6 de outubro de 2014

Feirinha do Largo da Ordem: programa de domingo em Curitiba

Domingo em Curitiba é dia da Feirinha do Largo da Ordem. E, apesar de todo mundo ter acordado mais tarde por conta do Pub Crawl da noite anterior, 12h já estava todo mundo reunido na “Fonte do Cavalo Babão” pra explorar a cidade.

Vista geral da Igreja do Rosário e da Feirinha do Largo da Ordem

Vista geral da Igreja do Rosário e da Feirinha do Largo da Ordem

 

Dando um trato na Walentina

Quer dizer, quase todo mundo chegou essa hora. Eu e os meninos do InTrip, Fábio e Betão, chegamos um pouco atrasados porque estávamos dando um trato na Walentina. Calma, nada disso que sua mente poluída pensou. Walentina é uma Kombi preparada pra cair no mundo, que viajou 13 meses pela América do Sul com um casal de portugueses (no projeto Dar a Volta), que querem levá-la pra morar na Europa. Mas antes, o Fábio e o Betão fizeram uma viagem de despedida da Walentina pelo Sul do Brasil pra ela ir se acostumando com o clima europeu (no projeto #DeCarona) e essa trip teve Curitiba como primeira parada pros três participarem do Curitiblogando. o/

E foi assim que eu e ela nos conhecemos. 💖

Adesivando a Walentina junto com o Fabio Lima – Foto: Eriberto Jr/InTrip

Adesivando a Walentina junto com o Fabio Lima – Foto: Eriberto Jr/InTrip

Antes de ir pra feirinha no último dia do evento, eu ajudei a Walentina a se vestir. Seus pais adotivos são dois marmanjos (héteros) que são pais de primeira viagem (literalmente, nesse caso). Eis a vantagem de ser gay. A gente tem o tato, sabe? 😛

Brincadeiras à parte, ajudei os meninos a adesivar o projeto na lataria da Walentina. Demorou um pouco mais do que esperávamos, mas usei toda minha experiência adquirida durante aaaaanos (#sqn) na tarefa.

Aliás, essa para por Curitiba da Walentina virou o segundo episódio da websérie De Carona com Walentina, confira aqui.

 

Feirinha do Largo da Ordem é o programa de domingo, em Curitiba

Depois disso, liberados pra curtir o fim da Feirinha, fomos andando do hostel, era bem pertinho. Na hora que chegamos lá, ja mandei mensagem pro pessoal avisando que tinha chegado, mas passava por barraca atrás de barraca e nunca chegar na padaria que eles falaram. A Feirinha é gigante!!!

Pelo que eu me lembrava, ela ocupava uma parte específica do Largo da Ordem, na Praça Garibaldi, perto de pontos que visitei em 2011, como o Memorial de Curitiba e a Praça Tiradentes, o marco zero da cidade, mas ela cresceu. Bastante. Eu não andei nela toda, pois hoje ocupa várias quadras.

Ainda assim, o mais tradicional fica mesmo ali perto do Relógio das Flores e da Fonte do Cavalo Babão, como é popularmente conhecida a fonte que tem uma cabeça grande de um cavalo dividida ao meio e com água saindo pela boca. Adoro as sacadas curitibanas! Cavalo babão (voltei pra SP no ônibus rindo sozinho pensando nisso). 😛

Lá, eu comi mais uma vez o pierogi. Dessa vez comi o Pierogi do Tadeu. Soa pornográfico, mas o Tadeu tem um pierogi gostoso, gente! Você já sabe o que é pierogi, né? Contei nesse post aqui. E o do Tadeu é super tradicional na cidade. Até a Ana Maria Braga já comeu o pierogi do Tadeu. Todo mundo come! Eike delícia. Eike loucura.

Mas fora o pierogi, a Feirinha do Largo da Ordem tem outras delícias pra malhar o “pânceps”. E pode abusar, porque depois é só você andar bastante pela feirinha olhando todo tipo de artesanato que você malha as pernas também! 🙂

 

FEIRINHA DO LARGO DA ORDEM

Todo domingo, das 9h às 14h
Praça Garibaldi, Curitiba, Paraná

COMO CHEGAR:
Como fica bem no centro da cidade, você pode chegar à Feirinha do Largo da Ordem de transporte público. No site da Rede Integrada de Transporte de Curitiba você pode montar seu itinerário pra chegar lá [atualização 2020: essa função foi substituída pelo Google Maps]. Se preferir, trace a rota de onde estiver no Google Maps. E, assim como grandes cidades da Europa, Curitiba tem uma Linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Mas o domingão tava só começando! Ainda tínhamos um roteiro dos parques pra cumprir (que dificuldade, né?), e um happy hour de encerramento. Dali mesmo, pegamos uma van e partimos para o Parque Tanguá, onde fizemos nossa foto oficial do pulo.
o/
|
//

Continue acompanhando a cobertura do 3º Curitiblogando aqui e nos outros blogs participantes.

 

🛎️Busque hostel em Curitiba

 

Assinatura 3º Curitiblogando

Blogs da Rede Curitiba: Carpe DiemFérias de MochilaFérias NowFinestrinoPra Ver no MundoTip Trip ViagensTravel Monster e Um ViajanteBlogs convidados: Aprendiz de ViajanteCoisas de DivaDicas Roteiros ViagemGuia Mundo AforaHistórias da DiIntripMy Destination AnywhereQueimando AsfaltoQuero Viajar Mais e Viaja Bi!.

 

[Post originalmente publicado em 6/10/2014 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrados por seu autor para o Viaja Bi! em 4/11/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

2 Comentários

  • Eriberto Almeida Jr
    2014-11-16 23:50

    Ficou muito bacana Rafael, foi muito legal conhecer vocês, curtir e conhecer um pouco de Curitiba. Há e obrigado pelo adesivo na Walentina!

    • Rafael Leick
      2014-12-03 00:35

      Betão, eu só vi agora seu comentário! 😉
      Também curti conhecer você e a Walentina e rever o Fábio!
      Foi ótimo participar um tiquinho dessa história. Abs

Comentar