11 de março de 2019

Roteiro Harry Potter em Toronto (e outras dicas geek) ⚡

Não é novidade pra ninguém que eu sou fissurado no mundo mágico criado pela autora J.K. Rowling, né? O quê? Era novidade pra você? Pois não é mais: ele é muito potterhead ele (no caso eu). 😛 Então já saí de casa com uma missão quando fui pro Canadá: trazer pra vocês um roteiro Harry Potter em Toronto.

Roteiro Harry Potter em Toronto: Usando o Chapéu Seletor no Storm Crow Manor

Roteiro Harry Potter em Toronto: Usando o Chapéu Seletor no Storm Crow Manor

Tá, mas calma aí, Rafa… Harry Potter não é lá dos lados europeus? Só pra você que é trouxa (catou o trocadilho, muggle?)! 😛 Quando eu estava fazendo minhas pesquisas sobre Toronto, descobri uns lugares pouco conhecidos mas que deixam doidinhos os fãs da saga e qualquer outra pessoa que goste dessa pegada geek.

Pode arrumar seu malão e pegar sua coruja porque nosso Hogwarts Express hoje vai pra Toronto, corvinais! Sim, eu sou da Corvinal, que tem os mais lindos e inteligentes e humildes. Beijos de luz! Wingardium Leviosa.

PS: os preços estão marcados como $, mas lembre-se que é dólar canadense, ok?

 

Roteiro Harry Potter em Toronto ⚡

⚡ The Lockhart Bar, o bar de Harry Potter em Toronto

Roteiro Harry Potter em Toronto: Virei bartender do The Lockhart Bar

Roteiro Harry Potter em Toronto: Virei bartender do The Lockhart Bar

Se você é potterhead, o nome já diz tudo, né? O bar se inspirou na série para sua decoração e no atrapalhado professor de Defesa Contra as Artes das Trevas Gilderoy Lockhart para seu nome. Logo no vidro da rua, abaixo da placa de madeira com o logo do bar, fica pendurada uma moldura do pôster de “Procurado” de Azkaban, onde você pode fazer sua foto.

A parede atrás do balcão do bar tem as palavras “Poções & Elixires”, prateleiras com bebidas, esqueletos com velas iguais aos da Sala de Defesa contra as Artes das Trevas, cartões de sapos de chocolate, abóbora, cálice de metal e até alguns Funko Pop da série. Jarros simulam coisas estranhas que você só veria na Sala de Poções dos filmes.

Há uma miniatura de Hogwarts e uma gravura de uma mulher perto do crânio de um animal chifrudo (não sei qual é). Na parede escura do fundo, vários desenhos dourados referenciam a série, como uma mão com uma varinha e um pote de Felix Felicis. Eles ficam em volta de um neon em formato de coração com a frase: “tudo estava bem”, as últimas palavras do último livro da série. Na parede oposta, também de tijolos, quadros do Dobby com várias roupas diferentes, objetos de quadribol, caveiras, corujas, brasões de Hogwarts, artes baseadas na série fazendo propaganda de vassouras e mais poções.

As escadas que descem para o banheiro tem suas paredes repletas com jornal, efeito de movimento com a iluminação e a frase “cuidado com as escadas, elas gostam de se mover”. Lá embaixo, caixa eletrônico e os banheiros. As paredes todas grafitadas com desenhos coloridos da série. No banheiro, claro, a entrada do Ministério da Magia no vaso sanitário. 🙂

Roteiro Harry Potter em Toronto: Decoração do The Lockhart Bar e meu pedido

Roteiro Harry Potter em Toronto: Decoração do The Lockhart Bar e meu pedido

Os drinks são chamados de poções. Alguns são tradicionais, como Mimosa ($6) e Aperol Spritz ($10), mas outros são especiais, tipo o The Shacklebolt ($10.25), que mistura rum, dois tipos de cerveja e suco de limão, o The Lockhart Caesar ($11.50), bebida à base de vodka e suco de limão, ou o Better Beer ($11.50), que faz menção à cerveja amanteigada do Harry Potter (butterbeer), misturando manteiga de canela torrada com 2 tipos de cerveja (Ginger Beer e Ginger Ale), chantilly e marshmallow torrado.

Algumas das “poções” também podem ser servidas em versões maiores, para compartilhar e há poções sem álcool, chamadas de “mocktails”, como o Mocktail Betterbeer ($7), e café ou chá e sem fim ($2.50).

O cardápio ainda oferece 5 opções de comida para o brunch, que envolvem queijo, frango, waffles, ovos e mais. Eu pedi um Bread Pudding French Toast ($13). Estava bom, mas não achei maravilhooooso. O forte deles são os drinks mesmo. Ah! Eles têm também um sapo de chocolate ($6) no cardápio, mas não consegui acomodar no estômago. 🙂

Eu não experimentei as poções porque fui lá de manhã e meu estômago não permite álcool essa hora, sorry! Só tomei um café mesmo. Mas ótima desculpa pra voltar, né? Eles tem também uma filial em Montreal. Se você for, tente bater um papo com o dono. Ele é apaixonado pela série e vai te contar como ela influenciou sua vida. Ele é um querido, aliás. 😉

 

The Lockhart Bar
Endereço: 1479 Dundas St W, M6J 1Y8, Toronto (mapa)
Horário de funcionamento: 3ª a 5ª, 17h às 0h30 / 6ª, 17h às 2h / sáb, 10h30 às 14h30 e 17h às 2h / dom, 10h30 às 14h30 e 17h às 0h
Internet: site | instagram | facebook

 

⚡ Curiosa Society, a loja de Harry Potter em Toronto

Roteiro Harry Potter em Toronto: Fachada da loja Curiosa Society

Esse lugar é uma piração! É uma loja que se divulga como “fornecedora de coisas extraordinárias”. Vamos começar estranho? O banheiro da loja. A parede é de lousa e tem giz disponível para você colocar seu recado ali. Deixei o meu perto do que aponta para o vaso sanitário e diz “Para o Ministério da Magia”.

Você vai encontrar lá diversos tipos diferentes de produtos curiosos, “mágicos” e com uma cara de que acabou de sair de um dos filmes. A maior parte é temática de Harry Potter e Animais Fantásticos, em peças que vão de bolsas, porta-passaporte e cadernos até jóias (pingentes, colares, anéis, brincos), adereço para zíper e uma linha de Funkos diferentes, mais fofos e que não-tem-no-Brasil-tutupom! São caixinhas surpresas ($10) e que mostra todas as personagens de uma linha, por exemplo: Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald mas você não sabe qual deles está na caixinha. Pode tirar o Dumbledore, o Newt, o Grindelwald ou até o Pelúcio, que foi o que tirei.

Roteiro Harry Potter em Toronto: Funko surpresa do Rony e livro de visitas da loja Curiosa Society

Roteiro Harry Potter em Toronto: Funko surpresa do Rony e livro de visitas da loja Curiosa Society

Uma das coisas que eu mais gostei foi uma maleta do Newt Scamander que tem uma opção “muggle safe” que realmente tem um fundo falso, como no filme. Sensacional! E lá encontrei com uma mãe que estava preparando uma surpresa pra filha. Ela levaria a menina ao parque do Harry Potter em Orlando, mas queria contar de uma maneira especial, então ajudei-a a criar a situação. A menina receberia uma carta de Hogwarts, com uma “caça ao tesouro” até chegar à viagem e a mala dela teria uma tag de bagagem da série, entre tantas outras coisas. Muito fofa essa mãe, né?

Além de todos os produtos do Mundo Mágico da J.K. Rowling, a mágica também é oferecidos em outros tipos de produto: kits de mágica, kits de navegação antigos, livros, cartões postais e objetos de decoração para casa. Tudo lindo. Perto da porta, tem um livro de visitantes numa escrivaninha antiga com uma pena e um livro aberto. Coisa mais linda. Deixei um recado de “muito amor desse unicórnio brasileiro”. Se um dia eu ficar famoso, essa assinatura valerá milhões e vai passar num documentário da BBC. 😛 Se você for na loja, procure esse recado ou o que deixei na parede do banheiro, tira foto e me marca. 🙂

Eles fazem venda pelo site também, onde dá pra ter uma ideia do tipo de produto que eles têm por lá.

 

Curiosa Society
Endereço:
1273 Queen St W, M6K 1L6, Toronto (mapa)

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, 11h às 20h / sáb, 10h às 18h / dom, 12h às 17h
Internet: site | instagram | facebook

 

⚡ Storm Crow Manor, restaurante e bar geek na Gay Village

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: fachada do Storm Crow Manor

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: fachada do Storm Crow Manor

No meio do burburinho da Church Street, a rua gay de Toronto, numa mansão vitoriana, fica o auto-proclamado “bar mais nerd da cidade”. Aberto no fim de outubro de 2018, pouco antes do Halloween, a casa dá um certo arrepio quando vista por fora. Você tem certeza que está entrando num filme de terror. Recebi a dica do Rafael Glass, brasileiro que trabalha no centro comunitário LGBT+ The 519, ali pertinho, e que me acompanhou nessa visita. Valeu, Rafa! 😉

Antes ou depois de achar seu assento, faça um tour pelo local pra explorar. São 2 ambientes na parte de baixo e mais 5 no andar de cima, todos diferentes entre si. A decoração tem uma referência nerd atrás de outra. Dê uma olhada com calma e você encontrará as luzinhas de Stranger Things, o Geléia do Caça-Fantasmas, poções, globos, aliens, quadros, máscaras, escudos, Star Wars e o tão querido Chapéu Seletor de Harry Potter.

Claro que tirei uma foto com ele na cabeça, né? E ele confirmou que sou inteligentíssimo e ficarei na Corvinal mesmo. 😛 Não vou dar a localização exata dele pra que você possa explorar mas, pra facilitar, fique atentx a caminho do banheiro, na parte de cima. 🙂 Aliás, as placas indicando onde fica o banheiro são maravilhosas: acima da setinha, um bonequinho masculino, uma feminina, outrx com metade de cada gênero e um quarto que parece um alien. A-MEI!

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: Placa do banheiro com alien e luzes de Stranger Things da Storm Crow Manor

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: Placa do banheiro com alien e luzes de Stranger Things da Storm Crow Manor

O cardápio também é cheio de referências à cultura geek. O poutine, por exemplo, prato tradicional canadense, se chama Wolverine Poutine ($10). A porção com ovos leva o nome de Dracarys Dragon Egg ($9) e o pão de alho com queijo espanta vampiros com o nome de Anti-Vampire Cheesy Garlic Bread ($8). As referências seguem com Tartarugas Ninja, Conan e Optimus Prime, entre outras.

O cardápio não se divide por tamanho… digital, claro. As opções menores são bits, depois bites, depois gigabites até os megabites, onde encontrei meu Thunder Burger ($16). Depois das sobremesas, você encontra as “poções de sobremesa”, que tem café em caneca colecionável ($10), a cerveja amanteigada Butterbeer ($9) e a versão sem álcool para trouxas Muggle Butterbeer ($6), que foi a que tomei.

As bebidas são divididas em bases de dados: Wine Database (vinhos), Spirits Database (destilados), Beer Database (cerveja), Cocktail Database (coquetéis) e ainda tem coquetéis maiores para compartilhar. Todos os coquetéis vêm em apresentações maravilhosas, cheias de fumaça e coloridas. Esses para compartilhar chegam à mesa com todo um show. Para o Dark Side Bowl ($38), por exemplo, a música ambiente para e toca uma vinheta do Darth Vader e o capacete dele vem na bandeja com o drink e fumaça. É sensacional e eles ainda promovem isso pra todo o bar. Muito inteligentes!

A casa ainda oferece alguns jogos de tabuleiros e promove noites com “nerd trivia”, que é uma competição de adivinhações. Esses jogos de “trivia” são bem comuns em bares da América do Norte. Aconselho entrar no Instagram do bar que dá pra ter uma ideia atualizada do que rola por lá.

 

Storm Crow Manor
Endereço:
580 Church St, M4Y 2E5, Toronto (mapa)

Horário de funcionamento: dom a 3ª, 11h às 23h / 4ª e 5ª, 11h às 0h / 6ª e sáb, 11h às 2h
Internet: site | instagram | facebook

 

⚡ Casa Loma, a mansão para superdotados

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: Casa Loma enfeitada para o Natal

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: Casa Loma enfeitada para o Natal

Calma, o título não é isso que você pensou, eu já explico daqui a pouco… A Casa Loma não tem referências hoje a Harry Potter. Eu disse hoje porque ela já foi temporariamente transformada em Hogwarts para o lançamento do 7º livro da saga. Mas ó, quem gosta de cinema e desse mundo geek vai adorar a visita.

O castelo era a residência do financista Sir Henry Mill Pellatt e é hoje um museu e uma das principais atrações de Toronto e serviu de cenário para vários filmes famosos. O mais conhecido e lembrado é em X-Men: O Filme (2000). Ela era a mansão e escola do Professor Xavier para alunos superdotados de poderes mutantes (tendeu, safadx?).

O local também serviu de cenário para Chicago (2002), A Colina Escarlate (2015), O Guru do Amor (2008), O Terno de Dois Bilhões de Dólares (2002), e Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), entre outros filmes, séries e filmes de TV.

Casa Loma
Endereço:
1 Austin Terrace, ON M5R 1X8, Toronto (mapa)

Horário de funcionamento: todos os dias, 9h30 às 17h
Internet: site | instagram | facebook

 

⚡ Aurora Winter Festival, festival com seres mágicos

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: Aurora Winter Festival

Roteiro geek e Harry Potter em Toronto: Aurora Winter Festival

Nesse não vou me alongar porque não fui conhecer, é sazonal e não vai tão fundo na cultura geek. Mas festivais de inverno e mercados de Natal são super atrações no fim de ano em Toronto (leia: Toronto no Inverno e Toronto Christmas Market). Esse é o maior festival de inverno do Canadá e pra quem é geek, ele pode ser a primeira opção já que além das atrações de todos os festivais, como barracas de comida, brinquedos e apresentações, coloca personagens do imaginário popular para circular pelo espaço, como o Pé Grande e elfos. Entre as famosas instalações de luzes, você pode também encontrar um unicórnio, quem sabe… 🦄 Ele também acontece em Vancouver.

Aurora Winter Festival
Endereço:
955 Lake Shore Blvd W, M6K 3L3, Toronto (mapa)

Horário de funcionamento: pode variar, então verifique no site oficial antes de ir
Internet: site | instagram | facebook

 

* todos os preços no Canadá são apresentados ao consumidos sem os impostos, que são cobrados no caixa. Sempre faça o cálculo com mais 13% do valor (porcentagem pra maioria dos produtos). Normalmente você verá o preço “+HST”, que é a sigla pra imposto.

 

E você? Conhece algum cantinho que ficou de fora desse roteiro Harry Potter em Toronto?
Deixe seu comentário pra ajudar outros viajantes. 😉

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. A entrada da Casa Loma foi uma cortesia do Tourism Toronto, mas todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

 

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar