Saída fotográfica na região da Luz, em São Paulo
Dando continuidade aos posts sobre o 1º ExploraSampa Weekend, evento que organizei com meus parceiros do ExploraSampa para que blogueiros de fora do estado explorassem São Paulo, uma das atividades que o pessoal mais gostou foi a saída fotográfica na região da Luz, que meu amigo Bruno Schlögel orientou.
O Bruno tem uma empresa que desenvolve imagens para a área de arquitetura em São Paulo chamada Innovare Virtual e está começando a abrir espaço para fotografia dentro dela. E o mais legal é que é fotografia urbana, fotografia de rua, obviamente focado também em arquitetura. Na organização do evento, portanto, chamei ele pra fazer essa saída fotográfica e dar umas dicas pra galera. O resultado foi positivo e o pessoal elogiou bastante, tanto que esse deve virar um passeio fixo mais pra frente, com organização do ExploraSampa.
Começamos o dia em frente à Pinacoteca do Estado, onde os blogueiros receberam dicas de enquadramento, perspectiva, linha de leitura, divisão de quadros entre outros. O Bruno mostrou algumas fotos para exemplificar cada item que ele nos apresentava.
Dali, demos a volta no museu para explorar o Parque da Luz, que abriga a Pinacoteca. Lá, além de mais técnicas de fotografia e dicas de equipamentos, descobrimos um aquário subterrâneo escondido no meio do parque que eu, morador de São Paulo, não conhecia e nem imaginava que existia, mesmo já tendo passado várias vezes por ali.
Saímos do parque e fomos explorar um dos lugares que mais gosto em São Paulo, a Estação da Luz, talvez porque seja inspirada na Estação King’s Cross, em Londres, que é minha segunda casa. A nossa estação paulistana, aliás, foi trazida de lá e montada aqui. O Bruno, além das dicas fotográficas, contou um pouco de história, o que adicionou mais cor à saída fotográfica.
A ideia era estender um pouco pela região, passar pela Estação Júlio Prestes e Sala São Paulo, mas imagina esse monte de blogueiro reunido e mexendo com fotografia. Cada passo era um clique e nosso tempo estava apertado, pois tínhamos horário com o pessoal do Identidade SP lá no Mercadão.
Então saindo da Estação da Luz, já seguimos nosso caminho para o fim do tour, atravessando a Passarela das Noivas, onde tiramos mais fotos e aplicamos algumas das técnicas aprendidas nesse tour resumido.
Eu, particularmente, já estava triste do passeio estar acabando, pois estava bem divertido. Mas ainda tínhamos um roteirão pela frente, então, bora lá!
Seguimos caminhando rumo ao Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido por Mercadão, onde comemos o tradicional sanduíche de mortadela e o pessoal provou o também tradicional pastel de bacalhau (eu não como peixe, então passei esse).
Não vejo a hora desses passeios com saída fotográfica começarem a ser frequentes. E você? Ficou interessado nesse tour?
Leia mais sobre o #1ESW: Visita ao Centro de Controle do Metrô SP e cabine do trem e Escalada indoor em SP na Casa de Pedra
Se liga no vídeo com o resumão do evento todo!
Gostou do post? Comenta aí!
[Post originalmente publicado em 28/09/2015 no Viagem Primata (antigo The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 19/11/2018]
Comentar