Como funciona a carta convite pra entrar no Reino Unido
Todo mundo sabe que a imigração do Reino Unido é super chata, né? Isso não é novidade. Quando você chega no aeroporto de Londres, por exemplo, e passa pela imigração, por mais que esteja tudo certo, dá aquele friozinho na barriga. O que talvez seja novidade, é que tem uma coisa bem simples que pode te ajudar a entrar no país com mais tranquilidade caso você vá ficar hospedado na casa de alguém por lá (se você for ficar em hotel, leve todos os comprovantes de reserva): a carta convite!
Nada mais é do que uma carta de alguém que esteja morando lá te convidando oficialmente pra ficar hospedado em sua casa. A pessoa não precisa ser residente definitivo. Eu, quando morava lá como estudante, convidei minha irmã dessa maneira. E funcionou. Obviamente, não rola se você estiver como turista e tá querendo convidar outra pessoa ou tá morando ilegalmente lá, né? 😉
Na carta, deve vir junto uma cópia simples do passaporte na página com seus dados e da página do tipo de visto que a pessoa tem, caso não seja britânico. A carta deve ser escrita de próprio punho e enviada por correio, de forma tradicional. Por isso, vale a pena fazer esse processo bem antes da viagem pra não correr o risco da carta não chegar antes da viagem.
[Atualização dez/2019: como o Vinicius Costa lembrou, nos comentários, hoje não deve mais ser necessário que se envie por correio, como na época em que precisei usar a carta convite. Morei em Londres em 2009/2010 e essas informações mudam sempre. Use o blog como guia, mas sempre confira as informações atualizadas nos órgãos oficiais.
A carta convite é um documento informal, mas te ajuda a comprovar onde ficará. Hoje, com tudo mais digitalizado, não deve ser um problema ter tudo isso enviado pela internet, mas ainda recomendo levar tudo impresso. Aproveito para lembrar que, hoje, o tempo de permanência para brasileiros no Reino Unido é de 6 meses sem necessidade de visto, segundo o site do governo britânico.]
[Nome de quem vai te hospedar] Esse é mais ou menos o modelinho de carta que eu usei algumas vezes, o que está entre colchetes e em negrito, substitua pelas suas informações):
[Endereço de onde vai ficar hospedado no UK]
[Telefone no UK para a Imigração falar com a pessoa, caso precise]London, [dia]th of [mês] [ano]
Dear Sirs,
Ref.: [Nome de quem tá indo viajar, data de nascimento e nacionalidade]
I, [Nome de quem vai te hospedar], [Nacionalidade] citizen, passport number [número do passaporte], declare that I am inviting my [parentesco ou relação com a pessoa sister, friend etc.] [Nome completo de quem tá indo viajar], passport number [número do passaporte] to stay with me at the above mentioned address for the period of [primeiro dia da hospedagem] to [último dia da hospedagem].
[He/She] will arrive on flight [número do voo, data, cia. aérea] and leave on flight [número do voo, data, cia. aérea]. I will be at the airport at the time of [his/her] arrival. I would like to confirm that [Mr./Ms.] [Sobrenome de quem está indo viajar] is on holiday from [his/her] [de onde tá de férias: University/College/Job] in Brazil from the period of [primeiro dia do período de férias] to [último dia do período de férias].
[caso vá viajar pra outros lugares sem ser a cidade onde ficará hospedado]
[He/She] is also going to [cidades que vai viajar] for a short break on the [data de início da viagem e se for de avião, número do voo e cia. aérea] and is coming back to [cidade onde ficará hospedado] on the [data de retorno da viagem e se for de avião, número do voo e cia. aérea].Should you require any further information regarding [Nome de quem vai viajar]’s visit to the United Kingdom, please do not hesitate to contact me on the above telephone number.
Yours Faithfully,
[Nome e assinatura de quem vai te hospedar]
Não esqueça de levar a cópia do passaporte e visto, que veio na carta. Pode ser que não te peçam nada, mas na Inglaterra, principalmente, eles são mais rigorosos com isso. Melhor não arriscar, né? 🙂
Reserve seu hotel em Londres
[Post originalmente publicado em 09/03/2014 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 03/10/2018]
44 Comentários
Suelen
Olá você sabe informar quem está desempregado e não estuda, como comprovar vínculo com o Brasil ???
Rafael Leick
Oi, Suelen. A passagem de volta é um bom começo. Mas comprovação de contrato de aluguel também pode servir. Você tem que imaginar na sua vida tudo que te conecta ao Brasil. É diferente EUA de Inglaterra mas acho que esse post pode te dar uma ideia de vínculos com o Brasil:
https://viajabi.com.br/visto-americano-visto-eua-como-tirar
Espero que goste. Beijos
Giovana
Bom dia.
qual o procedimento depois que já estiver com a carta? apenas embarcar e apresentar a carta na hora de passar pela imigração? a carta nos da disponibilidade de ficar no pais por mais tempo?
Rafael Leick
Oi, Giovana, tudo bem?
Isso mesmo. Com a carta em mãos é só embarcar. A carta não aumenta disponibilidade e nem elimina necessidade de visto caso quiser ficar mais que o permitido. Ele só facilita os trâmites na imigração. 😉
Giovana
Caso necessário, consigo ir para a Londres, ficar 5 meses e depois ficar duas semanas em Dublin, após as duas semanas, consigo voltar para Londres?
Rafael Leick
Pra ficar 5 meses em Londres, você já precisaria de visto. Sem visto, brasileiro pode ficar 3 meses na Europa. Tem que dar uma olhada direitinho sobre como está a questão no Reino Unido, eles sempre atualizam isso. Mas de qualquer forma, 5 meses você já precisaria de visto. 🙂
Vinicius Costa
Giovana, você na verdade pode ficar no Reino Unido por 180 dias (6 meses) como cidadã brasileira em turismo sem visto prévio.
Rafael, entendo que seu blog ajuda muitas pessoas e seu objetivo é tirar dúvidas, mas acho legal checar algumas informações antes para não assustar as pessoas ou fazer elas mudarem planos.
O Reino Unido não faz parte do Tratado Schengen, muito menos compartilha regras de imigração dele. Dentro da zona Schengen, turista brasileiro só fica 3 meses mesmo. No entanto, no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte) é permitido ficar até 6 meses.
E outra coisa: é preciso muito cuidado também ao fazer certas afirmações sobre carta convite. Não é PRECISO que ela seja enviada por correio, até porque ela não é um documento formal. Ela é nada mais, nada menos que um comprovante de hospedagem. Sempre as enviei por email e, também, qualquer outra fonte de informação sobre viagens para brasileiros que você ler, verá que não há qualquer problema enviá-la por email.
Espero ter contribuído – e que não entenda este comentário como um ataque.
Abraço.
Rafael Leick
Oi Vinicius, tudo bem? Mil desculpas pela demora em responder. Sobre as informações que me passou, você está coberto de razão. Respondi errado nos comentários para a Giovana, vou editar a resposta. Realmente são 6 meses. Sobre enviar por correio, na época em que eu precisei usar, há 10 anos, era necessário que se enviasse uma carta física. Hoje, realmente essa necessidade não deve mais existir. O post foi escrito em 2014, desde lá muita coisa mudou. Imagina desde 2010, quando usei de fato. 😛 Mas muito obrigado pelo aviso e pela paciência para explicar tudo para a Giovana. Não vejo como ataque não. O Viaja Bi! é uma comunidade e a intenção é que todo mundo possa realmente compartilhar suas experiências. Não sou voz da razão mesmo 🙂
Valeu!!! Abraço
Laura
Vou para Londres e ficarei na casa de um amigo, mas estou com medo pois disseram que pode dar muito rolo, eles podem perguntar até o nome do bisavô da pessoa, e se não souber responder, tchau.
O que vale mais a pena? Reserva em hotel ou carta convite?
É possivel cancelar a reserva assim que chegar lá?
Rafael Leick
Oi, Laura.
A imigração realmente faz perguntas pra ver se você está falando a verdade. Não fazem tantas perguntas assim, mas se você souber o nome do seu amigo, onde ele mora, o que ele faz da vida, souber dizer onde vocês se conheceram e por quanto tempo você vai ficar, imagino que não tenha problema. Eu imagino que a carta convite super resolva. Quando morava lá, mandei uma pra minha irmã e ela conseguiu entrar no país tranquilamente. Mas se você quiser fazer reserva de hotel, por garantia, também pode. Busca um hotel por aqui nesse link, que o Booking permite cancelamento até dois dias antes, na maioria dos casos. Então, você teria que pagar os dois primeiros dias, no meu entendimento. Veja as condições pra reserva, de qualquer maneira.
Mas não vejo muito problema em ir só com a carta convite. Claro, imigração não depende de mim e não posso afirmar nada, então é uma decisão sua mesmo, mas é o que eu acho. Que não tem crise.
bjs
Naianny Rielly
OI Rafael,
Legal o post – ajudou muito.
Eu viajo em Maio 2019 para Glasgow, eu tenho um amigo lá, mas nos conhecemos via rede social. Isso tem problema, caso eles perguntem onde nos conhecemos? ficarei por 7 a 10 dias.
obrigada.
Naianny Rielly
OI Rafael,
Não tenho certeza se o meu comentário foi enviado.
Bom, Enviando novamente.
Viajo para Glasgow em Maio e ficarei hospedada na casa de um amigo – ele enviará a carta convite, porém nos conhecemos via rede social. Isso tem problema na hora da entrevista na imigração? ficarei 10 dias lá. Estou um pouco preocupada com essa questão.
obrigada. 🙂
Rafael Leick
Oi, Naianny, tudo bem?
Obrigado pelo comentário e pela visita ao Viaja Bi!. 🙂 O comentário tinha ido, sim, é que todos são enviados para moderação para evitar spam.
Acredito que não haja problema nenhum terem se conhecido em rede social. Diga que ficará na casa de um amigo. Se eles perguntarem, aí você comenta que o conheceu pela Internet e explica que ficaram amigos e vão se conhecer pessoalmente (caso já não se conheçam), mas acredito que não chegarão a perguntar isso não. De qualquer forma, aproveite a viagem. Tenho certeza que será incrível. Não esqueça de fazer um seguro viagem antes de viajar, hein? É importante. Veja os valores nesse comparador de preços. E, se precisar comprar libra antes de ir, pode fazer uma oferta de valor para as casas de câmbio nesse link aqui. Esses sites são parceiros do blog, então você também me ajuda se fizer por esses links, sem gastar nada a mais. 🙂 Sempre que for viajar, use o menu “Sua Viagem” aqui no blog, que tem todos os parceiros. 🙂
Depois da viagem, volta pra me contar como foi, hein?
bjs
Edileuza Santos Silva
Eu planejo viajar agora em setembro, o meu amigo, vai me enviar uma carta convite, mas ele fez tudo no computador porque as informações que ele obteve, fala que pode ser assim, ele vai enviar por e-mail, junto com a cópia do passaporte dele, ele é britânico, mas estou muito preocupada, será que realmente vão aceitar? Será que é necessário ele ir a algum órgão para validar a carta? Ou fazer a próprio punho? Por favor me ajudem, estou super anciosa e preocupada.
Rafael Leick
Oi, Edileuza, tudo bem?
Não sei se hoje eles aceitam por e-mail também. Eles pedem por correio até pra ter uma certa validação do endereço dele. Mas, se só rolar por e-mail, peça pra que ele te envie também cópia dos documentos dele, uma comprovação de endereço (conta no nome dele?). Também é importante que ele inclua todos os contatos dele nessa carta, caso os oficiais da imigração queiram falar com ele.
Espero ter ajudado. Beijos
Rafael Rodrigues
Oi, Rafael, tudo bem?
Tenho uma dúvida talvez você possa me ajudar ou opinar algo.
Irei para Lisboa em dezembro e vou ficar na casa de um casal de primos. Estarei levando uma carta convite feita por eles no caso de a imigração pedir. Eu estava querendo passar alguns dias em Londres pois é muito tentador considerando o baixo preço das passagens, e até porquê eu tenho um amigo em Londres que me hospedaria de graça. Porém meus primos me proibiram fervorosamente, dizendo que no período que estiver ali (na viagem) eles são responsáveis por mim e que, em outras palavras. eu estou “louco” de querer sair debaixo do pé deles.
Fiquei muito chateado pois gostaria de aproveitar a oportunidade para conhecer um país a mais, considerando que vou ficar 21 dias (já comprei passagem de ida e volta, partindo e saindo de Lisboa)…
Será que eles estão corretos nesse exagero todo? Pensei em alugar um hostel em Lisboa por alguns dias, assim que chegar, e logo ir para Londres, assim dispensaria a necessidade da tal carta convite por parte deles…
Rafael Leick
Oi, Rafael, tudo bem?
Olha, com a carta-convite as pessoas que convidaram realmente se responsabilizam por tudo que você fizer por lá, eles são como se fossem seus responsáveis caso dê alguma merda, basicamente. 😛
Estou supondo que você seja maior de idade, então pode, se quiser, fazer somente a reserva no hostel, como comentou, sem precisar da carta convite. Essa carta funciona caso você vá ficar hospedado na casa de alguém.
Eu não acho que você seja louco de querer ir pra Londres, é uma cidade maravilhosa e que vale a pena visitar anyway. 🙂
bjs
Gloria
Ola eu estrei indo para a irlanda a convite de um amigo que conheci na internet ,tem 3 messes sera que eles vao me barrar por isso, e outra nao terei o valor total que eles pedem sera que posso junto com o valor que tenho um termo de responsabilidade financeira que sera enviada pelo meu amigo? Agradeço se me responder
Rafael Leick
Se você está indo a turismo, tem que só comprovar que tem dinheiro pra se manter lá o período que está indo ficar e comprovar que vai voltar. Não sei te dizer se a renda do seu amigo como comprovante ajuda, mas imagino que sim, principalmente se ele estiver enviando a carta-convite. Já pode colocar essas informações lá mesmo. Eles não vão te barrar por você o conhecer há 3 meses. Vão barrar se eles entenderem que você quer ficar ilegalmente no país ou algo assim.
Radmila
Olá … tenho o título de residência de Portugal, e vou ir para Inglaterra preciso de carta convite?
Rafael Leick
Até onde eu sei, se você residente em Portugal, pode circular à vontade, sem precisar disso. Não sei como está com o Brexit, mas acho que não tem problema nenhum.
Tania Antonio
oi boa noite Rafael gostaria de saber uma coisa tenho minha cunhada ela quer vir de feria e vai entrar com visto de turista ela pode trabalhar aqui em uk ela esta pessar em ficar
Rafael Leick
Oi Tania. Se ela vai com visto de turista não pode trabalhar, somente turistar. 🙂
Se ela está pensando em ficar, deve fazer da maneira legal para não ter problemas.
Vania
Oi Rafael tudo bem?
Gostaria de tirar uma duvida fui para
Londres como turistas só que pasei 3 meses depois da permanência de 6 meses passei muito mal tive sintomas da covd -19 nisso Feichou tudo não tinha mais vôo.eentanto vim no primeiro que foi liberado, gostaria de voltar meu namorado e legal, pode me dar carta covite com quanto tempo posso voltar normalmente?
Rafael Leick
Oi Vania, tudo bem e com você?
Olha, eu não sei como estão essas questões por conta do COVID-19. Acho importante verificar nos órgãos oficiais porque tudo tem mudado muito rápido.
bjs
Carlos
Ola Rafael
Minha amiga deu uma carta convite de uma conhecida em Outubro/Novembro 2020 e agora a garota nao que mais sair do pais, isso pode prejudica-la na aplicacao do passaporte por ter dado a carta convite? ou nao?
Nao acho informacoes de como cancelar uma carta convite.
Obrigado
Carlos
Rafael Leick
Oi Carlos. Não sei te dizer ao certo. Mas não sei se é mantido um registro na imigração que mantém a carta dela. Eu não sei se prejudica, mas é bom checar. Porque, na carta, ela se coloca como responsável por quem tá chegando, certo? Se ela for consultada, é importante ser sincera ou buscar proativamente a imigração. Acho que a carta não tem como cancelar porque ela já usou ao entrar no país, eu imagino.
Bjs
Israel Belarmino Kael
Ola pretendo viajar em março de 2021vo receber uma carta convite de um amigo de longa data que mora na Inglaterra a 5 anos e trabalha com ti qual é a dica que você me indica?
Sou motorista e operador de macnas de terraplanagem atualmente tenho dois empregos será que consigo trabalhar na minha área?
Ou devo procura em outra área?
Obrigado.
Rafael Leick
Oi Israel, tudo bem? Não entendi muito bem sua dúvida. Essa carta é justamente um documento que comprova que você deve voltar para o Brasil. É uma carta convite para quem vai visitar o Reino Unido, entendeu? Para se mudar para lá e trabalhar, o processo é outro. Nesse caso, sugiro que você busque o Consulado para tirar essas dúvidas.
Abraço
Andreia
Boa tarde!
Como conseguir passar na imigração com minha neta de 11 anos? Vou visitar minha filha que mora la5ha 18 anos e quero levar minha neta.
Rafael Leick
Oi, Andreia. Importante consultar a embaixada e consulado para confirmar mas, NO MEU ENTENDIMENTO, se estiver constando na carta convite esse convite direcionado a você e à sua neta, não acho que terão problemas.
Espero ter ajudado.
Abs
Lucas henrique
Li varias vezes a palavra ‘visto’ pode me explicar mais sobre? Pensei que era só comprar a passagem ter a carta convite e ir rsrs me salve pleaseee
Rafael Leick
Oi, Lucas. Como mencionei no post, hoje, o tempo de permanência para brasileiros no Reino Unido é de 6 meses sem necessidade de visto. Deixei um link também para validar sempre se isso continua válido. 😉
Raphaela
Olá Rafael vou em maio com a carta convite do meu namorado vou ficar 25 dias a minha dúvida quanto tenho que levar em libras mesmo ele falando na carta que é responsável por mim sou autônoma aqui no Brasil no momento uber vou levar o extrato mostrando que o a plataforma me paga!!
Rafael Leick
Oi, Raphaela. Acho que seu namorado, morando lá atualmente, pode te dar um parâmetro melhor que eu. Eu costumo fazer esse cálculo por gasto diário médio. E esse valor ele pode te dar uma ideia mais atual. Considere alimentação e transporte. Na época, se não me engano, considerava 80 libras por dia, não sei se hoje é suficiente.
Matheus Rosa
Oii Rafael, Uma duvida que tenho, não consegui achar nos comentários e se estiver por aqui, acabei pulando sem querer, mas, pelo que entendi eu consigo ficar até 6 meses no país sem visto correto? e no caso de eu receber uma carta convite por uma empresa, há alguma diferença?
Dei uma pesquisada rápida vi que tem algumas exceções sobre a parte de trabalhar no país.
E outra questão, tem a necessidade de eu levar essa carta convite ao consulado antes da viagem, ou seria apenas pegar ela e as passagens e ir?
Obrigado e aguardo reposta!
Rafael Leick
Oi, Matheus. Tudo bem? Como mencionei no post, hoje, o tempo de permanência para brasileiros no Reino Unido é de 6 meses sem necessidade de visto. Deixei um link também para validar sempre se isso continua válido.
Esse é um visto de turista, não de trabalho. Para trabalho, os processos são diferentes, aconselho a consultar nos órgãos oficiais, nesse caso, ok?
Sobre a carta, não há necessidade de apresentar antes, ela é para a imigração mesmo. 😉
Tatiane
Oi sabe me dizer se a Carta convite pra ficar 6 meses na Inglaterra é válido só uma vez?depois que eu quiser visitar minha irmã meu cunhado é minha sobrinha aí eu não vou poder ficar na casa deles de novo?
Rafael Leick
Oi, Tatiane. Entendo que a carta serve para cada vez que for entrar no Reino Unido. Mas confirme no consulado e na embaixada para não ter problema, ok?
Marilia
Olá Rafael, vou em Outubro de 2023 com minha mãe para Paris, depois Londres, faremos a travessia de trem. Eu já tenho 40 anos e nunca trabalhei, estou com muito medo de ser barrada. Já temos passagens, hotel, dinheiro e ingressos
Rafael Leick
Oi, Marília, tudo bem?
O mais importante é você demonstrar seus vínculos com o Brasil, para mostrar que seu plano é voltar e não ficar por lá.
Boa sorte!
Marilia
Olá, estou com viagem fechada para outubro e vou com minha mãe. Eu não trabalho, e já vi vários vídeos dizendo que serei barrada. Estou morrendo de medo.
Amélia
Oii, provavelmente eu vá visitar a Inglaterra em breve e vou ficar hospedada na casa do namorado, não sei se ele deve colocar na carta se é namorado ou amigo. Tenho medo de ter que colocar que é amigo e em algum momento alguém perceber que não é apenas amizade que temos kkkk bom, estou com receio e também não sei se a quantidade de dinheiro necessária para mostrar, se deve ser um valor “a vista” (o dinheiro completo pra viagem programada) ou se um comprovante de renda seja o suficiente, pois pretendo passar mais de um mês lá, então haja dinheiro pra juntar pra o pacote “a vista” kkkkk
Rafael Leick
Oi, Amélia. Valeu por comentar.
Eu acho que o importante é ser honesta, para não se complicar. Só tenha em mente que o principal é provar que você deve voltar, que não quer ficar lá ilegalmente. Sobre o dinheiro, imagino que hoje você possa provar tranquilamente com extratos, se pedirem. Esse post foi escrito há muitos anos e as maneiras de se usar dinheiro viajando também mudaram, né? Se você tem como comprovar que tem dinheiro para ficar o tempo que vai ficar, tá ótimo.