Atacama: melhor época, quantos dias ficar e visto
Seguindo nossa série sobre o deserto mais árido do mundo, que fica no norte do Chile, nesse post você falaremos sobre “Atacama: melhor época, quantos dias ficar e visto”.
PRECISA DE VISTO PARA O CHILE?
Não. Por conta dos acordos do Mercosul, o brasileiro que quiser viajar para o Chile não precisa de visto. Na verdade, nem do passaporte, podendo viajar somente com o RG.
Mas, como eu gosto de colecionar os carimbos no meu, eu prefiro levar. E num país estrangeiro, é sempre melhor estar com o passaporte, ele é sua identidade fora do Brasil.
QUANTOS DIAS FICAR NO DESERTO DO ATACAMA
> Roteiro de 7 dias no Atacama
Acredito que o tempo ideal pra ficar no Deserto do Atacama e fazer todos os passeios seja de 7 dias e se tiver oportunidade, reserve mais 4 pro passeio incrível e inesquecível ao Salar de Uyuni ao final dessa primeira semana.
Eu montei um roteiro de 9 dias no Atacama que faria agora em dezembro, mas você pode jogar o Tour Astronômico pra qualquer dia à noite e juntar o Trekking Valle de Los Cactus com o Termas de Puritama, que podem ser feitos em conjunto, e jogar o Valle Del Arcoiris, que é casado com o Pietroglifos Hierbas Buenas, pra outro dia, fazendo o roteiro caber em 7 dias!
> Roteiro de 4 dias no Atacama
Em 2014, fiquei somente 4 dias completos no Atacama e tentei elencar os passeios mais essenciais: Valle de la Luna (Vale da Lua), Pedra do Coyote e Valle de la Muerte (Vale da Morte), Tour Astronômico, Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miñiques), Salar de Atacama, Geysers El Tatio + Vado Putana + Povoado de Machuca, Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche e Salar de Tara.
Depois desses 4 dias, fui pro Salar de Uyuni (Bolívia) saindo de de San Pedro de Atacama.
ATACAMA: MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
A melhor época para conhecer o Deserto do Atacama é na primavera (setembro a novembro) e no outono (março a maio) por conta da temperatura média não variar tanto e não ser tão extrema quanto no verão e no inverno.
Dessa última vez, fui no verão, que ocorre na mesma época do verão brasileiro, entre dezembro e fevereiro. Da primeira vez, fui em abril e também peguei tempo muito bom, com exceção do dia que fui ao Salar de Tara, que na volta fez frio e até nevou.
No verão, primavera e outono também é a melhor época para fazer a ascenção ao Vulcão Lascar, Licancabur ou Cerro Toco, já que as temperaturas estão mais amenas que no inverno.
Mas, se você quiser ver as paisagens cobertas de neve, prefira viajar no meio do ano (junho a agosto), que também é inverno por lá, mas prepare-se. No verão cheguei a pegar -5ºC nos Geysers El Tatio logo cedinho. 😉
Tem alguma outra dica sobre o Deserto do Atacama? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!
Confira o guia completo do Deserto do Atacama.
Reserve seu hotel no Atacama
[Post originalmente publicado em 19/01/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 01/10/2018]
Comentar