21 de dezembro de 2018

Toronto Christmas Market, o principal mercado de Natal do Canadá

Época de Natal e nosso imaginário nos traz frio e neve, mesmo que estejamos fritando no calor brasileiro. Mas, como vocês sabem, acabei de voltar da minha primeira visita ao Canadá (sei que terão outras, quem sabe até de vez), em pleno início de inverno, e pude conferir muita coisa legal nesses 5 dias em Toronto. E uma das coisas mais especiais, sem dúvida, foi o Toronto Christmas Market, um mercado de Natal que é tipo o supra-sumo dos mercados natalinos no país.

Pagando de gatinho no Toronto Christmas Market

Pagando de gatinho no Toronto Christmas Market

E eu nunca tinha visitado um mercado de Natal na vida. Tinha como ser melhor a minha primeira vez?

Então, vamos aos finalmentes pra eu contar toda minha experiência pra vocês. Ah! Os valores mostrados nesse post estão em CAD = dólares canadenses.

 

Onde fica o Toronto Christmas Market: conheça o Distillery District

Entrada do Toronto Christmas Market, no Distillery District

Entrada do Toronto Christmas Market, no Distillery District

O Toronto Christmas Market fica no Distillery District, ou The Distillery Historic District, um bairro comercial e residencial de Toronto que abriga cerca de 40 edifícios históricos e 10 ruas. Foi designado como Patrimônio Histórico Nacional do Canadá em 1988 e é, ainda hoje, a maior coleção de arquitetura industrial vitoriana na América do Norte.

Os prédios, cheios de tijolinhos, que eu amo, ocupa o que já foi uma destilaria chamada Gooderham & Worts. Ela foi fundada em 1832 e, aparentemente, lá pelo final da década de 1860 era a maior destilaria do mundo. Mais próximo da gente, lá por 1990, a o que restava da destilaria foi fechada, mas deixou uma área incrível pra ser explorada. E a cidade fez isso maravilhosamente bem. Durante pouco mais de 10 anos, serviu de cenário pra vários filmes e séries, reabrindo ao público como uma área para pedestres em 2003.

Hoje, o Distillery District conta com mais de 50 lojas boutique, restaurantes, galerias de arte, lounge, teatro, escritórios e eventos, além da parte residencial, e é uma das áreas bem legais de se visitar em Toronto em qualquer época do ano. Mas, entre novembro e dezembro ela ganha um brilho especial com o Toronto Christmas Market.

🍁 Leia mais sobre o Distillery District no blog oficial de Toronto 🍁

 

O que é e como funciona o Toronto Christmas Market?

Muitas luzinhas no Toronto Christmas Market

Muitas luzinhas no Toronto Christmas Market

Em um resumo bem resumido, o Toronto Christmas Market dá continuidade à longa tradição de mercados de Natal vindos da Europa, que traz de tudo um pouco. Tem comida, música, comida, compras, comida atrações, comida, artesanato, comida (será que tô tendencioso?), pontos para fotos e até a Casa do Papai Noel.

O mercado ocupa todas as ruazinhas de pedestres do Distillery District, que ganha esses ares mágicos quando o Toronto Christmas Market toma conta. Tem enfeites, decoração especial e muitas luzinhas, o que por si só já me faria amar-pra-sempre-demais-pra-caramba. Ele costuma acontecer entre novembro e dezembro. Esse ano, foi de 15/11 a 23/12, então se estiver em Toronto nessa época em qualquer outro ano, se joga que vale a pena, bi!

Tá, Rafa, e como funciona pra visitar?

O Toronto Christmas Market estreou, em 2018, uma contagem regressiva para o Natal

O Toronto Christmas Market estreou, em 2018, uma contagem regressiva para o Natal

Bom, primeiro programe a data, porque de 2ª feira, o mercado não abre, tá? De terça a quinta, a entrada é gratuita e não fica tão lotado, funcionando das 12h às 21h. De 6ª feira, abre às 12h e fecha às 22h, mas a partir das 17h, a entrada é cobrada. Aos fins de semana, também tem que se comprar ingresso e abre às 10h da manhã, fechando às 22h no sábado e às 21h no domingo.

Mesmo que você vá durante a semana, se não quiser pegar muvuca, evite o horário de pico, entre 17h e 21h (vai um pouquinho antes, já que no inverno escurece mais cedo).

Os valores podem sempre variar, então dê uma checada na parte de “tickets” do site oficial antes de visitar, mas pra você ter uma base, os valores de 2018 foram CAD 6 para a entrada regular e CAD 20 para o Express Pass, que te dá o direito de ir pra frente da fila, que fica beeeem grande, dependendo do horário que você vai. Crianças com menos de 2 anos não pagam.

Letreiros com palavras relacionadas ao Natal ficam espalhados pelas paredes do Toronto Christmas Market

Letreiros com palavras relacionadas ao Natal ficam espalhados pelas paredes do Toronto Christmas Market

Quando você comprar seu ingresso, tem um horário de entrada específico. Eles não controlam o tempo que você fica lá dentro, mas sim a hora que você entra. Se você comprar online, antecipado, já escolhe o horário certinho. Você também pode comprar na hora, em uns quiosques de venda, mas eles só vendem para o dia e até esgotar.

Quem compra antecipado, mesmo que seja entrada regular, tem prioridade no acesso pelo portão de entrada sul (South Gate Entrance), mas em horário de pico, pode ser que role fila mesmo assim, então se programe com antecedência.

Ah! Pra quem quer se hospedar ali na região principal da cidade, geralmente rolam pacotes especiais. Esse ano, por exemplo, o hotel Fairmont Royal York preparou pacotes especiais pra quem visitasse o Toronto Christmas Market, como 1 noite de acomodação, 2 passes VIP para o mercado no fim de semana, 2 ingressos pra roda-gigante, 2 vouchers de chocolate quente e café da manhã buffet no Piper’s Pub. Fique de olho no site oficial.

🍁 Leia mais sobre mercados de Natal no blog oficial de Toronto 🍁

 

Atrações do Toronto Xmas Market

Sei que até aqui você amou, mas depois que comprou ingresso, entrou, etc., o que tem pra fazer lá dentro? Bom, tentei fazer um compiladão das coisas pra você ter um panorama geral de como funciona, ok?

 

ÁRVORE DE NATAL

A árvore de Natal é uma das principais atrações do Toronto Christmas Market

A árvore de Natal é uma das principais atrações do Toronto Christmas Market

Não, meus amores, não é tão simples quanto parece. É uma árvore gigantesca e majestosa e é de verdade, não fake. É sempre uma árvore crescida em Ontario, onde fica a cidade de Toronto. Esse ano, a árvore foi doada pelo Forests Ontario e Ontario Wood. No dia 8 de dezembro, acontece o Dia Nacional da Árvore de Natal. E em dois fins de semana próximos da data, o Forests Ontario manda outras árvores menores, também crescidas em Ontario, para serem vendidas na bilheteria. A cada árvore comprada, eles plantam uma nova e você recebe um ingresso grátis para o Toronto Christmas Market. Lá fora, a árvore de Natal da galera não é de “prástico” como as nossas, são árvores reais.

 

LUZES MÁGICAS E DECORAÇÃO ESPECIAL

Túnel de luzes no Toronto Christmas Market

Túnel de luzes no Toronto Christmas Market

A decoração é uma atração à parte, porque você vai pirar vendo tudo que eles usaram para deixar o Distillery District mais mágico para o Toronto Christmas Market mas, em especial, as luzinhas. Ô coisa linda, né? É surreal o que essas luzinhas são capazes de fazer com nosso humor e bem estar. A junção dessas coisas cria um ambiente romântico e bem tradicional de Natal. Fica uma pegada bem festiva, com músicas e cheiros. Deu pra sentir daí? 😛 Tem umas áreas especiais até, como um túnel de luzes e um relógio cheio de luzinhas com a contagem regressiva para o Natal. Lindo!

 

SANTA’S HOUSE, A CASA DO PAPAI NOEL

O Toronto Christmas Market conta com diversas barracas de comida

O Toronto Christmas Market conta com diversas barracas de comida

A Casa do Papai Noel é maravilhosa. Não pela casa em si, que é super decorada e tal, mas simples em essência. Mas valeu passar por lá e dar uma olhada na fila com pencas de adultos e poucas crianças. Achei bizarro? Achei. Mas, dias depois, paguei a língua tirando foto com o Papai Noel na Casa Loma. Ou seja, monamu, se joga e vai tirar foto com o bom velhinho. Confira os horários de funcionamento e de fotos com o Papai Noel no site. E pode usar seu celular ou câmera, tá? 🙂 A Casa do Papai Noel e o próprio bom velhinho também tinham uma missão um pouco diferente. A 3ª feira, em 2018, era um dia especial porque era reservado para tirar fotos do seu pet com o Papai Noel. Achei ainda mais bizarro que os adultos, mas um bizarro legal, porque não tenho dúvida que se o Lupin tivesse comigo, eu ia acabar cedendo a tentação. Você não?

 

PARQUE DE DIVERSÃO PRA FAMÍLIA

O Toronto Christmas Market conta com roda gigante e carrossel para as crianças

O Toronto Christmas Market conta com roda gigante e carrossel para as crianças

Se você é um casal de bis com crianças, também pode deixar os pequenos se divertirem. Além do Papai Noel, eles ainda tem uma roda gigante e um carrossel. Nesse ano, o ingresso unitário custou CAD 5, mas tinha desconto para 4 ingressos (CAD 18) e 8 ingressos (CAD 32).

 

CENÁRIOS DE FOTOS

Em 2018, patrocinadores aproveitaram a festa para serem vistos Toronto Christmas Market

Em 2018, patrocinadores aproveitaram a festa para serem vistos Toronto Christmas Market

Se você gosta de um esquema mais turistão, entre nas pequenas filas pra tirar fotos em mini cenários montados justamente para tirar aquela que sua tia insiste em tirar, mesmo que às vezes você ache mais brega. O Toronto Christmas Market atende todo mundo, até os que gostam dessas fotos. Mas eu tirei outras bregas, não essas. 😛 Esse ano teve um do Quebra-Nozes e outro, mais tradicional, é uma escultura de coração feito de aço retorcido que ganha decoração especial de Natal.

 

ATRAÇÕES DE PATROCINADORES

Ação da manteiga Gay Lea no Toronto Christmas Market

Ação da manteiga Gay Lea no Toronto Christmas Market

Lembra que eu falei que o Toronto Christmas Market é tipo um must-see? Então, é de se esperar que marcas queiram aparecer por lá. Por isso, há atrações especiais ou instalações (de cenários pra fotos, por exemplo) patrocinadas por marcas. Esse ano, por exemplo, a Pantene patrocinou uma cabine de inverno com uma Mamãe Noel de look novo tirando foto com os visitantes e a manteiga Gay Lea (amei o nome) trouxe um calendário pop-up gigante (daqueles de Natal que você vai abrindo a cada dia) com 24 dias de cookies. Os visitantes pegavam uma fila para ganhar um cookie feito com a manteiga Gay… Lea. E junto vinha a receita pra fazer em casa.

 

WALKING TOUR PELO DISTILLERY DISTRICT

Escultura de coração em ferro retorcido no Toronto Christmas Market

Escultura de coração em ferro retorcido no Toronto Christmas Market

Se, como eu, você gosta de saber a história dos lugares que visita, vale a pena agendar um walking tour (visita a pé) pelo Distillery District pra conhecer um pouco mais aprofundado. E eles ainda dão as dicas dos melhores lugares pra tirar foto. O tour de 1h, esse ano, saía por CAD 21 e incluía, além do tour em si, degustação na Cervejaria Mill St. e na super recomendada loja de chocolate Soma (eu comprei um chocolate lá, bem bom), um voucher de chocolate quente e entrada gratuita no Toronto Christmas Market no fim de semana (que é quando é pago). O passeio é operado pela Go Tours Canada.

 

COMPRAS E LOJAS POP-UP

Tem até gorro do arco-íris no Toronto Christmas Market

Tem até gorro do arco-íris no Toronto Christmas Market

O Distillery District tem várias lojas, como já falei. Mesmo quando o mercado está fechado, na 2ª feira, as lojas funcionam normalmente, então você pode fazer compras lá. Além dessas e de uma nova microdestilaria instalada no local, durante o Toronto Christmas Market é possível conferir várias lojas pop-up espalhadas pelo espaço. A maioria delas não são conhecidas no Brasil. Nesse ano, tiveram Indigo, Merci e Werther’s Original, por exemplo.

 

COMIDINHAS E MAIS COMIDINHAS

Fudges de Niagara à venda no Toronto Christmas Market

Fudges de Niagara à venda no Toronto Christmas Market

Não dava pra deixar passar batido a melhor parte, pra mim, dos mercados de Natal: comer. Porque chega Natal você pensa em família, presentes e Papai Noel. Eu penso em comer até sair rolando. 🙂 E lá é prato cheio (trocadilho boooom) pra isso. São barraquinhas com doces típicos de Niagara, como um fudge de chocolate que comprei e outros até de outros países, como o pretzel alemão, por exemplo. Vá preparadx!

 

BEER GARDEN

Beer garden do Toronto Christmas Market

Beer garden do Toronto Christmas Market

A tradição que eu conheci na Alemanha, do biergarten (na tradução literal é ‘jardim de cerveja’), também é explorada no Toronto Christmas Market. Tem uma área só dedicada pra isso. E a melhor parte é que tem vários aquecedores pra afastar o frio enquanto você toma cerveja ao ar livre. Várias barraquinhas de comida também ajudam a forrar o estômago por ali.

🍁 Leia mais sobre o Toronto Christmas Market no blog oficial de Toronto 🍁

 

Como chegar ao Distillery District

Toronto Christmas Market

Toronto Christmas Market

Se você tiver conexão de Internet ou WiFi, o melhor jeito é jogar “Distillery District” no Google Maps e ser feliz, porque o sistema de transportes de Toronto é super integrado à aplicação, mostrando inclusive os horários que passa o metrô ou ônibus, meio que em tempo real. Mas, caso prefira, separei algumas opções.

Se estiver na Linha 2 Verde do metrô (ou Bloor Line), desça na estação Castle Frank. Você pode ir andando (40min) ou pegar o ônibus 65A Parliament. Desça na Front Street e ande um quarteirão até a Mill Street. Da Union Station, que conecta trens com a Linha 1 Amarela do metrô, dá pouco mais de 20min andando pela Esplanade ou você pode pegar o ônibus 121A na Front Street West com a Bay St East Side e descer na Cherry Street, que é do lado do Distillery District.

Você pode também usar o streetcar (bondinho). Pegue o streetcar da King (número 504) sentido leste e desça no Distillery Loop. Aí é só cruzar a Cherry Street. Vindo da Union Station, você pode caminhar 7min ao norte e pegar esse mesmo bondinho na King Street.

Se for de carro, tem 3 estacionamentos oficiais ao redor.

 

Toronto Christmas Market: vale a pena visitar?

Selfie no Toronto Christmas Market e detalhe para as luzinhas pisca-pisca

Selfie no Toronto Christmas Market e detalhe para as luzinhas pisca-pisca

Eu amei! Vale muito a pena. Não é à toa que é tão popular. Acho que devia ficar até mais tempo, mas dura praticamente um mês e uma semana. Eu entrei no Toronto Christmas Market pela Parliament Street, onde fica o coração de metal. Veja o mapa completo do evento esse ano.

Vale mencionar que o Toronto Christmas Market é acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas as ruas originais de pedra não são as mais planas e em horários de pico fica bem cheio, sendo um pouco mais difícil de se movimentar. Mas vale a pena a visita!

🍁 Leia mais sobre outros eventos de Natal no blog oficial de Toronto 🍁

🍁 Leia+: o que fazer em Toronto no inverno 🍁

 

E você tem outras dicas de Toronto?
Deixe seu comentário para ajudar outros viajantes.

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar