4 de outubro de 2015

Pra conhecer Curitiba, 5º Curitiblogando reuniu 25 blogs de viagem

Pois é. Mais uma vez, Curitiba. Mais uma vez, Curitiblogando. E mais uma vez sucesso, amor e diversão. Pra quem chegou agora, esse é um evento organizado pela rede de blogueiros da cidade e que traz blogueiros de várias partes do Brasil (e algumas vezes do exterior) pra conhecer Curitiba e escrever sobre ela.

Eu sou um apaixonado pela cidade e essa foi minha 4ª vez por lá, numa edição bem recheada… de blogueiros (foram 25 blogs) e de programação. Entre 4 e 7 de setembro, tivemos dias intensos. Se liga no que rolou e quem tava por lá!

Pra conhecer Curitiba, o Curitiblogando levou blogs de viagem para vários pontos turísticos, como Parque Tanguá

Pra conhecer Curitiba, o Curitiblogando levou blogs de viagem para vários pontos turísticos, como Parque Tanguá

 

1º dia | Sexta

PRÉVIA: SOPA DE BRIGADEIRO
Antes da abertura oficial do evento, a Ledinara levou quem já estava por lá pra tomar uma sopa de brigadeiro no O Famoso Brigadeiro e, cara, tava incrível. Eu fiquei maluco com aquilo. E repeti, claro!
ABERTURA
Nos encontramos na BierHoff Estação, que fica no Shopping Estação (uma antiga estação de trem que foi transformada em centro de compras e abriga um museu ferroviário também). Lá rolou a recepção da galera, comidas, bebidas, confraternização, kit de boas vindas bem caprichado e a promessa de um final de semana inesquecível.

 

 

2º dia | Sábado

CERVEJARIA BIERHOFF
Em van fretada pela Serra Verde Express, nos encontramos na Pça Tiradentes e fomos pro Boqueirão pra conhecer o processo de fabricação dos produtos da BierHoff, além de provar os grãos que compõe as receitas e experimentar em 1ª mão a Preto Véio, feita em lote limitado em parceria com a Karavelle (SP). É uma Imperial Stout com 11,7% de teor alcoólico, uma cerveja escura com validade de 10 anos. Foi lançada dia 19/9.
ALMOÇO NO LARGO DA ORDEM | ORIENTE ÁRABE
No almoço, cada um foi comer um tipo de comida ali no Largo da Ordem, parte da organização do Centro Histórico de Curitiba. Os blogueiros se dividiram entre o Bar do Alemão, Jeito Mineiro, Farnel e eu fui pro Oriente Árabe, junto com outros blogueiros. Uma refeição bem gostosa com entrada, prato principal e sobremesa. O Marcos Coqs (Viajão) também foi encontrar com a gente no final da comilança pra participar da atividade seguinte, que foi…
FREE WALKING TOUR CENTRO HISTÓRICO
Depois do almoço, a Carol Moreno levou a gente pra queimar as calorias e conhecer, a pé, o Centro Histórico de Curitiba, com todas aquelas informações históricas e o humor invejável da Carol, um daqueles presentes do mundo blogueiro, sabe? 💖 Muito amor! E o tour foi bem legal. Eu conhecia uma parte da cidade, mas dessa vez foi muito mais completo, sem comparação. E o tour ainda teve participação do Curitibacool.
PÔR DO SOL NO PARQUE TANGUÁ
Pra finalizar o dia, não dava pra ser melhor. Um pôr do sol incrível e de tirar o fôlego lá no Parque Tanguá, onde aproveitamos pra tirar a já tradicional foto do pulo coletivo, que dessa vez teve o sol deixando ainda mais linda! A ideia era passar também pela Ópera de Arame, mas não deu tempo porque ela teria atividade à noite, então estava fechada, só conseguimos ver de fora. Ainda bem que já tinha conhecido antes.
NOITADA NO SOUL ROCK PUB
Tínhamos entrada e um chope no Soul Rock Pub, que foi uma surpresa bem boa. Tinha uma DJ e depois entraram 3 vozes impressionantes cantando sucessos de soul e rock. Mandaram MUITO bem. As 2 moças me deixaram de queixo caído! Depois quase todo mundo se deslocou pro “porão”, com cara de caverna roots e chique onde a DJ arrasou na cantoria em clássicos do rock. Eu e uns amigos ficamos até o final; o Dudu capotou na balada. 😛

 

 

3º dia | Domingo

KURITBIKE
Esse foi um dos passeios mais legais do evento: conhecer a arte urbana de Curitiba de bike com a empresa Kuritbike. E pra mim foi tão importante porque… não sei andar de bicicleta. Sim, me julguem. O passeio todo, todo mundo ficou na esperança de eu cair. Pois bem. Eu caí? Isso é um segredo que não vou revelar, mas adianto que fui um sucesso. 😉 Foram mais de 200 grafites num passeio pela cidade.
FEIRINHA LARGO DA ORDEM
Quem não foi pra bike, teve a manhã livre pra se jogar na Feirinha do Largo da Ordem. O almoço estava programado pra ser por ali. Quem foi pra bike, atrasou, então perdemos. Comi no McDonald’s perto do Hotel Blumenau, onde fiquei hospedado (a galera se dividiu entre Knock Knock, Motter Home, Curitiba Hostel, San Juan Johnscher e San Juan Royal). Troquei de camiseta e corri pra próxima atividade. Cheguei em cima da hora.
CURITIDOCE
A melhor parte é que essa era uma atividade de comer. E melhor que isso! Era pra comer doce, muito doce. O nome do pecado é Tour Curitidoce. Já estava namorando esse tour por um tempo por conta da Ledinara pelo Instagram. É um passeio por várias docerias da cidade com explicações e, claro, degustações. Como sou chocólatra assumido, nem preciso falar que pirei na batatinha, né? Aliás, pirei no chocolate. Leia mais sobre o tour.
VEGANIC | PIQUENIQUE VEGANO
Nem todo mundo participou do Curitidoce, então o restante da galera foi pra um piquenique vegano organizado pela Mari no Jardim Botânico. Não posso dar muitos detalhes além de “porque tinha que ser no mesmo horário do Curitidoce?? Eu queria!!”. O pessoal elogiou bastante, então devia estar muito bom. Mari, ficou me devendo essa. (foto: Anna Martinelli/Finestrino)
HAPPY HOUR COM PALESTRAS
Foi um happy hour com parceiros do Curitiblogando. A RentCars explicou como funciona o programa de afiliados (faça seu aluguel de carro aqui pra me ajudar). A NZN compartilhou experiências na Internet; o pessoal e animais da ONG Tomba Latas agradeceram as doações e a dupla da Prefeitura (Prefs) falou do case internacional que virou a gestão de redes sociais de uma entidade pública governamental. Foi muito legal!

 

 

4º dia | Segunda

PASSEIO DE TREM PRA MORRETES
No feriadão, a galera acordou cedo e foi pra Estação Rodoferroviária, de onde parte o trem da Serra Verde Express pra Morretes. Esse trajeto é incrível! Fiz ele em 2013/2014. Pela janela, passa a Serra do Mar e uns cânions de babar! E a guia é ótima! 😉 Leia sobre o passeio. Dessa vez, apesar de toda diversão, um trem descarrilou na frente do nosso (estávamos quase lá) 🙁 e tivemos que voltar, mas isso nos deu a oportunidade de conhecer mais um lugar.
MUSEU OSCAR NIEMEYER (MUSEU DO OLHO) E PARCÃO
Eu já conhecia o MON (Museu Oscar Niemeyer) e o Parcão, que é um parque onde a galera leva a cachorrada pra fazer a festa e brincar um montão. Chegando lá, ficamos jogados na grama, como estávamos merecendo fazer, falamos um pouco de besteira e confraternizamos. De lá, seguimos a pé pro último happy hour.
HAPPY HOUR ENCERRAMENTO NO HOP’N ROLL
Pra fechar o evento, nada melhor que um happy hour pra comemorar as horas felizes. Fomos pro bar Hop’n Roll e experimentarmos algumas cervejas artesanais, falamos muito de nudes 😀 e é isso. Foi ótimo! (foto: Jr Caimi/Tip Trip)
EXECUTIVO AEROPORTO E AEROSLEEP
Passei no hotel pra pegar as malas junto com o Rafa Kosoniscs, pegamos um táxi pra Rodoferroviária, porque o Rafa ia de busão. Dali, eu peguei o Ônibus Executivo Aeroporto que custa R$ 13. Mas eu dei sorte, porque na real, naquele horário não tinha mais ônibus pra lá, porque era feriado e o último saía às 22h23. Então fique ligado nos horários. O motorista levou eu e mais outros 2 mochileiros que estavam na estação, porque teria que ir praquele lado mesmo. Valeu, motô! Chegando no aeroporto, acalmei, porque teria mais tempo. Muito mais tempo. Meu voo sairia só às 7h da matina! Como eu iria direto pro trabalho, em vez de dormir nos bancos vazios do aeroporto, que eram desconfortáveis, optei dormir num “hotel” que tem dentro do próprio aeroporto, no piso superior, chamado Aerosleep. Achei que era tipo umas cabines, mas o lance é um hotel mesmo. Com um quartinho minúsculo, mas que tem tomada, mesinha, e até toalha, shampoo e sabonete pra um banho no banheiro (que fica fora do quarto). E foi o que fiz. Dormi umas poucas horas, acordei (eles ligam pro quarto pra te acordar), tomei banho e fui lindo pro embarque.

 

Quem mais participou do V Curitiblogando?

 

E esse foi o 5º Curitiblogando! 😉

 

🛎️Busque hotel em Curitiba

 

Blogs da Rede Curitiba: Férias NowFinestrino, Juju no Mundo, Mochilão Trips, Tip Trip Viagens e Um ViajanteBlogs convidados: Apure Guria, Contos da Mochila, Dudu Afora, Melhores Destinos, Nós no Mundo, Seu Mochilão, Sthe On The Road, Tá Indo Pra Onde?, Territórios, Trip Feeling, Trippolis, Viagem de Fuga, Viagem Primata, Viajadora, Viajando Sem Medo, Viajante Solo, Viajapedia e Viaja Bi!.

 

[Post originalmente publicado em 4/10/2015 no Viagem Primata (antigo The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 4/11/2020]

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

7 Comentários

  • Juju
    2015-10-04 19:59

    Adoreiiiiii … e deu uma saudade eheheheheheh 😛

    • Rafael Leick
      2015-10-05 01:06

      Pois é, Juju. Deu saudade mesmo. Curitiblogando faz isso com as pessoas hahaha

  • Fernanda Scafi
    2015-10-04 23:03

    O post ficou lindão!!!! Parabéns! Mas que foto é essa minha que não reconheci? rs

    • Rafael Leick
      2015-10-05 01:07

      Valeu, Fe! 😉
      Se não me engano a sua foto foi antes do passeio de trem, na plataforma. 😉

  • Patricia
    2015-11-17 16:25

    Rafa adorei a forma como você montou o post! Só não gostei da minha foto kkkkkkkkk

    • Rafael Leick
      2015-11-20 15:55

      Ah, para com isso, tá lindona!
      Mas eu pedi pra me mandarem as fotos antes do post, hein! hahaha
      Valeu queridona, bjks

  • […] mais medo de andar na cidade do que qualquer outra coisa. Poxa, já pedalei em Curitiba durante o Curitiblogando e em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, na minha última visita. Não posso ser […]

Comentar