20 de março de 2019

Onde comer em Toronto: restaurantes, pubs e mercados 😋

Quando a gente está viajando, num intervalo e outro das atrações turísticas, museus, parques e praças, bate aquela fome. E existem dois tipos de viajantes: os que se planejam pra comer e os que comem qualquer coisa. Mas eu preparei uma lista de onde comer em Toronto que vai ajudar tanto um perfil como o outro.

Onde comer em Toronto: vista do restaurante 360 na CN Tower

Tem pra todos os gostos: restaurantes requintados, no estilo pub, com pegada social, em mercados e até temáticos. Aconselho você a dar uma passeada por essa lista e manter esses nomes em mente para quando visitar a cidade que é porta de entrada do Canadá e uma das minhas preferidas no mundo. 🙂

Priorizei nessa lista os restaurantes que visitei em dezembro e experimentei a comida de fato, contando o que achei e dando um panorama geral. Mas peguei no blog oficial da cidade, See Toronto Now, umas dicas também de restaurantes bastante frequentados pelo público LGBT+ ou que são focados na nossa comunidade, além de outras dicas achadas pela web. E vocês sabem que adoro um compiladão pra ajudar vocês, né? Esses tão no fim da lista, porque não provei, né?

Chega de lenga-lenga que eu já tô com fome!

 

Onde comer em Toronto 😋

 

RESTAURANTES PHYNOS 🍴

🍴 MARBL
455 King St W, M5V 1K4, Toronto (mapa) – 2ª a 4ª, 16h às 0h / 5ª e 6ª, 16h às 2h / sáb, 11h30 às 2h / dom, 11h30 às 0h
O restaurante é novo na cidade, mas um dos destaques da viagem pra mim. Ele costuma ficar aberto até um pouco mais tarde, o que ajuda bastante pra quem não quer comer tão cedo. A decoração, com muito mármore, claro, é linda, a comida muito boa e o atendimento é excepcional. A luz fica baixa, o que cria um clima intimista, mas achei um pouco escuro demais, deixaria um pouquinho mais iluminado, mas isso foi detalhe. O garçom que me atendeu, extremamente simpático, me explicou o cardápio e como na hora que fui ainda estava vazio, batemos até um papo. O gerente e o chef Ryan Morrison também vieram até a mesa se apresentar e perguntar como estava tudo. A cozinha fica no fundo do salão, aberta. O conceito visual, pelo menos na minha opinião, é lindo! Na parte de baixo, onde ficam os banheiros, fica também uma outra área, no estilo bar de coquetéis. Pedi um Beets (CAD 11) de entrada (beterraba com queijo de cabra batido), mas o chef mandou também um Steak Tartar (CAD 15) pra eu experimentar. Muito bom. Para o prato principal, fui de tagliatelle de cordeiro (CAD 24). Pra acompanhar, um drink “Just Friends” (CAD 14), com saquê, pepino, limão, grapefruit e anisete, que ninguém é de ferro, né?

 

🍴 KŌST
80 Blue Jays Way, 44th Floor, M5V 2G3, Toronto (mapa) – dom a 4ª, 7h às 22h30 / 5ª a sáb, 7h às 23h30
O restaurante e bar Kōst fica no 44º andar, onde fica o rooftop do Bisha Hotel, ou seja, a vista é maravilhosa. O chef, Ben Heaton junta os sabores vivos e frescos das costas da Califórnia e do México em pratos coloridos e coquetéis refrescantes. Se você gosta de peixe e frutos do mar, as opções são várias. Como não é meu caso, tive menos opções. Eu queria uma porção menos farta pra comer à noite, então pedi um tartare de carne Wagyu (CAD 20) e o garçom gatcheenho sugeriu uma porção de fritas (CAD 8) pra acompanhar, o que acatei. De sobremesa, mandei um Flourless Chocolate Cake (CAD 12). A mesa que sentei, mesmo tendo o banco alto no estilo bar, que não é meu preferido, é o melhor lugar para se ter a vista perfeita tanto de fora quanto do próprio restaurante.

 

🍴 360 CN TOWER RESTAURANT
301 Front St W, M5V 2T6, Toronto (mapa) – todos os dias, 11h às 14h e 16h30 às 22h
Se a experiência de onde comer em Toronto deve ser emblemática pra você, essa certamente é uma opção que não pode ficar de fora. O nome não é à toa. O restaurante fica a mais de 350m de altura na CN Tower, que foi por muitos anos a construção mais alta do mundo, é giratório, oferecendo uma vista 360º da cidade. Depois da refeição, você ainda pode acessar a plataforma de observação da torre, no andar de baixo. É um dos restaurantes mais refinados e chiques da cidade, com comida maravilhosa. O chef Peter George comanda o premiado restaurante, que usa ingredientes frescos e regionais. Eles tem uma “adega nos céus”, a mais alta do mundo, com capacidade para mais de 9 mil garrafas e ainda uma mesa de degustação. O 360 oferece uma seleção de mais de 550 vinhos canadenses e internacionais premiados. Eu comi o menu de 3 pratos (CAD 79), escolhendo uma salada Ceasar para entrada, um peito de frango defumado como prato principal e uma Dark Chocolate Tower de sobremesa.

 

RESTAURANTES TIPO PUB 🍺

🍺 HAIR OF THE DOG
425 Church St, M4Y 2C3, Toronto (mapa) – 2ª a 5ª, 11h30 às 0h / 6ª, 11h30 às 2h / sáb, 10h30 às 2h / dom, 10h30 às 0h
É um pub e restaurante bem pertinho do fervo da Church Street, a rua gay da cidade, bem em frente ao Maple Leaf Gardens. Foi votado como melhor pub do centro por várias publicações. E é uma mão na roda porque você acaba de jantar e tomar uns drinks e vai caminhando pros bares e baladas ali perto, que foi o que eu fiz. À noite, há pratos especiais do dia e, aos fins de semana, eles servem brunch com cardápio especial. O atendimento é excelente, as porções são generosas e estava tudo muito bom. Pedi um Hair of the Dog Burger (CAD 15) e poutine (CAD 11), prato tradicional canadense com fritas cobertas com queijo, mas pedi só meia porção.

 

🍺 BAR REYNA
158 Cumberland St, M5R 1A8, Toronto (mapa) – 2ª a 4ª, 16h às 23h / 5ª, 11h às 0h / 6ª e sáb, 11h às 2h / dom, 11h às 16h
Fica numa casa vitoriana de 2 andares em Yorkville, um bairro nobre e perto do InterContinental Yorkville, hotel em que fiquei hospedado. Tem um pátio no fundo que funciona o ano todo, mesmo no inverno, porque fica coberto. Um ambiente bem bonito, chique e descolado ao mesmo tempo, bem decorado e super agradável. A comida também é bem gostosa. Eu peguei o cardápio do brunch para o almoço. Não como peixe, mas me interessei pelo Reyna’s Croque Madame (CAD 17), que tinha salmão. E tenho que dizer que adorei! De entrada, pedi uma Reyna Salad (CAD 12) e, de sobremesa, um Chocolate Tahini Mousse (CAD 8). Além das tábuas de petiscos e pratos maiores com inspiração mediterrânea, eles oferecem 4 opções de fritas, 3 tipos de café e, como não podia deixar de ser em um restaurante com bar, uma extensa carta de drinks.

 

🍺 THE LOCKHART
1479 Dundas St W, M6J 1Y8, Toronto (mapa) – 3ª a 5ª, 17h às 0h30 / 6ª, 17h às 2h / sáb, 10h30 às 14h30 e 17h às 2h / dom, 10h30 às 14h30 e 17h às 0h
Bar de coquetéis com decoração e cardápio inspirado na série Harry Potter com decoração que prende os olhos. São drinks especiais, cerveja amanteigada e até sapo de chocolate de sobremesa. O cardápio é pensado para o brunch. Eu não estava com o estômago bom no dia, então pedi só um café (CAD 2.50) e um Bread Pudding French Toast (CAD 13). A comida não é o mais forte deles, que são um bar de drinks, mas dá super pra forrar a barriga e vale a visita pela decoração e pela experiência. Se for fã da saga, tente bater papo com um dos donos e ele vai te contar a história do bar. Adorei! Veja mais no roteiro Harry Potter em Toronto.

 

🍺 STORM CROWN MANOR
580 Church St, M4Y 2E5, Toronto (mapa) – dom a 3ª, 11h às 23h / 4ª e 5ª, 11h às 0h / 6ª e sáb, 11h às 2h
Fica numa mansão vitoriana no Gay Village e é considerado o bar mais nerd da cidade. Referências de Stranger Things, Caça-Fantasmas, Star Wars, Harry Potter e muito mais decoram o ambiente com poções, globos, quadros, máscaras e escudos. O cardápio se divide em bits, bites, megabites e gigabites, por tamanho e tem diversas referências geek, como Wolverine, Conan, Tartarugas Ninja, entre outros. Há drinks especiais para compartilhar, como um que vem em um capacete do Darth Vader e outros individuais como a cerveja amanteigada. Veja mais no roteiro geek em Toronto.

🍁 Leia também: Baladas e bares gays em Toronto 🍁

 

COMIDA ENGAJADA 🌈

🌈 LIVELIHOOD CAFÉ
254 Augusta Ave, M5T 2L7, Toronto (mapa) – 2ª a 6ª, 9h às 19 / sáb e dom, 10h às 19h
É um café, mas também o ponto focal do Livelihood Project, um projeto social que envolve uma ONG e uma startup. Parin Kothari, um dos donos, me serviu um mix de várias coisinhas que eles servem por lá, incluindo um chá sírio, e se sentou comigo pra bater um papo e explicar como o projeto nasceu de dois outros projetos focados nos refugiados da cidade. Hoje eles trabalham com diversas frentes em 3 pilares: aprendizado de habilidades de transferência do futuro, trabalho em ecossistemas similares e personalização da carreira profissional. Muito legal e com boa comida. Essa é uma das paradas do tour gastronômico no Kensington Market.

 

🌈 FABARNAK COMMUNITY CAFÉ
519 Church St, M4Y 2C9, Toronto (mapa) – 2ª a 6ª, 8h30 às 16h / sáb, 9h às 16h
A 1ª parada do meu roteiro pela cidade foi o The 519, um centro comunitário LGBT+ que fica no Gay Village. Como parte do trabalho que eles fazem, anexo ao prédio, com acesso pelo lobby do centro, fica o Fabarnak, que serve como café e serviço de catering. Com um cardápio criativo e ingredientes de qualidade, eles oferecem uma experiência de refeição saudável e bem gostosa entre amigos. O atendimento é feito por profissionais de toda a comunidade LGBT+, com atenção especial à comunidade trans. Eu pedi um sanduíche Mammoth Monte Cristo (CAD 16), bem gostoso.

 

🌈 DRAG BRUNCH AT THE GLADSTONE
1214 Queen Street West, M6J 1J6, Toronto (mapa) – dom, 11h às 14h
Acontece aos domingos no Gladstone Hotel, que fica na Queen St West, uma área bastante friendly que não poderia ficar de fora do nosso roteiro gay em Toronto. É um drag brunch babadeiro com uma drag queen convidada e a Miss Moço, que comanda a atração todas as semanas. A Miss Moço é feita por um boy canadense com ascendência portuguesa e que dublou Pabllo Vittar em homenagem ao Brasil no dia que fui conhecer. Então, uma boa já ficar onde rola esse fervo.

 

🍁 Leia também: Roteiro gay em Toronto 🍁

 

MERCADOS DA COMILANÇA 🥡

🥡 TOUR GASTRONÔMICO NO KENSINGTON MARKET
Kensington Market, Toronto (mapa) – sáb e dom, 10h30 às 13h
O Kensington Market, não é um mercado fechado, como o St. Lawrence. Ele é, na real, um bairro perto de Chinatown. Então é legal fazer um tour, como eu fiz, com a Tasty Tours Toronto, porque a guia vai te levar pra uma viagem pelo mundo parando em diversos locais com culinária variada e super multicultural. Teve comida canadense, asiática, latina, com influências do Oriente Médio e até pipocas com sabores muito diferentes (como pizza ou maçã verde). Em cada parada, você come um pouquinho, então vá com fome. 🙂 No final, você ainda ganha um Toffle, também conhecido como Toronto Truffle, uma sobremesa criada pela empresa de tours, que leva manteiga de maple e trufa de chocolate. Muito bom! Conto isso melhor nesse post.

 

🥡 ST. LAWRENCE MARKET
92- 95 Front St East, M5E 1C3, Toronto (mapa) – 3ª a 5ª, 8h às 18h / 6ª, 8h às 19h / sáb, 5h às 17h
Uma das principais atrações turísticas da cidade, perto do Museum of Illusions. Se você está buscando onde comer em Toronto, não dá pra deixar esse passar. Desde 1803, o mercado é o coração da comunidade e o ponto focal gastronômico da cidade. É o símbolo vivo e a âncora da vizinhança e para as famílias que vivem ali. Um lugar para encontrar as pessoas, compartilhar histórias e provar incríveis comidas locais. Você encontra peixes, frutos do mar, carne, especiarias e tudo que quiser pra preparar sua refeição ou pode descansar em uma das paradas para comer lá dentro.

 

🥡 TORONTO CHRISTMAS MARKET
55 Mill St, M5A 3C4, Toronto (mapa) – 3ª a 5ª, 12h às 21h / 6ª, 12h às 22h / sáb, 10h às 22h / dom, 10h às 21h
Escolhido como um dos melhores mercados de fim de ano do mundo. Tem árvore de Natal gigante, apresentações musicais, brinquedos e, claro, muita comida. Tem poutine, chocolate, fudges vindos de Niagara, pretzels e muito, muito mais. Vá preparado para comer de tudo um pouquinho e passar um tempo lá. Leia mais sobre o Toronto Christmas Market.

 

🍁 Leia também: Toronto no Inverno 🍁

 

ONDE COMER EM TORONTO: DICAS QUE NÃO PROVEI 🍲

🍲 CHURCH STREET GARAGE
477 Church St, M4Y 2C6, Toronto (mapa) – 2ª a 5ª, 11h às 2h / 6ª a dom, 9h às 2h
Restaurante LGBT+ no Gay Village, aberto para todas as refeições. Eles têm constantes eventos, que divulgam em suas redes sociais. Muita gente gosta de ir no começo da noite pra curtir os frequentes shows de drag e karaokê.

🍲 120 DINER
120 Church St, M5C 3G8, Toronto (mapa) – 2ª a 4ª, 21h às 1h / 5ª, 20h às 2h / 6ª e sáb, 22h às 3h
O Club120 é um espaço de eventos com festas especiais para mulheres trans, casa de eventos e festas. No térreo fica o restaurante 120 Diner, no estilo cabaré e com música ao vivo na maioria das noites.

🍲 SAMBUCAS ON CHURCH
489 Church St, M4Y 2C6, Toronto (mapa) – 2ª a 6ª, 11h às 22h / sáb a dom, 10h30 às 22h
Reconhecido por ter uma das melhores comidas italianas da região, feitas com os melhores e mais frescos ingredientes. Massa fresca, frutos do mar sumptuosos e autêntica pizza italiana. A dica é combinar qualquer prato com uma garrafa de vinho para uma refeição realmente mágica.

🍲 KINKA IZAKAYA
398 Church St, M5B 2A2, Toronto (mapa) – dom a 5ª, 11h30 às 14h30 e 17h às 0h / 6ª e sáb, 11h30 às 14h30 e 17h às 1h
Se estiver no clima de comida japonesa, esse é o lugar, com comida japonesa em porções (tipo tapas), com ar moderno. Fica bem no Gay Village. A experiência inclui uma equipe com bastante energia e combinações de pratos. Ideal para casais. Tem em mais 2 endereços em Toronto e uma unidade em Montreal.

🍲 THE BLAKE HOUSE
449 Jarvis St, M4Y 2G8, Toronto (mapa) – 2ª a 6ª, 11h às 0h / sáb e dom, 10h às 22h
Localizado numa antiga mansão vitoriana no coração da cidade. Serve comida canadense, ou seja, hambúgueres, sanduíches e carnes) com uma bela apresentação. O pátio é excelente no verão enquanto o a sala de jantar com a atmosfera elegante do Velho Mundo é ideal pro inverno.

🍲 EL LOCAL LOCO
9 Church St, M5E 1M2, Toronto (mapa) – 2ª e 3ª, 11h30 às 22h / 4ª, 11h30 às 23h / 5ª, 11h30 às 23h30 / 6ª, 11h às 23h55 / sáb, 10h30 às 21h30 / dom, 10h30 às 21h30
Restaurante mexicano requintado, localizado ao sul do Gay Village, no bairro histórico St. Lawrence. Você encontra ingredientes locais, arte de rua mexicana, sabores tradicionais e o kicker-mezcal, um primo fumante da tequila.

🍲 SUPERMARKET
268 Augusta Ave, M5T 2L9, Toronto (mapa) – 2ª, 19h às 2h / 3ª a 6ª, 17h às 2h / sáb, 13h às 2h / dom, 11h30 às 2h
Fica no Kensington Market, perto de Chinatown, e tem pratos como o fish & chips asiático e espeto de de carne assada de capim-limão coberto com manjericão tailandês. Fusão culinária do Oriente e Ocidente. Tem várias opções vegetarianas e no estilo de petiscos (tapas). Bom lugar pra juntar os amigos. Atrai clientela diversa de jovens profissionais LGBT+ e LGBT-friendly.

🍲 SNEAKY DEE’S
431 College St, M5T 1T1, Toronto (mapa) – 2ª a 3ª, 11h às 2h30 / 4ª e 5ª, 11h às 3h / 6ª, 11h às 4h / sáb, 9h às 4h / dom, 9h às 2h30
Praticamente uma instituição da cidade. Parte casa de show, parte loja de roupas e parte restaurante mexicano com decoração grunge com grafites. A cozinha fica no andar de baixo e faz um dos melhores nachos da cidade.

🍲 SOUTHERN ACCENT
839 College St, M6H 1A1, Toronto (mapa) – 2ª a 5ª, 17h às 22h / 6ª e sáb, 17h às 0h
Pra quem gosta de comida apimentada. Apesar de estar em Little Italy, oferece comida cajun, crioula e “comida pra alma” com pratos favoritos do sul, como jambalaya e o Bourbon Street Chicken. O visual, os sons e gostos de New Orleans em um ambiente descolado e extravagante.

🍲 QUEEN MOTHER CAFÉ
208 Queen St W, M5V 1Z2, Toronto (mapa) – 2ª a 4ª, 11h30 às 0h / 5ª a sáb, 11h30 às 1h / dom, 11h30 às 23h
Fica no Entertainment District e é conhecido pela deliciosa comida tailandesa e aqueles pecados de sobremesas. O apelidado The Queen Mum é frequentemente selecionado como favorito dos leitores da revista NOW. A dica é o Pad Thai e Ping Gai Chicken e, de sobremesa, o bolo de chocolate trufado de framboesa.

 

BÔNUS 🌟

🌟 TIM HORTONS
Vários endereços – checar horário de cada loja
Se você conversar com alguém que já foi pra Toronto, essa é uma dica certa que todo mundo vai te dar. Essa foi uma das dicas que minha irmã deu com ênfase quando voltou do seu intercâmbio em Toronto, quando estava me mostrando as fotos da viagem. Tim Hortons é tipo uma Starbucks, só que canadense. Hoje, além do Canadá, ela também está nos Estados Unidos, México, Filipinas, Reino Unido, Espanha e China. Esse não estava no meu roteiro, mas claro que tive que dar uma paradinha lá, né? Peguei um chocolate quente pra driblar o frio e tranqueirinhas gostosas pra comer. E recomendo. Você vai encontrar o Tim Hortons em vários pontos da cidade.

 

* todos os preços no Canadá são apresentados ao consumidos sem os impostos, que são cobrados no caixa. Sempre faça o cálculo com mais 13% do valor (porcentagem pra maioria dos produtos). Normalmente você verá o preço “+HST”, que é a sigla pra imposto.

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

 

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar