17 de novembro de 2018

Guia Gay de Torremolinos, um dos destinos LGBT da Espanha 🇪🇸

Que a Espanha é um país super LGBT-friendly ninguém duvida, tendo algumas das cidades mais “coloridas” do mundo. No fim do ano passado, fui conhecer a região da Andaluzia, no sul do país e preparei pra vocês um Guia gay de Torremolinos, a 3ª cidade espanhola mais visitada pela comunidade LGBT+, atrás somente de Madri e Barcelona.

Guia gay de Torremolinos, na Espanha

Guia gay de Torremolinos, na Espanha

Claro que há outros destinos amigáveis pra gente visitar no país além desses, como Málaga (também em Andaluzia), Sitges, Ibiza e até as tradicionais cidades andaluzes Sevilha e Granada. Mas essa pequena cidade que começou como uma vila de pescadores têm despontado no mapa-mundi por seus investimentos no segmento.

O LGBT+ tem lugar no menu principal do site oficial de turismo de Torremolinos, além de um site inteiramente dedicado, chamado de LGBTorremolinos. E no fim de 2017, a cidade recebeu o I Encontro Internacional de Turismo LGBTI, o primeiro evento LGBT+ de Andaluzia para o mercado de turismo.

Esse evento foi o motivo de eu ter sido convidado para conhecer a Andaluzia e fui o único veículo de imprensa convidado, tá, meu bem? 🙂

Antes de chegar propriamente a Torremolinos, onde aconteceu o encontro, percorremos algumas outras cidades como Cádiz, Jerez, Vejer de la Frontera, Medina-Sidonia e Málaga. E depois do encontro, segui por conta para Granada e Sevilha.

Por conta da agenda apertadíssima, não tive muito tempo de curtir a cidade, mas juntando o que eu vi com outras informações que cacei, montei pra vocês esse Guia gay de Torremolinos, pra você aproveitar melhor a sua visita. 😉

 

Guia gay de Torremolinos, Espanha 🇪🇸🏳️‍🌈

 

Histórico LGBT+ em Torremolinos

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Vista do Eden Beach Club e, em cima das pedras, o hotel gay Ritual

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Vista do Eden Beach Club e, em cima das pedras, o hotel gay Ritual

Nas décadas de 1950 e 1960, a Espanha teve um crescimento exponencial no turismo e a cidade se aproveitou desse momento. Artistas internacionais como Frank Sinatra, Grace Kelly e Brigitte Bardot começaram a frequentar Torremolinos. Nessa época, foi inaugurado o icônico Hotel Pez Espada.

Outro famoso que tem em sua história uma ligação gay com Torremolinos, por incrível que pareça, é John Lennon. No verão de 1963, Brian Epstein, gay assumido e dono da banda The Beatles, convidou Lennon para conhecer a cidade enquanto a esposa do músico na época, Cynthia, estava grávida. A notícia que se espalhou foi que os dois tiveram um affair gay nessa viagem e, aparentemente, Lennon confessou que se deixou ser tocado pelo amigo e produtor. Achei babado esse yellow submarine, xentchy!

Nessa época, completava 1 ano o 1ª bar gay da Espanha, o Tony’s Bar, que até 1971 foi o principal point da comunidade. Ele sobreviveu à ditadura do regime franquista que perseguia homossexuais, hippies e usuários de drogas mas, em 1971, quase simultaneamente com a rebelião de Stonewall em 1969 em Nova York, o bar sofreu uma incursão policial que prendeu mais de 300 pessoas somente por conta da sua orientação sexual. Brian Epstein, o dono dos Beatles foi deportado nessa ação.

Quando a democracia foi restaurada no país, Torremolinos despontou rapidamente como um destino mega desejado pela comunidade gay, mas ainda restrita a espanhóis vindos de Málaga e outras cidades da Andaluzia.

 

As zonas gays de Torremolinos

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Ruazinha próxima à principal praça LGBT+ da cidade

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Ruazinha próxima à principal praça LGBT+ da cidade

Após essa descoberta de Torremolinos no período pós-ditadura, com o tempo, vários estabelecimentos começaram a pipocar na Plaza de La Nogalera e arredores, que até hoje é a zona mais gay da cidade. Ali perto foi construído, na década de 70, o Pueblo Blanco, um complexo de construções de arquitetura andaluz toda branca que parece uma vilinha com ruazinhas apertadas. Nos anos 80, bombou com bares para a comunidade gay.

Por ser também uma zona residencial, os moradores acabaram fechando a maioria dos locais com reclamações. Hoje o Pueblo Blanco renasceu e é um lugar charmoso para quem curte comer bem. Eu não cheguei a visitar mas pelo que entendi, o Pueblo Blanco é a parte mais gastronômica e relax do rolê e a Plaza de La Nogalera é onde rola o bafo com bares e baladas. Mas é tudo ali no mesmo miolo. 😉

A Plaza de La Nogalera é meio surreal. Mesmo eu que já morei em Londres e moro em São Paulo, que são cidades super LGBT-friendly, fiquei CHO-CA-DO com esse lugar. É impressionante e emocionante ver tanto lugar “de ambiente”, que significa ‘balada gay’ em espanhol, concentrado no mesmo espaço. Talvez o maior número de baladas gays por metro quadrado do mundo. 😛 Sério, você sai de uma, entra em outra, na maior tranquilidade do mundo, parece um shopping de baladas.

Tem pelo menos 15 nesse quadrilátero iniciado no cruzamento da Calle Danza Invisible e Calle Casablanca. Você talvez já saiba que, na Europa, você normalmente não paga pra entrar em vários dos bares e baladas, pagando só o que consumir. Então, a dica de hoje é: se joga de “ambiente em ambiente” e para no que gostar mais. Tem pra todos os gostos.

Outras áreas bastante frequentadas pelo público LGBT+ em Torremolinos são Avenida Carlota AlessandriLa CarihuelaLos Álamos e as praias El Bajondillo e Playamar.

 

Praias em Torremolinos

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Eden Beach Club, um dos clubes de praia para comunidade LGBT+

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Eden Beach Club, um dos clubes de praia para comunidade LGBT+

As praias ali são no Mediterrâneo, meu amor, então, lindeza, você já sabe que terá. 🙂 Eu fui no fim de novembro / começo de dezembro, pouco antes do início do inverno, então tava frio. Mesmo assim, com sol. Então dá pra aproveitar em todas as épocas do ano, mas claro que é no verão que a coisa pega fogo. 🙂

Lá não tem uma “praia gay, mas algumas das praias são mais frequentadas pelo público LGBT+. A Playa El Bajondillo é uma delas. Do Hotel Ritual, dá pra ver ela lá embaixo. Há uma escada descendo toda a costa até a praia. Na areia, tem lugares voltados pra comunidade LGBT+.

O Eden Beach Club mistura restaurante e bar com espreguiçadeiras na areia num clima de lounge e tem várias bandeiras do arco-íris gigantes tremulando na fachada e na praia. Outro lounge na praia bastante frequentado pelo público é o Paraíso Beach e outro resto-bar chamado El Gato Lounge.

Quando se fala de praia para o público LGBT+ na Europa, onde o povo é muito menos hipócrita e sexualiza menos o corpo, é fácil de lembrar de praias naturistas ou de nudez opcional. Então, num guia gay de Torremolinos não daria pras praias nudistas ficarem de fora. Não são exclusivamente LGBT+, mas o público frequenta duas praias na região com esse apelo.

Ao sul, a Playa de Benalnatura é uma pequena praia naturista com bar na praia e mais ao norte, bem no meio entre Torremolinos e Málaga (lá é tudo muito perto), fica a Playa Guadalmar. Era pra eu ter ido nessa segunda, mas no dia tava friozinho e muito vento, então o recepcionista do Hotel Ritual disse que não valeria a pena. Aí fiz uma massagem e fui curtir as delícias do spa do hotel.

 

Onde ficar em Torremolinos?

Rooftop nudista do hotel gay Ritual Torremolinos, na região de Andaluzia, Espanha

Rooftop nudista do hotel gay Ritual Torremolinos, na região de Andaluzia, Espanha

Se você tá aqui lendo um Guia gay de Torremolinos, minha principal indicação pra você é o Ritual Hotel, o 1º hotel gay em Torremolinos. Babado, confusão e gritaria!

Claro, o país já tem vários outros hotéis segmentados para o público LGBT+. Madri tem o Axel Hotel e o hostel gay Puerta del Sol; Barcelona tem o Axel Hotel & Urban Spa e o TWO Hotel; e Maspalomas (Gran Canária) tem vários: Rainbow Golf BungalowsSeven Hotel & WellnessClub TorsoBeach Boys Boutique Resort e Vista Bonita Resort. Mas o Hotel Ritual Torremolinos foi o primeiro do segmento na região da Andaluzia. Esse ano, eles abriram Hotel Ritual El Palmar em Vejer de la Frontera e o Hotel Ritual Alameda em Sevilha. E, no ano que vem, abrirão o Hotel Ritual Maspalomas, em Maspalomas.

Mas, falando de Torremolinos, que é o que interessa aqui, o Hotel Ritual foi o qual eu fiquei hospedado. É super gay, com várias bandeiras do arco-íris hasteadas na porta pra todo mundo ver. É um baita hotel com spa babadeiro, onde você pode tomar sauna, fazer hidro, fazer massagem ou relaxar nu na água.

O hotel tem também uma piscina gigante no andar térreo e outra menor, com borda infinita e uma vista “desbundante” do mar lá no rooftop. Aliás, o rooftop também é clothing optional, ou seja, se você quiser, pode ficar peladão. Você acha que não aproveitei? 😛 Fiz um review do hotel, aconselho ler pra tirar suas próprias conclusões e descobrir o que acontece no spa, mas se quiser já reservar direto, tá aqui o link.

Caso não queira ficar nesse, separei alguns outros hotéis com perfis um pouco diferente. Alguns da lista são “adults only” ou “adults recommended”, pra quem não curte ficar em hotel com criança:

🏨 Procure outros hotéis em Torremolinos

 

Vida noturna e balada gay em Torremolinos

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Boxer, loja voltada ao público gay, fica perto de La Nogalera, região LGBT+

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Boxer, loja voltada ao público gay, fica perto de La Nogalera, região LGBT+

Minha passagem por Torremolinos foi bastante corrida, mas juntei o que conheci com as informações que juntei nas minhas pesquisas pra que você possa montar seu roteiro. Considere essas indicações mais como uma lista de lugares do que como recomendação, ok?

Eu, obviamente, não tive tempo de conhecer todos esses lugares, mas tentarei dar minhas sugestões.

 

BEACH CLUBS🍹

Eden Beach Club
Endereço: Paseo Marítimo, 1K, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Beach club gay na Playa El Bajondillo, dá pra identificar de longe as bandeiras do arco-íris. Esse eu fui durante o dia para almoçar. A comida é gostosa e os garçons também! 😛 Me lembro de pelo menos duas batatas de perna que olha…. 😍 O lugar é uma mistura de bar e restaurante, todo branco, num clima bem praiano e, entre essa parte e o mar, tem um lounge com espreguiçadeiras (hamacas) confortáveis.

El Gato Lounge
Endereço: Paseo Marítimo, 1K, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias na temporada de verão
Restaurante e bar ao lado gay-friendly na Playa El Bajondillo, bem do ladinho do Eden Beach Club. O bar tem um terraço virado pra praia. Fecha no inverno, a partir de novembro

 

BARES🍸 E BALADAS💃

Aqua Club / Aqua Terraza
Endereço: Urb. La Nogalera, Calle Danza Invisible, 710, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
A parte chamada de Aqua Terraza é um bar gay estiloso e amplo, um dos mais visitados da cidade. Tem várias telas passando clipes, um terraço e um mega vidro na frente. Público de todas as idades. A parte Aqua Emporio rola sexta e sábado com música pop. O Aqua Club funciona de sexta e sábado (no verão, em outras noites), e é a parte “balada”, com uma grande área de cruising (caça). Muita gente costuma ficar sem camisa. Toca house e remixes comerciais. Público de todas as idades e tribos. Entrada Aqua Club: € 10, inclui 1 drink.

Eden Copas
Endereço: Calle la Nogalera, 4, 29620, Torremolinos (mapa) – 5ª a dom; todos os dias na temporada
Esse bar eu também conheci. Aliás, quando tem “copas” é bar, porque significa “copos/drinks”. Segue o mesmo estilo do beach club, todo com estrutura branca e bem estilosa. Tem um terracinho e um pequeno palco para show de drags. Vi um show lá. Sendo sincero, não achei ainda em nenhum lugar do mundo drags como as brasileiras, mas foi divertido também. No fim de semana é bem movimentado.

Parthenon
Endereço: Calle la Nogalera, 715, 29620, Torremolinos (mapa) – 6ª e sáb; todos os dias na temporada
Esse foi o último bar dos que visitei em uma única noite e o melhor, na minha opinião. Essa é a parte legal desse circuito, visitar vários lugares, que estão sempre a poucos passos de distância um do outro. Esse é um bar-balada e, apesar de apertado e quente, foi o mais legal na minha opinião. Rola um telão que passa clipes e a música mescla pop e músicas que estão no topo das paradas, tanto internacionais quanto espanholas. Público de várias idades.

Ritual Copas
Endereço: Calle la Nogalera, 203, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias na temporada
É o bar do Ritual Hotel, onde fiquei hospedado, mas não fica no hotel, fica no fervo ali perto (dá pra ir andando sussa). Os hóspedes do hotel ganham um voucher para tomar um drink grátis nesse bar todas as noites até meia-noite. Mas eu não fui conhecer… 🙁 É um bar novo, moderno e no estilo baladinha, com terraço e uma pista de dança pequena. A música é pop e comercial e bomba no fim de semana. O público é mais jovem e de meia idade.

Men’s Bar
Endereço: Calle la Nogalera, 4, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
É um vídeo-bar com música bem amplo, que fica mais cheio depois das 23h30. Fica abaixo do nível do solo e tem um dark room pequeno. A clientela é um pouco mais madura.

Centuryon
Endereço: Calle Casablanca, 15, 29620, Torremolinos (mapa) – 6ª e sáb
Baladinha das grandes para “gays e amigos”, ou seja, hétero-friendly. 😛 A música mistura remixes comerciais com techno mainstream. Normalmente fica cheia bem tarde, depois que os bares ao redor fecham. Entrada a partir de € 10, inclui 1 drink.

TJ’s Bar
Endereço: Calle Danza Invisible, 3, 29620, Torremolinos (mapa) – 3ª a dom
Bar com parte interna estilo baladinha e mesas na calçada, para o happy hour.

Studio 54 Torremolinos
Endereço: Calle la Nogalera, 109, 29620, Torremolinos (mapa) – 2ª a sáb
Bar pequeno com terraço e que toca música dos anos 1970 até os anos 1990.

Cesar’s Corner
Endereço: Calle la Nogalera, 509, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias na temporada
Pequeno bar de esquina com um toque rústico na ambientação e terraço ao ar livre. A frequência é de caras maduros ou de meia idade, ursos, ursos musculosos (muscle bears) e outras tribos afins.

La Esquina Rene’s Bar
Endereço: Calle Casablanca, 39, 29620, Torremolinos (mapa) – 6ª a 4ª
Pequeno bar de esquina no Pueblo Blanco com clientela diversificada.

La Biznaga Lounge Café Bar
Endereço: Calle Danza Invisible, 4, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Pequeno café-bar gay com terraço grande com vista para a praça.

Boomerang
Endereço: Calle Casablanca, 11, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Bar no estilo pub na região de Pueblo Blanco com mesas externas e conhecido por ter ótimos coquetéis. A clientela é bem variada.

Free Eagle
Endereço: Calle la Nogalera, 409, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Bay gay com foco em ursos e abaixo do nível da rua, com dark room fetichista. No momento, está fechado, mas a página do Facebook anuncia reabertura em breve. Vale checar quando estiver por lá.

Café El N.A.
Endereço: Calle Casablanca, 13, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Café-bar com sofás, arte, shows, drinks e coquetéis. Tem terraço virado para o cruzamento da Calle Casablanca com Calle Danza Invisible, onde começa La Nogalera. Clientela variada.

Gay (D) Bar
Endereço: Calle la Nogalera, 521, 29620, Torremolinos (mapa aproximado) – todos os dias
Bar gay fetichista com terraço, decoração industrial e noites temáticas. Tem área de playroom (brinquedos eróticos). Frequência de ursos e barbudos.

Codigo Bar
Endereço: Calle la Nogalera, 525, 29620, Torremolinos (mapa) – 4ª a sáb
Bar gay com o maior terraço da La Nogalera e drag queens. É o bar da drag Hellon Heels.

New Manhattan
Endereço: Calle Danza Invisible, 1, 29620, Torremolinos (mapa) – 5ª a sáb
Bar/balada pequeno com luzes coloridas, indiretas e globos espelhados.

Vida Bar
Endereço: Calle Danza Invisible, 1, 523, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Bar de drinks hétero-friendly com terraço e frequência variada.

Pourquoi Pas?
Endereço: Calle la Nogalera, 703, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Esse foi um dos primeiros bares gays da cidade, é ainda hoje o mais antigo. Abriu as portas em 1968 e continua forte, bem popular entre os locais e turistas, oferecendo shows regulares às sextas e sábados à noite. Não tem site nem redes sociais, então foi até difícil achar informações sobre ele. Como fica no meio do fervo, você passa na porte e vê se tá rolando. 🙂

 

COMPRAS💸

Boxer
Endereço: Calle Danza Invisible, 7, 29620, Torremolinos (mapa) – 3ª a dom
Loja com roupas esportivas, de couro e de fetiche, acessórios e brinquedos eróticos. Durante a Parada LGBT de Torremolinos, tem horário extendido.

 

O sexo e a cidade (sex and the city)

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Aqua Club

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Aqua Club

Pra quem curte safadezas, essas são as opções. Algumas delas, já comentei um pouco mais pra cima, mas deixei separadinho aqui pra ficar mais fácil de achar.

 

PEGAÇÃO E FETICHE🔥

Alcatraz Men’s Club
Endereço: Plaza de Andalucia, Pasaje de Pizarro, s/n, 29620 Torremolinos (mapa) – 4ª a dom
Clube de pegação amigável a fetiches no centro da cidade.

Aqua Club
Endereço: Urb. La Nogalera, Calle Danza Invisible, 710, 29620, Torremolinos (mapa) – 6ª e sáb
Sexta e sábado é uma balada com uma grande área de cruising (pegação). No verão, eles abrem também em outras noites, podendo ser até diariamente. Fica ligado na programação deles. Muita gente costuma ficar sem camisa. Toca house e remixes comerciais. Público de todas as idades e tribos. Entrada Aqua Club: € 10, inclui 1 drink.

Exxxtreme Cruising Club
Endereço: Calle Santos Arcángeles, 6, 29620 Torremolinos (mapa) – todos os dias
Bar pequeno, com labirinto escuro para pegação. Público de idades variadas.

Free Eagle
Endereço: Calle la Nogalera, 409, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Bay gay com foco em ursos e abaixo do nível da rua, com dark room fetichista. No momento, está fechado, mas a página do Facebook anuncia reabertura em breve. Vale checar quando estiver por lá.

Men’s Bar
Endereço: Calle la Nogalera, 4, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
É um vídeo-bar com música bem amplo, que fica mais cheio depois das 23h30. Fica abaixo do nível do solo e tem um dark room pequeno. A clientela é um pouco mais madura.

Querell
Endereço: Av. Carlota Alessandri, 146, 29620, Torremolinos (mapa) – 4ª a dom
Clube de pegação gay. Um pouco mais fora do fervo, onde ficam todas as outras baladinhas e casas, mas é bem equipado e de modo criativo. Entrada varia de € 5 a € 15, incluindo de 1 a 2 drinks.

Qüero
Endereço: Calle la Nogalera, 21, 29620, Torremolinos (mapa) – todos os dias
Pequeno bar gay de sexo e pegação. O público é um pouco mais velho e os ursos e fetiches são bem-vindos. Entrada gratuita.

Apolo Sauna
Endereço: Edificio Ole II, Av. Carlota Alessandri, 105, 29620 Torremolinos (mapa) – temporariamente fechado
Sauna gay a aproximadamente 2km ao sul do centro da cidade, próximo ao Querell. Normalmente ficava mais movimentada no domingo fim da tarde, com turistas e locais, de idades variadas. A entrada variava de € 8 a € 12. Está temporariamente fechada, mas a página do Facebook diz que deve reabrir em breve.

 

Eventos LGBT+

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Eden Beach Club, um dos clubes de praia para comunidade LGBT+

Guia gay de Torremolinos, na Espanha: Eden Beach Club, um dos clubes de praia para comunidade LGBT+

A Parada LGBT+, que acontece na primeira semana de junho vêm crescendo no calendário internacional. Não é um investimento secundário. O arco-íris realmente brilha e tem força por lá.

Outro evento recorrente, especialmente para o público que curte couro e fetiche é o TFL – Torremolinos Leather Fetish. Eu soube que esse evento acontece a cada 2 anos, mas no site vi que aconteceu em outubro/2018 e tem uma edição programada para abril de 2019. Então, aconselho checar no site da TFL, se essa for sua praia.

Juntando isso tudo e a beleza dos homens e mulheres espanhóis, fica mais fácil de entender porquê Torremolinos começou a ser descoberta por pessoas LGBT+ de todo o mundo.

 

Alguns links úteis:
Hotel gay Ritual | Roteiro AndaluziaLGBTorremolinos | Visita Torremolinos | Gay Torremolinos 4U | Patroc

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar