2 de maio de 2019

GOL anuncia voos pra Lima com Boeing 737 Max, proibido de voar

A GOL Linhas Aéreas anunciou hoje novos voos pra Lima, capital do Peru, saindo de São Paulo. O que chamou minha atenção foi a aeronave destinada à rota: o Boeing 737 Max 8. Sim, justamente o modelo que está proibido de voar no Brasil e em várias partes do mundo por conta da queda dos aviões da Lion Air em outubro do ano passado e da Ethiopian Airlines em março.

Boeing 737 Max 8, da GOL, avião proibido de voar fará rota entre SP e Lima - Foto: Divulgação

Boeing 737 Max 8, da GOL, avião proibido de voar fará rota entre SP e Lima – Foto: Divulgação

A Boeing está trabalhando para corrigir os problemas que causaram o acidente. A expectativa da GOL é que o modelo esteja novamente em circulação até junho. Como a rota só será lançada em dezembro, se isso acontecer, tá tudo certo. Mas, até segunda ordem, os modelos estão proibidos de circular no país por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), então causa estranheza.

 

Novos voos pra Lima, no Peru

Bairro Barranco, em Lima, poderá ser conhecido com os voos da GOL com o Boeing 737 Max 8

Bairro Barranco, em Lima, poderá ser conhecido com os voos da GOL com o Boeing 737 Max 8

A rota entre São Paulo e Lima está programado para começar no dia 12 de dezembro de 2019. Os voos serão diários, saindo do aeroporto de Guarulhos com destino à capital peruana. Esse será o 15º destino internacional da GOL, como parte da expansão de suas operações.

O voo noturno terá duração média de 5h20, saindo de GRU às 20h55 e chegando em Lima às 0h15, no horário local. O voo de volta sai de Lima às 1h25 da manhã, pousando em terras paulistas às 8h25 da manhã. Os horários são sujeitos a aprovação.

Celso Ferrer, vice-presidente de operações da GOL aposta no Peru: “Estamos muito orgulhosos com a inclusão de Lima em nossa malha aérea e continuamos focados no crescimento do nosso mercado internacional. O Peru é um destino estratégico para a companhia, além de ser um dos mais importantes centros turísticos América do Sul”.

Os bilhetes para esses voos estarão disponíveis para compra a partir do dia 15 de maio em todos os canais da companhia. Nos voos internacionais, a GOL oferece serviço de bordo completo com refeições e bebidas gratuitas e entretenimento de bordo incluindo TV ao vivo. As aeronaves são equipadas com WiFi e contarão com a classe Premium Economy.

 

A questão do Boeing 737 Max 8

Boeing 737 Max 8, da GOL, avião proibido de voar fará rota entre SP e Lima - Foto: Divulgação

Boeing 737 Max 8, da GOL, avião proibido de voar fará rota entre SP e Lima – Foto: Divulgação

É importante ressaltar que a responsabilidade nessa questão do Boeing 737 Max 8 é da própria Boeing, e não da GOL ou de qualquer outra companhia aérea. Eu, particularmente, gosto de voar com a GOL e tenho certeza que a rota não sofre qualquer risco de ser cancelada ou algo do tipo.

O que causou estranheza foi somente o anúncio do uso dessa aeronave especificamente, sendo que ela ainda está proibida de voar e a data de retorno às operações ainda é somente especulação, já que isso depende da Boeing resolver o problema e da Anac liberar novamente o uso.

Aqui no Brasil, a GOL acabou sofrendo o impacto das notícias das quedas dos dois voos e da proibição do modelo por ser a única companhia brasileira a ter a aeronave da Boeing em sua frota, em algumas das suas maiores rotas. Todas as aeronaves da GOL são da Boeing, inclusive. Em março, soltou nota à imprensa:

“A GOL Linhas Aéreas Inteligentes informa que desde o início das operações com o avião Boeing 737 Max 8, em junho de 2018, já realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência. Atualmente a frota da companhia é composta por 121 aeronaves Boeing, das quais sete modelos 737 Max 8.

Sendo Segurança o valor número um da GOL, que direciona absolutamente todas as iniciativas da empresa, a companhia informa que por liberalidade, a partir das 20:00 horas de hoje, suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves 737 Max 8.

A GOL reitera a confiança na segurança de suas operações e na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia em 2001, e esclarece que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares da companhia no menor espaço de tempo possível.”

A companhia ainda não informou qual será a aeronave utilizada no caso de o 737 Max ainda estar proibido quando a rota for lançada.

A GOL não se posicionou até o momento da publicação dessa notícia. Caso receba resposta deles, atualizo.

Atualização em 3/5/19: A assessoria da companhia aérea me respondeu hoje o questionamento dizendo que, se até a data do voo, o Boeing 737 Max 8 ainda não estiver operando, a GOL vai fazer a rota com o 737 NG.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar