3 de dezembro de 2015

Celebridades que apoiam gays e lésbicas

viaja-bi-celebridades-que-apoiam-gays-lesbicas-bruno-gagliasso-sandy

Hey, bis! Tava com saudade docês. 😀 Mas hoje não vim aqui falar necessariamente de viagem, mas de viado mesmo rs A gente fala bastante de visibilidade e respeito e é sempre bom ver que tem pessoas influentes apoiando nossa vontade de ser feliz e ser pleno, né? E as celebridades 😎 , a gente gostando ou não delas, tem um público enorme e quando eles dão a cara a tapa pra nos defender, dá aquele afago no coração.

Eu moro em São Paulo, que é um grande centro urbano e onde as coisas não são tão ruins assim pra gente, mas uma frase da cantora Sandy me fez pensar sobre algo que até aquele momento não tinha parado de verdade pra pensar.

 

Sandy

Sandy“Vejo como uma coisa natural. Sou a favor do casamento gay. Acho que todo mundo tem os mesmos direitos: de ser feliz. O problema maior hoje é a homofobia, crime hediondo, cruel. A gente, às vezes, fica focada nos grandes centros, e esquece que no interior do país, nos redutos atrasados, a homofobia está presente de forma muito mais selvagem, diante da ausência do Estado.”
SANDY

Já contei aqui, quando “saí do armário”, que sou fã da Sandy e, meu amigo, xô te contar uma coisa, você gostando ou não das músicas dela, não dá pra negar que ela tem voz na imprensa e ela defende a causa. Ela já ajudou a formar um casal gay durante um show, disse que não tem problema nenhum se o pequeno Theo for gay, rejeitou firmemente Marco Feliciano na TV, defendeu a união gay na época em que viveu uma preconceituosa com mãe lésbica num seriado e, discretamente, colocou nossa bandeirinha colorida em cenário do clipe Aquela dos 30.

Uma foto publicada por Sandy (@sandyoficial) em

  Em março desse ano, ela apoiou a Primeira Parada Gay no rádio pelo Twitter:

Tô ressaltando tanto a Sandy não só porque admiro o trabalho dela, mas porque essas demonstrações vem de alguém discreta e que entende de sofrer preconceito, visto que ela cresceu e foi rotulada na mídia desde muito novinha. E, mesmo discreta, vem mostrando seu apoio aos LGBT. Mas como aqui não é um manifesto pela Maria Chiquinha, vamos às outras celebridades?

 

Wanessa

Wanessa“Eu canto sim para homossexual, com muito orgulho. Canto pra quem ama o próximo e pra quem faz o bem.”
WANESSA

Outra cantora ex-teen que apoia sem vergonha as gay tudo é a Wanessa. Não sou o maior fã das músicas dela (apesar de me jogar 😛 ouvindo Sticky Dough), mas ela é uma das principais artistas a defender os LGBTs país afora. Ela cantou na última Parada Gay de SP, comemorou a decisão favorável do STF ao casamento gay durante um dos muitos shows em baladas gays pelo Brasil, mudou a foto da sua página no Facebook colocando a bandeirinha, participou do VIII Seminário LGBT em Brasília, mandou um #ForaFeliciano, usou camiseta pra defender nosso casamento e grava vídeo comemorando a união dos fãs, além de comemorar publicamente o reconhecimento do casamento gay nos EUA também. Ou seja, uma fofura só!

Mais uma vitória de todos nós! 👬👭👫 #LoveWins #All50 #ZeroDiscriminação 🌈❤️

Uma foto publicada por Wanessa (@wanessa) em

Preta Gil

Preta Gil“Coincidentemente, estou passando por um terror. Fui injustamente agredida por um político, que não agrediu apenas a mim, mas aos homossexuais e negros. Sou negra, gay e feliz.”
PRETA GIL

Bissexual assumida, Preta Gil, filha de Gilberto Gil, já sofreu também preconceito por ser negra e gordinha, mas ganhou o prêmio Rio Sem Homofobia em 2013, foi a primeira artista a ganhar fama fazendo shows em baladas gays, foi madrinha da Parada Gay da Bahia, defende abertamente seu público pedindo apoio contra a homofobia e usa gírias gays.

Uma foto publicada por Preta Gil (@pretagil) em

 

Martinho da Vila

Martinho da Vila“Vejo essa questão com muita normalidade. Tenho certeza que, no máximo, daqui a dois anos, todo mundo verá do modo que eu vejo. Nunca enfrentei nenhum tipo de preconceito por conta da opção sexual da minha filha.”
MARTINHO DA VILA

Deixa a vida me levar, vida leva eu. É isso aí, Martinho. Arrasou no samba e na esperança, bi! Tamo junto!

 

Bruno Gagliasso

Bruno Gagliasso“Fiz um cara que se descobria homossexual durante a novela [América]. Fiz essa novela com muito tesão, muito mesmo. Sou movido a isso. E nessa novela eu gravei o beijo gay no último capítulo, mas uma hora antes da novela ir ao ar cortaram o beijo. E não avisaram às pessoas do elenco. Fiquei muito triste na época.Depois vi o Mateus [Solano] e torci tanto, sabia que [o beijo de Félix] era um grande passo que o Brasil ia dar, e deu. E hoje, fazendo a mesma novela que a Fernanda [Montenegro], eu vi o beijo gay e não vi mais. Isso me deixou muito triste. (…) A gente tem que tomar muito cuidado porque quem faz arte é movido a paixão, a tesão, a emoção. (…) Não vamos dar um passo para trás. (…) Se uma novela tem o poder de destruir a sua família, sinto lhe dizer: o problema não está na novela, mas na sua família.”
BRUNO GAGLIASSO

O depoimento dele é o mais longo, mas porque ele pode, tá? Ai, gente, não consigo nem escrever mais. Que sonho de homem, ele é meu sonho de consumo eterno… Essa Giovana é sortuda, né menine? Eita, Giovana! Mas o que falar dele? Me perdi aqui, desculpe, vamos tentar… #BiZileideSilva. Bom, ele protagonizou, em América, o que deveria ser o primeiro beijo gay em novelas, lá em 2005, bem antes do Felix, mas uma hora antes, a emissora cortou a cena e o coração do moço. Bruno, vem cá co titio, vem.

Ele demonstrou apoio ao casamento gay, se declarou publicamente contra o Feliciano e também postou foto beijando Matheus Nachtergaele e dia desses, protagonizou um beijo gay ao vivo numa premiação dos melhores homens do ano da revista GQ. Bruno, precisando, tamo aí, tá amigo. Lembra de mim na próxima premiação, por favor! <3 E ele já participou de campanhas a favor do casamento gay. É nosso Brad Pitt brazuca. Muito amor!

 

Marcelo Tas

Marcelo Tas“Talvez eu faça parte de uma primeira safra de pais que souberam acolher e tratar com mais naturalidade a questão de forma transparente. Aceitei e acolhi.”
MARCELO TAS

Com um filho transexual, Marcelo Tas é defensor aberto da comunidade LGBT. Assim como Sandy, ele não levanta bandeiras, mas toda vez que é questionado sobre o assunto, arrasa no discurso e no sarcasmo na medida certa.

 

Gretchen

Gretchen“Tenho pena de pessoas preconceituosas como a Joelma. Ela devia lembrar que tem filhos. O que fazer quando o seu próprio filho ou filha assumir sua homossexualidade? Será que ela os internaria numa clínica para recuperação? Isso existe? Filho a gente ama como é. Gays e lésbicas também têm coração.”
GRETCHEN

Ok, eu também acho a Gretchen um pouco estranha, mas não há como negar que ela arrasou no pensamento e sambou e esfregou a conga-la-conga na cara da Joelma! Ponto pras gay! Fora que ela é mãe do Thamy, que recentemente lançou um livro.

 

Daniela Mercury

Daniela Mercury“Estamos trazendo à tona a aceitação dos casais do mesmo sexo, o que já devia ser natural. Estamos no século 21! Vivemos numa sociedade tão urbana, com 65 anos de declaração dos direitos humanos, e ainda tem gente com ideias tão antigas.”
DANIELA MERCURY

A cor dessa cidade é ela sim. Há alguns anos a cantora baiana não saiu do armário, ela chutou a porta e saiu sacundindo na onda do axé cantando cara-caramba-cara-cara-ô e sambando na cara da sociedade. Se engajou na luta pelos direitos humanos, se acaba no bloco de Carnaval em Salvador, e no combate à homofobia e causou na ONU quando foi lá pro lançamento do clipe que abre o debate sobre os direitos dos LGBT.

 

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro“A cena já estava gravada quando, uma semana antes, um menino foi morto pelos amigos da escola por ser adotado por um casal gay. Não vi ninguém escandalizado, não vi ninguém contestar e buscar culpados para a formação daquelas crianças, que mataram um colega de escola. E vão se escandalizar com o beijo casto de duas atrizes experimentadas de quase cem anos de idade? (…) A Globo não me colocou ali, não fui obrigada a ser a Teresa. Não sou uma escrava de ninguém. Estou fazendo o papel com todo meu empenho, adesão e entendimento humano da causa, que é a da pessoa que quer viver sua natureza sem disfarce. Essas personagens são um esclarecimento aos mais bloqueados de razão. É claro que aceitei o papel por isso.”
FERNANDA MONTENEGRO

Queria dizer só uma coisa: diva! 🙂 A Fê (olha a intimidade ca lenda da TV) protagonizou um beijo lésbico no capítulo de estreia da novela Babilônia e arrasou demais. Mas esse apoio não é novo, em 2013 Fernanda beijou uma outra atriz em uma atitude de protesto contra Feliciano.

 

E o time das celebridades que apoiam a causa não é pequeno.

Pra citar alguns: Xuxa, Caetano Veloso, Fabio Assunção, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Alexandre Nero, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Ney Matogrosso, Mariana Ximenes, Ivan Lins, Arlete Sales (diva!), Tico Santa Cruz, Fernanda Paes Leme, Valesca Popozuda, Marcelo Serrado, Giovana Ewbank, Cleo Pires, Gaby Amarantos, Fernanda Rodrigues, Jean Wyllys, Ricardo Boechat, Leandra Leal, Mateus Solano, Monique Evans, Natália Timberg, Ingrid Guimarães e por aí vai!

Agradecemos o apoio dessas celebs todas (principalmente do Bruno Gagliasso 😛 vale ressaltar rs). E ao Feliciano, que por ser tão babaca, fez muitas celebridades “saírem do armário” em nosso favor. 😉
E você? Conhece outras celebridades brasileiras que apoiam publicamente a comunidade LGBT? Se sim, conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 23 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

4 Comentários

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*