12 de outubro de 2014

Primeira impressão de Toronto, no Canadá, pela minha irmã

Decidir fazer um intercâmbio para estudar inglês parece decisão fácil, mas a gente só se dá conta das grandes mudanças e desafios quando a coisa começa a acontecer. Foi assim comigo, quando parti para uma temporada de 9 meses em Londres em 2009 e com minha irmã no Canadá. Por isso, pedi pra ela contar aqui sua primeira impressão de Toronto.

Para mim, o blog foi um apoio e tanto, além de servir como mecanismo pra conversar com a família e os amigos numa época onde Facebook não era assim tão popular.

E o mesmo aconteceu no começo de agosto com a minha irmã, Nathalia, que cortou e doou o cabelão e partiu para o Canadá para estudar inglês em Toronto por 3 meses.

Tudo foi muito lindo até chegar lá e começar a se deparar com as dificuldades iniciais, principalmente com relação ao idioma, que quando ouvido em um país que o tem como oficial soa estranho, rápido e às vezes incompreensível para quem não está com um nível intermediário de inglês (e às vezes até pra quem está).

Coisas básicas como contratar um plano telefônico podem ser desesperadoras se você não entende o que está comprando.

Cabelo cortado e pronta pra encarar a nova vida, antes de ter sua primeira impressão de Toronto - Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Cabelo cortado e pronta pra encarar a nova vida, antes de ter sua primeira impressão de Toronto – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

E minha irmã também se deparou com essa barreira inicial, mas depois de se ambientar um pouco com a língua, com a cultura e com o ambiente, ela me mandou uma lista com suas primeiras impressões do Canadá e dicas de Toronto.

Ela vai pintar aqui daqui pra frente pra contar um pouco dessa aventura que ela está vivendo lá na América do Norte. Ela já deu as caras por aqui quando foi me visitar em Londres, conhecendo os pontos turísticos, como Portobello e o Movieum, mas agora o que ela vai compartilhar é a experiência totalmente dela, contando sua primeira impressão de Toronto. 😉

 

Primeira impressão de Toronto e do Canadá, por Nathalia Leick

– As pessoas não são tão educadas no ônibus ou no metrô. Se você estiver na frente da pessoa, ela não sabe pedir licença. Talvez, depois ela peça desculpa.

– A cidade não é tão limpa assim. As pessoas jogam bastante coisa na chão, mas a diferença é que sempre tem alguém limpando.

Primeira impressão de Toronto: até as ruas chamam a atenção - Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: até as ruas chamam a atenção – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

– Se você vier logo no começo do mês, até dia 4, você consegue fazer a carteirinha de estudante e ganha desconto em alguns lugares, como no transporte público. Nesse caso o desconto de é de CAD 26 (dólares canadenses).

– É super fácil se localizar na cidade, com fácil acesso. Mas o centro fica meio longe da primeira casa de família que eu fiquei.

– Normalmente, se as pessoas percebem que você está perdido, elas vêm perguntar se você precisa de ajuda…

Primeira impressão de Toronto: não é tão comum ver esquilos no Brasil, já por lá... - Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: não é tão comum ver esquilos no Brasil, já por lá… – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

– Aqui tem muito, mas muitos brasileiros mesmos. Então se afaste deles pra treinar o inglês!

– As paisagens daqui são maravilhosas, fantásticas.

– Fui numa doceria que me falaram que tinha a melhor torta de maçã da cidade, mas quando cheguei lá tinha acabado. Mas já aproveitei para comer esse outro doce, que não sei o nome mas estava uma delicia.

Primeira impressão de Toronto: vivendo sozinha e fazendo cada uma das suas escolhas em um mundo novo - Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: vivendo sozinha e fazendo cada uma das suas escolhas em um mundo novo – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: anotando todas as diferenças que encontrava - Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: anotando todas as diferenças que encontrava – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: o formato das casas é diferente do Brasil - Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

Primeira impressão de Toronto: o formato das casas é diferente do Brasil – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

– Caminhando, fui conhecer a região da doceria, que tinha umas casas diferentes.

– O semáforo é diferente aqui. Você aperta o botão e tem que esperar aparecer a figura de um homem andando. E aqui eles respeitam demais a faixa de pedestre.

Primeira impressão de Toronto: até o semáforo é novidade – Foto: Nathalia Leick / Viaja Bi!

– Não fique com a ilusão de aqui é tudo mais barato, pois nem tudo é. A cada semana os lugares trocam as promoções. Se ficar atento, consegue comprar coisas bem baratas, como shampoo de marca, maquiagem.

– Algumas “coisas de mulher” não valem a pena serem compradas aqui: acetona, esmalte, absorvente (é mega caro).

SOBRE A AUTORA CONVIDADA
Nathalia LeickNathalia Leick
Mais conhecida como minha irmã, fez intercâmbio no Canadá em 2014, vivendo durante três meses em Toronto. Aproveitou o Halloween e ficou hospedada numa casa de família de um casal gay por quem criou laços de amizade. Formada em Turismo pela USJT/SP, trabalhou em operadora de turismo e em organização de grandes eventos como shows e jogos de futebol. Acompanhe no Instagram.

 

 

Curtiu essa primeira impressão de Toronto?

Vou tentar convencer a ter mais da Nati no Canadá por aqui! Ela foi acampar pela primeira vez numa cidadezinha perto de Toronto, mas isso fica pra um próximo post, se eu a convencer…

Continue acompanhando. 😉

E já que estamos falando de Toronto, se você planeja visitar a cidade em 2015, talvez valha a pena programar a viagem entre 10 e 26 de julho pra poder acompanhar os Jogos Pan-Americanos ou entre 7 e 15 de agosto para acompanhar os Jogos Parapan-Americanos.

Reserve hotel em Toronto, no Canadá

 

[Post originalmente publicado em 12/10/2014 no Viagem Primata (antigamente chamado The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 17/10/2018]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar