19 de março de 2019

Imigração Canadá: residência permanente pra casal

Com a situação que o nosso país se encontra hoje, especialmente para a comunidade LGBT+, são diários os relatos de amigos, colegas, conhecidos e seguidores me dizendo que querem morar fora do país. Na tentativa de dar uma luz, pensei em falar sobre duas palavras mágicas: “imigração Canadá“. Elas são mágicas para mim também, porque sou mais um considerando uma vida mais pacífica por lá.

Meu primeiro passo foi fazer uma consultoria para entender se tenho perfil para imigrar pro Canadá e como me encaixo na pontuação atual dos programas de imigração que eles têm por lá. Pra me ajudar com isso, fiz uma consultoria com um amigo meu, o Willian Brito que, além o canal Will e Greg, trabalha em Vancouver como consultor de imigração.

Imigração Canadá: Willian Brito com seu marido, Gregory - Foto: Arquivo Pessoal

Imigração Canadá: Willian Brito com seu marido, Gregory – Foto: Arquivo Pessoal

Mas antes de falar mais sobre esse assunto, fiz um pedido pra ele. Pedi pra ele contar aqui sua história de com a “imigração Canadá” junto com o Greg, seu marido, com a intenção de inspirar e incentivar quem tiver essa vontade. Há quase 3 anos, ambos decidiram deixar a vida no Brasil para buscar uma melhor qualidade de vida no Canadá. Confere aí e já voltamos a falar sobre a parte prática da coisa.

 

Imigração Canadá: residência permanente pra casal, por Willian Brito

Imigração Canadá: Willian Brito com seu marido, Gregory - Foto: Arquivo Pessoal

Imigração Canadá: Willian Brito com seu marido, Gregory – Foto: Arquivo Pessoal

Eu, Will, e meu marido Greg nos conhecemos através de um aplicativo de relacionamento em 2014 e foi amor à primeira vista. Devido a falta de segurança na região na qual morávamos, Grande São Paulo, e também da falta de uma sociedade mais inclusiva a relações homoafetivas, aceitamos o desafio de planejar a mudança às terras do norte. Tal planejamento demandou semanas de pesquisa e diversos meses de economia para que pudéssemos dar o start nessa mudança de vida.

A maneira que nós encontramos de vir ao Canadá, qual também é a mais utilizada por brasileiros, foi primeiramente através dos estudos de ensino superior. Alguns programas de ensino superior por aqui proporcionam o direito do estudante trazer o cônjuge como acompanhante e este possa ter o direito a trabalhar no país. Vale ressaltar que a legislação canadense trata de forma igualitária relacionamentos heterossexuais e homossexuais. Como nós dois nos casamos enquanto ainda estávamos no Brasil, pudemos aproveitar o benefício desse tipo de estratégia de estudos e foi assim que eu recebi visto de estudos e fui estudar Business em Vancouver, e o Greg pôde me acompanhar com visto de trabalho.

Essa oportunidade do Greg poder trabalhar no Canadá enquanto eu estudava, permitiu que nós dois pudéssemos melhorar o nosso perfil como família para uma potencial imigração permanente ao país. Com anos de experiência na área de TI, o Greg conseguiu em alguns meses se inserir no vibrante mercado de trabalho de tecnologia em Vancouver e assim obter experiência qualificada no país.

O governo federal canadense conta com um sistema de fomento à imigração de estrangeiros com experiência de trabalho qualificado aliado a nível de ensino superior e proficiência em um dos idiomas oficiais do país, inglês e francês.

E aproveitando essa estadia no país, nós buscamos melhorar a proficiência no inglês para conseguirmos iniciar o processo de residência permanente canadense. Felizmente nós não precisamos esperar muito tempo para ver esse sonho se tornar realidade e, em menos de dois anos estando no país, obtivemos a aprovação da residência permanente e fomos recebidos de braços abertos pelo nosso novo lar. Vale mencionar que eu e o Greg temos um canal Will e Greg no no YouTube, onde compartilhamos sobre a nossa vida no Canadá e também sobre toda essa saga de mudança de país até o alcance da residência permanente.

É com orgulho que hoje nós olhamos para trás e percebemos o quão positiva foi a decisão de adotar o Canadá como novo lar. Diferente do Brasil, aqui nós recebemos maior aceitação e uma sociedade inclusiva que respeita os direitos de minorias. Por aqui, podemos andar de mãos dadas sem nos preocupar com olhares julgadores, somos respeitados pelos vizinhos e atendidos com gentileza em qualquer estabelecimento. A integração à nova cultura foi tão completa que nos tornamos mais fãs da Parada LGBT de Vancouver do que da de São Paulo, inclusive já realizamos até a cobertura da Vancouver Pride Parade em 2016 para o canal Viaja Bi!.

Ter passado por todo esse processo de mudança de vida aumentou ainda mais em mim, Will, a vontade de auxiliar outras pessoas e famílias a também alcançar o sonho de se mudar para o Canadá. Foi a partir dessa vontade que eu decidi estudar legislação de imigração canadense e obtive a licença de consultor de “imigração Canadá“, trabalhando hoje em um dos maiores e mais respeitados escritórios de consultoria de imigração canadense voltado ao público brasileiro.

SOBRE O AUTOR CONVIDADO
Willian BritoWillian Brito
Consultor regulamentado de imigração canadense e produtor de conteúdo sobre intercâmbio, passeios, aprendizado de inglês, imigração e vida em Vancouver, no canal Will e Greg no YouTube. Graduado em Legislação de Imigração Canadense pela UBC (University of British Columbia). Acompanhe no YouTubeInstagram do Will e Greg, Instagram do WillFacebook e Twitter.

 

Ohhhnnn, que experiência linda, não? Dá até vontade de fazer logo o processo pra imigração Canadá. E é o que eu comecei a fazer, como expliquei no começo do texto.

Eu fiz uma consultoria de imigração e vistos com o Will para avaliar meu perfil pessoal e foi bastante útil. Além da avaliação, pude entender as formas possíveis de migração pro país, quais as minhas pontuações no Express Entry e nos programas de estudo e trabalho e entendi com mais clareza os próximos passos. E o Will foi super atencioso e paciente pra me explicar tudim.

Se quiser fazer uma consultoria ou saber sobre os processos de imigração, acesse willegreg.com/consultoria ou envie um e-mail pro Will.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar