Museu Ferroviário e Praça Santos Andrade, em Curitiba
Saímos do Jardim Botânico e fomos caminhando até nossa próxima parada, o Museu Ferroviário, que fica dentro do Shopping Estação e, posteriormente, a Praça Santos Andrade. No caminho, algumas peculiaridades de Curitiba.
Museu Ferroviário e Praça Santos Andrade, em Curitiba
Passamos para conhecer o Mercado Municipal e o Mercado Orgânico, que deve ser muito mais proveitoso para quem mora na cidade. Ou eu que sou chato demais e não me empolguei muito com o lugar. Mas comprei um sorvete ‘japa’ chamado Melona, conhecem? Mega bom e com sabor melão!
Caminhamos pela Avenida 7 de Setembro por uns 10 minutos e paramos para almoçar no Shopping Estação, que era a principal estação de trem antigamente e que hoje, além do shopping center, abriga o Museu Ferroviário. Para comer, recomendo o iogurte de maçã verde d’A Yogurteria, by the way!
Com o bucho cheio, fomos Praça Santos Andrade, onde fica a UFPR – Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra e estava acontecendo uma pequena feirinha. A UFPR é uma das universidades mais antigas do Brasil, e tem uma arquitetura bem clássica, com colunas e ornamentos, era conhecida por Universidade do Paraná e quando chegamos, apesar das férias, tinha uma placa informando que eles estavam em greve.
O Teatro Guaíra tem a fachada com arte em relevo feita em concreto, obra de Poty Lazarotto, que aparecerá outras vezes no relato dessa viagem. Ele era/é tipo “o cara” em Curitiba.
No próximo passo da jornada curitibana, a Praça Tiradentes, fique ligado!
[Post originalmente publicado em 8/9/2011 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 3/11/2020]
Comentar