12 de abril de 2019

Quando ir a Toronto: conheça a cidade nas 4 estações 🍁❄️🌷☀️

Bi, hoje nosso papo vai ser inspirado… Eu reuni aqui o máximo de informações possíveis pra você saber quando ir a Toronto, caso ainda vá visitar, pela 1ª vez, a principal cidade do Canadá e a mais colorida que já conheci até agora… no sentido gay da coisa mesmo. 😛

Quando ir a Toronto: conheça a cidade nas 4 estações

Quando ir a Toronto: conheça a cidade nas 4 estações

Se você caiu de pára-quedas aqui nessa matéria, abra esse link aqui numa outra aba pra você explorar tudo que já postamos sobre a cidade aqui. É quase um dossiê, você vai amar. 😉

E eu disse que o papo será inspirado porque quero aproveitar esse momento da volta de Sandy e Junior (e que ontem, 11/4, foi aniversário do Junior Lima) pra dar as informações de quando ir a Toronto, mas dividindo tudo no ritmo de As 4 Estações, uma das músicas mais emblemáticas dessas fofuras. 💕

Lembrando que se você tá pensando em quando ir a Toronto, as estações são as do destino, claro, não as daqui de casa porque a carreira é internacional, amô!

 

Quando ir a Toronto em 4 Estações 🍁❄️🌷☀️

 

🍁 OUTONO: é sempre igual? 🍁

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Outono

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Outono

🎶 No outono é sempre igual / As folhas caem no quintal 🎶

QUANDO: 22 de setembro a 21 de dezembro
MÉDIA DE TEMPERATURA: -3ºC a 15ºC

Olha, Sandy e Junior que me desculpem mas se tratando de quando ir a Toronto, o outono não é sempre igual, não. Ok, as folhas realmente caem no quintal, nas ruas, nos parques… e elas são lindas! A maple leaf é a folha símbolo do Canadá e eu vi muitas pelo chão, já que fui no finzinho da estação, beirando o inverno.

No fim de setembro e em outubro, normalmente, dá pra ver as folhas das árvores secarem e várias tonalidades diferentes aparecem. 50 tons de outono bem na sua cara! 😛 Em novembro, as folhas já estão de fato caindo no quintal e é o melhor mês da estação pois as temperaturas ainda estão um pouco mais amenas do que em dezembro (quando eu fui), e é meia estação, ou seja, ótimo período pra quem quer economizar, já que os custos são mais baixos.

Em outubro, é bom lembrar, tem Halloween e isso é fortíssimo no Canadá. É oficialmente no dia 31, mas desde o início do mês, os torontonianos começam a preparação. Minha irmã conta que quando ela morava em Toronto, o pessoal da casa onde ela ficou hospedada ia comprar abóboras (a maioria das vezes em fazendas), tinha uma sessão comunitária de desenhar (e cortar) as caras nelas, iluminá-las, montar toda a decoração, colocar uma fantasia, sair assim na rua ou esperar as crianças baterem na sua porta pedindo “gostosuras ou travessuras”. O máximo isso, né?

Aliás, a principal festa de Halloween acontece na Church Street, a rua gay de Toronto. Gente da cidade toda vai participar e com todo mundo fantasiado passando pra lá e pra cá. É a maior e melhor festa de rua de Halloween no país! As bi sempre arrasam, né?

Em novembro e dezembro, está aberta a temporada de mercados de Natal também. Eu conheci o Toronto Christmas Market e A-MEI!

VANTAGENS DE IR PRA TORONTO NO OUTONO:

  • é lindo de ver as árvores colorindo a cidade com diversos tons
  • preços mais baixos
  • temperaturas ainda mais amenas, mesmo com frio
  • pode dar sorte de ver um tiquim de neve, de levinho
  • tirar foto poser segurando a maple leaf que pegou do chão (em qualquer canto)
  • curtir o Halloween na rua gay
  • começo dos mercados de Natal

EVENTOS QUE ROLAM NO OUTONO:

  • Dia de Ação de Graças (out, restaurantes com cardápios especiais)
  • Halloween na Gay Village (out)
  • Cavalcade of Lights (nov, abre a holiday season)
  • Toronto Christmas Market (nov/dez)
  • Santa Claus Parade (nov)
  • Black Friday (nov, compras)

🍁 Leia mais: Onde ver as cores do outono em Toronto 🍁

 

❄️ INVERNO: o frio desce ❄️

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Inverno

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Inverno

🎶 A noite cai, o frio desce / Mas aqui dentro predomina esse amor que me aquece 🎶

QUANDO: 21 de dezembro a 20 de março
MÉDIA DE TEMPERATURA: -9ºC a 5ºC

Mana, assim, o frio desce, mas há sempre o amor pra aquecer. E, no meu caso, amor é chocolate quente e comida. Muito amor, né? No inverno, é lindo de usar as temperaturas baixas pra comer horrores. E lá dá pra se jogar. Veja onde comer em Toronto.

O café (ou chocolate quente, no meu caso), além de nos aquecer por dentro, também pode servir para aquecer as mãos enquanto anda na rua. Descobri que muita gente lá usa essa técnica, viu? Por isso, os cafés do Tim Hortons (a Starbucks canadense) vêm em copos grandes… 😉

Durante o inverno, o dia amanhece mais tarde e também escurece bem cedo. Entre 15h e 17h já é noite real oficial, dependendo do período. Mas a programação da cidade não é nada fria. Há diversos festivais de inverno espalhados pela cidade, por exemplo. Além disso, você pode explorar os novos museus de Toronto com a desculpa de “fugir do frio”.

Nesse período do “quando ir a Toronto“, há também grandes liquidações e promoções para quem gosta de comprar. Também é a temporada ideal para os fãs de neve. Janeiro e fevereiro são os meses com frio bastante intenso e muita neve. Aliás, bi, não vai achando que aquele seu casaco bafo que comprou no Brasil guenta o frio de lá não, viu… E se vista no estilo cebola, ou seja, várias camadas de roupa, porque aí você vai tirando ou colocando dependendo da temperatura ou de onde entrar.

Quem curte neve também pode se amarrar em conhecer os centros de esqui e snowboard perto de Toronto ou até mesmo as versões menores dentro da cidade. Pra quem não quiser sair da cidade, também vale aproveitar para circular no Toronto PATH, uma cidade de túneis subterrânea, com vários acessos espalhados por Downtown e integrado com sistema público de transporte.

O inverno em Toronto é sensacional e cheio de programação, mas se você é avesso a frio, talvez seja melhor seguir Sandy e Junior e fazer o “passa o inverno, chega o verão”… ou a primavera. 😉 Durante o inverno, as temperaturas mínimas podem chegar até a -30ºC em dias ocasionais. Abaixo de 5ºC, deixe todas as partes do corpo cobertas porque se tiver ventando, migue, você tem que estar protegidx. Leve casaco e calçado impermeável também porque neve também molha, tá?

Mas, deixa eu te contar uma coisa… Aqui em São Paulo, quando tá frio, você congela os ossos dentro de casa. Lá é diferente. Em qualquer lugar que entrar, tem aquecimento, então o tempo que se passa frio na cidade é muito menor do que aqui, acredite! 🤷

VANTAGENS DE IR PRA TORONTO NO INVERNO:

  • comer sem culpa de ser feliz com a desculpa de que “o frio dá mais fome”
  • patinar no gelo com música
  • se jogar nos festivais de inverno
  • aproveitar as liquidações de inverno de janeiro e fevereiro
  • jogos de hóquei ficam mais baratos pela baixa temporada
  • esquiar na cidade ou arredores

EVENTOS QUE ROLAM NO INVERNO:

  • Boxing Day (26/dez, compras)
  • Fogos de Ano Novo na Nathan Phillips Square (31/dez)
  • Winter Craft Beer Festival (jan, festival de cerveja ao ar livre)
  • Winterlicious (jan/fev, tipo Restaurant Week)
  • Toronto Light Festival (jan/mar)
  • Valentine’s Day (14/fev, Dia dos Namorados)
  • Toronto ComiCon (mar)
  • Winter Brew Festival (mar, festival de cerveja)
  • St. Patrick’s Day (17/mar)

❄️ Leia mais: Toronto no Inverno ❄️

 

🌷 PRIMAVERA: a calmaria 🌷

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Primavera - Foto: Tourism Toronto

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Primavera – Foto: Tourism Toronto

🎶 Na primavera, a calmaria / Tranquilidade, uma quimera 🎶

QUANDO: 20 de março a 21 de junho
MÉDIA DE TEMPERATURA: 4ºC a 24ºC

Tranquilidade, quimera, calmaria e um clima frio mais ameno. A primavera é quando a cidade floresce, literalmente. Já no começo da estação parques como o High Park começam a se encher de cerejeiras, a tradicional árvore japonesa, também comum em Toronto. Inclua o Allan Gardens Conservatory no seu roteiro.

Assim como o outono, a primavera é meia estação, uma estação de transição, isso significa mudanças acontecendo nas paisagens, temperaturas mais amenas e preços mais baixos. Eu sempre considero os melhores períodos pra viajar.

Doors Open, que rola em maio, já é tradição. Dezenas de prédios históricos ou de interesse arquitetônico da cidade ficam abertos à visitação, de graça. Por falar em prédios históricos, é um ótimo período pra visitar um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Casa Loma por conta de seus famosos jardins e a da cidade vista das torres desse castelinho na colina. Coisa mais fofa!

É também na primavera, em maio, que acontece a abertura da temporada do Canada’s Wonderland, um parque de diversões que nesse ano inaugura a Yukon Striker, a montanha-russa mais alta, mais rápida e mais longa do mundo. Ela vai de zero a 130 km/h em poucos segundos e promete quebrar todos os recordes mundiais em sua categoria.

Por falar em temporada, em abril começa a temporada do EdgeWalk na CNTower, aquele passeio (pra quem tem coragem) do lado de fora da torre, pendurado por cabos de aço. Você encara?

Os festivais ao ar livre também começam a dar o ar da graça na estação, como é o caso do Luminato Festival, um dos maiores festivais de arte ao ar livre da América do Norte. O lindíssimo Distillery District recebe, em maio, o ArtFest Art and Craft Show. Algumas ruas são fechadas para festivais ao ao livre, como é o caso do Spring into Parkdale Sidewalk e do Dundas West Fest.

Um pouquinho mais afastado de Toronto, mas perfeito para um passeio de um dia, ficam as Cataratas do Niágara, sem a muvuca do verão mas com o clima mais agradável. Se fizer essa visita, aproveita para passar no jardim botânico Niagara Parks Botanical Gardens pra ver rosas e magnólias. Afinal, é primavera, gente! Viver sonhando, quem me dera!

VANTAGENS DE IR PRA TORONTO NA PRIMAVERA:

  • mais barato
  • transição de visual e cores
  • flores por todos os lados e mais flores
  • festivais de rua
  • abertura da temporada do Canada’s Wonderland
  • abertura da temporada do EdgeWalk na CN Tower

EVENTOS QUE ROLAM NA PRIMAVERA:

  • Annual Beaches Easter Parade Weekend (abr, parada de Páscoa e caça aos ovos)
  • Tastemaker Toronto (mai, evento gastronômico)
  • InsideOut LGBT Film Festival (mai/jun)
  • Doors Open (mai)
  • Spring into Parkdale Sidewalk (mai)
  • ArtFest Art and Craft Show (mai)
  • Dundas West Fest (jun)
  • Wine and Spirit Festival (jun)
  • Toronto Craft Beer Festival (jun)
  • Luminato Festival (jun, festival de artes)

🌷 Leia mais: 15 motivos para visitar Toronto na Primavera 🌷

 

☀️ VERÃO: aquece a emoção ☀️

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Verão - Foto: Tourism Toronto

Quando ir a Toronto nas 4 estações: Verão – Foto: Tourism Toronto

🎶 O calor aquece minha emoção / Não pelo clima da estação / Mas pelo fogo dessa paixão 🎶

QUANDO: 21 de junho a 22 de setembro
MÉDIA DE TEMPERATURA: 14ºC a 27ºC

Siiiim, época do fogo da paixão, calor aquecendo a emoção e as bi tudo aproveitando o clima da estação pra sair pra rua. Verão é mara que todo mundo sai da toca e vai viver a vida no sol. Vale lembrar que, assim como todas as outras estações em qualquer destino do mundo, tem o lado bom e o lado ruim não tão bom. Tudo é um pouco mais caro e mais cheio, obviamente.

Mas já que estamos falando de calor, que tal pensar em praia? Mas, como assim, praia em Toronto? Sim, monamu, tem até praia de nudismo! A Hanlan’s Point Beach, além de nudista, é um point gay, que fica nas Toronto Islands, acessível por balsas.

Por falar nesses assuntos do arco-íris (amo!), é no comecinho do verão que rola a Pride Toronto, a Parada LGBT+ deles. Também costuma ser no verão que acontece o TIFF, o festival internacional de cinema, que traz pencas de astros da telona para a cidade. Boa parte deles fica no Bisha Hotel, que fui conhecer.

As temperaturas apontadas aí em cima são as médias, mas Toronto, por ser uma cidade grande com inverno rigoroso, vai meio que pro outro extremo durante o verão. As temperaturas podem fácil, fácil chegar aos 40ºC. Por isso, tudo é outdoor e rooftop, então prepare-se para curtir o sol em todos os momentos, porque o dia é mais longo. Amanhece bem cedo, lá pelas 5h da matina e o sol só vai se pôr lá pelas 21h, 22h. Babado, né?

E o sol acaba por estimular esportes, churrascos e piqueniques. Também é ideal pra quem curte acampar e aí volto no nudismo pra falar de um acampamento familiar nudista que descobri e fiquei morrendo de vontade de conhecer chamado Bare Oaks, que fica a 1h de carro de Toronto. Mas, claro que existem muitos outros, inclusive em cabanas de madeira. Canadenses adoram ir pro meio do mato (acho que eu era canadense na outra vida…).

A cultura fervilha na cidade, com vários tipos de festivais, que vão de música a culinária passando pelo de cinema ou de cervejas. As mesas dos restaurantes vão pro lado de fora e a galera se joga nos parques, que além de ter mais movimento, também têm eventos especiais com shows, por exemplo.

VANTAGENS DE IR PRA TORONTO NO VERÃO:

  • é calor, óbvio
  • todo mundo na rua, nos parques e mais animado
  • tem a Parada LGBT+, Pride Toronto
  • festivais de todos os tipos pipocam
  • muitas atividades culturais disponíveis

EVENTOS QUE ROLAM NO VERÃO:

  • Pride Toronto (23/jun/19, a Parada LGBT+ da cidade)
  • Toronto Jazz Festival (jun/jul)
  • Toronto Outdoor Art Fair (jul)
  • Toronto Fringe Festival (jul)
  • Summerlicious (jul)
  • Rogers Cup (ago, evento de tênis)
  • Small World Music Festival (ago)
  • Fan Expo Canada (ago)
  • CNE – Canadian National Exhibition (ago/set)
  • TIFF (set, Toronto International Film Festival)
  • Toronto Oktoberfest (set, sim é isso mesmo)
  • Nuit Blanche (set)

☀️ Leia mais: Toronto no Verão (em inglês) ☀️

 

E aí, já sabe quando ir a Toronto? Deixe nos comentários qual estação do ano parece mais legal pra você (e pra Sandy e pro Junior). 😛

 

* todos os preços no Canadá são apresentados ao consumidor sem os impostos, que são cobrados no caixa. Sempre faça o cálculo com mais 13% do valor (porcentagem pra maioria dos produtos). Normalmente você verá o preço “+HST”, que é a sigla pra imposto.

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar