9 de novembro de 2020

Trilha em Morretes até Salto dos Macacos, perto de Curitiba

Olá, bis aventureirxs! Em um feriadão desses, peguei uma promoção de passagem aérea e fui conhecer Curitiba, a capital do Paraná. Mas, no meu segundo dia, peguei a Serra do Mar e fui fazer uma trilha em Morretes, no Parque do Marumbi.

Trilha em Morretes: sentado olhando a paisagem no Parque Estadual do Marumbi - Foto: Jeff Slaid

Trilha em Morretes: sentado olhando a paisagem no Parque Estadual do Marumbi – Foto: Jeff Slaid

 

Trilha em Morretes, no Parque do Marumbi, perto de Curitiba

No 1º dia em Curitiba, consegui explorar a cidade, mas tive que voltar cedo até onde estava hospedado para me preparar pois, no dia seguinte, tinha uma estrada pela frente para explorar Morretes, uma cidade história que fica ao pé da Serra do Mar e está localizada, aproximadamente, a 80km de Curitiba. Esse será o dia de aventura!

A cidade pacata com ares de interior que preserva suas histórias com construções antigas, igrejas e praças possui vários pontos de ecoturismo pela região e uma delas é o Parque Estadual do Marumbi. A aventura começa na entrada do posto IAP (Instituto Ambiental do Parque) e, após registrar nossos nomes, seguimos a pé pela trilha em direção a cachoeira Salto dos Macacos.

A entrada da trilha fica poucos metros adiante, à direita. Para iniciar, devemos atravessar um rio e o nível da água chegava até os joelhos; a atenção tinha que ser redobrada devido às pedras escorregadias e à força da água!

Feita a travessia, temos mais um rio e logo depois iniciamos, de fato, a trilha para o Salto dos Macacos. O início é tranquilo, sem muita subida e ela é bem sinalizada na maioria dos trechos, porém muito úmida devido à diversidade de vegetação das matas.

Durante a caminhada, somos surpreendidos pela cantoria dos pássaros, indiferentes à nossa presença por ali. O clima da vegetação atlântica faz a trilha ter uma beleza ímpar!

Trilha em Morretes: a perdida na mata - Foto: Jeff Slaid

Trilha em Morretes: a perdida na mata – Foto: Jeff Slaid

Depois de alguns trechos, as subidas começaram a surgir à nossa frente e é o sinal de que estamos mais próximos da cachoeira. Mais alguns minutos e finalmente chegamos! 😮

Uma cachoeira escondida no meio da serra, com aproximadamente 70 metros de altura. Em sua base, se formam várias piscinas naturais e convidativas (mas geladas!) para o banho. E tem ali um “tobogã” natural de pedra.

Infelizmente, por conta do tempo nublado, não deu para desfrutar melhor desse paraíso, mas deu pra registrar boas fotos e sair com a certeza que o dia foi bem aproveitado!

Trilha em Morretes: pensando se entro na água na cachoeira Salto dos Macacos - Foto: Jeff Slaid

Trilha em Morretes: pensando se entro na água na cachoeira Salto dos Macacos – Foto: Jeff Slaid

De volta à Curitiba, para meu último dia da viagem, teria apenas uma tarde para explorar um pouco mais a cidade.

Esse foi o meu roteiro de 3 dias em Curitiba e Morretes! E você, bi, bora viajar e explorar Curitiba, que é considerada um destino gay-friendly!

 

Como chegar e informações:

CACHOEIRA SALTO DOS MACACOS – MORRETES

  • Localização: Parque Estadual do Marumbi
  • A partir de Curitiba: basta pegar a BR-116 e em seguida a Estrada da Graciosa, ou pela BR-277, que dá acesso a Morretes ou pegar o trem turístico de Curitiba a Morretes.
  • Nivel de dificuldade: moderado/pesado
  • O que levar: Roupas leves e confortáveis, máquina fotográfica, roupa de banho, protetor solar, repelente para insetos, lanche e água.
  • Para evitar que turistas permaneçam em meio à mata depois do anoitecer, os visitantes podem subir o caminho apenas entre 7h e 9h. O retorno deve começar até às 15h, independentemente da previsão do tempo. Antes de começar o passeio, também é necessário fazer um cadastro no posto do órgão ambiental, situado logo no início da trilha.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Jeff Slaid

Jeff Slaid

Jeff Slaid é colunista do Viaja Bi!. Carioca, passou dos 30 anos, é Analista de Recursos Humanos por profissão e apaixonado por descobrir novos lugares e pessoas. Amante de trilhas e esportes radicais, tem o desejo de sempre explorar novas aventuras e compartilhar suas experiências. Todos os posts do Jeff.

  • Instagram
  • Email

4 Comentários

  • alexia
    2021-02-09 20:34

    Jeff, você foi sozinho ou com um grupo de pessoas? O que recomenda? É necessário a contratação de um guia para as trilhas? Foi pago?

    • Rafael Leick
      2021-02-22 03:36

      Oi Alexia! O Jeff te respondeu em um novo comentário, ok? 🙂 Espero que te ajude.
      bjs

  • Jeff Slaid
    2021-02-15 09:58

    Bom dia Alexia, Tudo bem?

    Uma honra ter a sua presença no ViajaBi!!!
    Então, vamos as respostas:

    Não é necessário contratar um guia, aconselho a verificar as informações e recomendações com o funcionário que fica na guarita/posto bem no comecinho do parque. E recomendo ir com amigos pois trata de uma trilha bem cardio mas nada impossível. É uma trilha gratuita e pouco explorada devido a travessia pelo riacho.

    Saudações!
    Jeff Slaid

  • Daniele
    2021-03-31 17:31

    Boa tarde
    Alguém sabe me dizer se o salto dos macacos está aberto pra trilha essa sexta dia 02/04/23?

Comentar