29 de junho de 2023

eSIM Card internacional Airalo: chip de celular virtual vale a pena?

Usei, pela primeira vez, o eSIM Card internacional Airalo na última viagem que fiz, para a Europa. Eu nunca tinha usado um eSIM e não conhecia a Airalo até alguns meses antes da viagem. Mas será que vale a pena usar um eSIM, a sigla para chip de celular virtual?

Rafael usa uma jaqueta preta de flanela, uma mochila preta, óculos escuros e gorro cinza, barba e olha para o celular com capinha verde; ao fundo paisagem verde, bunkers e bandeira da Finlândia

Testando a conexão do eSIM Card internacional Airalo na ilha Suomenlinna, en Helsinki, na Finlândia

É importante dizer que é muito bom viajar para desconectar. Estar offline por um tempo é um presente para mim. Por outro lado, ter conexão de dados ajuda bastante para se locomover no destino, acessar os aplicativos de mapa em tempo real e descobrir os melhores trajetos e meios de transporte para ir de um lado para outro.

Eu confesso que tinha um pouco de receio de usar um eSIM e ele não funcionar ao chegar no destino, mas minha experiência com o eSIM Card da Airalo foi bem positiva e todo o processo foi bastante prático. E especialmente para quem vai fazer um roteiro que passa por diversos países, facilita bastante.

 

Experiência com o eSIM Card internacional Airalo

Arte digital simulando dois celulares em primeiro plano, com telas similares ao app da Airalo e, no fundo, desfocado, pessoas com bandeiras do orgulho

Arte digital simulando dois celulares em primeiro plano, com telas similares ao app da Airalo e, no fundo, desfocado, pessoas com bandeiras do orgulho

A Airalo se vende como “a primeira loja de eSIMs do mundo”, fundada em 2019 e que “resolve o problema das altas contas de roaming, dando acesso a mais de 200 eSIMs (chips de celular virtuais) em todo o mundo, a preços acessíveis”.

A experiência com a Airalo também foi bastante positiva e leve. Neste primeiro uso, eles me forneceram um eSIM Card internacional para testar, no pacote Eurolink 10Gb de 30 dias, com cobertura em 39 países, incluindo todos que eu iria passar.

Mas é bom ressaltar que as impressões aqui neste post são sinceras e refletem minha experiência real como consumidor, não tendo a empresa qualquer tipo de interferência neste conteúdo.

Nesta viagem, eu passei por sete países: Holanda, Estônia, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Alemanha, além de uma longa conexão no Reino Unido. Em todos eles, me conectei em poucos segundos após pousar, checando as mensagens do WhatsApp ainda antes do avião parar e ser possível acessar o WiFi do aeroporto.

Tela do site da Airalo com descrição do plano Eurolink 10Gb 30 dias

Tela do site da Airalo com descrição do plano Eurolink 10Gb 30 dias

Somente em uma das vezes, ele não conectou automaticamente. Mas, seguindo as orientações que recebi com meu eSIM Card internacional Airalo, fiz a configuração muito rapidamente.

A conexão foi estável e rápida durante os mais de 20 dias em que o testei, com tudo sendo controlado pelo aplicativo da própria Airalo. A única desvantagem é que o app funciona conectado à internet, então todas as funções, incluindo a possibilidade de checar o consumo de dados, por exemplo, não fica acessível se você não estiver com conexão, seja 4G, 5G ou WiFi.

Desvantagem: nem todo aparelho de celular é compatível com eSIM e aceita chips de celular virtuais. Confira a lista de aparelhos compatíveis.

 

Uso de dados eSIM Card: quantos gigas devo comprar?

Tela do site da Airalo com exibição de "Meus eSIMs", mostrando o plano Eurolink 10Gb 30 dias

Tela do site da Airalo com exibição de “Meus eSIMs”, mostrando o plano Eurolink 10Gb 30 dias

Para um uso comum, os 10Gb de dados foram suficientes para os 22 dias. Quase não subi Stories ou fotos para a nuvem fora do WiFi, é importante ressaltar, mas fiz uso constante de mensageiros (WhatsApp, Messenger ou mesmo mensagens no Instagram) e de mapas em tempo real. Também usei aplicativos de transporte local e de companhias aéreas e de ônibus, além de Grindr de vez em quando, claro… 😏🙈

Para um uso mais intenso, com Stories e Reels no Instagram ou vídeos no TikTok, por exemplo, talvez eu precisasse de uma recarga, que pode ser feita pelo próprio app que, inclusive, te sinaliza quando você estiver próximo ao consumo total de dados da franquia contratada.

 

eSIM Card internacional Airalo: como comprar?

Tela do site da Airalo com exibição dos eSIMs regionais

Tela do site da Airalo com exibição dos eSIMs regionais

A instalação e configuração são bem fáceis e, ao adquirir um eSIM Card internacional Airalo, as orientações que recebemos são bastante claras e didáticas, explicando o passo-a-passo.

Basicamente, você deve configurar uma conta na Airalo, colocar dinheiro no seu “Airmoney”, que são créditos dentro do app e do site. Aí você baixa o app Airalo, seleciona o seu destino e compra o plano especificado de eSIM usando seu crédito Airmoney.

Depois da compra feita, você recebe os dados do seu eSIM e as instruções para instalar no seu telefone. Aí é só ativar quando chegar ao seu destino!

 

Usando o eSIM Card regional na Europa

Tela do site da Airalo com exibição de "Meus eSIMs", mostrando o plano Eurolink 10Gb 30 dias

Tela do site da Airalo com exibição de “Meus eSIMs”, mostrando o plano Eurolink 10Gb 30 dias

Como comentei, usei o eSIM Card com o pacote Eurolink durante 22 dias e a praticidade me conquistou. Eu tinha o costume de comprar um SIM Card / chip físico e carregar a cada viagem, mas o custo-benefício de usar um chip de celular virtual valeu super a pena.

A conexão foi boa e estável durante todo o tempo, foram poucas as vezes em que oscilou. A vantagem é que a Airalo tem disponível uma lista de operadoras em boa parte dos países, então, caso a que for reconhecida automaticamente não estiver disponível, dá para trocar manualmente. Foi isso que aconteceu em um dos destinos em que não fiquei conectado automaticamente. Menos de 10 segundos depois e tudo estava funcionando.

Não precisei acionar o suporte deles, mas eles anunciam que estão disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano.

Como comparação, minha mãe, que estava viajando comigo, não tinha um celular compatível com eSIM por ser um modelo mais antigo, então, teve que comprar um chip físico. Tudo parecia bem, com muitas recomendações de blogs e sites. Mas, chegando lá, não funcionou e tivemos uma dor de cabeça de muitos dias para resolver, sem sucesso. E ela faria uma conexão longa na volta, em um país diferente do meu.

No fim, tivemos que comprar para ela um chip local na Dinamarca e rezar para ele funcionar em outros países, o que rolou na Alemanha mas demorou horas para acontecer na longa conexão de 9h que ela tinha na Espanha, o que a impediu de sair do aeroporto para explorar. E o valor que conseguimos reembolsar ainda nem foi completo porque eles usaram como base o valor em dólar e não quanto ela realmente pagou. Uma zona!

No meu caso, usando o eSIM Card da Airalo, tive ZERO dor de cabeça.

 

Mas, e então? Vale a pena usar eSIM Card da Airalo?

Vocês sabem que eu recomendo aqui o que eu realmente testo e uso e, se não for o caso, sou supertransparente com vocês e sinalizo. E, neste caso, avisei a empresa que eu testaria o produto e recomendaria somente se eu gostasse. E gostei bastante! Um amigo também usou e aprovou.

Por isso, o Viaja Bi! se tornou parceiro da Airalo e tanto eles quanto eu e você ganhamos com isso. Do nosso lado, caso você faça uma compra pelo links aqui do Viaja Bi! (como o botão abaixo), eu sou comissionado (e isso não altera o valor final para quem compra). E você, de tempos em tempos, ainda pode ganhar cupons de desconto. Então, fica de olho aqui e no Instagram @viajabi.

CUPONS DE DESCONTO PARA CLIENTES:

*códigos válidos para compras em todos os eSIMs da Airalo.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Reserve hotel ou hostelCompare Seguro ViagemAluguel de carro sem IOFCompre moeda/CâmbioChip Internacional de CelularCompre passagem aérea
Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar