29 de abril de 2014

Passeio pro Salar de Uyuni saindo do Atacama

Uma das partes mais incríveis dessa 1ª expedição Mundo Aberto foi o tour de 4 dias para o Salar de Uyuni, na Bolívia, saindo de San Pedro de Atacama, no Chile. E no caminho passando só por lugares inacreditáveis!

Passeio para o Salar de Uyuni saindo de San Pedro de Atacama

Passeio para o Salar de Uyuni saindo do Atacama

A Laguna Verde é a primeira parada do passeio de 4 dias ao Salar de Uyuni, na Bolívia, e parece uma pintura

O passeio pode ser feito nos 2 sentidos, saindo da Bolívia ou do Chile. E em ambas opções você pode fazer um tour de 3 dias e seguir viagem ou o de 4 dias em que você volta para a cidade de origem. É mais cansativo pois no 4º dia é a manhã inteira dentro do carro, parando só pra fazer xixi, se você pedir, mas foi o que eu fiz.

Hoje há diferentes tours para o Salar de Uyuni saindo do Atacama, desde os mais roots até os mais luxuosos. O que fiz foi o mais simples, mesmo. Na época, também não tinham tantas opções.

Parada no meio do deserto pra fotos, com as mochilas cobertas por lona no teto dos carros

Contratei o passeio com a agência Cordillera Traveller no próprio Atacama, não antes. Hoje há outras empresas que fazem esse tour, mas na época, era uma das poucas que fazia. E pelas pesquisas de antes de viajar, ela era a agência melhor cotada. Preferi não arriscar. Saiu um pouquinho mais cara (CPL 116 mil pesos + BOL $ 200 para entradas nos parques nacionais), mas valeu a pena.

[O passeio foi feito em abril/2014, cheque com a(s) agência(s) os preços atualizados].

PAPO DE BANHEIRO

Com a altitude, você pode sentir dor de cabeça e ficar meio tonto, de cabeça virada :)

Com a altitude, você pode sentir dor de cabeça e ficar meio tonto, de cabeça virada 🙂

Antes de falar sobre o tour para o Salar de Uyuni, uma coisa importante de ressaltar: leve seu rolo de papel higiênico, pois praticamente nenhum banheiro no caminho tem! E se a comida boliviana soltar seu intestino, como aconteceu com algumas pessoas (eu incluso), você vai agradecer aos céus!

Mas, relaxa, não precisa mais do que 1 rolo de papel higiênico, se você for homem. Dizem que as mulheres usam mais, mas aí já não sei a medida certa, sorry meninas! Em algumas paradas no caminho você pode comprar se precisar também. Ah! E nessa parte da Bolívia, você paga alguns pesos bolivianos para usar os banheiros em quase todo lugar. Sai baratinho, mas você vai acabar usando suas moedinhas.

PREPARAÇÃO PARA O SALAR DE UYUNI

Outra coisa importante de levar é água. Leve uma garrafa pequena para o dia e uma de 6L que fica no teto do carro, junto com as malas. Essas garrafas grandes comprei em San Pedro de Atacama por mais ou menos CLP $ 1500 (R$ 7,50 abril/2014). Em San Pedro, é tudo caro, prepare-se!

Na mochila de mão, deixe tudo que vai precisar para o dia. O mochilão vai também no teto do carro, coberto com uma lona pra proteger da areia e você só pega ele no fim de cada dia, quando chega aos alojamentos.

FALTA DE BANHO

O pátio do primeiro alojamento no passeio ao Salar de Uyuni, na Bolívia

No 1º dia, o alojamento é bem simples, mas pelo que tinha ouvido falar, achei que seria pior. O quarto ficou geladinho à noite e fiquei feliz por estrear meu saco de dormir, apesar de me sentir meio claustrofóbico nele. Mas tinha cobertor mais pesado e muita gente dormiu só com ele. Se você não quiser levar saco de dormir e achar que precisa, pode alugar por 20 (pesos) bolivianos lá mesmo.

Nessa 1ª hospedagem não tem chuveiro. Então prepare seus lencinhos umedecidos se quiser ficar limpinho. Não tem papel higiênico também, mas se você tiver o seu, a única coisa ruim é que todo mundo vai saber que você tá indo fazer o número 2. Os quartos são coletivos, pra 6 pessoas, então cada “carro” fica em um quarto.

HOTEL DE SAL E ÚLTIMA NOITE ANTES DO SALAR DE UYUNI

Nosso grupo pro Salar de Uyuni tinha 3 carros (6 em cada carro mais o motorista)

A hospedagem no 2º dia é a melhor das 3, é um hotel feito de sal, já perto do Salar de Uyuni. A parede é de sal mesmo. A Jiselle, neozelandesa que estava com a gente, lambeu a parede pra comprovar! Lá tem chuveiro, que é morninho, apesar de sair pouca água.

Mesmo lá, seu papel higiênico pessoal vai te ajudar, tá? 😉 Nesse hotel, os quartos eram para 2 ou 3 pessoas. Eu dividi o meu com o Robson.

Em todas as hospedagens, dá pra carregar câmeras e celulares, mas peça pro seu guia, pois as tomadas não ficam no quarto. Elas ficam em algum lugar coletivo e o pessoal da hospedagem que põe lá pra você.

No nosso carro, Robson e eu (Brasil), Jamie (Inglaterra), Maia (EUA) e lá atrás Jiselle (Nova Zelândia) e Jose (Chile)

Não tive problemas quanto a isso, mas é sempre bom ficar meio de olho nas suas coisas, né? Nunca se sabe. Ouvi histórias de gente que foi roubado nesse tour, então, olho vivo em qualquer lugar! Ou leva uns power banks.

A hospedagem na 3ª noite é só pra quem volta pro Chile, então tive que me despedir dos meus novos amigos na cidade de Uyuni. De lá, é uma viagenzinha de carro até o vilarejo de Vila Mar e estava esperando a pior das hospedagens. O banheiro era meio tenso (e sem banho de novo), mas o quarto era simpático e o refeitório arrumadinho. Tudo muito simples, mas super OK! Superou minhas expectativas, que eram baixas. 😉

UMA COMIDA NO MEIO DO DESERTO

Paradinha pro almoço na Laguna Helionda, na Bolívia

A comida me surpreendeu. Quando fechei o pacote no Atacama, a moça da agência falou pra levar snacks para o dia (salgadinho, chocolate, bolacha etc.) e entendi que iríamos comer pouco e mal. Na verdade, sobraram guloseimas na minha mochila quando voltei. E não levei tanta coisa.

A cada parada pra refeição, comíamos bastante. Então não dava muita fome depois. E, mesmo nas hospedagens, comemos bem. A agência oferecia até opção vegetariana! Só no hotel de sal que algumas pessoas ficaram com fome, mas teve vinho de brinde! Imagina tomar fermentado a não sei quantos metros de altura? Alguns ficaram mais tontinhos (eu) e boa parte dormiu bem cedo. 😛

ACORDANDO COM GUIA BÊBADO

Vendo o sol nascer no Salar de Uyuni, na Bolívia

No 3º dia, nosso grupo concordou em acordar às 5h30 ao invés de 8h, pra poder ver o nascer do sol no Salar de Uyuni. Valeu a pena! Lindo demais! Mas às 3h30 da manhã, o Juan, nosso guia entrou no quarto gritando pra acordarmos que estava na hora. Depois do susto, olhei no relógio e perguntei se tinha mudado o horário de verão, que eu sabia que no Chile mudaria em breve.

Ele saiu do quarto e ficamos meio atordoado. Saí atrás dele, esperei ele sair do banheiro e comecei a perguntar o que tínhamos que fazer, se estava certo. Ele passou direto por mim, entrou num quarto vazio e capotou numa cama. Entre ele estar sonâmbulo ou bêbado, eu e o Robson concordamos que o vinho deve ter levado à 2ª opção.

Voltamos a dormir e 2h depois eu estava de pé oficialmente, mas meu bom-humor ainda estava dormindo pesado. Quando questionei no carro se ele estava melhor, se lembrava do que tinha acontecido, depois de dizer não e eu insistir, ele falou “ah, é mesmo” e deu risada sem nem pedir desculpas. Eu fiquei puto! Mas tirando os pequenos percalços com esse motorista, o serviço da Cordillera Traveller, agência que escolhemos, foi bom e bem satisfatório.

A VOLTA PRO CHILE

Voltando pros carros no Cemitério de Trens de Uyuni, na Bolívia

A volta ao Chile no 4º dia foi cansativa, ficamos quase o tempo todo no carro, sem parar. Mas como saímos cedo, tentamos dormir um pouco, mas o carro da volta era um pouco mais desconfortável que o da ida. Chegando na imigração boliviana, paramos para o café da manhã (na hora do almoço) e na imigração chilena tivemos que fazer uma pausa para as checagens de passaporte e escaneamento raio-X das mochilas. E a comida boliviana já me fez usar o banheiro até da imigração. 😛

Depois vou contar em detalhes cada atração desse passeio ao Salar de Uyuni, que foi uma das coisas mais legais de toda essa expedição e entrou, junto com o Atacama pros meus top-tops de viagem! Se você vai ao Atacama, dê um pulinho no Uyuni, e vice-versa. Vale a dobradinha!

Kyle do blog Short and Tall Tales sentado admirando a paisagem do entorno do vulcão Ollagüe

Jamie e Jiselle caminhando na Laguna Colorada pouco antes de nós 3 "perseguirmos" as lhamas

Jamie e Jiselle caminhando na Laguna Colorada pouco antes de nós 3 “perseguirmos” as lhamas

PASSEIO PRO SALAR DE UYUNI SAINDO DO ATACAMA

Destaques: Salar de Uyuni, águas termais e as várias lagunas bolivianas
O que levar: Protetor solar, chapéu, câmera, água de 6L e uma garrafa menor, óculos de sol, papel higiênico, agasalho e snacks
Banheiro: Poucos e pagos
Como chegar: Carro/van com tour saindo do Atacama (é possível fazer no sentido inverso)
Fauna: Flamingos, lhamas, vicunhas e pássaros variados
Moeda do Chile: CLP Peso Chileno | R$ 1 = ± CLP 250 (veja cotação atualizada)
Quanto custa: CLP 116.000 (± R$465) com agência Cordillera Traveller incluindo hospedagem, transporte e comida + BOL 200 das entradas dos parques nacionais e pequenas despesas.
Duração: opções de 3 (continuando na Bolívia) ou 4 dias (voltando ao Chile)

Confira o guia completo do Deserto do Atacama.

Essa atividade é parte da expedição Mundo Aberto, dos blogs Viaja Bi! e Um Viajante, pelo Chile e Bolívia.

Reserve seu hotel na Bolívia

[Post originalmente publicado em 29/04/2014 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 17/06/2019]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

• Website
  • LinkedIn

21 Comentários

• João Marcos
    2015-09-22 12:37

Olá!

Quero seguir viagem pela Bolívia, optando então pelo passeio de 3 dias. Você saberia me informar a que horas já estarei em Uyuni para pegar o trem p Lapaz? Preciso dessa informação p saber onde reservar hostel, etc.

Estou com dificuldade em montar uma boa planilha, que seja organizada. Você tem algum modelo já pronto pra me auxiliar?

Muito legal seu blog! Tem me ajudado bastante! Abraços

2015-09-25 08:28

Oi João.
      Obrigado pelo comentário. Quando fiz esse passeio, chegamos em Uyuni, na Bolívia à tarde. Não me lembro do horário exato. Mas foi durante a tarde mesmo.
      Sobre a planilha, fui montando no Google Docs pra minha última viagem uma planilha com as previsões de gastos. É pra gastos que você queria ou pra organização do tempo?
      Valeu pelos elogios. Continue voltando pra cá! 🙂
      Quando estará no Atacama?
      Abs

• Evelyn Elita
    2015-11-21 13:00

Olá, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Esse preço do tour (116.000 CLP) é por carro ou por passageiro??

2015-11-21 13:49

Oi, Evelyn, tudo bom e com você?
      O preço é por passageiro mesmo. Mas vale cada centavo, é um passeio sensacional!
      Obrigado pelos elogios 😉

• Analice
    2015-12-07 13:05

Muito esclarecedor o post!
    Mas esse preço é o padrão ou já esta com desconto?

2015-12-09 04:29

Oi, Analice.
      Obrigado pelo comentário. Esse foi o preço normal que pagamos. Não conseguimos desconto nessa viagem pro Salar.

• […] vá fazer o passeio para o Salar de Uyuni, vale a pena ter também um pouco de Bolivianos para a entrada nos parques e banheiros, caso […]

• […] sugeriu esse trabalho do fotógrafo pra apresentar pra vocês. Essa viagem, aliás, foi incrível! Veja no Viagem Primata como […]

• […] os boys de Israel são lindos. Não tem como negar. Eu encontrei alguns quando fiz uma viagem até o Salar de Uyuni, na Bolívia saindo do Atacama, no Chile. E posso garantir que fiquei encantado. E faz uma busca […]

2016-04-25 11:32

Olá Rafael, primeiramente parabéns pelo blog!
    Vou fazer esse tour em agosto com mais três amigos, de lá seguiremos para Cusco . Tivemos várias indicações dessa empresa em relação ao custo benefício , porém soube de várias reclamações , principalmente em relação aos guias.
    Você tem alguma outra empresa pra indicar , ou você acha que essa mesmo vale a pena arriscar?

2016-04-25 14:27

Brigadão pelos elogios. 🙂
      Sobre a agência do passeio do Atacama pra Uyuni, você vai ouvir coisas boas e ruins de todas elas. Eu mesmo falei coisas não boas da Cordillera. Mas pelo menos os carros e equipamentos não deixaram a desejar. Os bolivianos em geral não senti como muito simpáticos e isso claro inclui os guias. Mas não achei um grande problema. Eu iria com ela sim.
      Já tem bastante conteúdo sobre Cusco e o Peru aqui no blog, já viu?

2016-05-01 17:35

Obrigada Rafael por esclarecer minhas dúvidas. Acho que vamos fechar com ela mesmo!
        Já vi tudo o que você postou sobre no blog e no insta sobre o Peru, e incluímos o Cerro de Colores em nosso roteiro.
        De Uyuni pegaremos um ônibus até La Paz , você acha que conseguimos pegar no mesmo dia que termina o tour do Uyuni? O ônibus sai às 20hs.
        Bjos

2016-05-01 23:32

Oi, Roselaine.
          Eu acho que dá pra pegar no mesmo dia sim. Me lembro de termos chegado em Uyuni à tarde, se não me engano.
          Fico feliz do blog ter te ajudado e de você ter incluído o Cerro de Colores no seu roteiro. Quando chegar lá em cima, tem que tirar uma foto com o logo do Viagem Primata e usar a hashtag #viagemprimata pra eu ficar ainda mais feliz do que já fico em saber que ajudo as pessoas a viajarem e inspiro esses sonhos. 🙂
          Brigado por compartilhar! 😉
          Bjs e boa viagem! Volte pra me contar como foi, hein!

2016-05-02 16:41

Oi Rafael! Poxa vida eu que agradeço por você se dispor a ajudar.
    Pode deixar que não me esquecerei da foto e eu volto pra te contar como foi! 😉
    Beijos!

2016-05-02 20:51

Brigadão. Vou esperar então! 😉
      Precisando de qualquer coisa é eu puder ajudar, tamos ae! 🙂

• Larissa
    2016-10-25 18:10

Oi Rafael!! Ótimas dicas!!
    Vou fazer a dobradinha Atacama + Salar de Uyuni na próxima semana e sua descrição ajudou bastante!
    Vou passar 4 dias inteiros no Atacama mas ainda não decidi os passeios e, dando uma lida em alguns blogs, fiquei ainda mais em dúvida.
    Li em alguns blogs que turistas com pouco tempo no Chile e que vão para o Salar podem optar por alguns passeios onde a paisagem não seja “repetida”. Imagino que cada lugar tenha sua beleza e diferenças, mas como estarei com pouco tempo queria saber se você indica alguns passeios no Atacama que sejam mais diferentes das paisagens que vemos no caminho para o Salar. Por exemplo, vi que no tour para o Salar paramos no Gêiser Sol de Manana e estava pensando em cortar o Gêiser del Tatio do roteiro no Chile. O que você acha?
    Muito obrigada desde já!!
    Abs,
    Larissa

2016-10-25 18:46

Oie, Larissa. Valeu pelo elogio. 😉
      Cara, é muito difícil de dizer porque são paisagens tão únicas… Os Geysers El Tatio são diferentes dos da Bolívia e são muito mais fotogênicos. Como você gosta de fotografia, talvez não deixaria de ir nesse não. Lagunas Altiplânicas também não deixaria. De paisagem, a Laguna Cejar é mais comum (para os padrões do Atacama rs), mas tem o lance de você poder entrar e flutuar. Salar de Tara é lindo, mas você usa um dia todo. Com pouco tempo, eu tiraria. E o Salar de Atacama, apesar de um pôr do sol incrível vendo os flamingos, se for fazer diferença, tira, já que você vai ver Uyuni. 🙂 Viu como é difícil?
      Espero ter conseguido ajudar e não ter confundido ainda mais rs

• Larissa
        2016-10-27 14:38

Valeuu Rafael, ajudou muito!
        Você só fechou a viagem pro Salar de Uyuni quando estava em San Pedro, certo?
        Você por acaso sabe com que frequência a Cordillera Traveller faz esse passeio? Estou pensando em deixar pra fechar quando já estiver em San Pedro mas não queria correr o risco de as datas não baterem…
        Obrigada!

2016-10-28 01:25

Oi, Larissa. Que bom que consegui te ajudar! 🙂
          Sim, eu fechei já quando cheguei lá. Não sei em qual frequência eles estão operando, mas isso, se você entrar em contato com eles, você consegue saber antecipadamente. De qualquer maneira, você quer fazer Uyuni fora desses 4 dias de Atacama, certo? Dá pra você fazer em qualquer momento dos 8 dias (4 Atacama e 4 Uyuni pra voltar pra San Pedro). Você pode fechar alguns passeios no Atacama, ir pra Uyuni e quando voltar, continuar a fazer os outros passeios no Atacama. Não tem problema. 🙂
          bjs

• Rosana Carnevale
    2017-07-02 12:00

Olá, Rafael! Obrigada pelos seus relatos, estão me ajudando muito.
    Uma dúvida: estou comprando a passagem de Calama para Santiago, e vou fazer esse mesmo tour que você. Poderia me dizer que horas chegou em San Pedro no quarto dia? Pois quero comprar a volta pra Santiago no mesmo dia…
    Obrigada

2017-07-11 01:00

Oi, Rosana, tudo bom?
      Opa, que bom que os relatos estão ajudando, fico muito contente. 🙂 Olha só, no último dia, foi basicamente a manhã toda no carro. Se não me engano, chegamos por volta de 13h em San Pedro de Atacama e também pegamos a volta pra Santiago no mesmo dia. Se você pegar um voo no fim do dia ou à noite, tá bem sussa. Mas recomendo você verificar com as agências os horários, pois fiz o tour em 2014, então pode ser que tenha mudado, ok?