na Business Class: nécessaire conta com pasta e escova de dente, meias, entre outros itens

Como é voar de KLM na Business Class: nécessaire conta com pasta e escova de dente, meias, entre outros itens

Falando em mimos, a nécessaire também é toda pensada. A bolsinha foi desenvolvida pelo designer de moda holandês Jan Taminiau, que é um gato (óbvio!). Eu ganhei modelos diferentes na ida e na volta. Dentro dela, vem:

  • par de meias
  • máscara de dormir
  • caneta personalizada KLM
  • tapa-ouvido
  • escova e pasta de dente
  • protetor labial (lip balm)
  • hidratante para o rosto

Os banheiros são mega fofos. Sim, parece estranho falar de banheiro, mas é real! No espelho, uma tulipa (fake, claro) é colocada num vasinho acoplado. Na pia, produtos da Rituals em edição especial para a KLM: espuma para as mãos, gel para o cabelo (não usei rs), hidratante para o corpo e loção para rosto e corpo.

Em cima da pia, um espelho grande como em todo banheiro. Do outro lado, um espelho de corpo inteiro. Ao lado do espelho, um papel de parede simula várias prateleiras com as casinhas da KLM. Muito fofo.

 

🎬 ENTRETENIMENTO DE BORDO

Como é voar de KLM na Business Class: o entretenimento de bordo conta com controle remoto

Como é voar de KLM na Business Class: o entretenimento de bordo conta com controle remoto

O entretenimento começa antes mesmo de você acessar o sistema. Como a poltrona fica muito distante da tela, tem um controle remoto para que você consiga navegar sem precisar ir lá pra frente tocar na tela. Mas se quiser, a tela pessoal de 17″ também é touch screen. Você que escolhe. 🙂

O entretenimento de bordo da KLM conta mais de 1.000 horas de programação. Isso inclui, claro, muitos filmes. Tem filmes recentes, como a nova versão de Dumbo, por exemplo, e outros bem antigos, como Corcunda de Notre Dame (me deixa que eu tava bem Disney nesse voo). 😛 Achei interessante que tem alguns curtas disponíveis e uma seção de filmes holandeses e outras com filmes de várias partes do mundo, como América Latina.

Rola também uma divisão na seção de TV, com séries e programas especiais que vão de comédia a TV holandesa passando por uma parte que adorei: Pessoas e o Planeta. E o legal é que dá pra favoritar seus filmes e séries preferidos enquanto vai explorando a programação para depois navegar só no que quiser. Isso salva a vida de um libriano! 😛 Eu tinha salvo um documentário dessa seção natureza mas não deu tempo de assistir. É muita coisa pra fazer quando se está na ExecuPoc, manas! O voo podia durar umas 18h! 🙂

Telas do entretenimento de bordo da KLM: filmes, TV, música, jogos, crianças, sobre a KLM, mapa e compras

Telas do entretenimento de bordo da KLM: filmes, TV, música, jogos, crianças, sobre a KLM, mapa e compras

A parte de música conta com playlists que vão da nostalgia dos anos 90 aos clássicos da bossa nova. Mas tem também podcasts, e isso é algo que só vi na KLM até hoje. Se você viu em alguma outra, deixa seu comentário aí. Eles tem um podcast próprio de viagem que começaram em março do ano passado chamado The Journey que, além do avião, também está disponível no Spotify.

A área de jogos nunca é uma que chama muito minha atenção, mas sempre confiro se eles têm Bejeweled 2 (o precursor do Candy Crush) e eles tinham. 🙂 Do ladinho dele, Angry Birds. A tela para crianças junta TV, música, jogos e filmes e, entre eles, os especiais do Bluey, um aviãozinho animado fofo que é mascote da KLM e já visitou o Rio.

A seção My Flight mostra os dados do seu voo de diferentes maneiras, incluindo a visão da janela para mostrar por onde o avião está passando, e informações de chegada no aeroporto de destino, portões de conexão e sobre o WiFi, quando disponível (no meu voo não tinha). A seção de compras permite comprar relógios, acessórios, produtos de viagem e alguns com a marca da KLM, como a miniatura do Dreamliner, que sai por €15 (quem for viajar com eles, pode comprar e me dar de presente, tá?).

O entretenimento de bordo da KLM mostra o avião sobrevoando o globo

O entretenimento de bordo da KLM mostra o avião sobrevoando o globo

Tem também uma última seção que é sobre a KLM, mostrando a história da companhia, a frota, as ações de sustentabilidade que comentei antes e sobre os programas de milhagem. Essa é uma seção que pode não te chamar a atenção de primeira, mas recomendo explorar pelo menos a seção que de “vídeos do cockpit”, que tem alguns vídeos bem interessantes, do tipo “como os aviões voam” e “como pousar no escuro”.

Esses vídeos de curiosidades foram um dos gatilhos pra me apaixonar pela companhia no passado. Recomendo explorar o canal do YouTube da KLM. Tem muita coisa legal mesmo, não só falando da marca deles e a maior parte tem opção de legenda em português.

 

👨‍✈️ATENDIMENTO

Como é voar de KLM na Business Class: abrindo os trabalhos do jantar

Como é voar de KLM na Business Class: abrindo os trabalhos do jantar

Esse é um ponto sem discussão. Durante toda minha estadia em Amsterdam, pude comprovar que os holandeses são extremamente simpáticos. Sabe aquela história de europeu frio? Esquece que lá não é assim não.

E com a equipe da KLM não podia ser diferente. Todos que encontrei nessa viagem de ida foram incrivelmente simpáticos e amigáveis. Claro que, na ExecuPoc, como tem menos passageiros, eles conseguem dar ainda mais atenção pra cada um e ir além no atendimento, mas sempre sentindo o limite do cliente. Dá pra sacar quão profissionais e sagazes eles são nisso.

Uma comissária veio me dizer que amou as minhas meias de arco-íris. E não foi da boca pra fora. Ela comentou com a outra comissária da cabine que veio checar e também elogiou minhas meias. Quando fui ao banheiro na parte de trás da cabine porque o da frente estava com fila, esperando um senhor sair de lá engatei num papo com uma outra comissária, super sorridente. Falei que estava indo pra Pride e ela falou que a cidade pára por conta do evento, que fica lindo, tudo colorido.

No despacho de bagagens aqui no Brasil, a funcionária era brasileira, mas também manteve o mesmo nível de simpatia da galera. Enfim, a gente se sente acolhido de verdade. Só quem viveu sabe, Gabi! 😛 E ó, claro que na ExecuPoc o atendimento é mais personalizado, mas eu já ouvi muitos relatos de gente que viajou na Econômica da KLM também tecendo elogios ao atendimento, então acho que é ponto pacífico! 😉

 

🍴 SERVIÇO DE BORDO

Depois de me refrescar com toalha de rosto úmida e quente, tomei um suco pra preparar pro café

Depois de me refrescar com toalha de rosto úmida e quente, tomei um suco pra preparar pro café

MANA! MANAAA! MANAAAAAAAA! Se você vai viajar de ExecuPoc, prepare-se! E por “prepare-se” eu digo “não coma muito na sala VIP ou em casa”. 🤣

Logo que você chega, como comentei, é servida uma bebida (champanhe, água ou suco). Passando um tempo, os comissários distribuem os menus do dia, tanto de vinhos como de comida. Eles são personalizados até com a data, porque podem mudar. No caso desse voo noturno, deu pra ver que teríamos o jantar depois da decolagem e o café da manhã antes de chegar em Amsterdam. E antes de cada refeição, uma toalha quente para higienizar as mãos e/ou o rosto.

O menu de vinho conta com 2 vinhos brancos (Chile e Holanda) e 3 vinhos tintos (França, Espanha e Argentina). Não entendo e não sou o maior fã de vinho, mas tá ali pra você provar todos que quiser. Só se controla porque álcool sobe mais fácil nas alturas, tá? Não faz a louca, não.

Cardápio de bebidas (fora vinhos) da Business Class da KLM para meu voo

Cardápio de bebidas (fora vinhos) da Business Class da KLM para meu voo

O jantar não é um jantarzinho qualquer. São 2 opções de entrada, 3 de prato principal, 2 de sobremesa e ainda rola um digestivo no final. Só aí que você vai pensar em dormir, tá? Viu como é pouco tempo de voo? Eu chamaria de Busy-ness Class de tão ocupado que você fica. 😛

Não vou me estender nisso porque já contei aqui sobre um tour que fiz, inclusive a convite da própria KLM, nos bastidores do aeroporto GRU para mostrar como é feita a comida de avião, mas os pratos dos voos da KLM que saem do Brasil foram desenvolvidos pelo chef (com estrelas no guia Michelin) Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó e têm um quê de brasilidade. E ele assina o menu de todas as classes, viu?

Antes de começar o paranauê do jantar, serviram uma seleção de nozes e castanhas pra abrir o apetite e uma bebida (fui de suco de maçã recentemente espremido)! 🙂

Pra ter uma ideia do que é oferecido, no meu voo, de opções de entrada tinha:

  • salmão gravlax com queijo cremoso, vinagrete ao balsâmico e vagens (minha opção)
  • sopa cremosa de ervilha

Deixa eu lembrar vocês que eu não como peixe, mas não tava no pique de tomar sopa. E o salmão tava bem bom! Me surpreendi. Independentemente da sua escolha, vinha junto uma salada com laranja, tomate uva, queijo parmesão e vinagrete de limão com coentro, além de uma seleção de pães.

Para o prato principal do jantar:

  • frango assado à Rodrigo Oliveira com milho cremoso, tomate uva e cebola em conserva (minha opção)
  • filé de bijupirá à Mocotó, arroz com coco, abóbora assada e coentro
  • tenro filé grelhado, purê de batata ao alho e rúcula sauté

Para a sobremesa:

  • Prato de queijos: gorgonzola, Camembert e Emmental com uvas vermelhas, nozes pecã e cream crackers
  • Doces: torta de coco e limão e tortinha de manga e maracujá (minha opção)

Para os digestivos: café ou chá com um licor e um chocolate em formato de casa KLM.

Todo o serviço é feito com louça e com talheres de verdade, não de plástico. E é tudo tão fofo!!! Tem que ver a tampinha da xícara de chá! Aliás, por falar em fofo, você verá na bandeja uns tamanquinhos holandeses vermelhos e cada um deles tem sal ou pimenta. E esse você pode levar pra casa, viu? Eu, obviamente, trouxe os meus de cada refeição. Coisa mais fofa!

Um pouco antes de chegarmos, os comissários servem uma leva de bebidas (fui de suco de laranja recentemente espremido) antes de começar o serviço do café da manhã.

Como é voar de KLM na Business Class: café da manhã bem servido

Como é voar de KLM na Business Class: café da manhã bem servido

Independentemente do que você escolher pro café da manhã, você recebe uma salada de frutas frescas, queijos Gouda e Brie, croissants e pães quentes. As opções do café da manhã são:

  • quiche de rúcula e queijo de leite de cabra com molho de tomate, peito de peru grelhado e cogumelos brancos (minha opção)
  • crepe de abacaxi com calda de frutas vermelhas
  • granola com iogurte natural

Ainda dá pra completar com ovo cozido e/ou geleia. Para beber, suco de maçã ou laranja preparado na hora, café, variedade de chás e até champanhe!

UFA! Cansou? Eu não, faria tudo de novo, traz mais um, Mocotó! 😛

 

⭐ RESUMO / CONCLUSÃO – VOAR DE KLM PARA AMSTERDAM

Como é voar de KLM na Business Class: cabine da Classe Executiva à noite

Como é voar de KLM na Business Class: cabine da Classe Executiva à noite

Se você leu tudo isso, já dá pra imaginar minha conclusão, né? Eu amei tudo! Foi uma experiência incrível em todos os quesitos. Se eu tivesse que apontar um único ponto mais negativo seria o descanso de pé que afunila, mas falo isso porque tem gente que se incomoda. Pra mim, tava realmente ótimo, tinha espaço suficiente e foi incrível, então, dei minhas notas baseadas na minha experiência, sorry! 😛

 

10 nota final
Review de voo
Eu amei tudo! Foi uma experiência incrível em todos os quesitos. Se eu tivesse que apontar um único ponto mais negativo seria o descanso de pé que afunila, mas falo isso porque tem gente que se incomoda. Pra mim, tava realmente ótimo, tinha espaço suficiente e foi incrível, então, dei minhas notas baseadas na minha experiência.
Check-in
Embarque
Cabines/Assentos
Entretenimento
Atendimento
Serviço de bordo

O Viaja Bi! viajou para Amsterdam a convite da KLM e com apoio da Iamsterdam. A passagem foi uma cortesia da companhia aérea e os cartões Iamsterdam City Card e Iamsterdam & Region foram uma cortesia da Iamsterdam, mas todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como passageiro.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar