3 de março de 2016

Ilhas flutuantes de Uros e uma noite no Titicaca | Mochilão Peru #18

Ontem eu não consegui postar porque estava curtindo meu Mochilão no Peru nas ilhas flutuantes de Uros e a ilha Amantani, no meio do Lago Titicaca, que fica na fronteira do Peru com a Bolívia. Mas escrevi o relato ontem mesmo e posto agora pra vocês, com conexão! 🙂

A Ilha Amantani (foto) e as ilhas flutuantes de Uros ficam no lado peruano do Lago Titicaca

MOCHILÃO NO PERU – DIA 18 – 2/3 – QUARTA

Ilhas flutuantes de Uros e noite no Lago Titicaca

O Vince chegou ao Cozy Hostel bem tarde ontem, mas deu tudo certo pra fazermos o tour hoje. Como contei no último post, decidimos fazer por conta em vez de por agência, o que valeu a pena.

Acordamos às 6h, arrumei meu mochilão com o que ia deixar no hostel em Puno e a mochila com o que ia trazer pro tour pelas ilhas flutuantes de Uros, Amantani e Taquilo, no Lago Titicaca. Tomamos café no hostel, que é bem bom, e deixei minhas roupas sujas pra lavar. Vou pegar de volta só amanhã. Meu mochilão também ficou lá, no luggage room.

Eu, o Vince e a Güro fomos caminhando até o porto, por 15min. Chegando perto já fomos abordados por um cara oferecendo o tour. Falamos que queríamos os dois dias e na negociação conseguimos chegar em S./ 85 cada (na agência era S./110) e mais S./ 5 de gorjeta pra esse cara que abordou a gente. Ele pediu, não demos de livre e espontânea vontade. Mas ok, era isso dividido por 3. Super de boa.

As ilhas flutuantes de Uros parecem frágeis, mas servem de moradia

Subimos no barco com mais 6 passageiros e depois de uma jornada de 25 min, chegamos às Ilhas flutuantes de Uros. Esse povo vem de origem pré-Inca e fugiu da invasão Inca pelas águas do Lago Titicaca e por isso acabaram criando uma técnica para fazer as ilhas flutuantes de Uros, que são artificiais, mas feito de modo natural.

Foi uma experiência e tanto. Além de entender como é a vida nessas quase 90 ilhas flutuantes de Uros, fomos convidados pra entrar dentro das casas dos locais. E o modo como eles vivem é bem interessante. Cada um tem uma “cozinha” dentro de casa e há também uma cozinha comunitária.

Eles vivem do turismo e do artesanato. As tapeçarias que eles vendem demonstram um pouco da vida deles. O desenho da cobra, da puma e do condor representam, respectivamente, a espinha, o coração e a cabeça, os três principais pontos vitais do homem, na visão dos Uros.

Família que mora em uma das ilhas flutuantes de Uros, no meio do Lago Titicaca

As ilhas são feitas com uma planta aquática, com blocos de 2 a 3m de altura. As plantas já mais “apodrecidas” fazem a fundação. As outras mais de cima são colocadas pra secar e vão sendo colocadas camadas pra formar a ilha flutuante. A cada semana eles devem colocar uma nova camada. Enquanto isso, a água corrente vai causando a erosão na parte de baixo, deixando a altura sempre igual.

Andar nessas ilhas é engraçado e parece que você vai afundar, mas é bem tranquilo. Comprei um colar de artesanato mais pra ajudar do que porque eu realmente gostei. Gostei de uma tapeçaria mas achei S./ 100 bem salgado.

Família que vive nas ilhas flutuantes de Uros, no meio do Lago Titicaca

Paramos numa segunda ilha, pública, onde você podia carimbar seu passaporte com o carimbo do Lago Titicaca, pagando S./ 1. Lá também podia comprar snacks. Mas o turismo lá é bem explorado. Uma barra de KitKat ou Snickers saía por S./ 6. 😮

De lá, seguimos numa viagem pelo Lago Titicaca por 3h até chegar à Ilha de Amantani. Lá fomos recepcionados pelas famílias locais, que vivem do turismo vivencial, artesanato e agricultura. A família com quem eu, o Vince e a Güro ficamos eram, por acaso, a autoridade da comunidade em 2016. Ficamos tipo na casa do “prefeito”. Eles elegem as autoridades todo ano, por eleição.

O vestido da Fani, a matriarca, era preto, diferente dos coloridos das outras mulheres. O patriarca, só vimos à noite pois ele era a autoridade no porto e precisava fazer uma ronda pela segurança da ilha.

Passei a noite na Ilha Amantani depois da visita às ilhas flutuantes de Uros

Na ilha tem poucos policiais mas eles focam basicamente em lidar com guias que chegam sem querer pagar nada pras famílias. E o patriarca é o segundo em comando na segurança. Mas lá não tem criminalidade ou violência. É uma ilha super tranquila e nem as terrazas de agricultura são documentadas. Eles simplesmente sabem que aquele pedaço de terra pertence àquela família e ponto.

Chegamos, almoçamos uma comida deliciosa preparada pela Fani e pela Milagros, a filha mais nova dela, de 14 anos. Os outros dois filhos, de 18 e 20 anos, se mudaram pra Puno e voltam sempre no Natal (por 2 meses) pra visitar a família.

O patriarca quando tinha 15 anos se mudou pra Lima mas não conseguiu sustentar o sistema econômico de lá e voltou pra Amantani. Pediu desculpas pra gente porque ele só recebe gente há 2 anos enquanto outras famílias há muito mais tempo, então ele ainda estava finalizando algumas coisas. Mas falamos pra ele que estava ótimo e realmente poucos minutos antes estávamos comentando que devíamos estar na melhor casa da ilha.

Plaza de Armas da Ilha Amantani, que divide o Lago Titicaca com as ilhas flutuantes de Uros

Depois do almoço sumak (“delicioso”, em quechua), descansamos um pouco e nos encontramos na Plaza de Armas pra poder fazer um trekking até os templos Pachatata (Pai Terra) e Pachamama (Mãe Terra). Na Plaza de Armas, além da igreja e prefeitura, tem também a escola da comunidade e a estátua de um guerreiro pré-Inca.

Há 4.000m de altitude não é fácil subir colinas, mas conseguimos e acabamos visitando os dois templos, tirando pencas de fotos do lugar que é impressionante e um dos destinos de turismo místico do mundo.

Templo a Pachamama, na Ilha Amantani, que junto com as ilhas flutuantes de Uros, fica no lado peruano do Lago Titicaca

Em janeiro, há uma festa onde eles sobem pra essa colina dançando até chegar aos templos, fazendo um pago a la tierra, oferecendo à Mãe Terra e ao Pai Terra parte do que veio da agricultura e pedindo com muita fé por um ano bom. Só não sei como eles conseguem subir dançando. Eu me arrastando já cheguei lá em cima morto e sem ar!

Tiramos um monte de fotos e fizemos os nossos pedidos empilhando 3 pedras. Na volta comprei um chocolate gostoso local por S./2 porque o KitKat saía por S./ 7. 😮 😮

Templo a Pachatata, na Ilha Amantani, que junto com as ilhas flutuantes de Uros, fica no lado peruano do Lago Titicaca

Tentamos ver o pôr do sol lá do templo Pachamama, mas as nuvens encobriram, formando um cenário místico e dramático. Ao voltar, já no escuro, ficamos sem graça porque a Milagros estava lá esperando a gente na Plaza de Armas pra levar a gente pra casa. E fomos os últimos a descer. 🙁

Chegando na casa, jantamos mais uma comida muito muito sumak e começamos a jogar cartas. Primeiro um jogo alemão que o Vince ensinou pra gente e depois o shit head de novo, o mesmo que jogamos no Colca Canyon.

No meio do jogo, a Fani chegou com algumas roupas tradicionais pra nós vestimos para a festa com dança para os estrangeiros que estavam na ilha. Hoje em dia, cerca de 60 pessoas visitam a ilha por dia.

A Güro colocou o vestido tradicional e ficou super contente. Eu e o Vince colocamos um poncho e um gorro pontudo que fez a gente se sentir bem ridículo. 😛 Mas tava divertido. Os nossos “pais” deram tchau pra gente e a Milagros levou a gente pra festa.

Tinha banda típica que tocou músicas latinas e até Beatles em ritmo tradicional. Quando o pessoal começou a dançar, começou a fica bem divertido. A dança básica é todo mundo dar as mãos em roda e girar, dançando.

Festa com dança e roupa típica na Ilha Amantani depois da visita às ilhas flutuantes de Uros

Mas aí tava o salão todo fazendo isso. E foi muito legal. Depois começaram um trenzinho gigante. Rimos muito. É uma experiência pra não esquecer nunca. Os músicos no final passam pedindo uma gorjeta mas estávamos sem carteira então não demos nada. Lá também vendia água e cerveja pra quem quisesse.

Depois de muitas músicas, fomos pra casa e capotamos, com muito sono. A Güro ficou num quarto e eu e o Vince em outro.

Amanhã tem mais ilha Amantani e também a Ilha Taquile, também no Lago Titicaca.

🏨 Reserve hotel em Puno

🎒 Veja tudo sobre meu mochilão no Peru 🎒

[Post originalmente publicado em 03/03/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 25/11/2018]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.