29 de julho de 2014

Lagunas Altiplânicas, o passeio mais bonito do Atacama

Já teve a experiência de olhar para uma paisagem e pensar em se beliscar pra ver se é de verdade ou só uma pintura? Ou talvez um cenário pintado numa lona gigante que colocaram ali só pra parecer bonito? Essa é a sensação quando você visita as Lagunas Altiplânicas, no Deserto do Atacama, Chile. A atração natural consiste em duas lagunas, Miscanti e Miñiques, formadas a partir do derretimento de neve do vulcão Miscanti e do Cerro Miñiques (morro).

Caminho entre a Laguna Miñiques e a Laguna Miscanti, no Deserto do Atacama, no Chile

Caminho entre a Laguna Miñiques e a Laguna Miscanti, no Deserto do Atacama, no Chile

 

Lagunas Altiplânicas, no Deserto do Atacama

A mais de 4.000m de altitude, tive que caminhar com calma e respirando mais fundo para compensar a leve tontura, falta de ar e dor de cabeça que a altitude causa aos mais sensíveis (varia de pessoa pra pessoa, pode ser que você não sinta nada). Mas as paisagens compensaram qualquer desconforto. Sem dúvida nenhuma, as Lagunas Altiplânicas do Atacama figuram entre os lugares mais lindos que já visitei.

A van passa rapidamente pela Laguna Miscanti pra algumas poucas fotos e segue para a Laguna Miñiques, onde paramos para mais fotos e um café-da-manhã à beira da laguna. A Ayllu Expediciones mandou muito bem nos lugares escolhidos pro café-da-manhã e no rango propriamente dito, oferecendo ovos mexidos, iogurte, pão, frios, geléia, leite, suco, chá, café… Enfim, deu pra se alimentar bem.

Café-da-manhã em frente à Laguna Miñiques

Café-da-manhã em frente à Laguna Miñiques

Vicunha na beira da Laguna Miscanti, com o Vulcão Miscanti ao fundo

Vicunha na beira da Laguna Miscanti, com o Vulcão Miscanti ao fundo

Enquanto eles desmontavam a mesa, nós pudemos voltar para a Laguna Miñiques caminhando e curtindo a paisagem. Como já falei, as lagunas ficam bem altas em relação ao nível do mar, então não faça essa caminhada correndo ou rápido demais, você pode sentir tontura por conta disso como aconteceu comigo em outros passeios.

Me torno até repetitivo, mas parece que você está caminhando numa pintura quando anda por essa paisagem! E ainda vi vicunhas (parentes das lhamas) bem de pertinho! Aliás, pra um deserto, vi uma fauna bem diversa, que vai das vicunhas às raposas, passando por avestruzes. Sim, avestruzes! Vi uma família da ave gigante quando estávamos a caminho das Lagunas.

A paisagem também é diversa dependendo do período do ano que você vai. Nesse post do blog Rotas Capixabas, você pode ver essa paisagem todinha coberta de neve (coisa linda também) e no blog Viajar Pelo Mundo a paisagem de meia estação também está diferente do que quando eu fui, e eles ainda conheceram outras lagunas além dessas duas. Vale o clique!

Laguna Miscanti

Laguna Miscanti

Dali, seguimos para ver os flamingos no Salar do Atacama, que foi um passeio surpreendente pra fechar a primeira parte do dia. A maioria das agências, passa primeiro pelo povoado de Socaire, depois vai pro Salar e só depois vai pras Lagunas. A Ayllu Expediciones, nossa agência, fez o roteiro Socaire-Lagunas-Salar com a gente, e achei ótimo.

As Lagunas Altiplânicas do Deserto do Atacama acabaram por ser meu passeio preferido na região por conta da beleza inacreditável do lugar. Quando você voltar do Atacama, venha me contar se você concorda ou tem um outro passeio como preferido, ok?

🏨 Reserve hospedagem em San Pedro de Atacama 🏨

Detalhe da Laguna Miñiques

Detalhe da Laguna Miñiques

A Rica-Rica é uma planta tradicional do Deserto do Atacama, bem perfumada e também usada para fazer sucos e sorvetes

A Rica-Rica é uma planta tradicional do Deserto do Atacama, bem perfumada e também usada para fazer sucos e sorvetes

 

🇨🇱 Veja o passeio combinado das Lagunas Altiplânicas com Piedras Rojas 🇨🇱

 

FOTOS 📷

 

AYLLU EXPEDICIONES

San Pedro de Atacama
Calle Toconao, 479
(ver mapa)

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS DO ATACAMA

Destaques: Beleza natural
O que levar: Protetor solar, chapéu, câmera, água, óculos de sol, agasalho por garantia
Banheiro: Sim, incluso
Como chegar: Carro/van com tour saindo de San Pedro de Atacama, moto, carro alugado
Fauna: Vicunhas, raposas e avestruzes
Moeda do Chile: CLP Peso Chileno | R$ 4 = ± CLP 1.000 (compre seus pesos aqui)
Duração: Manhã e começo da tarde
Pacote: Lagunas Altiplânicas + Salar de Atacama (Laguna Chaxa) + Povoado Toconao + Povoado Socaire
Quanto custa: CLP 40.000 (± R$160) Tour com agência Ayllu Expediciones, transporte e comida (valores jul/14)

🛑 Faça um comparativo de Seguro Viagem 🛑

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”3″ ideal_para_lbl=”América do Sul” theme=”card-large” show_logo=”false”/]

 

Confira o guia completo do Deserto do Atacama.

 


Esse passeio fez parte do projeto Mundo Aberto, que ocorreu entre 1 e 15 de abril de 2014, junto com o Robson Franzoi (blog Um Viajante). O passeio foi oferecido com desconto pela Ayllu Hostel Restaurante Expedições, ciente de que a opinião expressa nos blogs envolvidos no projeto seria imparcial. As entradas nas atrações correram por conta dos blogueiros.

 

Tem alguma outra dica sobre esse passeio? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!

 

[Post originalmente publicado em 29/7/2014 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 3/2/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

5 Comentários

Comentar