3 de março de 2016

Nadando pelado no Titicaca e noite em Puno | Mochilão Peru #19

Mais um dia incrível no Mochilão no Peru. Hoje acordamos, passamos parte do dia e acabei nadando pelado no Titicaca, lago navegável mais alto do mundo, na fronteira do Peru com a Bolívia.

Nadando pelado no Titicaca

Nadando pelado no Titicaca

 

MOCHILÃO NO PERU – DIA 19 – 3/3 – QUINTA

Nadando pelado no Titicaca e noite em Puno

Eu e o Vince acordamos bem cedo, às 4h30, já que o café estava prometido pras 5h30, mas queríamos tomar banho antes. Mas como não achamos sinal de chuveiro, voltamos a dormir, acordamos às 5h, nos trocamos, arrumamos as coisas e olhamos pela janela. Como não tinha sinal nenhum de gente, voltamos a dormir mais uma vez.

Levantamos às 6h e o pessoal já tava na cozinha preparando o café-da-manhã. Mais uma refeição muito deliciosa na Ilha Amantani com a família que estava recebendo a gente. O patriarca foi super simpático com a gente todo o tempo, batendo papo e eu traduzindo do espanhol que eles aprendem na escola pro inglês do Vince e da Güro. O guia comentou que poderíamos ou não deixar uma gorjeta pra família no final da estadia. Deixamos S./ 10 pelos três.

Antes de acabar nadando pelado no Titicaca, tiramos foto com a família que nos recebeu na Ilha Amantani

Antes de acabar nadando pelado no Titicaca, tiramos foto com a família que nos recebeu na Ilha Amantani

Tiramos uma foto com eles e a Fani nos levou até o porto, onde nos despedimos de uma experiência incrível e pegamos o barco que em 1h nos deixou na Ilha Taquile. Essa, apesar de muito bonita, foi menos interessante que a outra.

Fizemos um “trekking” do porto até a Plaza de Armas, parando no caminho pra comprar uns braceletes e a Güro comprar um colar. Nessa ilha, eles são mais tradicionais que nas outras duas e tem algumas características interessantes. Ali, os homens e meninos também costuram. Eles fazem as roupas das mulheres e elas fazem as deles. Achei bem legal isso.

E cada roupa e cada cor de roupa tem um significado diferente, mostrando se o cara é solteiro ou casado, se a mulher está feliz ou triste, se ela quer ou não dançar com um cara numa das três festas anuais da ilha, se ele vai ou não aceitar dançar com ela (são as mulheres que tiram eles pra dançar). Bem interessante.

Nadando pelado no Titicaca: antes, um passeio pela Ilha Taquile

Nadando pelado no Titicaca: antes, um passeio pela Ilha Taquile

Na Plaza de Armas, vimos uma lojinha com gorros, cachecóis, luvas, bolsas e mais coisas feitas pelos locais e o guia deu algumas dessas explicações sobre os costumes dos habitantes e curiosidades. Nas festas, vem gente de outras ilhas e das penínsulas pra celebrar juntos, fazer amigos e conhecer possíveis pretendentes.

As crianças tem o sexo diferenciado basicamente pela cor da ponta do gorro, branco pros meninos e marrom pras meninas. E é pelo gorro porque meninos também podem usar saias e nenhuma das crianças tem o cabelo cortado até seus 6 ou 7 anos. Nessa idade, o pai escolhe alguém que vai fazer o primeiro corte de cabelo e essa pessoa é tipo o padrinho ou madrinha da criança. As mulheres só cortam cabelo essa vez na vida toda, porque seu cabelo é considerado a melhor lã pra fazer as roupas. E é colocado no cinto que eles trocam em vez de alianças.

Nadando pelado no Titicaca: antes, um passeio pela Ilha Taquile para ver as terrazas

Nadando pelado no Titicaca: antes, um passeio pela Ilha Taquile para ver as terrazas

Ali, fui no banheiro de um restaurante (pagando S./ 1, claro) e a situação continuava deplorável. Depois seguimos subindo mais e no caminho, o guia explicou que o caminho principal é o que tem os arcos de pedra (ligam os portos à Plaza de Armas).

Os caminhos que não tem os arcos não levam a nenhum lugar mega importante. Explicou também que são 6 comunidades nessa ilha e eles se consideram todos como uma grande família.

Todos os caminhos e casas foram construídos por eles mesmos. Quando alguém já tem todo seu material pra construir sua casa, vai até a Plaza de Armas no domingo, principal dia de reunião da ilha toda, e comunica que vai construir sua casa em tal dia. Nesse dia, vem todo mundo da ilha ajudar e a casa fica pronta em poucas horas. Esse é o esquema “eu por você, você por mim”.

Nadando pelado no Titicaca: antes, um passeio pela Ilha Taquile

Nadando pelado no Titicaca: antes, um passeio pela Ilha Taquile

Um dos moradores, que foi fazer universidade fora, descobriu que poderia mudar também o sistema de água que, até 2013, consistia em os moradores descerem até o lago, e trazer nas costas pras suas casas. Ele conseguiu o investimento e construiu um sistema de bombeamento de água que leva pra torneiras nas ruas por toda a ilha. E isso faz só 3 anos! 😮

Dali fomos para o ponto mais alto, onde tem um restaurante e uma vista panorâmica para almoçar. Como o menu com truta (dizem ser maravilhosa, mas não como peixe) ou omelete saía por S./ 20, achamos meio caro e pedimos só a sopa de quinoa e pão com vinagrete, por S./ 5.

Depois do almoço, acabei nadando pelado no Titicaca

Depois do almoço, acabei nadando pelado no Titicaca

Dali iríamos pro barco, mas teríamos 20min até a hora de sair. O guia falou que poderíamos nadar ali, se quiséssemos. Eu, o Vince e a Güro quisemos. Mas não tínhamos roupa de banho, então nadamos pelados! 😛 Isso mesmo, peladões. Mostrei o peru no Peru. 🙂

Como na casa de família na Ilha Amantani não tinha chuveiro, tomamos banho ali na beira do lago mesmo. E foi mega divertido! A água estava gelada, mas nada que não desse pra aguentar. Nadar pelado no mais alto lago navegável do mundo? Check! ✓

Nadando pelado no Titicaca com Vince e Güro

Nadando pelado no Titicaca com Vince e Güro

Voltamos pro barco e quando saímos, aproveitamos pra fritar um pouco no sol na parte de trás do barco enquanto o pessoal do nosso grupo, beeeeeem chato, estava lá dentro sem querer se comunicar muito com a gente. 🙁 Ainda bem que estávamos os três juntos, se eu estivesse sozinho, morreria de tédio com aquele pessoal chato.

Depois de umas 2h30 chegamos à Puno. A agência que levou a gente tinha uma van do porto pra onde estivéssemos na cidade. Pedimos pra deixar a gente no terminal de ônibus pra já comprarmos a passagem pra Cusco. Conseguimos barganhar por S./ 28. Foi o mais baixo que conseguimos, pela companhia Huayruro. Sairemos às 22h e chegaremos em Cusco às 5h. Amanhã conto como foi a experiência com eles. Além da passagem, já pagamos a taxa do terminal, de S./ 1,50.

Nadando pelado no Titicaca: depois, uma passada no mercado local em Puno

Nadando pelado no Titicaca: depois, uma passada no mercado local em Puno

Voltando pro Cozy Hostel pra pegar nossas coisas, passamos na farmácia pra comprar manteiga de cacau (S./ 5) e no mercado local pra Güro comprar frutas e coisas pra comer. Ela voltou pra cozinhar pra ela mesma e eu e o Vince fomos procurar na rua onde comer.

Achamos um restaurante chamado Vikingos, que é inspirado na cultura viking e o menu estudante saiu por S./ 10. Tinha chuleta ou frango junto com batatas, salada, chorizo e um copo de chicha morada. E ainda tinha WiFi (eu não consegui conectar, mas o Vince sim), ar condicionado e tomadas, onde já demos uma carga no celular.

Nadando pelado no Titicaca: depois, uma caminhada pelas ruas de Puno

Nadando pelado no Titicaca: depois, uma caminhada pelas ruas de Puno

Voltamos pro hostel, arrumamos as malas e botamos as coisas em ordem pra sair daqui a pouco. Devemos rachar um táxi até o terminal de ônibus e dormir até chegar em Cusco, pois estamos bem cansados.

Tô bem contente de ter conhecido os dois, os dias que estamos passando juntos estão sendo muito, muito divertidos e cheio de experiências incríveis pra contar, como vocês estão vendo aqui.

Amanhã falo direto de Cusco, ok? Até! 😉

 

🏨 Reserve hotel em Puno

🎒 Veja tudo sobre meu mochilão no Peru 🎒

 

[Post originalmente publicado em 03/03/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 25/11/2018]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

14 Comentários

  • Fabio Pastorello
    2016-03-04 00:53

    Adorei a selfie pelado!!! Tudo de bom. E que legal que você conheceu o Vince e a Guro, sempre muito legal fazer amigos durante a viagem!!! E nadar pelados com eles hahahaha… Curioso para sua chegada em Cusco. Beijos.

    • Rafael Leick
      2016-03-04 10:39

      Hahaha Valeu. Foi muito legal conhecer eles e de ter essas experiências. Muito queridos os dois. Beijos de Cusco.

  • Eloah Cristina
    2016-03-04 21:27

    Menino do céu! E esse peru a vista no peru? rsrsrsrs
    ADOREI

  • […] um táxi pro terminal de ônibus ontem à noite (S./ 6) e, pela primeira vez, pegamos uma taxista mulher. Chegamos na o terminal a tempo, […]

  • […] Chegamos de busão mega cedo em Puno e na rodoviária já negociamos o tour das Ilhas Flutuantes de Uros e Ilha Taquile por 35 soles (o preço inicial era 50 o.O, BARGANHE TUDO)! Pegamos um dia super bonito para conhecer o lago e estava beeem friozinho de manhã mesmo sendo verão! Tem muito vento lá, então não esqueça a sua jaqueta corta vento (veja o que levar em um mochilão no Peru).A cidade Puno vista do Titicaca (aliás, a cidade não tem muita coisa a oferecer além do Titicaca, achamos ela meio estranha..sugiro dormir lá uma noite e continuar a viagem).Muitos pescadores trabalhando cedinho em busca das truchas (trutas). Titicaca é pronunciado TitiHAHA pelos nativos e fica na divisa entre Peru e Bolívia. Caso seu mochilão inclua a Bolívia, sugiro fazer o tour da Isla del Sol e conhecer Copacabana, como fez a Camila do Melhor Mês do Ano.  Também existe a ilha Amantani no lado peruano do Titicaca, bem legal e neste caso, o tour dura dois dias e você passa uma noite na casa de uma família local. Veja o relato do Rafa no Viagem Primata. […]

  • Leandro Zoratto
    2016-08-14 20:50

    Olá Rafael,

    Você acha que vale a pena ir de Puno para Cusco de trem? Parece ser uma viagem legal. A desvantagem é que você acaba perdendo um dia (depende do ponto de vista rs), pois o trem sai as 08h de Puno e chega em Cusco por volta das 18h.
    Se eu for de trem perco um dia em Cusco e nesse caso teria que tirar Cerro de Los Colores do meu roteiro (li seu relato e achei animal). Você acha Cerro imperdível? Se decidir fazer Cerro, eu faria como você e pegaria o ônibus noturno de Puno.
    Em Cusco também farei Vale Sagrado e parto para Machu Picchu via Salkantay (5d/4n), pois a Trilha Inca está esgotada para Setembro. Também optei por ficar um dia a mais em Águas Calientes (vou fazer Huayna Picchu em um dia e La Montaña em outro). Assim como você, devo perder Maras e Moray, uma pena (mas se eu fizer Salkantay em 4d/3n dá para encaixar).
    Abs

    • Rafael Leick
      2016-08-15 02:47

      Oi, Leandro.
      A viagem sempre vai depender do que você quer pro seu roteiro, mas minha indicação é pegar um ônibus de Puno pra Cusco. Você pega overnight então economiza uma noite de hospedagem, não perde um dia e não perde o Cerro de Colores (sim, eu achei imperdível rs).
      Salkantay vou ter que voltar pra fazer. Quando voltar, me conte como foi sua experiência e tire bastante foto, tá? Já tô curioso. Em relação a fazer 4d ou 5d pra Salkantay, eu ficaria na dúvida também, já que daria pra incluir Maras e Moray no roteiro. Acho que acabaria optando por conhecer. Mas dê uma buscada em relatos de quem já foi lá pra ver se vale mesmo a pena perder um dia da Trilha.
      Abs

      • Leandro Zoratto
        2016-08-17 02:07

        Rafael, obrigado mais uma vez! Abs

  • Alan Melo
    2017-03-05 11:09

    Haha… Melhor dia, né? Vou a Isla del Sol a partir de Copacabana e estava pensando em tirar Puno e suas ilhas do meu roteiro (já que o tempo é sempre curto), depois desse post tô querendo reavaliar! Você foi a Isla del Sol? Se foi, vale a pena ir também a Uros e Taquile? Abraço!

    • Rafael Leick
      2017-03-06 20:23

      Cara, eu curti e muito esse dia rs Ficar peladão lá foi uma experiência e tanto rs
      Mas, sério, a visita vale muito e pena. Não consigo fazer essa comparação com a Isla del Sol porque eu não fui, mas Uros e Taquile vale bastante, dá pra ver pelas fotos, né? 🙂
      Abs

  • Liana
    2017-11-13 21:26

    Olá,
    Adorei o relato e estou considerando esse tour de 2 dias..Apenas uma dúvida:
    Que hs vc retornou e chegou a Puno no último dia? Daria pra pegar ônibus pra Copacabana assim que chegasse em terra?
    Obrigada 🙂

  • Pedro
    2018-02-03 15:49

    So acho que poderia postar a foto sem tarja!!! Mas adorei!

    • Rafael Leick
      2018-04-11 20:16

      Hahaha Oi, Pedro. Obrigado pelo comentário, mas a foto sem tarja só está por aqui mesmo rs =)
      Abs

Comentar