1 de dezembro de 2018

Pousada A Rosa e o Rei, em São Francisco Xavier: pratique nadismo

Meus amores, acabei de chegar em casa de uma viagem curtinha de muita paz. Fui conhecer A Rosa e o Rei, pousada em São Francisco Xavier, no interior do estado de São Paulo, onde eu pratiquei o nadismo com intensidade. O nadismo é o lema da pousada.

Pousada em São Francisco Xavier: piscina externa

Pousada em São Francisco Xavier: piscina externa

Sabe o que é o nadismo? A arte de fazer nada. E pra quem, como eu, mora em São Paulo com uma rotina muito da louca, foi um presente e tanto. Voltei encantado, tanto que quis logo já contar pra vocês. Quem acompanhou o Stories do @viajabi esses dias viu ao vivo meu encanto com o lugar e pelo feedback que eu tive tanto nas fotos que postei quanto nas respostas aos Stories, não fui nem de longe o único (os Stories estão salvos nos destaques do perfil, veja lá).

 

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei

 

LOCALIZAÇÃO 📍

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei fica na Serra da Mantiqueira

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei fica na Serra da Mantiqueira

A pousada fica a cerca de 160km de SP e 10,5km do centro de São Francisco Xavier e o acesso é feito por uma estradinha de terra com muitas curvas. Eu cheguei até e enjoar, mas valeu cada uma delas. São Francisco Xavier fica a cerca de 2h30 de carro da capital paulista, já contando com o trânsito por aqui.

Ao chegar lá, fomos recebidos pela Cacá e pela Claudia, um casal de mulheres paulistanas que mora há muitos anos na cidade, donas do restaurante Villa K2, o mais chique e moderno do centrinho de SFX e assumiram a pousada há menos de 1 ano, já promovendo diversas mudanças por lá. Elas são as que mais divulgam e incentivam o nadismo. Já amei.

 

PRIMEIRA IMPRESSÃO: WOW 😲

Pousada em São Francisco Xavier: fogueira apagada

Pousada em São Francisco Xavier: fogueira apagada

A Rosa e o Rei é uma daquelas pousadas que, quando você entra, você solta internamente um “wow”! Na área comum principal, onde ficam a recepção, uma sala de estar e o restaurante, tem uma varandinha com vista maravilhosa pra Serra da Mantiqueira.

Ao baixar os olhos, você vê o caminho de pedras entre muito verde e com uma fogueira, que leva aos chalés da mata. Lá embaixo, uma trilha pequena leva a dois casebres de madeira com vista e sons da cachoeira. Lá aconteciam antigamente as massagens, mas como não tinha banheiro perto pra pessoa se recompor depois do tratamento, eles mudaram pro spa, lá pra cima. Já chego lá. E já conto dos quartos que ficam nessa parte aqui de baixo também, guentae.

Pousada em São Francisco Xavier: no restaurante tem um piano perto da escada que desce pra adega

Pousada em São Francisco Xavier: no restaurante tem um piano perto da escada que desce pra adega

Ainda na casa principal, num dos cantos, há um piano ao lado de uma escada. Descendo por ela, você chega em uma adega, com duas mesas. Uma área especial pra apreciadores de vinho. Essa sala fica ao lado de um “salão de jogos”, por assim dizer, que é onde fica a mesa de sinuca. Por falar em jogos, na recepção, eles têm jogos de tabuleiro e dominó, entre outros. Tem também uma máquina de café expresso.

No andar de cima, um salão vazio, com bolas e colchonetes para prática de pilates, yoga etc., um cantinho com sofás, uma estante cheia de livros e DVDs e um projetor e um telão, pra assistir o que você escolher entre as muitas opções. As janelas são de vidro de cima abaixo para manter a vista incrível que se tem de lá.

Pousada em São Francisco Xavier: Cenas amorosas permitidas na pousada A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: Cenas amorosas permitidas na pousada A Rosa e o Rei

Essa área principal fica, digamos, no meio da propriedade. Descendo, tem a antiga área de massagem e os chalés da mata. Pra cima, os chalés da montanha e a área que hoje recebe as massagens. É uma construção acessada por um caminho iluminado com lâmpadas baixas, seja na trilhinha de terra ou na parte asfaltada.

Lá em cima fica o spa, que oferece massagens, tratamentos, sauna seca e uma salinha pra descanso e apreciação da vista, que é maravilhosa. No segundo andar, à esquerda da escada, uma academia com paredes de vidro e vista da mata (deu até vontade de malhar, mas passou rápido, não sei porquê). 🤷 ¯\_(ツ)_/¯

Pousada em São Francisco Xavier: hidromassagem para até 6 pessoas no andar de cima do spa

Pousada em São Francisco Xavier: hidromassagem para até 6 pessoas no andar de cima do spa

Do lado direito, além dos banheiros, uma área de descanso com paredes e teto de vidro, com espreguiçadeiras para ver toda a Mantiqueira e uma hidromassagem, mores. Perfeito pra praticar o nadismo, né? 😍

Passando pela porta de vidro de trás, fica uma piscina externa incrível que tem um deck infinito, ou seja, não tem guarda-corpo. De lá se tem vista pra toda pousada e toda a serra. Coisa mais especial! Essa área também pode ser acessada por fora, não precisa passar pelo andar do spa ou por dentro da academia.

Pousada em São Francisco Xavier: modelete no deck infinito da piscina

Pousada em São Francisco Xavier: modelete no deck infinito da piscina

E antes que vocês me digam “Mas não tem guarda-corpo? E as crianças? Que perigo!”, já te adianto que a pousada em São Francisco Xavier só aceita hóspedes com mais de 15 anos. Não só pela paz que o lugar deve ter, sem barulho dos pequenos, quanto com os perigos que o terreno oferece pra crianças que os pais não olham atentamente.

Além dessa parte de cima, A Rosa e o Rei conta com uma trilha de dificuldade mista que leva às duas cachoeiras que dão nome à pousada. Imagina só as crianças sumindo nelas… Não dá! A primeira das cachoeiras se chama Rosa, em homenagem à esposa do antigo proprietário. A segunda, Rei, pela abreviação do nome do próprio.

Pousada em São Francisco Xavier: relaxando na cachoeira "o Rei" e vista da trilha

Pousada em São Francisco Xavier: relaxando na cachoeira “o Rei” e vista da trilha

Até esse ponto, as trilhas não são tão complicadas. A partir da cachoeira do Rei, ela fica um pouco mais difícil por conta de subidas mais íngremes e com uma cara um pouco mais selvagem. Então diria que a trilha é moderada. Seguindo ela toda, você volta ao ponto inicial, perto da recepção, que tem um laguinho artificial com carpas.

 

QUARTOS/CHALÉS 😴

Pousada em São Francisco Xavier: vista do ofurô no deck privativo dos chalés do Espaço da Mata

Pousada em São Francisco Xavier: vista do ofurô no deck privativo dos chalés do Espaço da Mata

São 5 chalés na parte de baixo, chamado Espaço da Mata, perto das antigas salas de massagem, que têm muita privacidade, a ponto de você poder ficar pelado com seu boy (ou com sua namorada) na varanda do quarto que ninguém vai ver.

Logo ao subir as escadinhas pro meu chalé, já soltei outro “wow”, dessa vez em voz alta. Na parte de fora, na varanda, em um cantinho coberto, um ofurô belíssimo onde cabem duas pessoas num encaixe bem gostoso, cercado de plantas e uma vela. Coisa mais fofa e deliciosa. Os sais de banho ficam no kit de amenities dentro do quarto, que conta com produtos L’Occitane e Natura. 😎

Pousada em São Francisco Xavier: curtindo o ofurô no deck privativo dos chalés do Espaço da Mata

Pousada em São Francisco Xavier: curtindo o ofurô no deck privativo dos chalés do Espaço da Mata

O quarto é relativamente simples, mas perfeito pra um momento a dois, íntimo e bem gostosinho. A cortina e o blackout que cobrem a porta de vidro só são necessários à noite, caso você goste de dormir na escuridão total. Porque, se for por privacidade, como falei, não precisa se preocupar.

A iluminação foi um ponto menos positivo. São vários focos de luz (abajures ao lado da cama, parede do fundo, espelho), mas todas são iluminações indiretas. Não seria uma questão se não fossem lâmpadas bem fracas. Claro que a intenção é ajudar no romantismo, mas eu achei o quarto um pouco escuro e isso me incomodou um pouco. Tanto que há, perto da porta, um abajur de chão com luz branca fortíssima. Mas achei que não combinou muito.

Pousada em São Francisco Xavier: cama do quarto do chalé da mata

Pousada em São Francisco Xavier: cama do quarto do chalé da mata

Como falei de iluminação ser ponto fraco, se você gosta de dormir no escuro total, coloque uma meia pra tampar o LED do aparelho da TV por assinatura porque o quarto fica tão escurinho que ele ali à noite na frente da cama parece um farol. Mas são realmente os únicos pontos negativos que tenho pra falar.

Embaixo da TV fica um aparador baixinho com os controles da Sky, da TV, do DVD player e do ar condicionado, que esfria e esquenta. Ele esquentar é uma salvação nos dias frios, que são os mais gostosos pra aproveitar a região. Num dos cantos, no piso em parquet, fica também um desumidificador, mas não foi necessário enquanto estive lá, então ficou desligado.

Pousada em São Francisco Xavier: banheiro do quarto do chalé da mata

Pousada em São Francisco Xavier: banheiro do quarto do chalé da mata

O banheiro tem um box bem grande, dá pra se amar lindamente ali. 😏 O chuveiro é uma delícia. Ele é tipo ducha, faz até aquela massagem nas costas e é regulado por dois registros de temperatura separados. Os papéis higiênicos extras ficam numa cestinha fofa em cima do vaso sanitário.

Entre o quarto e o banheiro, fica a pia e um armário sem porta, com nichos. Na pia, os amenities que mencionei, porta-escovas, porta-sabonetes e um secador de cabelo dos bons. Embaixo da pia, pantufas personalizadas com o nome do hotel, bem fofinhas. No armário, dois roupões pra usar na saída do ofurô, por exemplo, toalhas, mantas, cabides, travesseiros extras, minibar com cookies e chocolates e o menu com os preços, frigobar com bebidas, fósforos pra acender as velas e capas de chuva.

Pousada em São Francisco Xavier: o quarto do chalé da mata tem armário aberto com nichos perto da pia

Pousada em São Francisco Xavier: o quarto do chalé da mata tem armário aberto com nichos perto da pia

Do lado de fora da porta, fica também um guarda-chuva, para você poder se deslocar pra área principal no caso de estar chovendo, como aconteceu anteontem à noite comigo. Mas fique atento, às vezes você vai achar que está chovendo e é só o barulho da cachoeira ali do lado, meu bem. 😌 Tem música melhor pra dormir gostoso?

A cama queen-size é uma delicia. Dois travesseiros mais macios e dois um pouco mais duros e o lençol e edredom pra cobrir, super quentinhos, tanto que acordei suado ontem de manhã. Mas se tiver frio, lembre-se que o ar condicionado esquenta e tem as mantas extras lá também, então não precisa se preocupar.

Pousada em São Francisco Xavier: chalé da montanha, no Espaço de Cima - Foto: Divulgação / A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: chalé da montanha, no Espaço de Cima – Foto: Divulgação / A Rosa e o Rei

Os quartos da montanha, que ficam no chamado Espaço de Cima ou Espaço Horizonte, não deu tempo de conhecer porque rolou uma chuva anteontem e saímos cedo ontem pra voltar, mas alguns deles tem ofurô, dessa vez na parte interna, e dois deles tem hidromassagem dentro do quarto. A desvantagem de não ter a mesma privacidade dos chalés da mata é compensada pela vista incrível da Serra da Mantiqueira que os outros não têm.

 

GASTRONOMIA PERFEITA PRO NADISMO 😋

Pousada em São Francisco Xavier: café da manhã com frios e pães

Pousada em São Francisco Xavier: café da manhã com frios e pães

Como a proposta da pousada em São Francisco Xavier é você ir pra relaxar e tem uma estradinha de terra sinuosa entre ela e o centro, muitos hóspedes entram no clima e praticam o nadismo lindamente. Alguns nem saem da pousada no período em que estão hospedados. É quase uma hibernação romântica.💕 Por conta disso, o restaurante lá dentro tem que ter um cardápio mais extenso que o normal, pra dar opções de pratos.

Jantei e tomei café da manhã duas vezes lá. Mas eles servem almoço também, fique tranquilx. O cardápio é preparado pelo chef Accacio Cardoso. Um dos carros-chefes é o nhoque de mandioquinha que é uma perdição. Ele vem com molho de parmesão e abobrinha e com camarão. Mas se, como eu, você também não gosta de camarão, não tem problema. É só pedir sem e se deliciar como fiz anteontem.

Pousada em São Francisco Xavier: nhoque de mandioquinha, minha refeição da última noite n'A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: nhoque de mandioquinha, minha refeição da última noite n’A Rosa e o Rei

Na primeira noite, selecionamos um vinho da carta para acompanhar a entrada que pedimos, uma bruschetta. De prato principal, experimentei (e me deliciei) com o agnolotti, um tipo de massa que parece uma trouxinha, com molho pesto. Estava incrível. Os pratos variam de R$ 29 a R$ 97, com opções vegetarianas e veganas.

Os sucos também são variados. Além de limão, limonada suíça, laranja, abacaxi com hortelã e maracujá, tem os das frutas das estações. Experimentei amora e morango, mas quase pedi um de melão com kiwi, que fiquei tentado pela recomendação. Mas era à noite e acho que minha gastrite não conversaria bem com o ácido do kiwi.

Pousada em São Francisco Xavier: o suflê de chocolate é a melhor sobremesa ever, mas é gigante

Pousada em São Francisco Xavier: o suflê de chocolate é a melhor sobremesa ever, mas é gigante

Agora, guarde um bom espaço pra sobremesa. O suflê de chocolate é uma coisa incrivelmente deliciosa. Mas, acredite, peça pra dividir com seu/sua crush porque é muito grande. Eu sou chocólatra sem limites e não consegui comer tudo depois da entrada e prato principal. Mas vale muito a pena. Confie em mim. Veja aqui o chef preparando a sobremesa.

O café da manhã também é bem farto, com diversas opções. Além do que fica exposto no balcão, que inclui frios, frutas, diversos tipos de pães, geleias e cremes doces, leite quente e frio, café, chá etc., ainda tem um menu na mesa com opções pra pedir. Opções de omeletes, ovos e tapiocas salgadas e doces (sim, tem de Nutella), panquecas americanas e torradas francesas… é só pedir pra quem estiver ali.

 

ATENDIMENTO E TECNOLOGIA 💁

Pousada em São Francisco Xavier: recepção e sala de estar da A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: recepção e sala de estar da A Rosa e o Rei

Nota 1000 pro atendimento. A equipe toda super educada, treinada, solícita e atenciosa, dando todas as explicações necessárias e sabendo respeitar a privacidade dos hóspedes. Você acaba conhecendo o pessoal pelos nomes mas de modo nada intrusivo. O equilíbrio perfeito. Parece, aliás, que equilíbrio é a alma d’A Rosa e o Rei.

Como o espaço da pousada em São Francisco Xavier é grande e toda coberta com WiFi via rádio, você pode falar com a equipe da pousada através de um número de WhatsApp, que fica nas instruções que estão no quarto. A Rosa e o Rei não é o lugar pra você ficar mais conectado digitalmente, ok? Se você for pra lá e quiser ficar só no celular, você que tem que rever isso, more. Olhe em volta!!! Massss… caso queria ver um Netflix, por exemplo, baixe suas séries antes de ir pra lá pra não sobrecarregar a rede geral, já que é um WiFi a rádio numa região de difícil conexão. Senão, você deixará o resto da pousada quase sem conexão.

Pousada em São Francisco Xavier: cachoeira "o Rei"

Pousada em São Francisco Xavier: cachoeira “o Rei”

Falando em conexão, sinal de celular não pega lá. Vivo, Claro, Oi, Nextel… só não testei a Tim, mas aí a gente já sabe que tem gente que reclama que não funciona nem em grandes cidades, né? No centro de São Francisco Xavier, pega Vivo e Claro. Oi e Nextel não funcionam.

Gente, região de 4.500 habitantes, contando a zona rural. Se as empresas de telefonia não dão atenção pra gente nem nas grandes cidades, imagina pro povo de lá. A mesma coisa com empresas de energia. Por lá acaba muito a luz, chegando a ficar 36h sem energia. Mas a pousada A Rosa e o Rei tem um diferencial importantíssimo nesse quesito. É a única pousada em São Francisco Xavier com gerador próprio. Se acaba a luz, vai só aqueles 10min pra poder trocar pro gerador, mas tudo continua funcionando normalmente. Ponto pra elas.

 

POUSADA PET-FRIENDLY 🐶

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei é pet-friendly

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei é pet-friendly

Se não bastasse tudo isso que já falei, a pousada A Rosa e o Rei ainda é pet-friendly. Sim, você pode levar seu amigo peludo. Eu só não levei o Lupin dessa vez porque não caberia no carro. Então deixei ele hospedado aqui perto de casa. Mas tenho certeza que ele ia pirar. Ele ama verde e natureza, puxou o pai.

Claro que quem chega com pet, recebe algumas regras. Por exemplo, ele só pode andar pela propriedade com guia (coleira) e não pode ficar trancado sozinho no quarto. Mas são coisas meio óbvias, né? De qualquer maneira, os pets são bem-vindos.

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei é pet-friendly

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei é pet-friendly

A própria pousada tem alguns animais fofíssimos que circulam por lá.

São 3 gatos: o Negão, a Flor e o outro que não lembro do nome, que é mais arisco e nem apareceu pra ver a gente. Os outros dois são tão carinhosos que parecem cachorros.

Mas, se você não gosta ou tem alergia a gatos, o pessoal controla pra eles não ficarem em cima. Pra mim, quanto mais em cima ficarem melhor, eu amo.💙

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei é pet-friendly

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei é pet-friendly

E eles têm também alguns cachorros, a maioria que apareceu largado, sem cuidado e pele e osso e eles não abandonaram. Logo que cheguei, conheci a Nina, já mais velha e que já foi maltratada na vida, tanto que morre de medo de tudo e todos, mas é um amor.

Se for levar seu pet, converse com o pessoal da pousada pra pegar maiores informações antes de ir, ok?

 

POUSADA HÉTERO-FRIENDLY 🏳️‍🌈

Pousada em São Francisco Xavier: lago de carpas e eu pagando de modelo n'A Rosa e o Rei

Pousada em São Francisco Xavier: lago de carpas e eu pagando de modelo n’A Rosa e o Rei

pousada é também hétero-friendly. Porque esse termo? Não dá pra dizer que é uma pousada LGBT+, porque não tem uma bandeira do arco-íris fincada e não é assim que ela se vende, mas as donas são um casal lésbico e ninguém ali tem questão absolutamente nenhuma com o tema. Inclusive, o número de casais LGBT+ que recebem é considerável.

Na minha visão, as lésbicas costumam gostar mais desse contato com a natureza do que os gays, de modo geral, que são mais urbanos. Mas alguns gays são bem lésbicas nesse sentido, como eu. 😂 Eu amo natureza! A pousada é bem romântica, então vai mais casais. E, olha gente, ali é bem recebido qualquer tipo de casal. Pouco tempo atrás, antes de eu visitar, eles receberam o Thammy Miranda com sua futura esposa e sua mãe, Gretchen. Então, não importa se você é homem trans, gay, lésbica, travesti, mulher trans, bissexual, assexual, intersexual… você será bem recebidx.

Pousada em São Francisco Xavier: espelho do quarto do chalé da mata

Pousada em São Francisco Xavier: espelho do quarto do chalé da mata

Vale lembrar que por algum motivo que não se sabe explicar, São Francisco Xavier como um todo é MUITO friendly. Quando visitei Santo Antônio do Pinhal, ali perto, alguns anos atrás, já tinha ouvido falar que é muito comum ter um peão da roça hétero ao lado de um casal gay trocando carinhos sem que nenhum deles esboce nenhuma reação de espanto ou preconceito.

A Cacá e a Claudia, donas de pousada em São Francisco Xavier (zona rural) e restaurante no centro, moram lá há mais de 15 anos e nunca tiveram qualquer tipo de preconceito nesse tempo todo. A Claudia foi, inclusive, bem enfática quando a questionei sobre preconceito nas ruas da cidade: “São Francisco Xavier não tem qualquer tipo de preconceito”. Parecia que eu tinha perguntado algum absurdo como “as pessoas comem cocô de cavalo?”. E eu, honestamente, não vi a empresária falando, mas sim uma mulher lésbica contando sua experiência pessoal.

Isso aqueceu meu coração, assim como esses dias que passei n’A Rosa e o Rei. Amei!

 

FOTOS 📷

 

Pousada em São Francisco Xavier: A Rosa e o Rei

Endereço: Estrada Ezequiel Alves Graciano 10100, São Francisco Xavier, Brasil
Diárias pra casal: a partir de R$ 600 (semana) e R$ 950 (fim de semana) – mín. 2 diárias (inclui café da manhã)
Check-in: 16h (semana), 14h (fim de semana) e 17h (domingo)
Check-out: 12h (semana) e 16h (fim de semana)

 

E você? Já conhece a Pousada A Rosa e o Rei? Deixe seu comentário contando da sua experiência!
Se ainda não conhece e ficou interessado, faça sua reserva aqui pelo blog pra me ajudar, ok? E pode contar pro pessoal lá que você conheceu aqui pelo Viaja Bi!.

 

O Viaja Bi! viajou a convite da pousada em São Francisco Xavier, mas todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como hóspede.

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

2 Comentários

  • Jane Tavares
    2018-12-02 17:03

    Uauuuu!! Que lugar mágico. Parabéns pela dica.
    Já anotado na lista de próxima viagem.

    • Rafael Leick
      2018-12-02 18:39

      Opa, valeu, Jane! 😉
      O lugar é maravilhoso mesmo. Fiquei encantado. Quando for pra lá, não esquece de fazer a reserva aqui pelo blog pra me ajudar. E depois me conta sua experiência como foi, ok? bjs

Comentar